Autor Tópico: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador  (Lida 62896 vezes)

Offline gabito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
(resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Online: 10 de Agosto de 2008, 13:06 »
Boa tarde!

eis que estou num dilema com a conexão no ubuntu!

aqui está meu problema:

Há pouco tempo tinha a BrT (brasil telecom) em casa e tudo ocorria bem só que a internet era lenta (250k). Eu usava linux (Ubuntu 8.04 64 bits) e tudo ocorria bem na BrT. Em casa temos 3 pcs, 1 com linux e 2 com windows xp. O modem que temos é um DLink DSL 500B que funciona em modo roteador.
A internet funcionava no ubuntu direitinho quando era BrT. A velocidade estava me incomodando e pra mim linux e internet lenta não combinam. Achei um pacote muito bom e ainda mais barato e mudei a linha pra GVT. Continuei usando ubuntu. Durante um mês tudo funcionou no linux perfeitamente bem. De repente nenhum pc conseguia conectar a internet. Liguei para o suporte técnico e depois de muita transferência na linha XD uma moça finalmente resolveu meu problema NO WINDOWS!
A moça pediu para que eu entrasse na configuração da conexão de rede do windows e colocasse um dns preferencial e outro alternativo. Voi lá! Os pcs de windows conseguiam conectar agora!
Mas o ubuntu não conectava. Eu só tenho um pc. Os outros são dos meus irmãos. Tentei pelo /etc/resolv.conf e adicionei os mesmos dns que a moça me passou. Nada adiantou. Tentei mudar o dhclient.conf e coloquei os dns também não funcionou.
Agora, estou perdendo o resto que ainda tenho de fios de cabelo XD tentando configurar o ubuntu.

Mas eu não vivo sem ubuntu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E ainda tem técnico de informática que diz que linux eles não pegam pra consertar porque ninguém usa!!!! Já ouviram essa?

Aguardo respostas.
 ;)
« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 21:52 por gabito »

Offline Eduardof

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Usuario Linux
    • Ver perfil
    • Poemas e Pensamentos
Re: GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2008, 19:41 »
Gabito, eu iria sugerir para voce colocar os DNS tanto no windows quanto no linux automaticos e configurar um DNS no seu modem. Tem um site otimo com uns tutoriais de configuração de modem mais nao sei se posso colocar aqui.
Qualquer coisa me avisa ai que te passo o  link.
“Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos” (William Shakespeare)

Offline gabito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2008, 21:29 »
Olá.

Acho que sei o site que está falando. É um site mainstream mas não pude encontrar informações pertinentes ao linux lá. Só tem informações sobre o Windows XP.

Estou utilizando os mesmos servidores DNS preferencial e alternativo que uso no windows xp.
Utilizei estes servidores no arquivo resolv.conf e não consegui nenhum resultado positivo. Utilizei eles também no dhclient.conf e não obtive sequer mudança significativa.

Simplesmente não funciona. Procurei em inúmeros fóruns e não encontrei nenhuma solução que resolvesse o problema.

Torço para que alguém aqui me dê uma luz.  :)

Offline gabito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: :'( GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2008, 22:41 »
alguma luz??  :'(

Offline gabito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2008, 21:59 »
Enfim, graças ao amigo do post anterior consegui resolver o problema!
A solução foi bastante simples! A GVT forneceu 2 endereços de dns para que eu conseguisse me conectar à internet sendo um dns preferencial e outro alternativo, conforme no windows xp. O que fiz foi editar o arquivo resolv.conf e adicionar os 2 endereços que a GVT me passou. Lembre-se que a GVT não presta suporte a pcs com linux até o momento. Para resolver o problema eu fiz os seguintes passos:

1o: abra o terminal, digite sudo gedit /etc/resolv.conf (se no ubuntu) ou sudo kate /etc/resolv.conf (se no kubuntu). Você terá a tela abaixo:
Código: [Selecionar]
### BEGIN INFO
#
# Modified_by:  NetworkManager
# Process:      /usr/bin/NetworkManager
# Process_id:   4730
#
### END INFO



nameserver 10.1.1.1

2o: insira, após nameserver 10.1.1.1 as linhas com o dns preferencial e o alternativo, respectivamente como no exemplo abaixo:

Código: [Selecionar]
### BEGIN INFO
#
# Modified_by:  NetworkManager
# Process:      /usr/bin/NetworkManager
# Process_id:   4730
#
### END INFO



nameserver 10.1.1.1
nameserver 200.175.82.139
nameserver 200.175.182.139

Nas 2 últimas linhas, temos os endereços de dns fornecidos pelo provedor. A primeira linha é o "site" do modem, o endereço que você usa para se conectar ao modem. Agradeço ao Eduardof pela luz.

Abraço.

Offline toccafondo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2009, 22:08 »
Gabito...

Por favor estou com o mesmo problema que você estava... e entendi que tenho que acrescentar

nameserver 10.1.1.1
nameserver 200.175.82.139
nameserver 200.175.182.139

a minha dúvida é que ao ligar o cabo da internet ele conecta como automático... ai quando faço essas alterações a internet até entra, só que muito lenta e ao reiniciar o note toda a configuração zera.

Sabe me dizer como resolvo esses dois problemas ?

Lembrando que tenho internet GVT e uso o Ubuntu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2009, 23:32 »
Faça essa configuração novamente, de forma que vc consiga conexão.

Depois instale o pacote "resolvconf".

Depois de instalado, edite o arquivo "/etc/resolvconf/resolv.conf.d/base" e adicione essas linhas "nameserver". A primeira, aliás, é desnecessária, pois aponta pro modem (bem ruinzinho aliás  ;D).

Pode também trocar os dois endereços fornecidos pela GVT pelos IPs do OpenDNS:

208.67.222.222
208.67.220.220
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2009, 00:09 »
Não seria mais rápido é fácil alterar o DNS direto no roteador? (foi uma pergunta capciosa)


sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2009, 00:19 »
Não seria mais rápido é fácil alterar o DNS direto no roteador? (foi uma pergunta capciosa)

Mais rápido talvez. Mais fácil? Não sei...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2009, 13:28 »
lhe garanto que é mais fácil, ainda mais nessa situação que envolve mais de um sistema operacional.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline toccafondo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2009, 18:12 »
Muito obrigado pela atenção... estou no meu terceiro dia de Ubuntu e realmente mudei do xp, por essa "assistência" que a comunidade linux tem.

Não encontrei esse pacote "resolvconf"... tenho que baixar da central de programas (não encontrei ele na central).

desculpa se a pergunta é muito banal : )

Valeu pela atenção.



Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2009, 18:28 »
Não achou o "resolvconf"? Estranho, ele é do repositório principal (universe), será que precisa habilitar alguma coisa que eu não lembre, por já fazer automaticamente?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline toccafondo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2009, 19:36 »
Boa pergunta !   :D

eu só encontrei um chamado "gerenciador de conexões"

E agora o que que eu faço ?


Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2009, 19:45 »
O resolv.conf é um arquivo de configuração q está na pasta /etc, vc pode usar o gedit como root para alterar as configurações nele
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline toccafondo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: (resolvido) GVT com dns preferencial e em modo roteador
« Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2009, 22:15 »
Consigui baixar o "pacote resolv.conf" Obs: não sabia que tinha que baixar pelo Synaptic  ;D

e ai segui tudo que o zekkerj falou... mas quando chego na "base" e abro ela com o gedit... esta sem nenhum escrito, quando entro com os "nameserver" e vou salvar fala que não tem como.

"Você não tem as permissões necessárias para salvar este arquivo. Por favor, verifique se você digitou a localização corretamente e tente de novo."

Alguém sabe me falar que que ouve ?

Obs. Quando fui instalar o "pacote resolv.conf" ele me alertou de um erro... sera que foi isso? tem como eu desistalar esse pacote e baixar ele de novo ?

Obrigado pela atenção.