Autor Tópico: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador  (Lida 62901 vezes)

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2009, 22:24 »
Digite sudo gedit resolv.conf, dentro da pasta /etc, ai vai abrir como root e vc terá permissão de escrita no arquivo
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline toccafondo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2009, 22:45 »
Muito Obrigado !!!!!!!!!!!!!!

Consegui.

Ja tava até cansando disso... mais valeu todas as dicsa ai.

Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #17 Online: 28 de Dezembro de 2009, 00:10 »
Consigui baixar o "pacote resolv.conf" Obs: não sabia que tinha que baixar pelo Synaptic  ;D
Não tinha que precisar...  :-\

Citar
e ai segui tudo que o zekkerj falou... mas quando chego na "base" e abro ela com o gedit... esta sem nenhum escrito, quando entro com os "nameserver" e vou salvar fala que não tem como.
"Você não tem as permissões necessárias para salvar este arquivo. Por favor, verifique se você digitou a localização corretamente e tente de novo."
Vc tem que editar em modo root, pra poder salvar. Adicione um "gksu" antes do comando pra fazer isso.

Citar
Obs. Quando fui instalar o "pacote resolv.conf" ele me alertou de um erro... sera que foi isso? tem como eu desistalar esse pacote e baixar ele de novo ?

Obrigado pela atenção.
Chegou a anotar qual erro foi?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Darcamo

  • Visitante
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #18 Online: 28 de Dezembro de 2009, 22:06 »
O ideal se você usa um roteador é configurar o DNS no roteador e cada computador na rede usar o IP do roteador como endereço do DNS (a parte "nameserver 10.1.1.1" no arquivo /etc/resolv.conf se o IP do seu roteador na rede local for 10.1.1.1). Normalmente quando cada computador pega as configurações de rede por DHCP é isso que ocorre.

Para configurar manualmente basta editar o arquivo /etc/resolv.conf como já foi dito aqui para adicionar os endereços IP do DNS primário e secundário, mas também dá para fazer isso graficamente. Para isso, vá em "Editar conexões..." no NetworkManager (clicar com o botão direito do mouse nele),selecione a interface de rede que deseja configurar e clique em "Editar...". Na aba "Configurações IPv4" mude o método para "Somente endereços (DHCP) automáticos". O ubuntu vai continuar pegando o IP por DHCP, mas agora você pode especificar os servidores de DNS primário e secundário.

Obviamente também é possível escolher o método manual e setar tudo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #19 Online: 28 de Dezembro de 2009, 22:29 »
Citar
Na aba "Configurações IPv4" mude o método para "Somente endereços (DHCP) automáticos". O ubuntu vai continuar pegando o IP por DHCP, mas agora você pode especificar os servidores de DNS primário e secundário.
Eu já ia entrar aqui pra dizer que não há essas opções no NM do Kubuntu, mas por sorte resolvi checar antes... interessante, isso é relativamente novo, não? Quando configurei pela última vez a única opção que havia era uma caixa de seleção "usar endereços automáticos por dhcp". Que bom que melhorou.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline toccafondo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #20 Online: 29 de Dezembro de 2009, 00:49 »
Muito obrigado por todas as dicas... resolvi o meu problema.

O engraçado é que ontem mesmo consegui dar pau no ubuntu futricando em uma partição... resultado, instalei ele todo de novo.
Mais ai ficou bem mais facil por que ja tinha o caminho das pedras.

Quando fui instalar o pacote "resolv.conf" não ocorreu o erro que acusou da primeira vez. Melhor pra mim  ;D

Tenho outras varias dúvidas com assuntos diferentes desses (conexão de internet)... mais essa ajuda que vcs me deram me incentiva a futricar mais, sabendo que existe pessoas que possam me ajudar de forma efetiva.

Obrigado pela ajuda.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #21 Online: 30 de Dezembro de 2009, 20:25 »
Muito obrigado por todas as dicas... resolvi o meu problema.

O engraçado é que ontem mesmo consegui dar pau no ubuntu futricando em uma partição... resultado, instalei ele todo de novo.
Mais ai ficou bem mais facil por que ja tinha o caminho das pedras.

Quando fui instalar o pacote "resolv.conf" não ocorreu o erro que acusou da primeira vez. Melhor pra mim  ;D

Tenho outras varias dúvidas com assuntos diferentes desses (conexão de internet)... mais essa ajuda que vcs me deram me incentiva a futricar mais, sabendo que existe pessoas que possam me ajudar de forma efetiva.

Obrigado pela ajuda.


O resolv.conf é instalado junto do sistema, não precisa instalar ele na mão não
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #22 Online: 30 de Dezembro de 2009, 20:46 »
Ele se confundiu, asghan: o pacote que eu tinha pedido pra ele instalar chama-se "resolvconf", sem ponto. Serve pra alterar a forma como o "/etc/resolv.conf" é modificado, permitindo por exemplo que você fixe um ou mais servidores DNS sem necessariamente desativar os outros automáticos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #23 Online: 30 de Dezembro de 2009, 20:53 »
Há bom !!!!  ;D ;D ;D ;D
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits