Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1186304 vezes)

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #795 Online: 19 de Dezembro de 2008, 20:11 »


Alarcon, segui o caminho /lib/modules/2.6.27-9-generic/extra, mas o final dele não é uma pasta com o nome extra e sim um arquivo com esse nome que não tem aplicação para abrí-lo. No entanto o arquivo slmodemd e o script sl-modem-daemon estão lá.
Aguardo seu contato.
Obrigado.

Offline cris.tom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Linux, uma questão de filosofia!
    • Ver perfil
    • Impressões Sem Pressões
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #796 Online: 19 de Dezembro de 2008, 20:11 »
Alarcon, eu tenho um modem aqui em casa chamado conexant PCI 2801A Smartlink...será que funcionaria com o ubuntu 8.10???
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 20:14 por cris.tom »
Linux, uma questão de filosofia!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #797 Online: 19 de Dezembro de 2008, 20:53 »
Alarcon, eu tenho um modem aqui em casa chamado conexant PCI 2801A Smartlink...será que funcionaria com o ubuntu 8.10???

Veja bem, tudo vai depender das IDs do modem e isso só se poderá saber com os comandos:

lspci

e

lspci -n

dados no terminal do Ubuntu com este modem adicionado.


Veja que o colega Risaldo Costa  que teve sucesso com seu motorola sm56 com o pacote modem-arquivos-v27.tar.gz, está tendo os mesmos problemas que você com o pacote modem-arquivos-v28.tar.gz e o kernel 2.6.27-9-generic

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #798 Online: 19 de Dezembro de 2008, 20:56 »


Alarcon, segui o caminho /lib/modules/2.6.27-9-generic/extra, mas o final dele não é uma pasta com o nome extra e sim um arquivo com esse nome que não tem aplicação para abrí-lo. No entanto o arquivo slmodemd e o script sl-modem-daemon estão lá.
Aguardo seu contato.
Obrigado.

Hum, então o erro está aí, por algum motivo os arquivos slamr.ko e ungrab-winmodem.ko não foram copiados para a pasta extra que deveria ter sido criada em /lib/modules/2.6.27-9-generic/ durante o processo de execução do script de instalação. Faz o seguinte com o nautilus aberto como root (comando sudo nautilus no terminal) copie os arquivos slamr.ko e ungrab-winmodem.ko da pasta modem-arquivos-v28 presente na sua pasta de usuário na pasta home e cole em /lib/modules/2.6.27-9-generic/extra, caso a pasta extra não exista, então crie ela, mas antes apague o arquivo extra (um arquivo com esse nome que não tem aplicação para abrí-lo, que vc fala), neste local (/lib/modules/2.6.27-9-generic/) e depois no terminal digite:

Também faça isso:

sudo chmod +x /usr/sbin/slmodemd

sudo depmod -a


aí vc deve reiniciar o PC.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 21:44 por alarcon »

Offline cris.tom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Linux, uma questão de filosofia!
    • Ver perfil
    • Impressões Sem Pressões
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #799 Online: 19 de Dezembro de 2008, 21:00 »
Vlw, vou achar um tempo e instalar o modem conexant para saber as IDs dele...por enquanto valeu! :)
Linux, uma questão de filosofia!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #800 Online: 19 de Dezembro de 2008, 21:03 »
Vlw, vou achar um tempo e instalar o modem conexant para saber as IDs dele...por enquanto valeu! :)

Tem uma coisa se for modem conexant mesmo e não smartlink, acho que também ainda não tem driver para o Ubuntu 8.10 (livre).

Quem fornece o driver conexant livre da barreira de velocidade 14k na forma livre é a DELL, só que lá só tem para o Gutsy (Ubuntu 7.10) e o Hardy (Ubuntu 8.04).
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 21:23 por alarcon »

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #801 Online: 20 de Dezembro de 2008, 00:30 »

Hum, então o erro está aí, por algum motivo os arquivos slamr.ko e ungrab-winmodem.ko não foram copiados para a pasta extra que deveria ter sido criada em /lib/modules/2.6.27-9-generic/ durante o processo de execução do script de instalação. Faz o seguinte com o nautilus aberto como root (comando sudo nautilus no terminal) copie os arquivos slamr.ko e ungrab-winmodem.ko da pasta modem-arquivos-v28 presente na sua pasta de usuário na pasta home e cole em /lib/modules/2.6.27-9-generic/extra, caso a pasta extra não exista, então crie ela, mas antes apague o arquivo extra (um arquivo com esse nome que não tem aplicação para abrí-lo, que vc fala), neste local (/lib/modules/2.6.27-9-generic/) e depois no terminal digite:

Também faça isso:

sudo chmod +x /usr/sbin/slmodemd

sudo depmod -a


aí vc deve reiniciar o PC.



Alarcon, fiz segundo suas orientações, agora os arquivos estão na pasta extra, mas ainda assim minha conexão discada no ubuntu 8.10 acontece apenas pelo kernel não atualizado.
Aguardo seu contato.
Desde já obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #802 Online: 20 de Dezembro de 2008, 11:00 »

Alarcon, fiz segundo suas orientações, agora os arquivos estão na pasta extra, mas ainda assim minha conexão discada no ubuntu 8.10 acontece apenas pelo kernel não atualizado.
Aguardo seu contato.
Desde já obrigado.

gostaria de saber o resultado dos comandos:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab_winmodem


veja também se antes de conectar esse comando melhora alguma coisa:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart


Veja direitinho as suas configurações do discador gnome-ppp, principalmente na aba opções na qual a opção ignorar sequencias de terminal (modo burro) deve ficar sempre marcada, e a opção verificar portadora para uns casos deve ficar desmarcada e para outros marcada. A opção que fala em rota padrão também tem de ficar marcada.


Observe também se pelo comando lsmod , executado no terminal, estes módulos ainda aparecem: snd-atiixp-modem, snd-intel8x0m e snd-via82xx-modem


Quando você tenta usar o discador ele faz algum som de discagem, ou seja, parece que vai conectar mais não conecta?

Veja também isso:

abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

quando o arquivo abrir veja se no final dele tem uma informação do tipo:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

repita o mesmo procedimento para o arquico chap-secrets, ou seja:

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

quando o arquivo abrir veja se no final dele tem uma informação do tipo:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente mude os valores entre duas aspas " " para seu nome de usuário completo (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor respectivamente e na formatação acima.

Uma pergunta aparentemente boba, entretanto importante, o último kernel instalado pelas atualizações apresentadas pelo gerenciador de atualizações do Ubuntu foi o 2.6.27-9-generic ou seria outro. Pergunto isso por que o pacote modem-arquivos-v28.tar.gz seria adequado somente para ele ok.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2008, 13:27 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #803 Online: 20 de Dezembro de 2008, 13:14 »
Risaldo Costa acho que encontrei o possível erro.

É o seguinte quando você instala o pacote modem-arquivos-v27.tar.gz ele instala em /usr/sbin o executável slmodemd. Ao usar o pacote modem-arquivos-v28.tar.gz ele vai querer instalar outro executável slmodemd em /usr/sbin que foi criado pela compilação do driver para o kernel 2.6.27-9-generic, mas como já existe este arquivo por lá vai dar erro e ele não vai substituir o antigo por que eu esqueci de colocar o comando que faz a substituição (falha minha) e portanto ele fica com o antigo slmodemd que não deve funcionar para o novo kernel.


Vou pedir para que faça o seguinte, abra um terminal e digite:

sudo mv  /usr/sbin/slmodemd /usr/sbin/slmodemd.backup

Depois abra o nautilus como root (sudo nautilus) e copie o executável slmodemd da pasta modem-arquivos-v28 que se encontra na sua pasta de usuário na pasta home e coloque exatamente em /usr/sbin do sistema e  depois execute o comando:

sudo chmod +x /usr/sbin/slmodemd

sudo depmod -a

Depois reinicie o PC.

Veja se no kernel novo agora funciona. Caso não funcione e você voltando para o kernel antigo e o mesmo ficar sem funcionar também, é só pegar o slmodemd.backup que se encontra em /usr/sbin e renomear para o nome slmodemd no mesmo local (/usr/sbin) substituindo o que tem lá. Será que fui claro ou compliquei?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2008, 13:22 por alarcon »

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #804 Online: 20 de Dezembro de 2008, 13:23 »

gostaria de saber o resultado dos comandos:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab-winmodem


risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ dmesg | grep slamr
[   13.131877] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[   13.265379] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   13.331217] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...
[   13.331245] slamr 0000:00:0a.0: PCI INT A -> GSI 18 (level, low) -> IRQ 18
[   13.569773] slamr: slamr0 is SL1900 card.
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      4646  2.4  0.2   4372  4372 ?        SL   12:02   0:04 /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0
1000      5595  0.0  0.0   3256   824 pts/1    S+   12:05   0:00 grep slmodemd
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ lsmod | grep slamr
slamr                 437672  2
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ lsmod | grep ungrab-winmodem
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$



Alarcon, não sei se fiz correto, mas se não, conto com sua ajuda.

Verifiquei as config. do gnome-ppp e estão de acordo com o seu texto.


veja também se antes de conectar esse comando melhora alguma coisa:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

Este comando também não ajudou muito.


Veja também isso:

abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

quando o arquivo abrir veja se no final dele tem uma informação do tipo:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

repita o mesmo procedimento para o arquico chap-secrets, ou seja:

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

quando o arquivo abrir veja se no final dele tem uma informação do tipo:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente mude os valores entre duas aspas " " para seu nome de usuário completo (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor respectivamente e na formatação acima.

Uma pergunta aparentemente boba, entretanto importante, o último kernel instalado pelas atualizações apresentadas pelo gerenciador de atualizações do Ubuntu foi o 2.6.27-9-generic ou seria outro. Pergunto isso por que o pacote modem-arquivos-v28.tar.gz seria adequado somente para ele ok.

O fim do arquivo está correto com nome de usuário e senha do provedor.

E o kernel atualizado é o 2.6.27-9-generic.

Desde já obrigado pela grande ajuda.
Obs: Mesmo que não consiga me conectar agora pelo kernel 2.6.27-9-generic eu quero dizer que você me ajudou muito, afinal estou conectado no ubuntu 8.10 pelo kernel anterior usando o pacote modem-arquivos-v27.tar.gz.

Aguardo seu contato.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #805 Online: 20 de Dezembro de 2008, 13:26 »
está quase tudo correto, mas esse comando aqui lsmod | grep ungrab-winmodem está com um pequeno erro, pois deveria ser assim:

lsmod | grep ungrab_winmodem

tinha errado o comando, mas já corrigi por lá.

Veja o que falei mais acima antes deste seu último texto. Acho que ele deve resolver a questão.

Se não for isso, então este driver feito para o kernel mais recente deve estar com problemas.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2008, 13:29 por alarcon »

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #806 Online: 20 de Dezembro de 2008, 13:44 »
Risaldo Costa acho que encontrei o possível erro.

É o seguinte quando você instala o pacote modem-arquivos-v27.tar.gz ele instala em /usr/sbin o executável slmodemd. Ao usar o pacote modem-arquivos-v28.tar.gz ele vai querer instalar outro executável slmodemd em /usr/sbin que foi criado pela compilação do driver para o kernel 2.6.27-9-generic, mas como já existe este arquivo por lá vai dar erro e ele não vai substituir o antigo por que eu esqueci de colocar o comando que faz a substituição (falha minha) e portanto ele fica com o antigo slmodemd que não deve funcionar para o novo kernel.


Vou pedir para que faça o seguinte, abra um terminal e digite:

sudo mv  /usr/sbin/slmodemd /usr/sbin/slmodemd.backup

Depois abra o nautilus como root (sudo nautilus) e copie o executável slmodemd da pasta modem-arquivos-v28 que se encontra na sua pasta de usuário na pasta home e coloque exatamente em /usr/sbin do sistema e  depois execute o comando:

sudo chmod +x /usr/sbin/slmodemd

sudo depmod -a

Depois reinicie o PC.

Veja se no kernel novo agora funciona. Caso não funcione e você voltando para o kernel antigo e o mesmo ficar sem funcionar também, é só pegar o slmodemd.backup que se encontra em /usr/sbin e renomear para o nome slmodemd no mesmo local (/usr/sbin) substituindo o que tem lá. Será que fui claro ou compliquei?


Alarcon, fiz todos esses passos acima descritos por você, mas não obtive sucesso, no entanto ainda me conecto pelo kernel anterior sem precisar renomear o arquivo: slmodemd.backup


gostaria de saber o resultado dos comandos:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab_winmodem

risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ dmesg | grep slamr
[   13.941492] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[   14.031629] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   14.041744] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...
[   14.041770] slamr 0000:00:0a.0: PCI INT A -> GSI 18 (level, low) -> IRQ 18
[   14.254633] slamr: slamr0 is SL1900 card.
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      4645  4.4  0.2   4372  4372 ?        SL   12:34   0:19 /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0
1000      5667  0.0  0.0   3256   828 pts/1    S+   12:42   0:00 grep slmodemd
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ lsmod | grep slamr
slamr                 437672  2
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ lsmod | grep ungrab_winmodem
ungrab_winmodem        10112  0




Desde já muito obrigado.
Aguardo seu contato.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #807 Online: 20 de Dezembro de 2008, 13:47 »
É depois de ter escrito, eu fui olhar meu script e realmente não tinha feito o comando errado não, ou seja, já tinha pensado na possibilidade de substituição dos arquivos possivelmente já existentes, portanto deve ser mesmo algum defeito nos arquivos (precisamente no slamr.ko e ungrab-winmodem.ko) já compilados para esta versão do kernel, infelizmente.

O estranho é que pelos comandos mostrados, está tudo na mais perfeita ordem, entretanto não conecta.

veja:

módulos carregados:

Citar
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ lsmod | grep slamr
slamr                 437672  2
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ lsmod | grep ungrab_winmodem
ungrab_winmodem        10112  0

executável ativo:

Citar
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      4645  4.4  0.2   4372  4372 ?        SL   12:34   0:19 /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0
1000      5667  0.0  0.0   3256   828 pts/1    S+   12:42   0:00 grep slmodemd

Nenhuma mensagem de erro no boot:

Citar
risaldocosta@risaldocosta-desktop:~$ dmesg | grep slamr
[   13.941492] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[   14.031629] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   14.041744] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...
[   14.041770] slamr 0000:00:0a.0: PCI INT A -> GSI 18 (level, low) -> IRQ 18
[   14.254633] slamr: slamr0 is SL1900 card.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2008, 13:52 por alarcon »

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #808 Online: 20 de Dezembro de 2008, 13:53 »
É depois de ter escrito, eu fui olhar meu script e realmente não tinha feito o comando errado não, ou seja, já tinha pensado na possibilidade de substituição dos arquivos possivelmente já existentes, portanto deve ser mesmo algum defeito nos arquivos já compilados para esta versão do kernel, infelizmente.

O estranho é que pelos comandos mostrados, está tudo na mais perfeita ordem, entretanto não conecta.

Bom, de qualquer forma obrigado, afinal estou conectado, e depois, quando sair uma versão mais recente dos drivers tenho certeza que você criará outro pacote que funcionará.
Obrigado pela atenção e préstimos.
Até uma próxima dúvida.
Vou pedir-lhe que não esqueça de postar um novo pacote, talvez o v29, assim que ele estiver pronto.
Peço desculpas por qualquer exagero.
Até breve.

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #809 Online: 23 de Dezembro de 2008, 02:05 »
Alarcon, mais uma vez preciso de sua ajuda, precisei formatar meu pc e ao reinstalar o ubuntu 8.10 também instalei o pacote v27, no entanto estou encontrando problemas para conectar-me, é o seguinte, o discador faz toda a operação, reconhece o modem e tudo mais, mas não conecta.

Olha o log da tentativa de conexão:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34
ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L1DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DT17003131
CONNECT 33600
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Unable to run /usr/sbin/pppd.
--> Check permissions, or specify a "PPPD Path" option in wvdial.conf.
~[7f]}#@!}!j} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}"; ~~[7f]}#@!}!k} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}"r)~~[7f]}#@!}!l} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}">[0c]~~[7f]}#@!}!m} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}"w}%~~[7f]}#@!}!n} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}"=[17]~~[7f]}#@!}!o} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}"t}>~~[7f]}#@!}!p} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}",})~~[7f]}#@!}!q} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}"e ~~[7f]}#@!}!r} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}"/}2~~[7f]}#@!}!s} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&[7f][04]d3}'}"}(}"f[1b]~NO CARRIER
--> No Carrier!  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Tue Dec 23 01:03:33 2008


    Já fiz de tudo que estava ao meu alcance e não consigo, desculpe mais uma vez te importunar, mas realmente preciso.
    Desde já obrigado.
    Aguardo seu contato.