Autor Tópico: Smartlink SL 2800 - Instalação  (Lida 4334 vezes)

Offline Urso_Polar

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Smartlink SL 2800 - Instalação
« Online: 28 de Maio de 2008, 10:46 »
Bom dia amigos! Recebi Ontem pelo correio o Kubuntu (mesma base do Ubuntu..rs. só que vem KDE..rs.. mas isso não é o importante né?..rs.) 8.04 e não consigo instalar meu modem que é o Smartlink SL 2800. baixei daki: http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ o ungrab-winmodem e o slmodem-ultima versão.

Qual a ordem de instalação/compilação deles? Antes da instalação, quais possíveis requisitos/módulos/sources que preciso verificar para instalar?

grato desde já!

alarcon

• Visitante
Re: Smartlink SL 2800 - Instalação
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2008, 10:48 »
Bom dia amigos! Recebi Ontem pelo correio o Kubuntu (mesma base do Ubuntu..rs. só que vem KDE..rs.. mas isso não é o importante né?..rs.) 8.04 e não consigo instalar meu modem que é o Smartlink SL 2800. baixei daki: http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ o ungrab-winmodem e o slmodem-ultima versão.

Qual a ordem de instalação/compilação deles? Antes da instalação, quais possíveis requisitos/módulos/sources que preciso verificar para instalar?

grato desde já!

Veja se isso lhe ajuda:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg203442.html#msg203442

Baixe o pacote indicado lá, coloque na sua pasta de usuário, abra o nautilus descompacte ele clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolhendo a opção extrair aqui. Entre na pasta criada e leia o arquivo leia-me (resumido) e guia_instalação.pdf (completo e com ilustrações), além de verificar o texto do link indicado para o caso do Kubuntu que tem umas peculiaridades que o Ubuntu não tem,  que mostram como usar o pacote.
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 10:54 por alarcon »

Offline Urso_Polar

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2008, 11:03 »
opa! obrigado alarcon! testarei essa noite! uma última dúvida:

preciso verificar antes se estes abaixo estão instalados ou se não tiver na lista abaixo, quais mais faltam antes da instalação?

make

gcc

build-essential

libasound2

libasound2-dev

linux-headers-2.6.15-23-386

alarcon

• Visitante
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2008, 11:08 »
opa! obrigado alarcon! testarei essa noite! uma última dúvida:

preciso verificar antes se estes abaixo estão instalados ou se não tiver na lista abaixo, quais mais faltam antes da instalação?

make

gcc

build-essential

libasound2

libasound2-dev

linux-headers-2.6.15-23-386

Olha só os pacotes .deb necessários para a compilação do driver estão no meu pacote uma parte e a outra vai ser instalada do CD do Ubuntu. É que  alguns pacotes estão no CD do Ubuntu e não foram instalados. Está tudo explicado no arquivo guia_instalação.pdf e inclusive os problemas mais comuns e suas possíveis soluções, por isso é muito importante ler o guia inteiramente.

Offline Urso_Polar

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2008, 11:10 »
Show alarcon! vlw mesmo pela iniciativa em ajudar os irmãos banda-curta..rs.. li sim o tutorial completo e vou aplicar as regras. Retorno o status pela manhã!

Offline Urso_Polar

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2008, 09:15 »
opa! tudo bom alarcon? segui o passo-a-passo do guia de instalação.. mas não sei o que houve com o script... ocorreram vários erros.. tentei depurar, mas não encontrei onde poderia estar ocorrendo os mesmos... e o mais estranho: o sistema ficou instável! estou com o kubuntu 8.04 ..rs.. Vou reinstalar ele hj e tentar novamente!

alarcon

• Visitante
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2008, 09:20 »
opa! tudo bom alarcon? segui o passo-a-passo do guia de instalação.. mas não sei o que houve com o script... ocorreram vários erros.. tentei depurar, mas não encontrei onde poderia estar ocorrendo os mesmos... e o mais estranho: o sistema ficou instável! estou com o kubuntu 8.04 ..rs.. Vou reinstalar ele hj e tentar novamente!

O script que faço para o caso do Kubuntu não foi testado por que não uso Kubuntu aqui e também não tenho modem discado, mas para o caso do Ubuntu sei que funciona por que vários usuários já relatara sucesso.

O problema do kubuntu é uma frescura que ele tem em não abrir nada graficamente via terminal como root e então o script de ativação do modem que fiz que precisa ser rodado como root e que utiliza janelas gráfica em kdialog podem não está funcionando.

No link para o meu pacote eu recomendo instalar o o pacote sux, pois ele vai permitir rodar programas gráficos chamados pelo terminal como root.

Você instalou o sux?

Se não instalou instale ele do link que indiquei e para executar o meu script ao invesi de usar o comando sudo use sux ( que é o comando su com possibilidade de usar o X pelo terminal)

O kubuntu usa qual a versão do KDE?

Se não instalou o sux, baixe ele deste link:
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/universe/s/sux/sux_1.0.1-3.2_all.deb

Reinstale seu sistema, intale o pacote sux e ao seguir os procedimentos falados por mim substitua sudo por sux ou sudo su por sudo sux. Isso permitirá rodar o meu script de instalação como root e chamando as janelas gráfica feitas em kdialog via terminal para que vc forneça dados necessários para a configuração do modem.

Pode ser que o kdialog esteja diferente desta versão do KDE usada agora. Outro detalhe é que parece-me que o kppp só pode ser usado como root para conseguir a conexão com o modem, mais uma frescura do Kubuntu/KDE.
« Última modificação: 29 de Maio de 2008, 09:35 por alarcon »

Offline Urso_Polar

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2008, 09:29 »
ok alarcon! a versão que vem é o KDE 3.5.9! super estável! tentarei sim! e obrigado pela dica do sux!

alarcon

• Visitante
« Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2008, 09:32 »
ok alarcon! a versão que vem é o KDE 3.5.9! super estável! tentarei sim! e obrigado pela dica do sux!

Sem usar o sux, se vc abrir um terminal aí e digita assim:

sudo kwrite texto.txt

ele não vai abrir dando erro.

Agora se instalar o sux e usar assim:

sux

sua senha

kwite texto.txt

ou assim

sudo sux

sua senha

kwrite texto.txt

ele vai abrir.

Como disse o KDE tem esta particularidade de não chamar nenhum programa gráfico como root e via terminal com o sudo apenas.
« Última modificação: 29 de Maio de 2008, 09:34 por alarcon »

Offline Urso_Polar

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2008, 09:38 »
ah! lembrei! tive esse erro também:

Unable to find the development tool `cc` in your path; please make sure
       that you have the package 'gcc' installed.  If gcc is installed on your
       system, then please check that `cc` is in your PATH.

verifiquei e tenho o gcc instalado, o kernel-headers e o build-essential... será que reinstalando o sistema, eu resolvo essa pendência?