Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176667 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #945 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 14:37 »
Ei alarcon, aí está tudo :


Resultado do comando :        ( ls -la /usr/sbin/pppd )


-rw-r--rw- 1 root dip 273064 2008-10-15 22:51 /usr/sbin/pppd


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Isso foi o que consegui fazendo a conexão como root : (sudo gnome-ppp)

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT40030023
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT40030023
CONNECT 49333
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Unable to run /usr/sbin/pppd.
--> Check permissions, or specify a "PPPD Path" option in wvdial.conf.
CVX Access Switch.
Access is restricted to authorized users only.
login:
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Sat Feb  7 13:44:17 2009


Ou seja, o mesmo erro de antes, quando tentei fazer a conexão normalmente...

Continuo na mesma... (já tentei tudo o que vc disse...)
Tem alguma coisa errada com essas permissões aí que tá pedindo, não sei o que fazer...


Para o seu caso, as permissões do pppd não estão corretas, que dizer, não estão como as padrões, veja:

seu resultado retornou isso:

-rw-r--rw- 1 root dip 273064 2008-10-15 22:51 /usr/sbin/pppd

quando o normal seria isso aqui:

-rwsr-xr-- 1 root dip 277160 2008-11-20 17:58 /usr/sbin/pppd

só dê importância ao que destaquei em negrito ok.

Abra um terminal e digite:

sudo chmod 654 /usr/sbin/pppd

e depois cola aqui o resultado do comando ls -la /usr/sbin/pppd novamente
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 14:44 por alarcon »

Offline igorhrk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #946 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 14:45 »
Citar
descompacta o driver slmodem-2.9.11-mod.tar.bz2  (com o botão direito do mouse, opção extrair aqui), entrar na pasta descompactada, provavelmente chamada de slmodem-2.9.11-mod, dele e pelo terminal digitar:

make

e depois:

sudo make install

e aguardar o processo de compilação terminar.

alarcon, primeiro desculpe se estiver abusando de seu tempo, depois, fiz como você disse e olha o log:

risaldocosta@peace:~/slmodem-2.9.11$ make
make -C modem all
make[1]: Entering directory `/home/risaldocosta/slmodem-2.9.11/modem'
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem_datafile.o -c modem_datafile.c
In function ‘open’,
    inlined from ‘datafile_save_info’ at modem_datafile.c:114:
/usr/include/bits/fcntl2.h:51: error: call to ‘__open_missing_mode’ declared with attribute error: open with O_CREAT in second argument needs 3 arguments
make[1]: *** [modem_datafile.o] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/risaldocosta/slmodem-2.9.11/modem'
make: *** [modem] Error 2
risaldocosta@peace:~/slmodem-2.9.11$ sudo make install
[sudo] password for risaldocosta:
make -C modem all
make[1]: Entering directory `/home/risaldocosta/slmodem-2.9.11/modem'
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem_datafile.o -c modem_datafile.c
In function ‘open’,
    inlined from ‘datafile_save_info’ at modem_datafile.c:114:
/usr/include/bits/fcntl2.h:51: error: call to ‘__open_missing_mode’ declared with attribute error: open with O_CREAT in second argument needs 3 arguments
make[1]: *** [modem_datafile.o] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/risaldocosta/slmodem-2.9.11/modem'
make: *** [modem] Error 2
risaldocosta@peace:~/slmodem-2.9.11$



Aguardando contato.
Desde já obrigado.

Para resolver isto, abra o arquivo /slmodem-2.9.11/modem/modem_datafile.c, vá até a linha 114, vai ter uma chamada a função open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA);
Altere para open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA, 0);
e tente denovo;

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #947 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 14:54 »

Para resolver isto, abra o arquivo /slmodem-2.9.11/modem/modem_datafile.c, vá até a linha 114, vai ter uma chamada a função open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA);
Altere para open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA, 0);
e tente denovo;

Isso é só uma sugestão sua ou é assim mesmo que se resolve o problema da não compilação do driver smartlink para o Ubuntu?

Faz sentido isso que você fala, pois nesta linha aí só tem dois argumentos e pelo erro fala-se que é preciso 3 argumentos.

Agora nas outras versões do driver smartlink que funcionam nas outras versões do Ubuntu, esta mesma linha no mesmo arquivo não possui os 3 argumentos e sim 2, ou seja, está da mesma forma e nem por isso acusa erros de compilação nestas versões anteriores do Ubuntu.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 15:05 por alarcon »

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #948 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 18:56 »
Citar
Para resolver isto, abra o arquivo /slmodem-2.9.11/modem/modem_datafile.c, vá até a linha 114, vai ter uma chamada a função open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA);
Altere para open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA, 0);
e tente denovo;

igorhrk, a linha 114 do arquivo ficou assim:

fd = open(file_name,O_CREAT|O_WRONLY,0);

O último zero foi acrescentado depois de sua sugestão.

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #949 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:18 »
Citar
Tente usar, então o driver modificado do Hqxriven:

http://rapidshare.com/files/159372556/slmodem-2.9.11-mod.tar.bz2

alarcon, muito obrigado, o pacote do Hqxriven que você me indicou, como mostrado acima, funcionou e estou conectado com o novo kernel (2.6.27-11-generic). No entanto, precisei seguir a dica do igorhrk.

Citar
Para resolver isto, abra o arquivo /slmodem-2.9.11/modem/modem_datafile.c, vá até a linha 114, vai ter uma chamada a função open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA);
Altere para open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA, 0);
e tente denovo;

igorhrk, muito obrigado, acabei de conectar-me usando o modem motorola sm56 no ubuntu 8.10 totalmente atualizado e usando o kernel 2.6.27-11-generic. Obviamente depois de baixar o pacote do Hqxriven indicado pelo alarcon e seguir sua dica acima citada.


alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #950 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:38 »
Citar
Tente usar, então o driver modificado do Hqxriven:

http://rapidshare.com/files/159372556/slmodem-2.9.11-mod.tar.bz2

alarcon, muito obrigado, o pacote do Hqxriven que você me indicou, como mostrado acima, funcionou e estou conectado com o novo kernel (2.6.27-11-generic). No entanto, precisei seguir a dica do igorhrk.

Citar
Para resolver isto, abra o arquivo /slmodem-2.9.11/modem/modem_datafile.c, vá até a linha 114, vai ter uma chamada a função open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA);
Altere para open(ALGUMACOISA, ALGUMACOISA, 0);
e tente denovo;

igorhrk, muito obrigado, acabei de conectar-me usando o modem motorola sm56 no ubuntu 8.10 totalmente atualizado e usando o kernel 2.6.27-11-generic. Obviamente depois de baixar o pacote do Hqxriven indicado pelo alarcon e seguir sua dica acima citada.



Ia te pedir para fazer esta alteração no driver smartlink presente no pacote v29 para ver se resolvia para eu corrigir aqui e disponibilizar, pois acho que fiz as mesmas alterações que o Hqxriven fez no driver Smartlink que ele utilizou, mas infelizmente você já executou e não quero que altere nada aí que possa prejudicar o seu sucesso.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 19:42 por alarcon »

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #951 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:48 »
Citar
Ia te pedir para fazer esta alteração no driver smartlink presente no pacote v29 para ver se resolvia para eu corrigir aqui e disponibilizar, pois acho que fiz as mesmas alterações que o Hqxriven fez no driver Smartlink que ele utilizou, mas infelizmente você já executou e não quero que altere nada aí que possa prejudicar o seu sucesso.

alarcon, se houver como fazer o teste para você e depois, caso ocorra uma erro, retornar o sistema para como estava antes, me disponibilizo, afinal, se der certo vai servir para muitos usários quando atualizarem o kernel. Mesmo que não haja como fazer a restauração do sistema, agora já sabemos como fazê-lo funcionar, então se você quiser ir me orientando, fique à vontade.

Aguardando contato.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #952 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:52 »

alarcon, se houver como fazer o teste para você e depois, caso ocorra uma erro, retornar o sistema para como estava antes, me disponibilizo, afinal, se der certo vai servir para muitos usários quando atualizarem o kernel. Mesmo que não haja como fazer a restauração do sistema, agora já sabemos como fazê-lo funcionar, então se você quiser ir me orientando, fique à vontade.

Aguardando contato.

Não se preocupe, por segurança vou modificar o v29 e colocar o driver smartlink modificado pelo colega Hqxriven e com a correção do colega  igorhrk.

Deste modo é menos trabalhoso e arriscado para você.

Agradeço a ajuda.

Só espero que funcione realmente. ;D

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #953 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:18 »
Tentativa de novo pacote para ativação de modem no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex 32bits

Este pacote é uma modificação feita no pacote modem-arquivos-v29.tar.gz seguindo duas dicas:

- A primeira o driver smartlink (versão slmodem-2.9.11-20080629) modificado pelo Hqxriven

- A segunda uma dica para corrigir uma falha na compilação no Ubuntu indicada pelo igorhrk

portanto todos os créditos a eles ok.


O procedimento de instalação é igual ao outros pacotes que já fiz e para saber isso, para quem ainda não conhece basta fazer o download pelo outro sistema operacional, depois levar para o Ubuntu e colocar na sua pasta de usuário dentro da pasta home, depois basta descompactar o pacote clicando nele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção extrair aqui, será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v29 dentro da sua pasta de usuário na pasta home, entre nela e leia os arquivos Leia-me.txt (resumido) e o guia_instalação.pdf (completo com ilustrações).

O link do pacote modem-arquivos-v29.tar.gz é esse:

http://www.4shared.com/archive/wUGvgzu_/modem-arquivos-v29tar.html
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2012, 22:02 por alarcon »

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #954 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 21:24 »
@dtomaron vc usa o ubuntu 8.10?
pq queria testar oq ue vc descreveu mas noa sei se rola no normal já que vc disse que vc usa um outro kernel.
Braços.
Queor sair do win mas sem modem não rola.

Obs ta falatando arquivos e não dá para seguir os passos pq não tem as pastas que temos que acessar.

Eu uso ubuntu 8.10 kernel 2.6.27.7 com o pacote do alarcon , kernel omnislash do Hqxriven, e BIG LINUX com o kernel omnislash, nos outros kernels do ubuntu ainda não consegui compilar o driver smartlink, o gcc da erro o alarcon tem um novo pacote ainda não testei, em breve o farei e postarei aqui. vale lembrar que o alarcon e o cara dos modems.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #955 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 06:12 »
Alarcon, deu isso aqui :

-rw-r-xr-- 1 root dip 273064 2008-10-15 22:51 /usr/sbin/pppd

Depois desse comando tentei só por tentar mesmo detectar meu modem automaticamente, e dessa vez ele foi detectado (mudou de /dev/modem para /dev/ttySL0 que era o que eu esperava que fosse acontecer caso tivesse sucesso).

Mas ainda assim continuo recebendo no terminal aquelas mensagens dizendo que não tenho permissão para acessar, e tal... e agora, o que fazer ?


alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #956 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 10:39 »
Alarcon, deu isso aqui :

-rw-r-xr-- 1 root dip 273064 2008-10-15 22:51 /usr/sbin/pppd

Depois desse comando tentei só por tentar mesmo detectar meu modem automaticamente, e dessa vez ele foi detectado (mudou de /dev/modem para /dev/ttySL0 que era o que eu esperava que fosse acontecer caso tivesse sucesso).

Mas ainda assim continuo recebendo no terminal aquelas mensagens dizendo que não tenho permissão para acessar, e tal... e agora, o que fazer ?



Não sei se você reparou, mas eu fiz mudanças no pacote modem-arquivos-v29.tar.gz seguindo algumas dicas dos usuários Hqxriven (que forneceu um driver smartlink modificado), igorhrk (que forneceu uma dica para corrigir um problema na compilação) e o Risaldo Costa (que testou as dicas anteriores e relatou sucesso), portanto recomendaria que você reinstalasse o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex 32bits, se possível, e usasse o pacote modem-arquivos-v29.tar.gz para compilar e instalar o driver smartlink para ativação do modem seguindo as recomendações dos arquivos Leia-me e guia_instalação.pdf que tem dentro do pacote ok.

Baixe o pacote modem-arquivos-v29.tar.gz deste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg273103.html#msg273103

ATENÇÃO: Se você já tiver no seu computador o pacote modem-arquivos-v29.tar.gz, apague-o e baixe o do link indicado logo acima que tem modificações importantes nele.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #957 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 12:07 »
Sim, eu vi que conseguiram conectar com esse novo pacote, o v29... Porém o meu kernel é 2.6.26.7, vc recomenda ele pra mim mesmo assim ? Pensei que ele era só pra quem tivesse o kernel atualizado para 2.6.26.11 (ou .9, , bem não lembro exatamente de detalhes sobre versões, só sei que vi em algum lugar por aqui que tem diferenças...).

Pra atualizar o kernel precisaria conseguir acessar a internet, sendo assim temos um ciclo vicioso, pois o problema é justamente porque não consigo acessar... então teria que ser um pacote pra minha versão de kernel, ou então é questão de arrumar uma maneira de atualizar o kernel "por fora"...

Sobre meu post anterior, você nem comentou, então não há mais nada a ser feito ?

Ah, vc disse que se possível era para instalar o SO a partir do zero, mas será que tem problema se fizer a instalação por cima, ou seja, tenho aqui instalado apenas o pacote v27...

Obrigado desde já a ajuda...

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #958 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 12:19 »
Sim, eu vi que conseguiram conectar com esse novo pacote, o v29... Porém o meu kernel é 2.6.26.7, vc recomenda ele pra mim mesmo assim ? Pensei que ele era só pra quem tivesse o kernel atualizado para 2.6.26.11 (ou .9, , bem não lembro exatamente de detalhes sobre versões, só sei que vi em algum lugar por aqui que tem diferenças...).

Pra atualizar o kernel precisaria conseguir acessar a internet, sendo assim temos um ciclo vicioso, pois o problema é justamente porque não consigo acessar... então teria que ser um pacote pra minha versão de kernel, ou então é questão de arrumar uma maneira de atualizar o kernel "por fora"...

Sobre meu post anterior, você nem comentou, então não há mais nada a ser feito ?

Ah, vc disse que se possível era para instalar o SO a partir do zero, mas será que tem problema se fizer a instalação por cima, ou seja, tenho aqui instalado apenas o pacote v27...

Obrigado desde já a ajuda...

o pacote modem-arquivos-v29.tar.gz é um pacote ainda para ser compilado, diferentes dos outros (v27 e v28) que já eram compilados, portanto independem da versão do kernel, pois como vão ser ainda compilados eles vão gerar os módulos e o executável especialmente para o kernel em uso, agora é necessários ter os compiladores instalados e para isso basta seguir o rpocesso de instalação dos meus pacotes que precisam do CD de instalação do Ubuntu. Tudo está explicado no leia-me e gui_instalação.pdf ok.

Acho melhor só usar o pacote v29 depois de reinstalar o Ubuntu 8.10 para que tentativas anteriores que não deram certo não interfiram nesta nova tentativa, agora se não for possível ou muito trabalhoso, use por cima mesmo.

Atenção vc usará agora o v29, esqueça o v27 e v28 ok.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #959 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 16:17 »
--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L1DT40030023
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DT40030023
CONNECT 50667
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Unable to run /usr/sbin/pppd.
--> Check permissions, or specify a "PPPD Path" option in wvdial.conf.
CVX Access Switch.
Access is restricted to authorized users only.
login:
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Sun Feb  8 16:01:20 2009



É isso que eu tenho como resposta, mesmo após ter feito a reinstalação completa de todo o sistema, e instalado apenas o pacote v29.

Bom, tenho 2 novidades... a primeira é que eu testei o comando ls -la /usr/sbin/pppd novamente, e deu isso aqui :

-rwsr-xr-- 1 root dip 273064 2008-10-15 22:51 /usr/sbin/pppd

Que está exatamente como vc esperava, não é ?

E a outra é que eu apesar de não ter conseguido conectar (embora eu ache que falta muuuuito pouco pra conseguir isso pra valer mesmo), eu fui no terminal, digitei sudo gnome-ppp e tentei conectar... na segunda tentativa consegui ficar conectado por mais ou menos 1 minuto, mas a conexão estava muito lenta...

As opções de configurações tanto no gnome-ppp normal quanto no sudo gnome-ppp estão iguais, marquei tudo o que vc falou pra marcar, só não saí fazendo tudo o que vc falou pros outros no fórum porque queria "cercar" o problema sabendo primeiro de sua opnião sobre isso, depois sim, vou alterando e mexendo pra ver o que acontece...

Mas ainda assim, continuo com aquele suposto problema de permissões... O que vc acha que devo fazer, devo repetir algum procedimento específico ? Um comando que vc tenha indicado ? Enfim, mais uma vez, conto com sua ajuda e desde já agradeço mais uma vez...



Editando : Agora estou conectado no ubuntu , mas ainda via sudo gnome-ppp, e embora eu tenha tenado umas 5 ou 10 vezes conectar e só ficar no máximo 1 minuto online , com velocidade mínima, quase inexistente, agora tive sorte de conseguir uma conexão mais ou menos boa, na verdade é bem instável, fica rápida e depois pára, aí depois volta de novo, meio estranho, mas vamos ver quanto tempo irá durar esta conexão...
Mas ainda não estou conseguindo conectar só clicando direto no gnome-ppp, só via sudo mesmo...