Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176849 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #975 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 18:29 »
Alarcon obrigado agora foiiiii só precisei adicionar o meu usuario no dialout e dip e colocar pra conectar usando um modem e ai funcionou normal estoy a um bom tempo conectado nele. agora posso deixar o windons e voltar a usar linus obrigado.


Que bom, agora lembro, ou melhor, chamo a atenção para as atualizações que devem ser indicadas pelo Ubuntu que tem mudança de kernel e ao fazer as atualizações, seu modem irá para de funcionar com esse novo kernel, mas aí é só usar o v29 outra vez, mas naquela janela do instalador do v29 que tem várias opções marcadas, você só deve deixar marcadas as opções Ungrab-Winmodem e Slmodem-2.9.11-20080629 que são exatamente as opções de compilação do driver ungrab-winmodem e do driver smartlink que devem ser feitas outra vez para este novo kernel. Tudo isso está explicado no guia_instalação.pdf presente no v29 ok.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #976 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 15:18 »
realmente, esse detalhe foi o que possibilitou usar a net discada...

Só tem uma coisa.. no meu cpu, se conecto e por algum motivo tenho que desconectar, eu  não consigo conectar de novo (fica dizendo algo como... Unable to open /dev/ttySL0 : driver or resource busy) e não cons igo reconectar a n ão ser que faça logoff...

Esse  problema é o que falta resolver... bem, eu não sei bem se com isso eu vou ficar esquentando a cabeça, é que neste momento caí nas graças da internet banda larga (Claro 3G), e aliás sei que apesar de não ser tão difícil como um modem de net discada, configurar  banda larga desse tipo tmb não parece ser uma tarefa fácil... então queria saber se vc me indicaria algum Alarcon da banda larga hehe, que pudesse me ajudar quanto à isso (e tmb sobre compartilhar esta internet banda larga com outra máquina, mas isso eu vou procurando na net)..

E enquanto isso, uma máquina fica com banda larga, e eu fico com o seu v29, enquanto não conseguir compartilhar conexão... Agradeço desde já pela ajuda...

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #977 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 10:19 »
realmente, esse detalhe foi o que possibilitou usar a net discada...

Só tem uma coisa.. no meu cpu, se conecto e por algum motivo tenho que desconectar, eu  não consigo conectar de novo (fica dizendo algo como... Unable to open /dev/ttySL0 : driver or resource busy) e não cons igo reconectar a n ão ser que faça logoff...

Esse  problema é o que falta resolver... bem, eu não sei bem se com isso eu vou ficar esquentando a cabeça, é que neste momento caí nas graças da internet banda larga (Claro 3G), e aliás sei que apesar de não ser tão difícil como um modem de net discada, configurar  banda larga desse tipo tmb não parece ser uma tarefa fácil... então queria saber se vc me indicaria algum Alarcon da banda larga hehe, que pudesse me ajudar quanto à isso (e tmb sobre compartilhar esta internet banda larga com outra máquina, mas isso eu vou procurando na net)..

E enquanto isso, uma máquina fica com banda larga, e eu fico com o seu v29, enquanto não conseguir compartilhar conexão... Agradeço desde já pela ajuda...


Já percebi alguns usuários relatando este mesmo problema que deve ser um bug do discador gnome-ppp ou do wvdial, não creio que seja do driver smartlink, mas...

Para não ter que reiniciar o PC, acho que abrindo um terminal e digitando:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

resolve o problema, pois ele mata o processo de conexão do modem e inicia outra vez, caso você queira só parar seria:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

Procure no fórum que acho que existe ótimos tutoriais para este tipo de conexão. Um usuário que me lembre que explicava sobre isso era o kernel_script que achoq ue não faz mais parte do fórum, mas deixou este tuto aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,22895.0.html

Veja mais estes links:

http://www.mundolunga.com/2008/10/claro-3g-no-ubuntu-804-modem-sony-d300.html

http://www.projetocontinuum.com/2008/05/claro-3g-no-ubuntu-804-com-modem-usb.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,45794.0.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29331.0.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,44230.0.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42130.0.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34434.0.html

o por aí vai, tem muitos tópicos sobre isso no fórum e no google.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29331.0.html

Offline Phaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #978 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 09:59 »
Eu também vou me intrometer neste tópico,

há 2 dias peguei um modem LG Neto Dragon e coloquei na minha máquina que roda o ubuntu 8.10, baixei o pacote v29, li seus arquivos aplicativos e instalei, seguindo o tutotial fui alterando o "init2" pelo o que eu me lembro (deveria ter copiado as respostas do log) em todas as tentativas obtive conexão, alterando para o alternativo 3 consegui manter a conexão, mas não navegava, após varias e varias tentativas percebi (aparentemente) que ele conecta porém não obtem um endereço IP, de tanto tentar, não sei se foi coincidência, após a conexão estabelecida fui no terminal e digitei o comando sugerido

"sudo route add default ppp0"


e ele obteve o endereço ip, executei o comando "ifconfig" e estava tudo certinho abri o firefox e a conexão estava ok, fiquei bastante tempo conectado, suficiente para atualizar alguns pacotes (nenhum que alterasse o kernel) depois desconectei reiniciei e tentei novamente e não consegui mais, mesmo sem ter alterado o kernel reinstalei os pacotes e nada, ele conecta mas não obtem o endereço IP

estou usando no init2 o 'alternativo 3' com a opção localizar portadora desmarcada

há algum teste a mais para  executar, sei que uma solução definitiva só será obtida através de testes e mais testes com diversos usuários

parabens e obrigado desde já

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #979 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:47 »
Eu também vou me intrometer neste tópico,

há 2 dias peguei um modem LG Neto Dragon e coloquei na minha máquina que roda o ubuntu 8.10, baixei o pacote v29, li seus arquivos aplicativos e instalei, seguindo o tutotial fui alterando o "init2" pelo o que eu me lembro (deveria ter copiado as respostas do log) em todas as tentativas obtive conexão, alterando para o alternativo 3 consegui manter a conexão, mas não navegava, após varias e varias tentativas percebi (aparentemente) que ele conecta porém não obtem um endereço IP, de tanto tentar, não sei se foi coincidência, após a conexão estabelecida fui no terminal e digitei o comando sugerido

"sudo route add default ppp0"


e ele obteve o endereço ip, executei o comando "ifconfig" e estava tudo certinho abri o firefox e a conexão estava ok, fiquei bastante tempo conectado, suficiente para atualizar alguns pacotes (nenhum que alterasse o kernel) depois desconectei reiniciei e tentei novamente e não consegui mais, mesmo sem ter alterado o kernel reinstalei os pacotes e nada, ele conecta mas não obtem o endereço IP

estou usando no init2 o 'alternativo 3' com a opção localizar portadora desmarcada

há algum teste a mais para  executar, sei que uma solução definitiva só será obtida através de testes e mais testes com diversos usuários

parabens e obrigado desde já

Este problema do conecta mais não navega é típico de problema de DNS primário e secundário e no meu pacote eu configuro o discador gnome-ppp para obter estes valores automaticamente do provedor quando do processo de conexão que é o padrão e que serve para a grande maioria dos casos. Ou você tem de fornecer isso de forma manual ou o seu provedor fornece um DNS (primário e secundário) não muito eficiente e aí você teria de usar outros, por exemplo do opendns, procure sobre ele no google ou aqui pelo fórum.

Agora tinha um script do antigo kurumin chamado conectamasnaonavega (nada mais sugestivo ;D) que na parte referente a conexões discadas por modems, tinha sobre outros tipos de conexão também (rede, adsl e etc.), tinha esta seqüencia de comandos a serem executadas:

sudo chmod 666 /etc/resolv.conf
sudo cp -f /etc/ppp/resolv.conf /etc/resolv.conf
sudo chmod 666 /etc/resolv.conf

sudo route add default ppp0


portanto se quiser tentar usar estes comandos, em seqüencia, e ver se altera alguma coisa por aí, fique a vontade.

Se continuar tudo na mesma, faça um teste para mim, abra o discador gnome-ppp, clique no botão de configuração, vá na aba Opções e desmarque a opção verificar rota padrão e depois tente a conexão para ver se altera alguma coisa por aí. Atenção que a opção verificar rota padrão marcada é a opção padrão de todos os meus pacotes para a configuração do gnome-ppp e nunca houve erro quanto a isso, mas em situações de problemas é sempre bom tentar todas as alternativas de configurações do discador.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 16:53 por alarcon »

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #980 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:25 »
Alarcon, como faço pra remover completamente o modem pacote v29 ?

Estou tendo problemas pra configurar net banda larga, e alguém na mesma situação disse que resolveu dsativando o modem discado..

Bom, eu tentei isso, e o Ubuntu diz que ele foi desativado, mas funcionava de outra forma..

Então fui no Synaptic e procurei por Smartlink, e desinstalei ele. Fui no Gnome-ppp e pedi pra detectar o modem, não foi detectado nenhum...

Isso quer dizer que conseguir remover ele ? Porque mesmo assim não consegui avançar com a questão da banda larga...

(Se for de ajuda, meu modem é MD300 da Sony Ericsson - Claro 3G)
(E já procurei em todos os seus links, não obtive sucesso mesmo assim, mas valeu a ajuda nisso tmb...)

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #981 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 09:32 »
Alarcon, como faço pra remover completamente o modem pacote v29 ?

Estou tendo problemas pra configurar net banda larga, e alguém na mesma situação disse que resolveu dsativando o modem discado..

Bom, eu tentei isso, e o Ubuntu diz que ele foi desativado, mas funcionava de outra forma..

Então fui no Synaptic e procurei por Smartlink, e desinstalei ele. Fui no Gnome-ppp e pedi pra detectar o modem, não foi detectado nenhum...

Isso quer dizer que conseguir remover ele ? Porque mesmo assim não consegui avançar com a questão da banda larga...

(Se for de ajuda, meu modem é MD300 da Sony Ericsson - Claro 3G)
(E já procurei em todos os seus links, não obtive sucesso mesmo assim, mas valeu a ajuda nisso tmb...)

A forma correta de desinstalar o driver smartlink e o meu pacote v29 é essa aqui:

dentro da pasta:

/home/seu_usuario/modem-arquivos-v29/slmodem-2.9.11-20080629

digitar (pelo terminal):

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

sudo make uninstall
make clean

sudo dpkg -r sl-modem-daemon


sudo dpkg -r gnome-ppp*

sudo dpkg -r libasound2-dev*


E reiniciar o PC.

Se você conseguiu desinstalar de uma maneira ortodoxa, instale o driver smartlink novamente seguindo a forma explicada no pacote v29 e desinstale do modo que falei logo acima que é a mais correta.

Isso desinstala tudo que foi instalado. Agora se sua conexão banda larga vai usar o gnome-ppp, acredito que sim, retire o comando sudo dpkg -r gnome-ppp* que iria remover o discador gnome-ppp.


===EDITADO===

Sobre seu modem e conexão claro 3G procure no google sobre: MD300 da Sony Ericsson - Claro 3G e Ubuntu. Numa pesquisa rápida que fiz aqui  encontrei links como eses aqui:

http://www.lucasleao.net/wordpress/?p=42

http://blog.mdpetry.net/2008/09/claro-3g-no-ubuntu-com-sony-md300.html

http://www.jeveaux.com/blog/2008/configurando-sony-ericsson-md300-no-ubuntu/comment-page-1/

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=40581.0

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=40488.0
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009, 09:42 por alarcon »

Offline Phaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #982 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 22:51 »
Eu também vou me intrometer neste tópico,

há 2 dias peguei um modem LG Neto Dragon e coloquei na minha máquina que roda o ubuntu 8.10, baixei o pacote v29, li seus arquivos aplicativos e instalei, seguindo o tutotial fui alterando o "init2" pelo o que eu me lembro (deveria ter copiado as respostas do log) em todas as tentativas obtive conexão, alterando para o alternativo 3 consegui manter a conexão, mas não navegava, após varias e varias tentativas percebi (aparentemente) que ele conecta porém não obtem um endereço IP, de tanto tentar, não sei se foi coincidência, após a conexão estabelecida fui no terminal e digitei o comando sugerido

"sudo route add default ppp0"


e ele obteve o endereço ip, executei o comando "ifconfig" e estava tudo certinho abri o firefox e a conexão estava ok, fiquei bastante tempo conectado, suficiente para atualizar alguns pacotes (nenhum que alterasse o kernel) depois desconectei reiniciei e tentei novamente e não consegui mais, mesmo sem ter alterado o kernel reinstalei os pacotes e nada, ele conecta mas não obtem o endereço IP

estou usando no init2 o 'alternativo 3' com a opção localizar portadora desmarcada

há algum teste a mais para  executar, sei que uma solução definitiva só será obtida através de testes e mais testes com diversos usuários

parabens e obrigado desde já

Este problema do conecta mais não navega é típico de problema de DNS primário e secundário e no meu pacote eu configuro o discador gnome-ppp para obter estes valores automaticamente do provedor quando do processo de conexão que é o padrão e que serve para a grande maioria dos casos. Ou você tem de fornecer isso de forma manual ou o seu provedor fornece um DNS (primário e secundário) não muito eficiente e aí você teria de usar outros, por exemplo do opendns, procure sobre ele no google ou aqui pelo fórum.

Agora tinha um script do antigo kurumin chamado conectamasnaonavega (nada mais sugestivo ;D) que na parte referente a conexões discadas por modems, tinha sobre outros tipos de conexão também (rede, adsl e etc.), tinha esta seqüencia de comandos a serem executadas:

sudo chmod 666 /etc/resolv.conf
sudo cp -f /etc/ppp/resolv.conf /etc/resolv.conf
sudo chmod 666 /etc/resolv.conf

sudo route add default ppp0


portanto se quiser tentar usar estes comandos, em seqüencia, e ver se altera alguma coisa por aí, fique a vontade.

Se continuar tudo na mesma, faça um teste para mim, abra o discador gnome-ppp, clique no botão de configuração, vá na aba Opções e desmarque a opção verificar rota padrão e depois tente a conexão para ver se altera alguma coisa por aí. Atenção que a opção verificar rota padrão marcada é a opção padrão de todos os meus pacotes para a configuração do gnome-ppp e nunca houve erro quanto a isso, mas em situações de problemas é sempre bom tentar todas as alternativas de configurações do discador.

alarcon desculpe a demora da resposta, mas pelo menos estou respondendo pelo meu modem neto dragon

antes de tentar os comandos que vc sugeriu eu montei um aptoncd a partir de um ubuntu de um colega meu aí o meu kernel atualizou para a versão 2.6.27.11, então segui o seu tutorial e reisntalei o driver para ele ser recompilado aí os meu problemas acabaram, consegui conexão em todas as tentativas, ele obteve endereço ip tudo certinho, navegação estável sem nenhuma queda e velocidade boa, igual no "outro" sistema, com a diferença que eu não preciso ficar preocupado com virus e malwares chatos.
obrigado pela ajuda e continue com esse trabalho q é muito bacana, pelo menos para mim que sou iniciante agora instalar novos aplicativos e estudar o linux ficou muito mais fácil já q eu não preciso ficar alterando de sistema toda vez que preciso baixar algo ou até mesmo responder um tópico

valew

Offline morrison

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #983 Online: 05 de MAR?O de 2009, 14:04 »
Pessoal qual o comando para reiniciar o modem pois toda vez que minha net cai não consigo reconectar e tenho que reiniciar o ubuntu.
Agradeço a ajuda.
Abraçoss

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #984 Online: 05 de MAR?O de 2009, 16:27 »
Pessoal qual o comando para reiniciar o modem pois toda vez que minha net cai não consigo reconectar e tenho que reiniciar o ubuntu.
Agradeço a ajuda.
Abraçoss

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #985 Online: 05 de MAR?O de 2009, 16:46 »
Para quem usa conexão discada com o discador gnome-ppp e usa os pacotes que fiz chamados de modem-arquivos-v?.tar.gz e que estão com este problema chato de se desconectar e ao tentar uma nova conexão, não conseguir êxito tendo que reiniciar o PC.

Atenção que não sei se irá funcionar por que não tenho como testar e envolve uma edição no arquivo sudoers que tem de ter muito cuidado para não fazer bobagem, pois senão você ficará sem usar o sudo, portanto muita cautela nos passos.

Abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal) e digite:

mkdir ~/.bin

gedit ~/.bin/modem-ativar


no arquivo vazio que irá aparecer cole isso:

Citar
#!/bin/bash

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

gnome-ppp 2> /dev/null

exit 0

depois digite:

chmod +x ~/.bin/modem-ativar


Agora tecle Alt+F2 e na janela que aparecer digite:

gksu nautilus /etc

vai ser pedido uma senha que é a sua de usuário.

este comando irá abrir o gerenciador de arquivos, nautilus, como root (superusuário) já na pasta /etc onde fica o arquivo sudoers. Procure pelo arquivo sudoers e clique nele com o botão direito do mouse e vá em Propriedades > Aba Permissões  e lá onde tem Dono: root , Acesso: Apenas leitura, mude para Dono:root, Acesso: Leitura e escrita. O resto das opções da aba Permissões do arquivo sudoers deixe como estão.

Feita esta pequena modificação, agora poderemos editar o arquivo sudores e colocar um linha de comando no final deste arquivo afim de que possamos usar o script sl-modem-daemon sem pedir senha. Clique no arquivo sudoers novamente como o botão direito do mouse e escolha a opção Abrir com editor de texto para fazermos a edição no arquivo sudoers.

Ao fazer isso você verá o seguinte conteúdo:

Citar
# /etc/sudoers
#
# This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
#
# See the man page for details on how to write a sudoers file.
#

Defaults   env_reset

# Uncomment to allow members of group sudo to not need a password
# %sudo ALL=NOPASSWD: ALL

# Host alias specification

# User alias specification

# Cmnd alias specification
 
# User privilege specification
root   ALL=(ALL) ALL

# Members of the admin group may gain root privileges
%admin ALL=(ALL) ALL



que iremos alterar para:

Citar
# /etc/sudoers
#
# This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
#
# See the man page for details on how to write a sudoers file.
#

Defaults   env_reset

# Uncomment to allow members of group sudo to not need a password
# %sudo ALL=NOPASSWD: ALL

# Host alias specification

# User alias specification

# Cmnd alias specification

# User privilege specification
root   ALL=(ALL) ALL

# Members of the admin group may gain root privileges
%admin ALL=(ALL) ALL
%admin ALL= NOPASSWD: /etc/init.d/sl-modem-daemon


Você pode observar que apenas acrescentamos a última linha com o seguinte conteúdo:

%admin ALL= NOPASSWD: /etc/init.d/sl-modem-daemon


Feito isso salve o arquivo e clique outra vez com o botão direito do mouse sobre o arquivo sudoers e vá em Propriedades > Aba Permissões  e lá onde tem Dono: root , Acesso: Leitura e escrita, mude para Dono:root, Acesso: Apenas leitura, ou seja, volte para os valores originais da aba permissões do arquivo sudoers. Atenção que é muito importante que se faça isso . O resto das opções da aba Permissões do arquivo sudoers deixe como estão.

ainda no terminal:

sudo gedit /usr/share/applications/gnome-ppp.desktop


vai ser aberto o arquivo:

Citar
[Desktop Entry]
Version=1.0
Encoding=UTF-8
Name=GNOME PPP
Name[be]=GNOME PPP
Name[ca]=GNOME PPP
Name[de]=GNOME PPP
Name[es]=GNOME PPP
Name[fr]=GNOME PPP
Name[it]=GNOME PPP
Name[mk]=GNOME PPP
Name[pl]=GNOME PPP
Name[pt_BR]=GNOME PPP
Name[ru]=GNOME PPP
Name[sr]=ГППП
Name[sr@Latn]=GPPP
Name[sv]=Uppkopplingsverktyg
Name
=GNOME PPP
Name[vi]=GNOME PPP
Comment=GNOME Dialup Tool
Comment[be]=Інструмэнт далучэньня праз тэлефанаваньне
Comment[ca]=Utilitat d'Accés Telefònic de GNOME
Comment[cs]=GNOME Nástroj pro vytáčená připojení
Comment[de]=GNOME Dialup Tool
Comment[es]=Utilidad de acceso telefnico de Gnome
Comment[fr]=Utilitaire de connexion téléphonique GNOME
Comment[it]=Utility di accesso remoto per GNOME
Comment[mk]=GNOME алатка за бирање
Comment[pl]=Narzędzie Dialup dla GNOME
Comment[ru]=Программа для модемного соединения
Comment[sr]=Гном позивар
Comment[sr@Latn]=Gnom pozivar
Comment[sv]=Uppkopplingsverktyg
Comment
=Gnome Çevrim Aracı
Comment[vi]=Công cụ quay số GNOME
Exec=gnome-ppp
Icon=gnome-ppp.png
StartupNotify=true
Terminal=false
Type=Application
Categories=Application;Network;
X-Ubuntu-Gettext-Domain=gnome-ppp
mude a linha que destaquei em negrito para:

Exec=/home/seu_usuario/.bin/modem-ativar

ficando assi o arquivo:


Citar
[Desktop Entry]
Version=1.0
Encoding=UTF-8
Name=GNOME PPP
Name[be]=GNOME PPP
Name[ca]=GNOME PPP
Name[de]=GNOME PPP
Name[es]=GNOME PPP
Name[fr]=GNOME PPP
Name[it]=GNOME PPP
Name[mk]=GNOME PPP
Name[pl]=GNOME PPP
Name[pt_BR]=GNOME PPP
Name[ru]=GNOME PPP
Name[sr]=ГППП
Name[sr@Latn]=GPPP
Name[sv]=Uppkopplingsverktyg
Name
=GNOME PPP
Name[vi]=GNOME PPP
Comment=GNOME Dialup Tool
Comment[be]=Інструмэнт далучэньня праз тэлефанаваньне
Comment[ca]=Utilitat d'Accés Telefònic de GNOME
Comment[cs]=GNOME Nástroj pro vytáčená připojení
Comment[de]=GNOME Dialup Tool
Comment[es]=Utilidad de acceso telefnico de Gnome
Comment[fr]=Utilitaire de connexion téléphonique GNOME
Comment[it]=Utility di accesso remoto per GNOME
Comment[mk]=GNOME алатка за бирање
Comment[pl]=Narzędzie Dialup dla GNOME
Comment[ru]=Программа для модемного соединения
Comment[sr]=Гном позивар
Comment[sr@Latn]=Gnom pozivar
Comment[sv]=Uppkopplingsverktyg
Comment
=Gnome Çevrim Aracı
Comment[vi]=Công cụ quay số GNOME
Exec=/home/seu_usuario/.bin/modem-ativar
Icon=gnome-ppp.png
StartupNotify=true
Terminal=false
Type=Application
Categories=Application;Network;
X-Ubuntu-Gettext-Domain=gnome-ppp
onde seu_usuario obviamente mude para o nome do seu usuário

Salve a sai do arquivo. Acho que isso deve funcionar.

O que fiz foi um script que antes de chamar o discador gnome-ppp pelo menu Aplicações > Internet > GNOME PPP, ele executa o comando sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart (o responsável por iniciar/reiniciar/parar o controlador do modem), mas tem o inconveniente de que o comando usa o sudo (root) para ser executado e aí ele precisa da digitação da senha. Tentei fazer através do sudoers que ele não peça a senha quando do uso do comando sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart, só não sei se realmente irá funcionar.

Essa modificação proposta aqui só terá, possível, sucesso para o usuário principal do PC, ou seja, aquele que tem certos privilégios administrativos, para os outros criados posteriormente não terá efeito.

Observação final: Como são muitos passos e você teria de alterar o sudoers, um arquivo muito importante do sistema, peço que só tente isso do script para automação do comando se realmente o erro ocorrer continuamente e não de forma esporádica.
« Última modificação: 06 de MAR?O de 2009, 21:19 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Ultrapassamos a marca de 100 mil visualizações deste tópico
« Resposta #986 Online: 05 de MAR?O de 2009, 17:05 »
Bem, desculpe-me se este texto é inadequado, mas é que os números me impressionam e não poderia deixar de falar um pouquinho sobre esta marca.

Mais de 100 mil visualizações, é isso mesmo?

Como não tenho a capacidade de ser um desenvolvedor de distribuições linux, ao menos fico feliz que de alguma forma tenha contribuído para que muitos tivessem a porta de entrada para este novo mundo um pouco mais facilitada, já que considero a conexão com a internet de grande importância para se obter maiores informações sobre este fantástico sistema operacional, além de facilitar na ajuda de problemas encontrados no uso do mesmo, pois sem conexão fica tudo mais difícil e grande parte dos usuários brasileiros ainda usam conexão discada por softmodems (ou winmodems). ;D

Considero esta a minha grande contribuição para aquilo que recebi do linux.

Obrigados a todos que postaram dúvidas, soluções alternativa e etc., que engrandeceram ainda mais este tópico.
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2009, 17:08 por alarcon »

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #987 Online: 05 de MAR?O de 2009, 20:18 »
Bem, desculpe-me se este texto é inadequado, mas é que os números me impressionam e não poderia deixar de falar um pouquinho sobre esta marca.

Mais de 100 mil visualizações, é isso mesmo?

Como não tenho a capacidade de ser um desenvolvedor de distribuições linux, ao menos fico feliz que de alguma forma tenha contribuído para que muitos tivessem a porta de entrada para este novo mundo um pouco mais facilitada, já que considero a conexão com a internet de grande importância para se obter maiores informações sobre este fantástico sistema operacional, além de facilitar na ajuda de problemas encontrados no uso do mesmo, pois sem conexão fica tudo mais difícil e grande parte dos usuários brasileiros ainda usam conexão discada por softmodems (ou winmodems). ;D

Considero esta a minha grande contribuição para aquilo que recebi do linux.

Obrigados a todos que postaram dúvidas, soluções alternativa e etc., que engrandeceram ainda mais este tópico.

  É um número mais que merecido alarcon, já que a ajuda que você prestou a todos nós, mortais da internet discada, foi bem superior a tais números, deixo nestas poucas palavras meu agradecimento a você que me possibilitou o uso de internet no Ubuntu, obrigado.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #988 Online: 06 de MAR?O de 2009, 11:15 »
Valeu Alarcon...
Graças a vc (e seu Olho de Thundera, que te dá a visão além do alcance), pude resolver os problemas com o softmodem... ainda hj uso ele, apesar de estar agora usando net  banda larga..

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #989 Online: 06 de MAR?O de 2009, 20:56 »
Citar
Para quem usa conexão discada com o discador gnome-ppp e usa os pacotes que fiz chamados de modem-arquivos-v?.tar.gz e que estão com este problema chato de se desconectar e ao tentar uma nova conexão, não conseguir êxito tendo que reiniciar o PC.

Atenção que não sei se irá funcionar por que não tenho coo testar e envolver uma edição no arquivo sudoers que tem de ter muito cuidado para não fazer bobagem, pois senão você ficará sem usar o sudo, portanto muita cutela nos passos.

alarcon, testei sua dica e funcionou, agora posso desconectar e conectar à vontade sem ter que ficar reiniciando ou digitando comandos. Obrigado mais uma vez.