Autor Tópico: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O  (Lida 20962 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Online: 25 de Novembro de 2008, 02:55 »
 Lembram-se de que a Canonical havia contado mais de 8 milhões de usuários de Ubuntu? Ubunteiros, tremei  :o

Citar
de: www.internetnews.com/dev-news/article.php/3786726/Red%2BHat%2BFedora%2BClaims%2BIts%2Bthe%2BLeader%2Bin%2BLinux.htm+Red+Hat+Fedora+Claims+Its+the+Leader+in+Linux
Tradução mais ou menos:

 A comunidade do Fedora acabou de contar sua base de usuários, e é um número que pode representar a maioria dentre todas as distros Linux instaladas: aproximadamente 9,5 milhões, podendo chegar até mesmo a 10,5 milhões.

"O número total de usuários sempre foi algo difícil de se contar", disse Paul Frields, líder do projeto Fedora. "Se totalizarmos o número de IP's únicos... Serão cerca de 9,5 milhões de máquinas rodando Fedora 7, 8 e 9 neste momento."

 A metodoloia de contagem - por IP's únicos - pode estar superestimando o número de usuários, desde que uma mesma máquina pode ser contada diversas vezes se tiver um IP dinâmico. Por outro lado, várias máquinas em uma rede podem estar usando o mesmo IP, o que pode fazer com que a contagem seja na verdade subestimada.
 
 "Também contamos mais de 1 milhão de instalações do Fedora Core 6, cujo suporte oficial já acabou", afirma Paul Frields.

 Paul Frields afirma que a contagem de 9,5 milhões de usuários não inclui instalações do Red Hat, que, segundo a própria empresa, contam 2,5 milhões de máquinas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Porém, devemos (nós, usuários de Ubuntu) observar que a proporção de usuários de Ubuntu em relação a usuários de Fedora é de aproximadamente 10:1 (dez usuários de Ubuntu para cada usuário de Fedora) de acordo com as estatísticas do Distrowatch. Acredito que podemos notar a mesma proporção em relação a tópicos e matérias sobre distros Linux por toda a internet. E agora, quem será que tem a estatística mais precisa?
« Última modificação: 25 de Novembro de 2008, 03:00 por 0tacon »


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2008, 09:15 »
Hoje sairá o Fedora 10, acredito que a popularidade da distro irá aumentar ainda mais devido a qualidade crescente do projeto.

O Fedora até a versão 4 era muito ruim, lento e instável, mas depois de um tempo as coisas foram se arrumando até chegar ao 9, que na minha opinião está excelente, acima da média.

Sobre os números, vale lembrar que por padrão, o Fedora e CentOS possuem um relatório de instalação que pode ou não ser enviado para os desenvolvedores (o default é sim) e o Ubuntu até onde sei não possui esse recurso.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2008, 09:18 por Polaco »
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2008, 11:16 »
Pra mim tanto faz! Essas distros de vanguarda é tudo ruim! Eu não sou cobaia pra ficar testando essas que tem o que há mais novo no mundo GNU/LINUX.

Por isso que uso ResuLinux. É um Debian Stable com Texas Flood.
Mas tem que ser assim mesmo! e tem que entupir as distros de perfumaria e quem as baixou que se acabe pra comprar pc mais rápido e mais memória.

Lembrando que somente a versão 6 pegou 100% na minha máquina. Mas fiocava travando direto do nada
Removido pela Moderação.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2008, 17:06 »
A canonical disse 8MI, mas era mais.
Ela não queria dar um número que ninguém acreditaria.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline CientistaMaluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:33 »
Nada que me espante. Na minha opinião Fedora é uma distro excelente. Aliás se o ubuntu deixa-se de existir a minha primeira escolha seria Fedora e apenas as seguintes seriam Debian-based ;)

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:59 »
A canonical disse 8MI, mas era mais.
Ela não queria dar um número que ninguém acreditaria.


Uma empresa não tem que temer por dar o numero real de utilizadores do seu software tem sim que ser justa e informar as pessoas corretamente agora dizer um numero menor apenas para as pessoas acreditarem parece me um pouco ridiculo.


Cumps.
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2008, 14:10 »
O Fedora já foi mais popular anteriormente e eu acredito sim que este seja o número de utilizadores. O Ubuntu é a distro que mais cresce, não tenho certeza se é a mais utilizada.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2008, 14:26 »
Eu gosto muito do fedora, acho uma distro muito legal. E ela é mais antiga que o Ubuntu, não é?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2008, 15:10 »
Tem várias coisas a se considerar sobre isso:

1- O Fedora tem mais tempo de praça. Segundo o DistroWatch a primeira versão estável é de 2003.

2- Tem apoio da gigante RedHat, uma das poucas empresas que obtém lucro direto com o linux.

3- Foi uma das primeiras a procurar um ambiente onde um usuáio com puoco conhecimento pudesse trabalhar

4- Tradicionamente é uma distro para quem quer ter o mais novo mais rapidamente, ela sempre tem as novidades, muitas nem muito testadas o suficiente, e isso é atrativo para muito gente.

Não vejo problemas em ela ter cerca e 1,5 milhão de usuários a mais que o ubuntu, já que o que conta mesmo para essas empresas é o número dos que pagam pelo suporte e produtos agregados e não apenas o números de usuários ( eu acho).

Meu único impedimento em usar o fedora é justamente o item 4, as vazes o pessoal do fedora sacrifica a estabilidade em troca da modernidade.

Mas cada um na sua.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2008, 15:46 »
É o que mais gosto do Fedora, justamente o item 4. Odeio ter de ficar esperando atualização.
Alguém aí baixou o Cambridge?
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2008, 23:22 »
É o que mais gosto do Fedora, justamente o item 4. Odeio ter de ficar esperando atualização.
Alguém aí baixou o Cambridge?

Eu baixei, mas por absoluta falta de tempo ainda não instalei, pretendo fazer isso amanhã.

Testei a versão Preview, ela realmente estava mais rápida no boot conforme o prometido e reconheceu todo o meu hardware sem maiores problemas.

A nova arte com aquele sol ficou linda, também gosto bastante do esquema de cores e aquele estilo "solar" que a distro adotou, só poderiam ter modificado a decoração das janelas, que é exatamente a mesma esquisita da versão 9.

E só para adicionar, é exatamente o ítem 4 que mais me atrai na distribuição, seguido de perto pelos velhos system-config-algumacoisa que a distro possui e o Ubuntu bem que poderia adotar. :)

E sobre o ítem 3, não é exatamente verdade, o Fedora sempre teve um "jeitão enterprise de ser", bem menos atrativo a usuários comuns que as outras distribuições do mercado voltadas ao desktop, foi só a partir 5 que as coisas começaram a mudar, ainda que lentamente, chegando perto do Ubuntu por exemplo a partir de 9.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline DigoUnited

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Vila Velha/ES
    • Ver perfil
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2008, 23:31 »
Baixado e instalado!!!


FENOMENAL.... total integração com todos componentes do meu pc.
Usuarios ubuntu estranharão a ausencia do Xorg.conf rs.. como eu, mas depois acostumarão à usar o (CONTROL,ALT,+) ou (CONTROL,ALT, -) para mudar a resolução.... instalei o driver da nvidia no modo texto, e isso talvez usuarios iniciantes terão medo de tentar.. mas tudo explicadinho em foruns é tranquilo. 

Não estou precisando usar o YUM... estou conseguindo TUDO pelo adicionar/ remover programas.....
Quem está acostumado com o AUTOMATIX (extinto???) pode se deliciar com o EASYLIFE que faz a mesma coisa... instala tudo automaticamente, PRA QUEM TEM PLACA COM CHIPSET nVidia como eu fica a necessidade de instalação desse easylife pra melhorar sua vida... ele muda alguma coisa que nao entendi muito bem no boot para a nossa placa.
Atualizações de cara para variar né.. é linux. auheauheauheuaheuaheuaheuaheuhae

Firewall ativo por padrão.... legal pra segurança....

Do mais o de sempre.. o FEDORA é muito bem acabado, efeitos mais limpos e bonitos... etc etc etc...

Não tem a facilidade do UBUNTU, mas tem a beleza à seu dispor... ótima pedida, pelo menos na minha opinião...!



Rodrigo Oliveira™
Fedora 10 - Ubuntu 8.10 - OSX HackintosH 10.5

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2008, 21:53 »
50% ou mais usuários do Linux usam ubuntu, pode ter certeza.

O fedora se bater nos 10% é muito. nem chega lá.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2008, 21:56 »
O Fefe Fedora é mais pesado que o Ubuntu?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Fedora mais popular que Ubuntu? o_O
« Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2008, 22:19 »
A primeira distro q instalei foi o Fedora Core 1 e tbm foi a única experiência q tive com o Fedora
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits