Autor Tópico: Truques legais do Firefox 3  (Lida 235523 vezes)

Offline shamdro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #45 Online: 15 de Julho de 2010, 03:56 »
Tem aquele outro também do vangelho Mozilla, escrever about:mozilla dai aparece a mensagem macabra.
Para acelerar o Mozilla eu uso o Ailurus, um programa muito bom:
http://img64.imageshack.us/img64/2613/ailurus.jpg
Lucid Lynx (Celeron E3200, 2g, 320hd, Kernel2.6, Gnome2.30)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #46 Online: 20 de Outubro de 2010, 23:18 »
Em um bate papo outro dia o Hqx me passou umas dicas excelentes para o firefox, e que ajudaram demais por aqui. Fiquei de refazer meu perfil (que deve ser o mesmo desde o 8.10 ao menos, com firefox 2) e colocar as dicas aqui, mas devido a vários problemas acabei não mexendo ainda, acreditem!

Porém para que as dicas não fiquem só comigo eu reli a conversa (devidamente salva para criar o tópico) e as listo abaixo:

Para começar digitem na caixa de endereço do firefox about:config, para que possamos fazer as alterações. Após isso será apresentado uma tela, clique no botão Serei cuidadoso, prometo!.



Pesquise pela chave browser.sessionstore.interval, caso não exista crie a mesma como integer (número inteiro) com o valor 50000.

Função: O firefox salva informações de abas a cada 10 segundos para recuperar caso o mesmo feche, com a dica mudamos para 50, diminuindo um pouco o uso de CPU.



Pesquise por nglayout. Altere a chave nglayout.initialpaint.delay para 250.

Função: Chave controla o delay para renderizar as páginas.



Pesquise pela chave network.prefetch-next e altere o valor dela para false.

Função: O firefox carrega todos os links da página aberta para deixar a navegação mais rápida, caso clique em alguma. Pessoas que usam muitas abas, como eu que uso mais de 50 normalmente, acabam tendo problemas com a função.



As dicas acima são do Hqx, que fique bem claro!

Junto das dicas acima eu usei também as dicas do rjbgbo no tópico Um quebra-galho p/ o excesso de consumo da CPU pelo Firefox 6.x.x que foram também super úteis (segui inclusive o link com dicas do alarcon indicadas no tópico do rjbgbo).

As dicas mais importantes para mim foram a e a .
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #47 Online: 22 de Outubro de 2010, 10:49 »
Lembrei de outra...

O Firefox tem uma base de dados onde ele guarda os sites que vc visitou, e que depois de algum tempo fica desorganizada (leia-se grande, lenta, e consumindo muita memória). Pra resolver isso, essa base pode ser reorganizada. Isso pode ser feito de duas formas; na forma complicada, você abre o Console de Erros e executa nele o código abaixo:

Código: [Selecionar]
Components.classes["@mozilla.org/browser/nav-history-service;1"].getService(Components.interfaces.nsPIPlacesDatabase).DBConnection.executeSimpleSQL("VACUUM");
Na forma fácil, você instala a extensãp Vacuum Places (https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/13824/) e de tempos em tempos clica no botão (engrenagem cinza) que ela cria na barra de status.

(Dica repetida? Faxina autorizada :-[)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #48 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:42 »
Ótima essa, nem me lembrei dela. Uso o Vacuum Places já a algum tempo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #49 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:44 »
Alguém (que não eu ;D) poderia fazer um índice das dicas do tópico?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #50 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:47 »
Alguém (que não eu ;D) poderia fazer um índice das dicas do tópico?

O ideal é fazer o que eu fazia antes, organizar todas as dicas na primeira mensagem, porém acho que a primeira mensagem já esta no limite. Se tiver tempo vou tentar reorganizar a mensagem para caber tudo, mas acho difícil, dá ultima vez já deu um trabalhão.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #51 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:54 »
Eu faço assim
Código: [Selecionar]
for i in `find ~/.mozilla -name \*.sqlite`; do sqlite3 $i vacuum; done
for i in `find ~/.mozilla -name \*.sqlite`; do sqlite3 $i reindex; done

FF fechado.

Offline semideiapnick

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
    • pviana
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #52 Online: 26 de Outubro de 2010, 20:27 »
O que eu mais gosto no Firefox é a capacidade dele permitir adaptações. Consigo fazer ele funcionar do meu jeito.
Isso ja não é capaz quando agente fala em Google Chrome muito menos quando agente lembra do IE.



Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #53 Online: 13 de Abril de 2011, 14:08 »
https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/instaclick/

Permite abrir uma nova aba apenas apertando com o click direito em cima do link! Para abrir o menu de contexto no link precisa segurar a tecla Control!

Gostei muito dessa extensão!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #54 Online: 13 de Abril de 2011, 14:36 »
https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/instaclick/

Permite abrir uma nova aba apenas apertando com o click direito em cima do link! Para abrir o menu de contexto no link precisa segurar a tecla Control!

Gostei muito dessa extensão!
Utilidade com certeza pra quem tem notebook... apesar de que eu já me acostumei a abrir a nova aba usando os dois botões do touchpad ao mesmo tempo, como se fosse o terceiro botão.

Tem uns modelos de netbook (se não me engano o Eeee) que só tem um botão, vc clica de um lado ou de outro pra ter o efeito de botão direito ou esquerdo. Nesse caso a extensão se torna quase obrigatória. Grande dica.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #55 Online: 06 de Maio de 2011, 11:32 »
Apesar de consumir muito processamento ainda prefiro o FF, mesmo ainda com outros bugs como não atualizar e não manter o cache no local correto...
LinuxMint 14
CCE Core i3

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #56 Online: 06 de Maio de 2011, 11:41 »
Apesar de consumir muito processamento ainda prefiro o FF, mesmo ainda com outros bugs como não atualizar e não manter o cache no local correto...
Desculpe, "bugs como não atualizar"? A versão do FF do Ubuntu atualiza com o sistema, se não atualizar pra versão 4 é pq a equipe de desenvolvimento assim prefere. Ou seja, não é um bug, é uma decisão de projeto.

E sobre o cache... qual seria o "local correto"? ???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #57 Online: 06 de Maio de 2011, 11:46 »
Desculpe, "bugs como não atualizar"? A versão do FF do Ubuntu atualiza com o sistema, se não atualizar pra versão 4 é pq a equipe de desenvolvimento assim prefere. Ou seja, não é um bug, é uma decisão de projeto.

A toda hora recebo um aviso de atualização do FF, eu aceito e ele fica horas rodando e não sai disso.

E sobre o cache... qual seria o "local correto"? ???

Acredito que seja em:
/home/usuario/.mozilla/.firefox/.diretoriodousuario default/cache
LinuxMint 14
CCE Core i3

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #58 Online: 06 de Maio de 2011, 11:46 »
Lembrei de outra...

O Firefox tem uma base de dados onde ele guarda os sites que vc visitou, e que depois de algum tempo fica desorganizada (leia-se grande, lenta, e consumindo muita memória). Pra resolver isso, essa base pode ser reorganizada. Isso pode ser feito de duas formas; na forma complicada, você abre o Console de Erros e executa nele o código abaixo:

Código: [Selecionar]
Components.classes["@mozilla.org/browser/nav-history-service;1"].getService(Components.interfaces.nsPIPlacesDatabase).DBConnection.executeSimpleSQL("VACUUM");
Na forma fácil, você instala a extensãp Vacuum Places (https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/13824/) e de tempos em tempos clica no botão (engrenagem cinza) que ela cria na barra de status.

(Dica repetida? Faxina autorizada :-[)
Descobri uma outra extensão chamada Vacuum Places Improved (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/vacuum-places-improved/). Ela tem duas vantagens sobre a extensão original:
1. O ícone pode ficar escondido, reaparecendo quando a limpeza da base places é necessária.
2. A extensão aceita uma programação pra limpeza periódica, automática, da base.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #59 Online: 06 de Maio de 2011, 11:48 »
Desculpe, "bugs como não atualizar"? A versão do FF do Ubuntu atualiza com o sistema, se não atualizar pra versão 4 é pq a equipe de desenvolvimento assim prefere. Ou seja, não é um bug, é uma decisão de projeto.

A toda hora recebo um aviso de atualização do FF, eu aceito e ele fica horas rodando e não sai disso.
Se vc recebe aviso de atualização é pq não instalou o FF a partir dos repositórios, o que não é recomendado...

Citar
E sobre o cache... qual seria o "local correto"? ???

Acredito que seja em:
/home/usuario/.mozilla/.firefox/.diretoriodousuario default/cache
Ué, mas não está lá?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D