como que eu posso checar a iso?
posso reinstalar n tem problema...
Quando você baixa a ISO do Ubuntu, no mesmo local tem um arquivo de texto com a palavra
md5sum alguma coisa no nome (não lembro de cabeça agora exatamente o nome desse arquivo de texto) que contém uns códigos de todas as versões do Ubuntu disponível para downloads naquela página.
Depois de baixado você usa um comando via terminal, no linux, ou um programa, via windows, que chega a ISO e retorna um código aí vc comparar com esse que você baixou junto com a ISO. Se forem iguais, ótimo, seu download chegou perfeito, ou seja, sem nenhum corrompimento e você poderá gravar no CD.
Sugiro que quando você for fazer o download da ISO pelo windows não utilize aqueles programas de aceleração de downloads que dividem o mesmo em várias partes, pois isso geralmente pode ocasionar corrompimento. Se possível baixe por torrent que é melhor.
Se você realmente baixou a ISO do Ubuntu 8.10 e tem ela na sua partição do windows, transfira para a partição do Ubuntu colocando na sua pasta de usuário, dentro da pasta home, depois abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal) e digite:
md5sum ubuntu-8.10-rc-desktop-i386.iso (o nome da ISO mostrado aqui é só um exemplo, portanto mude para o adequado)
aguarde uns segundos que este comando retornará o código da ISO, por exemplo:
cc3942020f4ff88a0fadc648a7368354 ubuntu-8.10-rc-desktop-i386.isoaí vc compara com o do arquivo de texto presente no mesmo local de onde vc baixou a ISO.
A questão do reinstalar é só para o caso de ter ocorrido alguma falha durante o processo de instalação do CD para o HD que possa ter corrompido algum arquivo, mas se sua ISO realmente estiver com o
md5sum alterado, esta reinstalação não irá alterar nada, entretanto não custa tentar a reinstalação já que como vc não tem nada ainda instalado no seu Ubuntu, não perderá muita coisa além do que aquilo que se instala pelo próprio CD de instalação.