Autor Tópico: Que recursos você sente falta no OpenOffice???  (Lida 20489 vezes)

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Online: 28 de Outubro de 2008, 17:27 »
Criei este tópico não para flame-wars, mas para que as pessoas tenham espaço para dizer o que sentem falta no OpenOffice. Sendo assim, alguém pode até conhecer algo que resolva a questão e sugerir uma solução.

Quem sabe também não é possível ajudar no desenvolvimento do projeto? Nunca se saber...  ::)

Abraços

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2008, 17:32 »
Bom, eu criei e eu começo. Gosto muito do OpenOffice, mas o que eu mais sinto falta nele é de um recurso que no Word se chamava de "controle de alteração". Servia para escrever textos coletivamente. Você enviava o texto para alguém e todas as alterações que a pessoa fazia eram registradas.

Quando o arquivo era salvo e reenviado para você era possível visualizar o texto como ele era anteriormente e as mudanças feitas. A partir dai bastava ir clicando em "aceitar" ou "rejeitar" as mudanças uma-a-uma para que o programa vá integrando ou não cada uma das alterações.

"Pouca gente" conhece este recurso, porém ele é muito útil para textos acadêmicos. Gostaria muito que tivesse algo similar para documentos .odt

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2008, 17:44 »
Que ele não perdesse os acentos quando se salva como .doc.
Que ele tivesse uma intesface mais bonita, desde que não ficasse aquela complicação do office 2007.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Franco Almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2008, 17:59 »
1) Na planilha: poder copiar a largura das colunas e colar em uma outra planilha. No Word da MS este recurso está em editar cola especial.

2) No Editor de texto poder inserir seções e numerar as páginas de cada seção iniciando a númeração da forma que desejar.

Se estes recursos existem no openoffice, nunca os encontrei.

Se existirem tais recursos e alguem souber por favor informe.

[ ]s,

franco
Disposto a aprender, disposto a compartilhar

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2008, 23:24 »
1) Com um click duplo no topo da página se adicionasse um Cabeçalho.

2) Interface, não ficar igual ao MsO 2007, mas tentar privar um pouco mais pela facilidade de uso.

3) Que não necessitasse o uso do Java.

4) Que fosse desenvolvido para usa-lo em computadores modestos.

5) Essa é pessoal, sempre que faço um trabalho no MsO me parece que o mesmo fica mais profissional que feito no o.o.

6) Ao abrir arquivos .doc e .pps ele continuasse perfeitamente com a formatação do MsO.

7) Gallery com imagens modernas, mais ilustrativas e coloridas.

8 ) WordArt.

9) Dicionários com mais palavras do nosso pt_BR.

10) Abrir os arquivos do MsO na mesma velocidade com que ele abre os seus formatos próprios.

Que me lembre são só essas as melhoria que me fazem falta e que poderiam ser adionadas ao o.o, mas o uso quase sempre e me dou bem com ele, uso o o.o 3, principalmente o Writer.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2008, 23:26 por deck.fox »
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2008, 00:11 »
Citar
2) No Editor de texto poder inserir seções e numerar as páginas de cada seção iniciando a númeração da forma que desejar.

Essa daqui é tranqüilo, cara. O que o MS Word chama de "seções", o Open/BrOffice chama de "Estilos de página". Basta clicar no botão "Estilos e formatação", clicar em "Estilos de página" e modificar os estilos existentes ou criar um novo estilo. Depois, você insere quebras de página onde quiser, mudando o estilo e a numeração de páginas, se assim o desejar. É uma outra maneira de lidar com a coisa, mas com meia horinha de prática a pessoa aprende legal.

Você também pode numerar as páginas através de uma extensão do projeto do OpenOffice. Segue o link: http://extensions.services.openoffice.org/project/Pager. Tem uma outra extensão chamada "pagination", não lembro das duas qual a que eu instalei aqui  ;D. Mas se eu não me engano, essa do link é melhor porque fica em português e tem mais opções para a numeração de páginas.

Boa sorte aí.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2008, 00:16 por vinicius_aleao »

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:02 »
Reprodução de música nos Slides... Isso é um absurdo!
Nem em OGG que é livre rola som!
Removido pela Moderação.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:11 »
Reprodução de música nos Slides... Isso é um absurdo!
Nem em OGG que é livre rola som!

Reproduzir os sons dos slides aqui o OpenOffice reproduz, não com a mesma qualidade, talvez não exatamente quando deveria, mas não posso falar muito sobre isso, afinal se eu recebo um arquivo desses eu deleto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2008, 12:33 »
Que ele não perdesse os acentos quando se salva como .doc.

Eu utilizo somente o OpenOffice e quando tenho que enviar algum documento em formatos MS-like os acentos não são perdidos não. Será que o problema não está na codificação padrão que você utiliza? Eu uso UTF-8

(...)

3) Que não necessitasse o uso do Java.

4) Que fosse desenvolvido para usa-lo em computadores modestos.

5) Essa é pessoal, sempre que faço um trabalho no MsO me parece que o mesmo fica mais profissional que feito no o.o.

(...)

9) Dicionários com mais palavras do nosso pt_BR.

(...)

3 - Quanto ao Java é fácil... aqui no fórum mesmo há um tópico para melhorar o desempenho do o e um dos ítens é a desativação do Java;
4 - Já vi o o sendo usado em micros modestos com e sem as dicas de otimização, só que particularmente... o MS-Office é para micros modestos? Até placa de vídeo 3D eu já vi nos requisitos recomendados (ou mínimos, nem lembro)
5 - Como essa é pessoal eu também adiciono a minha aqui... eu acho bem mais profissional o o (principalmente depois de conhecer um pouco mais do seu funcionamento)
9 - No site o BrOffice você pode pegar os dicionários que eles disponibilizam... com bem mais verbetes de nossa língua.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2008, 14:50 »
Como eu vejo isso?
Quando eu vou salvar em .doc ele me diz que nem tudo poderá ser salvo corretamente, eu dou ok e o documento salva sem acentos.
 estou tendo que exportar diretamente como PDF.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2008, 15:50 »
O que sentia falta era do Solver (Cálculo de pesquisa operacional). Mas no 3.0 já o instalaram :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2008, 20:34 »
Eu acho que todo mundo deve dar uma passadinha aqui: http://extensions.services.openoffice.org/

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2008, 20:48 »
@all

Em acordo com o dito pelo colega vinicius_aleao, o uso de estilos ter permite formatar os documentos de acordo com o teu gosto. Eu acho (em verdade tenho certeza) que ele é mais "fácil" de mexer do que o office XP/2003 (são exemplos que uso pois eu os tenho e já os usei no passado) nos documentos que gero no meu dia-a-dia (relatórios que obedecem a uma determinada formatação). O menu de contexto (botão direito do mouse) tem mais opções para acessar e a manipulação de "flutuantes" (imagens, fotografias, tabelas) é mais "fácil" no que tange a formatação desejada. Uso o openOffice desde minha época de Windows (BROffice) e, o único senão é o uso do Java (que não desabilito pois preciso de alguns recursos dependentes dele e os meus equipamentos suportam bem, mas que às vezes dá uns probleminhas por causa do compiz que rodo nelas).

Danpos.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2008, 21:30 »
Assino embaixo, danpos. A despeito do que muita gente possa pensar, sempre achei o Open/BrOffice mais amigável e mais fácil de trabalhar com tabelas, figuras e gráficos. Aliás, uma das coisas que me fez migrar (também em época de Windows) para o BrOffice é que eu nunca aprendi a mexer direito com colunas no MS Office, sempre bagunçava tudo, ao contrário do BrOffice.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2008, 21:32 por vinicius_aleao »

Offline Tura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Que recursos você sente falta no OpenOffice???
« Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2008, 21:43 »
Bom, eu criei e eu começo. Gosto muito do OpenOffice, mas o que eu mais sinto falta nele é de um recurso que no Word se chamava de "controle de alteração". Servia para escrever textos coletivamente. Você enviava o texto para alguém e todas as alterações que a pessoa fazia eram registradas.

Quando o arquivo era salvo e reenviado para você era possível visualizar o texto como ele era anteriormente e as mudanças feitas. A partir dai bastava ir clicando em "aceitar" ou "rejeitar" as mudanças uma-a-uma para que o programa vá integrando ou não cada uma das alterações.

"Pouca gente" conhece este recurso, porém ele é muito útil para textos acadêmicos. Gostaria muito que tivesse algo similar para documentos .odt

Legendário,

Mas o controle de alteração existe no openoffice.

Aqui no meu note roda openoffice 2.4 e tem esta opção no menu EDITAR>Alterações

[]s
Tura