Autor Tópico: Actualizar o ubuntu para uma nova versão é seguro?  (Lida 3857 vezes)

Offline FlashTH

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Actualizar o ubuntu para uma nova versão é seguro?
« Online: 11 de Outubro de 2008, 06:56 »
Boas ppl

Tenho o ubuntu 8.04 instalado (Agora já dá, não sei porquê). Quando sair a 8.10, posso actualizar sem ter de perder tudo o que tenho instalado? E a actualização fica bem feita, sem bugs nem coisas do género? É que não me está a apetecer muito ter que instalar isto tudo outra vez ::)

Offline sylvester

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Actualizar o ubuntu para uma nova versão é seguro?
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2008, 07:04 »
Sim é perfeitamente possível fazer o upgrade de forma segura.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2008, 11:01 »
Mas não é obrigatória a mudança, eu estou com o 8.04.1 e pretendo ficar um bom tempo, pois, a versão será suportada por dois anos(LTS).
Sugestão: Instala esse tema aí:  Dust Aurora    https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/DustTheme?action=show&redirect=Artwork%2FIncoming%2FIntrepid%2FDustTheme
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 11:05 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline sylvester

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2008, 15:17 »
Uma pequena correção Ioca100... a versão LTS tem suporte não para dois, mas três anos em Desktop e cinco para servidor.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2008, 08:20 »
Uma pequena correção Ioca100... a versão LTS tem suporte não para dois, mas três anos em Desktop e cinco para servidor.
Valeu Sylvester, fiz confusão com o tempo de lançamento, pois, a última LTS foi a 6.06, ou estou errado novamente?Abs.
Nada como uma pesquisa no Google.
"O Ubuntu tem uma nova versão de 6 em 6 meses, sendo cada uma delas suportada com actualizações durante 18 meses. De 2 em 2 anos surge uma versão LTS (Long Term Support) que tem suporte oficial durante 3 anos para os desktops e 5 anos para a versão server.

Até agora já foram lançadas 8 versões do Ubuntu (duas das quais LTS) que são:

* Ubuntu 4.10 (Warty Warthog)
    * Ubuntu 5.04 (Hoary Hedgehog)
    * Ubuntu 5.10 (Breezy Badger)
    * Ubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake)
    * Ubuntu 6.10 (Edgy Eft)
    * Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn)
    * Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon)
    * Ubuntu 8.04 LTS (Hardy Heron)

Neste momento encontra-se em desenvolvimento a versão 8.10 que tem como nome de código Intrepid Ibex."
Fonte:    http://brazovsky.blogspot.com/2008/05/o-que-o-ubuntu.html
« Última modificação: 12 de Outubro de 2008, 08:28 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline flsantos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2008, 12:59 »
Aproveitando a deixa deste post...
Tendo removido o metapacote ubuntu-desktop será que existirão problemas de upgrade?
Eu tenho sempre feito upgrades sem problemas (só tenho de limpar depois o lixo), mas agora que tenho o Aspire One onde o espaço já é um problema removi esse metapacote para poder limpar certas coisas que não preciso.
Obrigado desde já pelo vosso tempo...

Offline MalGaniz

• Usuário Ubuntu
  • *
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
« Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2008, 14:07 »
Bem, no meu caso, atualizar e de alto risco! (desculpem a escrita, estou com LiveCD)

Basta ler o meu caso? http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41318.0.html

Acredito que no meu caso foi uma baita falta de sorte, nao pretendo atualizar mais nada mas sim baixar o CD do 8.10 e fazer uma instalacao limpa, embora eu va configurar controle na paralela, video, som (mp3), jogos, wine.......................... bom, com a nova instalacao eu vou perder tudo mesmo.

Offline FlashTH

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2008, 16:09 »
Mas tipo, os programas que são apenas para 8.04, e tudo o que tenho instalado, nomeadamente flash player, java e outros, continuarão a funcionar? Ou vão dar problemas?

Offline Glauco Hass

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2008, 17:09 »
Desde a 6.06 eu já atualizei 3 vezes. Uma deu errado, 6.06->7.04, tinha um bug com a configuração do driver nVidia que derrubava o X. Para quem não sabe o que fazer, é o tipo do problema que obriga a uma instalação do zero. Nas duas vezes seguintes a atualização foi muito bem sucedida, 7.04->7.10 e 7.10->8.04.
Considerações a se fazer em uma atualização:
- Nunca faça nos primeiros 10 dias após o lançamento, velocidade incrivelmente baixa e erros nos scripts de atualização podem ser um problema.
- Ficarão resíduos da versão anterior.
- Aplicativos instalados manualmente não serão atualizados e podem deixar de funcionar por dependências de algumas bibliotecas. A solução é instalar novamente.
- Módulos e drivers compilados para uma versão específica do kernel deixarão de funcionar, mas esse problema também ocorre em uma simples atualização do kernel na mesma versão do Ubuntu. A solução: compile de novo.
- A comodidade da atualização bem sucedida é excelente. Clica em atualizar versão, espera o download e é só alegria.
- Se você não usa repositórios de terceiros ou não sabe o que é isso e não faz instalação de programas importantes pra você diretamente de algum site na internet, a quantidade de resíduos da versão antiga é mínima e a probabilidade da atualização ser bem sucedida aumenta muito.
- Uma partição separada para o /home é essencial. Se você não fez isso ainda, não atualize, salve seus arquivos e faça uma instalação nova separando o sistema do diretório /home. Uma atualização nunca vai mexer no /home, então seus arquivos sempre estarão a salvo.
- Não existe problema no sistema do Linux que não seja possível de arrumar. Com arquivos de configuração em texto puro, dá pra mudar qualquer coisa. Óbvio que na prática é um pouco mais complicado que isso, ninguém sabe tudo, mas é perfeitamente possível, ainda mais com alguma leitura.

Em relação à pergunta sobre flash e java, eles serão atualizados também. Esses aplicativos em específico não são dependentes de uma versão específica do Ubuntu, são quase um sistema à parte, especialmente o java.