Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Versão Final Disponível  (Lida 496115 vezes)

Darcamo

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #90 Online: 28 de Agosto de 2008, 15:17 »
Parece que os desenvolvedores do Ubuntu resolveram mudar mesmo para o kernel 2.6.27, o que é uma excelente notícia.
Ao menos é o que eu entendi aqui
https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-devel-announce/2008-August/000476.html

Espero que não haja problemas e que com isso a placa wireless e de som do meu notebook sejam reconhecidas.  ;D

Já comecei a baixar o alpha4.

Offline CientistaMaluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #91 Online: 30 de Agosto de 2008, 11:54 »
Instalei o ubuntu 8.10 numa máquina virtual (e o mesmo aconteceu a usar o Live CD) e se clicar em "desligar" (ou "encerrar" ja nao me lembro bem ja que estou no 8.04) no ubuntu ele não me desliga. Não acontece nada. Tenho de terminar sessão e só depois na janela de inicio de sessão é que posso usar a opção de encerrar o meu computador. Grande problema ???

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #92 Online: 30 de Agosto de 2008, 12:54 »
Será que o Terminal da uma resposta de erro quando você desliga ele na seção aberta?

Tente dar shutdown pelo terminal e ver o que aparece.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline CientistaMaluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #93 Online: 30 de Agosto de 2008, 16:53 »
felipeborges como é que eu dou um shutdown pelo terminal? (porra sou mesmo noob  ;D)

alarcon

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #94 Online: 30 de Agosto de 2008, 17:09 »
felipeborges como é que eu dou um shutdown pelo terminal? (porra sou mesmo noob  ;D)

Desligando: Assim como no Windows, você precisa desligar o sistema corretamente para evitar perda de arquivos e corrompimentos diversos na estrutura da partição. Além das opções nos menus do KDE ou Gnome, você pode desligar via terminal, usando os comandos abaixo. Não se esqueça que todos eles precisam ser executados como root. Use primeiro o comando su ou o sudo:

reboot: Reinicia o micro.

halt: Desliga o micro.

shutdown -h now: Também serve para desligar o sistema, mas permite que você especifique um horário. É muito útil se você deixar o micro ligado à noite fazendo alguma coisa ou baixando um arquivo, mas quiser que ele desligue sozinho depois de um certo tempo. Substitua now (agora) por um tempo em minutos que o sistema esperará antes de desligar, usando o parâmetro "+" como em shutdown -h +60. Você pode ainda especificar um horário, no formato hh:mm como em shutdown -h +06:00 (para desligar às 6:00 da manhã).

fonte: http://www.gdhpress.com.br/entendendo/leia/index.php?p=cap2-6

Offline CientistaMaluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #95 Online: 31 de Agosto de 2008, 17:06 »
Se eu for a Sistema-> Desligar ele não desliga. Só desliga se eu terminar sessão e escolher a opção Desligar no menu de inicio de sessão ou se for ao terminar e digitar o comando "sudo halt"

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #96 Online: 03 de Setembro de 2008, 01:54 »
Fiquei impressionado com as novidades (muito novas mesmo) do Intrepid, segundo o DistroWatch:
 Linux kernel 2.6.27, glibc 2.8, GCC 4.3.2, X.Org 7.4 (xorg-server 1.5), GNOME 2.24, KDE 4.1, OpenOffice.org 3.0, Compiz 0.7.7 com novos efeitos, suporte oficial para instalação por USB...
 O Ubuntu está virando fedora ;D ?


Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #97 Online: 03 de Setembro de 2008, 08:07 »
:( nao consigo rodar no virtualbox.

Otacon, da pra traduzir toda essa sopinha de numeros pra quem nao è do ramo?
; Linux is almost there!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #98 Online: 03 de Setembro de 2008, 08:45 »
Fiquei impressionado com as novidades (muito novas mesmo) do Intrepid, segundo o DistroWatch:
 Linux kernel 2.6.27, glibc 2.8, GCC 4.3.2, X.Org 7.4 (xorg-server 1.5), GNOME 2.24, KDE 4.1, OpenOffice.org 3.0, Compiz 0.7.7 com novos efeitos, suporte oficial para instalação por USB...
 O Ubuntu está virando fedora ;D ?

Eu mesmo traduzo:

Kernel 2.6.27

- Versão atual do kernel, cada vez mais protegida a vulnerabilidades, e compatível com o que tem de mais novo em hardware (provavelmente pessoas que tem problemas no boot do ubuntu live cd, por exemplo, nao terão mais)

glibc

- pacote essencial do sistema linux

gcc

- compilador fundamental do sistema linux, é o compilador da linguagem C

Xorg 7.4

- menos possibilidade de "dar pau" no video e resolução do monitor

Gnome 2.24

- Não sei o que muda em relação ao que está se usando agora, deve ser pouca coisa

KDE 4.1

- Show de bola, mas ainda nao está para usuários simples, ele é "diferente"

OpenOffice 3.0

- O velho e bom OpenOffice com aparencia de Windows 95, pouca coisa mudou (o calc tem mais linhas, roda em MacOsX diretamente, tem uma telinha de entrada que na pratica nao se traduz em nada, o botaozinho do zoom tá embaixo, tem a opção de exportar para PDFA, que é um PDF mais documentado, tendo a garantia que softwares leitores de PDF feitos daqui a 30 anos vão ler o documento...), acho que nem justificaria pular de versão 2 para 3. Mas... funciona, e como funciona. OpenOffice é pau para toda obra!

Compiz

- Para quem gosta.. aproveite (eu nao uso, até virei fão agora do KDE porque ele comprovadamente consome menos memoria que o gnome!)

Suporte para instalação USB

- Essa eu nao entendi muito bem, se é aplicação dentro do Ubuntu que permite assistencia a leitura de perifericos USB, ou a instalação do SO via Pendrive (USB). De qqer forma é muito bem vinda.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #99 Online: 03 de Setembro de 2008, 09:56 »
obrigadão!!
sabe me dizer se o openoffice3 vai ter pelo menos  antialiasing nas figuras e paleta de cores decente?? :(
; Linux is almost there!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #100 Online: 03 de Setembro de 2008, 11:06 »
obrigadão!!
sabe me dizer se o openoffice3 vai ter pelo menos  antialiasing nas figuras e paleta de cores decente?? :(

Pelo menos na versão beta nao vi diferença.

Anti-aliasing nas figuras ??? Sei lá, parecem tão boas as que eu insiro!
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #101 Online: 04 de Setembro de 2008, 01:25 »
Citar
Suporte para instalação USB

- Essa eu nao entendi muito bem, se é aplicação dentro do Ubuntu que permite assistencia a leitura de perifericos USB, ou a instalação do SO via Pendrive (USB). De qqer forma é muito bem vinda.

 Pelo o que consta, trata-se da conversão de imagens ISO CD para Pendrives USB, similar ao Fedora LiveUSB - um aplicativo que baixa a ISO do fedora e cria uma imagem "bootável" no pendrive. Mais um argumento para reforçar a tese de que o Ubuntu está querendo ser fedora. Eu ainda estou (positivamente) impressionado com a adoção do KDE 4.1. Em relação ao Gnome, não deve ser uma mudança visível.


Offline CientistaMaluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #102 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:07 »
Deve estar para sair o Alpha 5 :)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #103 Online: 06 de Setembro de 2008, 19:33 »
Deve estar para sair o Alpha 5 :)

Baixei o Alpha 5 e rodei o Live CD virtualizado. Desta vez rodou bem e vou instalar no drive virtual.

Deixei uma =>screenshot<= (1280x800) do tema "New Human" no VOL para quem ainda não viu.

Editado:

Já instalei (numa VM). Instalou tranqüilo  e já baixou 106 atualizações, e olha que o A5 é de ontem ou anteontem.

Vou ficar brincando com ele e posto aqui as minhas impressões.


Editado 2:

Aqui vai a primeira dica: Firefox em pt_BR.

Apesar de completo o suporte ao nosso idioma, o FF continuava em inglês, o que foi resolvido instalando o "addon" da Mozilla abaixo:

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/4851

Aproveite e instale os dicionários que vc usa nesta página:

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/browse/type:3
« Última modificação: 07 de Setembro de 2008, 01:21 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) - Alpha 4 Disponível
« Resposta #104 Online: 07 de Setembro de 2008, 04:40 »
Fui digitar "?" no Ibex e nada da tecla funcionar (</ e ?>, ao lado de <; e :>).

Calejado, mandei um "dpkg-reconfigure xserver-xorg" e continuou na mesma. Fui para "teclado" no menu do Gnome e estava correto, razão pela qual fui para o "xorg.conf" e descobri que  "não tem nada lá". Rapaz, o "xorg.conf" do Hardy é "seminu", enquanto  o do Ibex é "pelado, pelado, nu com a mão no bolso".

Alguma idéia de correção do problema? Posso editar o xorg.conf e incluir meu teclado lá (abaixo)?

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option   "XkbRules"    "xorg"
   Option   "XkbModel"    "abnt2"
   Option   "XkbLayout"    "br"
EndSection


:: Linux Registered User nº 439378 ::