Autor Tópico: Driver ATI - qual?  (Lida 6532 vezes)

Offline marcelobbt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Driver ATI - qual?
« Online: 30 de Outubro de 2008, 07:32 »
Alguém sabe onde encontro o drive para a placa de vídeo ATI - Radeon 9600XT? No site da ATI encontrei dois para linux, mas não sei se serve e nem qual deveria baixar.

E depois queria saber se poderiam me explicar como devo instalar.

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Driver ATI - qual?
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2008, 11:14 »
Tenta instalar usando o envyng.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Serty

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2008, 19:08 »
Já tinha respondido a um problema semelhante cá no fórum...

Aí vai outra vez:

Depois de fazer o download (http://ati.amd.com/support/drivers/linux/linux-radeon.html) dos drivers para a tua placa, alterar a permissão do ficheiro descarregado para "executar" (botão direito do rato sobre o ficheiro -> Propriedades -> Permissões -> assinalar o quadradinho em frente a Executar).

Na consola, mudar para a directoria onde se encontra o ficheiro e entrar em root (-> sudo -i).

Correr o programa de instalação, montando o pacote específico para este S.O. e instalando-o:
-> sh ./ati-driver-installer-8-10-x86.x86_64.run --buildandinstallpkg Ubuntu/8.04   

Para inicializar:
-> sudo /usr/X11R6/bin/aticonfig --initial

Reiniciar a máquina.

Na consola -> fglrxinfo
dá a informação do que está instalado, para confirmar que tudo está bem. No meu caso deu:

display: :0.0 screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: Radeon X1950 Series
OpenGL version string: 2.1.8087 Release

confirmando que a versão do OpenGL é a que se queria instalar.

Para ajustar as definições da placa ou do monitor ir a Aplicações -> Acessórios onde o programa de instalação colocou já uma ligação para o ATI Catalyst Control Center.

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2008, 19:23 »
Tenho essa placa e os drivers estão em sistema>administração>drives de hardware , é só habilitar e reiniciar o sistema.Uso o 8.04.1.
Usuário Linux- 449417

Offline Serty

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2008, 20:17 »
Os drivers que aí estão são a versão 8.4, os que se podem sacar da ATI são a versão 8.10.

Offline marcelobbt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:38 »
Já tinha respondido a um problema semelhante cá no fórum...

Aí vai outra vez:

Depois de fazer o download (http://ati.amd.com/support/drivers/linux/linux-radeon.html) dos drivers para a tua placa, alterar a permissão do ficheiro descarregado para "executar" (botão direito do rato sobre o ficheiro -> Propriedades -> Permissões -> assinalar o quadradinho em frente a Executar).

Na consola, mudar para a directoria onde se encontra o ficheiro e entrar em root (-> sudo -i).

Correr o programa de instalação, montando o pacote específico para este S.O. e instalando-o:
-> sh ./ati-driver-installer-8-10-x86.x86_64.run --buildandinstallpkg Ubuntu/8.04   

Para inicializar:
-> sudo /usr/X11R6/bin/aticonfig --initial

Reiniciar a máquina.

Na consola -> fglrxinfo
dá a informação do que está instalado, para confirmar que tudo está bem. No meu caso deu:

display: :0.0 screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: Radeon X1950 Series
OpenGL version string: 2.1.8087 Release

confirmando que a versão do OpenGL é a que se queria instalar.

Para ajustar as definições da placa ou do monitor ir a Aplicações -> Acessórios onde o programa de instalação colocou já uma ligação para o ATI Catalyst Control Center.

Fiz isso tudo o que vc falou e deu erro aqui. Agora o melhor que consigo por eh uma resolucao de 800 x 600 e sem falar que o teclado ficou louco.

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:39 »
marcelobbt, sabe o que fiz, atualizei para o 8.10 e instalei os drivers 8.54, fiquei com o Catalyst Control Center e tudo.
Está uma beleza esse 8.10, até o som está melhor.Parabéns à Canonical.
Usuário Linux- 449417

Offline marcelobbt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2008, 16:35 »
Onde pego esse 8.10 ??

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2008, 17:49 »
Se você estiver usando o 8.04, vá em sistema >administração>canais de software  , clica em atualizações e na caixa de atualização de lançamento , coloque para  versões normais e dê ok.Vá em sistema>administração>gerenciador de atualizações , aparecerá a opção do 8.10, mande atualizar.Boa sorte.
Usuário Linux- 449417

Offline Leonardo1234

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2008, 01:39 »
Olá!!!

Rodei do livecd e rodou tudo, maravilha, inclusive a velocidade do pc é outra...Fiquei mais entusiasmado ainda.....vou instalar pela manhã.......Mas como todo iniciante é chato vai mais duas perguntas de novato...

1. Tenho uma placa TV Turner PCI Adapter ENLTV-FM V5.3 e irei instalá-la amanhã, o software dela é para windows, alguém sabe dizer se conseguirei utilizar essa placa de tv e captura no ubuntu?

2. Sempre tive a impressão de que não existiam vírus para Linux, mas fuçando no superdownloads verifiquei que existem vários programas antivírus para baixar.....Daí vai a dúvida, tem ou não vírus para linux, é recomendado que eu instale um destes antivírus, e em caso afirmativo qual deles?

Offline Luciano Gardim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2008, 03:05 »
1. Tenho uma placa TV Turner PCI Adapter ENLTV-FM V5.3 e irei instalá-la amanhã, o software dela é para windows, alguém sabe dizer se conseguirei utilizar essa placa de tv e captura no ubuntu?

Ela funciona quando você usa o Ubuntu pelo Live-CD? O software dela é pra que, exatamente? Se for instalação pra Windows não vai funcionar, como te falei no outro tópico. Pra saber se o Ubuntu reconheceu sua placa, faz o seguinte: entra no terminal e digita lspci. Veja na lista que irá aparecer se sua placa está ali. Se tiver dúvida, posta o resultado do comando aqui.

2. Sempre tive a impressão de que não existiam vírus para Linux, mas fuçando no superdownloads verifiquei que existem vários programas antivírus para baixar.....Daí vai a dúvida, tem ou não vírus para linux, é recomendado que eu instale um destes antivírus, e em caso afirmativo qual deles?

Aqueles anti-vírus servem para o seguinte: usar para "limpar" partições do Windows infectadas. Você dá o boot na máquina pelo CD do Ubuntu, e executa o anti-vírus pra limpar a parte infectada no Windows.

Não precisa instalar no seu Ubuntu não.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2008, 03:15 por Luciano Gardim »
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline renatoptr

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2008, 03:29 »
Olá, estou usando o Intrepid e uma radeon X1950pro agp, 
  Tanto no 8.10 quanto no 8.04 quando habilito os drivers restritos até entra no gnome, mas depois de um, ou dois minutos simplesmente some o vídeo e trava tudo.  Gostaria de saber como instalar o driver anterior (se é que existe pro intrepid), pois com o genérico não abre ne vídeo do youtube (apesar do compiz estar lisinho)...
com o driver antigo da ati o video não ficava uma maravílha e só detectava 128 dos 512 mb de vídeo e não rodava vídeos em fullscreen, mas dava pra navegar  e ver pequenos vídeos (youtube, .flv , avi , etc) sem problemas.

Valeu.

Offline marcelobbt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2008, 20:39 »
Se você estiver usando o 8.04, vá em sistema >administração>canais de software  , clica em atualizações e na caixa de atualização de lançamento , coloque para  versões normais e dê ok.Vá em sistema>administração>gerenciador de atualizações , aparecerá a opção do 8.10, mande atualizar.Boa sorte.

Fiz isso tudo e deu o seguinte erro

W:Falha ao buscar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/intrepid/Release  Unable to find expected entry  http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu//source/Sources in Meta-index file (malformed Release file?)
, E:Alguns arquivos de índice falharam para baixar, eles foram ignorados ou os antigos foram usados no lugar.

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2008, 20:46 »
Então digite no terminal: sudo apt-get dist-upgrade
Usuário Linux- 449417

Offline marcelobbt

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2008, 05:29 »
Eu desisto.

Algu[em sabe como volto as configuracoes originais? Antes de tentar colocar esse drive? Pelo menos minha resolu;'ao ficava maior e meu teclado estava normal.