Autor Tópico: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo  (Lida 54294 vezes)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2008, 09:17 »
Seguinte, remove tua mensagem ou vou banir você do fórum.. Aqui não é permitido nenhum tipo de ataque a usuáros. E ninguem no fórum é obrigado a tirar tua duvida, eles tiram quando sabem e quando podem.

Na boa, tu também já tá ENCHENDO O SACO (gravou ?), qualquer mensagem que um manda tu já chega ameaçando que vai banir do Forum, e isso é em um monte de tópico. Faz assim, porque nao bane todo mundo, ou melhor, cria um forum só pra ti ? Para todas as coisas tem jeito.

Aprende com outros a ser moderador. Não é porque tu botou 5 estrelinhas azuis ali no teu avatar que tu é melhor que os outros. O cara nem sequer atacou um usuário, só ficou revoltado porque chamaram ele de troll. Só.

Quanto ao usuário em questão, pedir com jeito sempre é o melhor. Vejo que está com muitos problemas na configuração do teu SO. Quando ao sistema ficar em inglês, voltar para o portugues é fácil, é só ir no synaptic e mandar reinstalar os pacotes de linguagem para o portugues, e nas preferencias (nao me lembro bem o lugar certo onde fica), é só setar a linguagem para o portugues.

 O adphone é um protocolo SIP, entao, basta configurar ele no Ekiga. Eu uso o JustVoip sempre no Ekiga, que é um Voip universal, simples, de fácil uso e muito estável. Eu criei um tópico para configurar o Just no Ekiga. talvez seja util para você. Veja em:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31563.0.html

Os jogos do wine, as vezes ,rodam meio lentos. Tem o ubuntugames (o site andava fora do ar), que explica como instalar este jogo no Ubuntu. Vou te dar uma dica: Caso tenha windows, e tenha bastante espaço em disco, copir tuas dlls do /windows/system32 para a mesma pasta que tá dentro de home/USUARIO/.wine/drivec/windows (ou coisa parecida). Muitas aplicações 4windows vão funcionar melhor. O Wine não é um emulador, e sim, uma implementação de API, no qual usa as dlls para rodar os programas melhor.

Quanto ao som do teu note, que marca ele é ? Algumas placas VIA apresentam problemas com sistemas linux, e teu som deve ser integrado a ela.

Concordo que se perde muito tempo para aprender a se utilizar um SO, mas tudo vai da vontade de se aprender ou nao. Eu mesmo já me irritei muitas vezes, e não só com o Linux, muito mais com o Windows (muito mais mesmo).

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2008, 10:13 »
Seguinte, remove tua mensagem ou vou banir você do fórum.. Aqui não é permitido nenhum tipo de ataque a usuáros. E ninguem no fórum é obrigado a tirar tua duvida, eles tiram quando sabem e quando podem.

Na boa, tu também já tá ENCHENDO O SACO (gravou ?), qualquer mensagem que um manda tu já chega ameaçando que vai banir do Forum, e isso é em um monte de tópico. Faz assim, porque nao bane todo mundo, ou melhor, cria um forum só pra ti ? Para todas as coisas tem jeito.

Aprende com outros a ser moderador. Não é porque tu botou 5 estrelinhas azuis ali no teu avatar que tu é melhor que os outros. O cara nem sequer atacou um usuário, só ficou revoltado porque chamaram ele de troll. Só.

Carlos para você é fácil criticar né!

Afinal é um papel muito cómodo, não gostou de algo reclama, e assim vai.

Agora passar o dia recebendo MP de usuário reclamando de algo do fórum, toda hora um pedido de ajuda por MP/msn[1], além de ter que ler tudo na busca de manter o fórum organizado é sempre pouco reconhecido.

Uma das atitudes do fórum que mais admiro é a de tentar sempre preservar o usuário, mesmo que ele não saiba respeitar os outros (não é o caso aqui), e sempre dar aos usuários a maior liberdade possível (por exemplo aqui: você usou uma frase depreciativa, e em caixa alta, e só parei para pensar nisso quando relia o que tinha escrito).

Só que alguns usuários tem que aprender a pedir, aprender a saber conversar, aprender a viver em comunidade (onde todos deveriam se respeitar, mesmo que não tivessem uma solução definitiva para os seus problemas)... enviar uma mensagem cheia de frases em caixa alta, metendo o pau no sistema, e em usuários não vai ajudar ao próprio usuário, muito menos trazer paz ao tópico, onde será mais possível ter ataques do que soluções.

Tenha certeza que se um usuário começar a te atacar abertamente (ou mesmo via MP) aqui no fórum, o n3t0 terá a mesma atitude que tem em outros tópicos, mesmo você não gostando dela.

[]'s

Cristiano

[1]: Quanto ao envio de MP solicitando suporte, apenas quero deixar claro que a resposta é sempre a mesma:

Citar
A função de um fórum é compartilhar problemas e soluções entre a comunidade, e quando você solicita a solução por email esta tirando dos demais usuários a oportunidade de conhecer o problema, aprender com a solução, e até a ajudá-lo.

Crie um tópico e farei o possível para ajudá-lo

E não ache que a resposta é por preguiça, é simplesmente porque acho que assim beneficio mais a comunidade, assim como fez o n3t0, e como faria qualquer outro membro da equipe de admins/mods aqui do fórum.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 10:19 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2008, 11:25 »
Seguinte, remove tua mensagem ou vou banir você do fórum.. Aqui não é permitido nenhum tipo de ataque a usuáros. E ninguem no fórum é obrigado a tirar tua duvida, eles tiram quando sabem e quando podem.

Na boa, tu também já tá ENCHENDO O SACO (gravou ?), qualquer mensagem que um manda tu já chega ameaçando que vai banir do Forum, e isso é em um monte de tópico. Faz assim, porque nao bane todo mundo, ou melhor, cria um forum só pra ti ? Para todas as coisas tem jeito.

Aprende com outros a ser moderador. Não é porque tu botou 5 estrelinhas azuis ali no teu avatar que tu é melhor que os outros. O cara nem sequer atacou um usuário, só ficou revoltado porque chamaram ele de troll. Só.

Carlos para você é fácil criticar né!

Afinal é um papel muito cómodo, não gostou de algo reclama, e assim vai.

Agora passar o dia recebendo MP de usuário reclamando de algo do fórum, toda hora um pedido de ajuda por MP/msn[1], além de ter que ler tudo na busca de manter o fórum organizado é sempre pouco reconhecido.

Uma das atitudes do fórum que mais admiro é a de tentar sempre preservar o usuário, mesmo que ele não saiba respeitar os outros (não é o caso aqui), e sempre dar aos usuários a maior liberdade possível (por exemplo aqui: você usou uma frase depreciativa, e em caixa alta, e só parei para pensar nisso quando relia o que tinha escrito).

Só que alguns usuários tem que aprender a pedir, aprender a saber conversar, aprender a viver em comunidade (onde todos deveriam se respeitar, mesmo que não tivessem uma solução definitiva para os seus problemas)... enviar uma mensagem cheia de frases em caixa alta, metendo o pau no sistema, e em usuários não vai ajudar ao próprio usuário, muito menos trazer paz ao tópico, onde será mais possível ter ataques do que soluções.

Tenha certeza que se um usuário começar a te atacar abertamente (ou mesmo via MP) aqui no fórum, o n3t0 terá a mesma atitude que tem em outros tópicos, mesmo você não gostando dela.

[]'s

Cristiano

[1]: Quanto ao envio de MP solicitando suporte, apenas quero deixar claro que a resposta é sempre a mesma:

Citar
A função de um fórum é compartilhar problemas e soluções entre a comunidade, e quando você solicita a solução por email esta tirando dos demais usuários a oportunidade de conhecer o problema, aprender com a solução, e até a ajudá-lo.

Crie um tópico e farei o possível para ajudá-lo

E não ache que a resposta é por preguiça, é simplesmente porque acho que assim beneficio mais a comunidade, assim como fez o n3t0, e como faria qualquer outro membro da equipe de admins/mods aqui do fórum.

Primeiramente, clcampos, se foi dirigido a mim (fica subentendido), quero que alguem aqui do forum mostre alguma vez que eu mandei mensagem privada pedindo ajuda, ou pedindo ajuda em mensageiros instantaneos, seja a você, ou a qualquer outro. Primeiro porque nunca precisei, segundo, quando nao sei algo, eu pesquiso e sempre acho a solução. E além do mais, eu nao tenho o costume de adicionar pessoas que nao conheço em meus serviços de mensagem instantanea, muito menos pedir para sê-lo. E finalizando, as vezes que realmente pedi ajuda aqui mesmo no Forum não enche uma mão (acho que foi só uma vez a respeito de uma rede wireless, no qual eu mesmo achei a solução sozinho). Não que seja errado pedir, mas pela tua mensagem fica subentendido que eu fico mandando mensagens MP para todos pedindo ajuda, e além do mais, via MSN ou Gtalk.

Quanto ao "fácil criticar", sei muito bem o que é gerenciar pessoas. E vou novamente falar: O usuario nt30, a todo momento, ameaça banir usuários do forum, e é o unico da moderação com tal atitude. E novamente vou falar, isso enche o saco. Usei a caixa alta para destacar, não para "gritar", até porque eu nao preciso disso. Isso é a ansia de mostrar para os outros que "pode fazer isso".. eu entendo mais de coisas, mas também entendo um pouco de pessoas.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2008, 12:17 »
Primeiramente, clcampos, se foi dirigido a mim (fica subentendido), quero que alguem aqui do forum mostre alguma vez que eu mandei mensagem privada pedindo ajuda, ou pedindo ajuda em mensageiros instantaneos, seja a você, ou a qualquer outro. Primeiro porque nunca precisei, segundo, quando nao sei algo, eu pesquiso e sempre acho a solução. E além do mais, eu nao tenho o costume de adicionar pessoas que nao conheço em meus serviços de mensagem instantanea, muito menos pedir para sê-lo. E finalizando, as vezes que realmente pedi ajuda aqui mesmo no Forum não enche uma mão (acho que foi só uma vez a respeito de uma rede wireless, no qual eu mesmo achei a solução sozinho). Não que seja errado pedir, mas pela tua mensagem fica subentendido que eu fico mandando mensagens MP para todos pedindo ajuda, e além do mais, via MSN ou Gtalk.

Até reli minha mensagem para ver onde parecia que tinha dito que era para você, pois o intuito foi apenas  explicar que todas as ações são sempre feitas buscando algum ganho para a comunidade, e que mesmo assim é um trabalho árduo, e nada fácil, tendo muito mais coisas a fazer do que o que se pode ver.

Citar
Quanto ao "fácil criticar", sei muito bem o que é gerenciar pessoas. E vou novamente falar: O usuario nt30, a todo momento, ameaça banir usuários do forum, e é o unico da moderação com tal atitude. E novamente vou falar, isso enche o saco. Usei a caixa alta para destacar, não para "gritar", até porque eu nao preciso disso. Isso é a ansia de mostrar para os outros que "pode fazer isso".. eu entendo mais de coisas, mas também entendo um pouco de pessoas.

Carlos

As atitudes tomadas pelos admins/moderadores são normalmente debatidas, e pouquíssimas vezes tomadas por um só usuário, salvo aquelas coisas que não necessitam discussão (como tópicos repetidos, spam, e etc).  Portanto as coisas não são exatamente da forma que você pensa.

Quanto ao uso da caixa alta você bem sabe o que ela denota, portanto procure não dar o direito aos outros disso, até porque você não sabe, não vê, e não conhece quem esta lendo do "outro lado da tela". Então você pode até achar que não precisa, mas quem lê sua mensagem não sabe disso.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2008, 13:21 »
carlosaluisio não entendo a razão desse ataque ao n3t0 - ele agiu de modo correcto.
Se existem membros do forum que faltam ao respeito a outros, é da obrigação do n3t0 e dos outros moderadores agir para preservar o bom ambiente do forum.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #20 Online: 29 de Agosto de 2008, 13:23 »
Ok, participo de um monte de listas de discussão, há muito tempo, e o único moderador que tem a atitude de ameaçar banir por qualquer coisa é o referido.

Chegou de discussão
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #21 Online: 29 de Agosto de 2008, 15:09 »
Ok, participo de um monte de listas de discussão, há muito tempo, e o único moderador que tem a atitude de ameaçar banir por qualquer coisa é o referido.

Chegou de discussão
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Machizu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #22 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:48 »
Não queria criar um clima ruim entre os membros. Foi como o carlosaluisio falou, só fiquei com raiva por ser chamado de troll.
Não estou xingando ninguem, não estou pixando o ubuntu... Foi so um momento de raiva por tentar suprir minhas necessidades e não consegui.

Sou louco para usar o Ubuntu, mas não fazendo tudo que presciso não dá!

Estou no serviço agora! Quando chegar em casa editarei essa resposta!!

Fiz outra resposta! Pra ficar mais organizado.. Vejam la em baixo!
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 23:18 por Machizu »
Notebook Innovation SR F233
Core2 Duo, 1Gb Ram, 160 HD, 14' Widescreen, GVT 3Mb

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #23 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:58 »
Não queria criar um clima ruim entre os membros. Foi como o carlosaluisio falou, só fiquei com raiva por ser chamado de troll.
Não estou xingando ninguem, não estou pixando o ubuntu... Foi so um momento de raiva por tentar suprir minhas necessidades e não consegui.

Sou louco para usar o Ubuntu, mas não fazendo tudo que presciso não dá!

Estou no serviço agora! Quando chegar em casa editarei essa resposta!!

Machizu fico feliz na sua resposta.

Até entendo que quando nada funcione a gente fica nervoso.... poxa... eu fico bastante... mas o pessoal aqui faz uma ajuda voluntária, então mensagens mais nervosas, ou em caixa alta, ou reclamando do atendimento mais atrapalha do que ajuda, pois as pessoas que estão tentando acabam deixando de ajudar.

Mas acerte a mensagem, detalhe bem o problema que se pudermos fazer algo é evidente que vamos tentar, e tentar ao máximo na verdade, pois se tem algo que os usuários do ubuntu sabem é ser prestativos.

[]'s e obrigado.

Cristiano

obs.: O detalhamento da dúvida é melhor você colocar num tópico na área de suporte, já que aqui é depoimento.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 18:01 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline chapafogu1nho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • “Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes” .
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #24 Online: 29 de Agosto de 2008, 19:09 »

É assim mesmo, sempre haverá guerra. é igual aceitar os negros na sociedade. Sempre alguem vai discriminar alguma negrinho.

é só relevar ^^

PS: Não sou racista!
Computer is like to air-conditioning, not to provide with "Windows" open. hehe

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #25 Online: 29 de Agosto de 2008, 22:26 »
Tenho comigo o seguinte: nada justifica a má educação.

Tando por parte de um usuário, muito menos por parte da moderação.

A moderação tem, antes de tudo, que dar o exemplo de como se comportar.

Ameaças só tiram membros daqui.
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline Machizu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #26 Online: 29 de Agosto de 2008, 23:15 »
Alguem foi mal educado aki??? Acho que o amigo ai esta viajando!

Olha Cristiano, ja postei meus problemas, só que não obtive respostas concretas, deixa so eu passa a configuração aki, se resolver, faço um tuto no forum para ajudar o pessoal!

Problemas:
Claridade da tela não regula por (Fn + F7  e  Fn + F8)! Doi a vista (olho) se ficar olhando pra tela! Ficar um tempo oncioso, o sistema abaixa a claridade! Arquivo ../VGA/LCD/brig... Não existe!
Quando conecto o fone de ouvido, o som das caixas do note não é cortado!


Notebook Microboard InnovationSR F233 Core2Duo

*Placa de som: Dispositivo de High Definition Audio (No Win so falou isso)
Mais no PC WIZARD2008 falou: Device Audio :   82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller

*Placa de video: Mobile Intel 965 Express Chipset Family

Acho que assim ajuda mais:

VIDEO
General Information :   
Manufacturer :   Intel Corporation  (Elitegroup Computer Sys)
Model :   Mobile Intel(R) 965 Express Chipset Family
Bus Type :   PCI
Total Memory :   320 MB
Texture Memory :   251 MB
Processor :   Mobile Intel(R) 965 Express Chipset Family
Converter :   Internal
Refresh Rate (min/max) :   60/60 Hz

 GPU Information :   
Number of GPU :   1
Codename :   GMA X3100
Bus :   128-bit
Memory Type :   DDR2
GPU Frequency :   500 MHz
Memory Frequency GPU :   667 MHz
DirectX Support :   10
Pixel Shader Version :   3.0

SOM

General Information :   
Manufacturer :   Elitegroup Computer Sys
Version :   1.0
Output Stream :   4
Input Stream :   4
Bidirectionnal Stream :   No
64-bit support :   Yes
Mode :   High Definition Audio (HDA)

ABRASSSS!
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 23:25 por Machizu »
Notebook Innovation SR F233
Core2 Duo, 1Gb Ram, 160 HD, 14' Widescreen, GVT 3Mb

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #27 Online: 30 de Agosto de 2008, 02:34 »
Dei uma pesquisada e não achei nada.

Retorna a resposta do comando lspci, e quem sabe não facilita.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #28 Online: 30 de Agosto de 2008, 07:51 »
Usuário Linux- 449417

Offline Machizu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Linux (Ubuntu, etc) são perda de tempo
« Resposta #29 Online: 30 de Agosto de 2008, 10:22 »
Comando lspci:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 3 (rev 03)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 4 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev f3)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HEM (ICH8M) LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) IDE Controller (rev 03)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) SATA IDE Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller (rev 03)
06:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 01)

Vlw loca100, consegui o ajuste manual! O automático não deu pq não tenho esse arquivo! Mais ta ótimo para o começo!
Agora so falta mesmo o do som!
« Última modificação: 30 de Agosto de 2008, 10:33 por Machizu »
Notebook Innovation SR F233
Core2 Duo, 1Gb Ram, 160 HD, 14' Widescreen, GVT 3Mb