Autor Tópico: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)  (Lida 9501 vezes)

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Online: 24 de Outubro de 2008, 21:31 »
Olá pessoal, bem como podem ver sou novo aki, espero que eu não esteja atrapalhando.

Bem vamos lá , eu instalei o ubuntu hoje , mais já tive um contato com ele no curso que fiz de linux para iniciantes.
Sim consegui instala lo embora tivera muito duvida pra configurar a internet , depois de consultar alguns foruns finalmente consegui

e agora minha duvida ;D

não consigo instalar os programas DGuitar e Tuxguitar, a unica coisa que eu sei é que ambos tem que ser em rpm para instala-los . mais não achei nenhuma versão deles na internet que seja em rpm

e agora como eu faço para instala los?
« Última modificação: 25 de Outubro de 2008, 19:20 por usuario verde »

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2008, 21:32 »
Se alguem conhecer algum programa estilo o guitar pro que funcione no ubuntu eu agradeço

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2008, 22:50 »
frets on fire não é tão elaborado como o guitar hero mas é livre pode ser que voce goste.
vá em: menu principal, aplicações, adicionar e remover, jogos, frets on fire.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2008, 22:52 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2008, 23:46 »
frets on fire não é tão elaborado como o guitar hero mas é livre pode ser que voce goste.
vá em: menu principal, aplicações, adicionar e remover, jogos, frets on fire.

Não amigo, é um software para ler partituras e tablaturas

mesmo assim obrigado pela coloboração

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2008, 07:01 »
voce já conhece o ubuntu studio? tem um catatau de coisas de musica lá, eu tenho a suite completa aqui em casa o arquivo para ler partituras é o DENEMO como eu não gosto de tablatura não quis baixar esse ai.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2008, 11:35 »
to usando o tuxguitar, ele é bonzinho mais não é igual ao guitar pro. a qualidade de som dele é horrivel

nesse ponto o linux não supriu minha necessidade

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2008, 19:22 »
Pra quem quiser um programa pra ler tablaturas e partituras baixe

http://www.tuxguitar.com.ar/download.html

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2008, 20:22 »
Olá pessoal, bem como podem ver sou novo aki, espero que eu não esteja atrapalhando.

Bem vamos lá , eu instalei o ubuntu hoje , mais já tive um contato com ele no curso que fiz de linux para iniciantes.
Sim consegui instala lo embora tivera muito duvida pra configurar a internet , depois de consultar alguns foruns finalmente consegui

e agora minha duvida ;D

não consigo instalar os programas DGuitar e Tuxguitar, a unica coisa que eu sei é que ambos tem que ser em rpm para instala-los . mais não achei nenhuma versão deles na internet que seja em rpm

e agora como eu faço para instala los?

Só corrigindo:

Pacotes .rpm são para distribuições baseadas em Red Hat (Red Hat, Fedora, Cent OS, etc..), o Ubuntu é baseado em Dedian, e assim como seu 'pai' usa pacotes .deb

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2008, 21:10 »
Olá pessoal, bem como podem ver sou novo aki, espero que eu não esteja atrapalhando.

Bem vamos lá , eu instalei o ubuntu hoje , mais já tive um contato com ele no curso que fiz de linux para iniciantes.
Sim consegui instala lo embora tivera muito duvida pra configurar a internet , depois de consultar alguns foruns finalmente consegui

e agora minha duvida ;D

não consigo instalar os programas DGuitar e Tuxguitar, a unica coisa que eu sei é que ambos tem que ser em rpm para instala-los . mais não achei nenhuma versão deles na internet que seja em rpm

e agora como eu faço para instala los?

Só corrigindo:

Pacotes .rpm são para distribuições baseadas em Red Hat (Red Hat, Fedora, Cent OS, etc..), o Ubuntu é baseado em Dedian, e assim como seu 'pai' usa pacotes .deb


é que me passaram essa informação errada, mais você ta totalmente certo mesmo.


você pode por favor me indicam um site com downloads de arquivo .deb?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2008, 21:17 »
Recomendo sempre fazer uma busca pelo site oficial do programa desejado, normalmente nestes você quase sempre encontrará a última versão estável provavelmente empacotada para várias distribuições. Mas um site que é referência para muitos é o GetDeb, dê uma olhada se encontra o que quer lá.

Precisamos estamos aí

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2008, 22:38 »
Recomendo sempre fazer uma busca pelo site oficial do programa desejado, normalmente nestes você quase sempre encontrará a última versão estável provavelmente empacotada para várias distribuições. Mas um site que é referência para muitos é o GetDeb, dê uma olhada se encontra o que quer lá.

Precisamos estamos aí
Po cara valeu mesmo, já deu pra perceber que você é gente boa pra caramba.vou pesquisar no site ve se encontro algo que eu use.

abraços

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2008, 15:02 »
eu instalei o wine aki consegui emular perfeitamente, se alguem se interessar eu passo o tuto que eu usei para habilitar o midi e instlar o guitar pro .

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2008, 13:09 »
eu instalei o wine aki consegui emular perfeitamente, se alguem se interessar eu passo o tuto que eu usei para habilitar o midi e instlar o guitar pro .

Você pode fazer o tuto e postar na seção de Dicas aqui do fórum, o que acha?

Offline ursoouindio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2008, 18:07 »
Usuário Verde, também sou iniciante em Linux e tenho muito interesse neste tutorial. Agradeço se indicar onde o encontro ou se postar você mesmo!

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Duvida com DGuitar e tuxguitar!(resolvido)
« Resposta #14 Online: 30 de Outubro de 2008, 21:43 »
Usuário Verde, também sou iniciante em Linux e tenho muito interesse neste tutorial. Agradeço se indicar onde o encontro ou se postar você mesmo!

Você sabe emular o arquivo pelo wine? se não souber não tem problema eu te ajudo. se quiser me adcionar no msn fique a vontade, meu msn é havaianasroxa@hotmail.com

Vamos-lá?

Emulando pelo wine

o guitar pro que eu usei baixei no site www.isohunt.com o arquivo chama Guitar Pro 5.2 (with complete RSE packs) emule o arquivo .exe

Abra seu gerenciandor de pacotes(sitema|administração|gerenciado de pacotes synaptic).
Ao abrir o gerenciador de pacotes, sera solicitada a sua senha de root.digite a e clique em ok.

Clique em procurar e digite Wine , clique no botão procura.

Clique no quadrado a esuqerda e selecione a opção marcar para instalação, depois clique em aplicar

Aguarde o termino da instalação

Quando terminar a instalação, clique em fechar.
Senão aparecerem mensagens de erro significa que a instalação foi efetuado com suceso

Agora vamos configurar o Wine.

Clique na guia aplicações |wine|configuração wine

Verifique a opção sistema operacional windows xp está marcada.Você poderá alterar mais tarde.

Clique nas unidades. Em seguida, clique no botão auto detectar para que o wine detecte suas unidades. Feito isso, clique em aplicar e depois em ok.Pronto! Seu wine está instalado.

Instalando o arquivo .exe do guitar pro

Abra o driver em que esta o arquivo de instalação do guitar pro, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo Setup.exe e selecione a opção abrir com outra aplicação.

Na nova janela que aparece, clique na opção usar um comando personalizado...e depois em navegar...

Procure o arquivo wine e clique em abrir.Na janela seguinte , clique novamente em abrir.
Observe a caixa Usar comando personalizado aparece o caminho para onde o wine está instalado no seu disco (/usr/bin/wine)

depois de clicar mais uma vez em abrir , a instalação do GUitar pro começará.Elá é simples apenas próximo próximo e conxluir

depois que iniciar coloque o cd key vindo juntamente com arquivo do programa que você baixou no isohunt ou outro site.

Para iniciar o guitar pro, clique em aplicações|Wine|Programas|Gutar pro 5.


fonte: revista easy linux, tutorial retirado e adaptado dela.mais retirado que adaptado  ;D

Vamos instalar o midi

Receita:
- timidity
- freepats
- msttcorefonts

Modo de Preparo:

Antes de mais nada, vamos instalar um pacote de fontes:

#apt-get install msttcorefonts

Porque? Pode ser que as fontes no GP5 fiquem com caracteres estranhos, tanto na instalação quanto na execução do programa.

Baixe o Guitar Pro 5 (GP5DEMO.exe) no site do Guitar Pro. Instale-o com Next, Next, Finish. Se aparecer um erro na instalação, apenas clique em ignorar.

Para tocar midi no nosso Debian precisamos do Timidity. O Timidity converte o midi para áudio em tempo real. Para instalar:

#apt-get install timidity freepats

Tá, mas e esse freepats aí? Eu explico! Freepats são patches de instrumentos, ou seja, são arquivos que simulam sons de instrumentos que são interpretados pelo Timidity. Legal né?

Agora vamos iniciar o timidity, no console:

$timidity -iA

O paramêtro iA serve para rodar o Timidity como servidor midi default para Alsa, permitindo a execução dos seus midis :)

Abra o Guitar Pro 5 e clique em Opções, configurações MIDI. Em Porta Dispositivo, escolha Timidity. Em MIDI Input (Nota por Nota) faça o mesmo. Clique em OK.

Pronto, se tudo ocorreu bem seu GP5 já deve estar funcionando! Carregue uma tablatura e verifique se o som está saindo :)
Se o som sair "embolado", você pode desmarcar o recurso do Guitar Pro chamado RSE [Realist Sound Engine] (aperte F2 para ativar/desativar este recurso). Lembrando que esse recurso está presente na versão Full. Na versão demo (usada no tutorial) este recurso não está presente.

fonte: tutorial retirado da internet


Eu consegui instalar o midi aki apenas digitando os comando

#apt-get install timidity freepats

e

$timidity -iA

OK?  abraços.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 22:10 por usuario verde »