Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível  (Lida 501099 vezes)

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #600 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:05 »
Ok, mas e o restante ?

sda1 - / - ext3 - ?Gb
sda2 - /home - ext3 - ?Gb
sda3 - swap - swap - 1Gb

Dá uma idéia aí gente ! Tô querendo instalar o 8.10 ainda hoje. Tô aguardando alguém me dar uma luz com algum exemplo concreto de particionamento.


sda eu deixaria 30 gbs. roda o linux inteiro! lisinho e tu nunca mais preocupa com essa partição! já q tem muito hd! e vc so usa linux.
eu deixaria  2gb para swap. é o maximo q o kernel lê e sim! mesmo com 2 gb de ram o linux usa swap.
o resto fica pra home, e outras partições, pode colar uma backup, também! ai vai do seu gosto particionar.

**************************************EDIT

caso vc use oracle e outras ferramentas de desenvolvimento( como oracle, etc). vc vai precisar de muito swap. so o oracle usa 1gb!
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 13:19 por brottor »
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #601 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:20 »
Valeu pessoal ! Ajudaram bastante ! Acho que vou fazer assim:

Para um HD de 160Gb e 2Gb de RAM:

sda1 - / - ext3 - 30Gb (uma pessoa sugeriu 10, a outra 20 e a outra 40)
sda2 - /home - ext3 - 126Gb
sda3 - swap - swap - 4Gb

Que tal ? Exagerei ?
Usuário GNU/Linux #478164

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #602 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:26 »
Bem, não sei ao certo, mas pela mensagem anterior do Brottor, ele deu a entender que o máximo de Swap reconhecida pelo kernel linux é de 2 Gb. Por isso seria bom você pesquisar a veracidade dessa informação antes de lascar 4 Gb de swap, não acha?

Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline Fabianotremembe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #603 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:33 »
ah muita diferença entre o ubuntu 8.10 32bits e o 64 bits???

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #604 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:35 »
Bem, não sei ao certo, mas pela mensagem anterior do Brottor, ele deu a entender que o máximo de Swap reconhecida pelo kernel linux é de 2 Gb. Por isso seria bom você pesquisar a veracidade dessa informação antes de lascar 4 Gb de swap, não acha?



http://under-linux.org/forums/iniciantes/58999-memoria-swap.html

da uma olhada aqui. quinto post x86 acho q é 2gb de swap o máximo. quanto a 64bits, ai pode variar...
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #605 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:37 »
Bem, não sei ao certo, mas pela mensagem anterior do Brottor, ele deu a entender que o máximo de Swap reconhecida pelo kernel linux é de 2 Gb. Por isso seria bom você pesquisar a veracidade dessa informação antes de lascar 4 Gb de swap, não acha?



É que foi falado que, dependendo do que for usar, como por exemplo o Oracle, iria precisar de mais swap. Como não sei se esse caso se aplica a mim, coloquei 4Gb como garantia, mas concordo com você que é exagero e vou alterar:

sda1 - / - ext3 - 30Gb
sda2 - /home - ext3 - 128Gb
sda3 - swap - swap - 2Gb
Usuário GNU/Linux #478164

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #606 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:39 »
ah muita diferença entre o ubuntu 8.10 32bits e o 64 bits???

cara pra mim nenhuma diferença! mas... para fazer algumas configurações é mais dificil! mas não vi tanta dificuldade. roda aplicativos normalmente. mas caso você sendo um usuario iniciante recomendo a 32 bits(por exemplo, JVM num roda em 64 bits, mas ja tem macetes para configurar). agora se meche já a algum tempo usa a 64 bits mesmo. eu achei q ganhou um pouco a mais de desempenho!
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #607 Online: 01 de Novembro de 2008, 14:49 »

Ele ainda pode precisar sim!

Se for suar o Hibernar, ele vai usar a Swap! E mesmo assim, se ficar ligado mais de um dia direto, ele vai usar Swap também. Mesmo que tenha muita memória o  melhor é criar uma partição de Swap. Evita dar erros e travamentos em aplicações que fazem uso da Swap mesmo com muita memória sobrando. Com HDs tão grande hoje em dia, não faz mal deixar pelo menos 512MB de Swap. É mais seguro.

Prezado Galactus, este é um tema onde há sempre muita discussão, alguns a favor do uso do swap e outros não favoráveis ao uso. Mesmo para quem trabalha com missão crítica (rodando bases de dados enormes em MySQL e outros) isso não é consenso. Eu no meu desktop (não uso hibernação) não uso SWAP e não tenho qualquer problema de travamento devido ao não uso da mesma (mesmo rodando aplicações de codificação de vídeo). Mas de fato não 'custa' muito ter, acho que cada qual deve fazer a sua avaliação e usar o que for mais conveniente (desde que saiba o que está fazendo ;) ).

Sds,

Danpos.

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #608 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:17 »
Vejam, só:

How large can my swap space be?
Currently, the maximum size of a swap partition is architecture-dependent. For i386, m68k, ARM and PowerPC, it is "officially" 2Gb. It is 128Gb on alpha, 1Gb on sparc, and 3Tb on sparc64. An opteron on the 2.6 kernel can write to a 16 também swap partition. For linux kernels 2.1 and earlier, the limit is 128Mb. The partition may be larger than 128 MB, but excess space is never used. If you want more than 128 MB of swap for a 2.1 and earlier kernel, you have to create multiple swap partitions (8 max). After 2.4, 32 swap areas are "officially" possible. See setting up swap for details.

Peguei daqui http://lissot.net/partition/partition-04.html

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #609 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:43 »
nao estou achando meu driver da nvidia, axo ke terei de instala-lo manualmente...

Offline Ricardorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #610 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:50 »
Ok, mas e o restante ?

sda1 - / - ext3 - ?Gb
sda2 - /home - ext3 - ?Gb
sda3 - swap - swap - 1Gb

Dá uma idéia aí gente ! Tô querendo instalar o 8.10 ainda hoje. Tô aguardando alguém me dar uma luz com algum exemplo concreto de particionamento.

Eu usaria uma partição a mais, aqui eu chamo a partição de backup, é mais garantido, pois em uma instalação realmente limpa vc terá q formatar a sua home.
1GB para swap está otimo, aqui também uso este tamanho e também tenho 2GB de ram.
Eu colocaria uns 30GB para a raiz e 30GB para a home e o restante deixaria para o backup, vc pode usar esta partição backup para o temp do copiador de dvd(K3b ou outro qualquer) e também como temp do emule, ou ainda deixar os instaladores de programas, roms de jogos, musicas, etc.
Pentim IV 1.6GHZ, 2GB DE RAM, FX6200 256MB DDR VIDEO, SOUND BLASTER LIVE SOM, GRAVADOR DE DVD LG, 160GB HD

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #611 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:58 »
nao estou achando meu driver da nvidia, axo ke terei de instala-lo manualmente...


acabei de saber que nao tem os drivers velhos para o 8.10


"Old nvidia legacy cards do not at the moment work with the new xorg in intrepid."

Offline Lordbit

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • Software is like sex: it's better when it's free..
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #612 Online: 01 de Novembro de 2008, 16:17 »
alguém pode me ajudar,
não estou encontrando o drive da Intel Mobility 965 express pra instalar
eu consigo rodar o compiz mas
qnd eu tento executar o xadrez em modo 3d aparece isso

Você não é capaz de jogar em modo 3D devido aos seguintes problemas:
Sem suporte a OpenGL sob Python//
Sem suporte a GTKGLExt sob Python

Por favor entre em contato com o administrador do seu sistema para resolver esses problemas, até lá você será capaz de jogar em modo 2D

desde ja agradeço


edit:
Tô conseguindo achar aqui
mais mesmo assim gostaria de instalar o drive da placa de video que não achei ainda
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 16:30 por Lordbit »
Futuro Analista Programador Java, J2EE;
University: UNIR [Universidade Federal de Rondônia] -
3º Período - Informática - Raphael J. Lopes.

Offline henrique290

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #613 Online: 01 de Novembro de 2008, 16:45 »
Instalei a 8,10 final e em relação a 8,04 a unica coisa boa que achei foi a velocidade no meu caso a 64bits.
bem estavel boot rapido massssssssss
1- não instala a minha gforce 4 mx 64mb
2- O meu celular ja não conecta mais via bluetooth
3- Teclado conforme relatos anteriores, idem

quanto ao bluetooth, ja sei aonde mexer para fazer funcionar , na 8.04 nao precisava fazer nada.
quanto a gforce, ja usei o envy, instalei manualmente e nada de funcionar e o drivers proprietarios instalam a versão errada ainda , deveria ser a 96,43,05 e instala a 71,86,04 ai ja não da mais para usar ele mesmo.

estou voltando para a versão 8.04 64bits que funcionava bem na minha maquina e reconhecia tudo.


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível
« Resposta #614 Online: 01 de Novembro de 2008, 17:26 »
O novo Xorg do Ibex não suporta os drivers proprietários da Nvidia para as placas GF4 e GF5, o que quer dizer que somente quem tem uma placa da série 6 série 5 ou superior (GF6, GF7, GF8 e GF9) vai poder utilizar o Compiz e a aceleração por hardware (3D).

Não gostei disso, pois a manutenção da compatibilidade com o hardware antigo é algo que sempre trouxe usuários para o Linux.

ERREI: fui conferir o texto em inglês e vi que as GF5 são suportadas. Já corrigi acima.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 21:34 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::