Pelo que parece este arquivo adiciona ao final do arquivo a entrada SKIP_CHECKS=yes, fazendo que alguma verificação seja abortada. Com isso, o modelo de placa que está em blacklist passa a funcionar.
Continuando nos testes da versão 64bits, instalei o restricted extras. Até o momento os codecs estão funcionando normalmente. Falta testar agora o Java. O Virtual Box rodou normalmente as máquinas de 32bits que eu possuía.
A única coisa que notei, que também tive no Ubuntu 8.10, é o vídeo um pouco lerdo pra DVD quando os efeitos estão habilitados. Até hoje só o Ubuntu 7.04 funcionou sem dar isso. Já as versões 7.10 e 8.04 funcionaram após algumas semanas de atualizações.
Notei que o consumo de memória está um pouco alto, não logo após o boot, que deu 250 a 270MB (normal no meu notebook até o 8.10). Mas ao abrir alguns programas, principalmente o Firefox, o uso chega fácil aos 530MB. O Firefox chegou a ocupar 120MB na memória! Porém não comprometeu o desempenho. O notebook em nenhum momento ficou lento. Muito pelo contrário. Está se comportando muito bem e está uma foguete para iniciar.
Se não me engano foi no Mediubuntu que baixei o libdvdcss2 para 64bits. Não experimentei instalar pelo procedimento da documentação oficial, mas já me atendeu completamente.
Por enquanto está sendo a melhor versão inicial do Ubuntu que testei. Foi somente a placa de vídeo, mas não é um problema do Ubuntu mesmo, mas sim uma configuração do próprio Compiz.