O que me irrita é um monte de bug besta numa versão LTS, principalmente relacionados à dupla dinâmica Compiz + Unity no 12.04 (Precise Pangolin). Aí vão alguns:
- Tenho opção pra Filtro Gaussiano no gerenciador de configurações do Compiz, que não funciona;
- Quando mostro os 4 desktops, com o alternador de espaços de trabalho, e troco o foco de um desktop para o outro, se tiver programas neles, a tela fica piscando, alguém tenta fazer isso (parece que no Quantal resolveram isso, mas vai ter backport?);
- Acessar o painel inicial do Unity (aquele cheio de programas, arquivos, músicas e vídeos) é acessado mais rápido se eu clicar no ícone do Ubuntu do que se eu apertar a tecla Super (vulgo tecla do windows);
- No alt+tab, quando escolho "Mostrar área de trabalho", e após escolho ele novamente ou outro programa, os programas não voltam aos pouquinhos, eles simplesmente piscam na tela, depois voltam a ficar quase transparentes, e depois voltam ao normal, sem transparencia;
- Meu Pidgin não tá funcionando de primeira (ele fica invisível, ou sei lá), e Alt+tab nele não funciona de vez em quando. Quando arrasto o ícone do Pidgin para fixá-lo no lançador, e depois abro ele, ele não reconhece o ícone que foi colocado, e abre lá embaixo, vc tem que desbloquear o primeiro e fixar o que apareceu;
- O Empathy, nunca lembra da escolha que eu fiz a respeito da conexão não confiável (certificado Jabber, uso jabber-br);
- O sistema trava quando eu baixo a tampa do notebook e abro após um tempo (deixe para entrar em suspensão quando na bateria), às vezes volta, às vezes não (consigo mexer o mouse, trocar de tty, mas dá freeze em tudo, como se tudo fosse papel de parede);
- Thunderbird 13.0.1 dá crash quando vc tenta abrir ele;
- Geany não mostra os gráficos de meus scripts de GNU Octave (mostra, mas é muito rápido, fecha logo que o script acaba);
- Não há indícios se o microfone, tanto interno como externo, está funcionando pela aba Entrada, nas configurações de Som (dá para saber se vc plugou, só). O nível que fica se mexendo conforme vc fala, não está funcionando, e nem tenho opção de Mudo (volume de entrada), tá bloqueado;
- Evince trava de vez em quando (tela fica escura, dá um freeze ferrado), esse é difícil de reproduzir;
- Esse bug é feio: quando vc vai instalar o Ubuntu, tentem achar São Paulo, quando vc tiver configurando a hora local. Estará marcado que seu estado correspondente é Amazonas!!! São Paulo (Amazonas - Brazil)... isso já foi motivo de deboche de um amigo meu;
- Quando vc ejeta ou desmonta um dispositivo, o nautilus simplesmente fecha, ao invés de retornar para aquele lugar que mostra todos os dispositivos;
- Já perdi um disco no Brasero, por que gravar é tão difícil para ele?
- Ícones mal renderizados no painel do Unity (falta ícones de alta qualidade). A preferência deveria ser utilizar imagens em .svg, por exemplo o LibreOffice, existe figuras em .svg mas parece que não é incluído no pacote padrão dele. Para alguns programas nem há essas figuras em alta qualidade, tudo em png 24x24.
- Quando mando tocar músicas que estão em um pendrive, abre o rhythmbox, até aí beleza, o problema é ele querer procurar essas músicas quando o pendrive não está lá...
- Os ícones de programas, que não estão fixados no lançador do Unity, não lembram do local que foi colocado pela última vez. Isso me irrita, abro o evince, por exemplo, e coloco ele do lado do Writer, e quando abro ele novamente em outro momento, ele fica láááá embaixo... Parece que essa ideia será implementada futuramente, espero que façam backport para o Precise;
- Programas desatualizados (demais) em uma versão LTS. Utilizo GNU Octave (versão atual: 3.6.x), e ele está na versão que vinha no Lucid (3.2.x). Isso aí não dá! Pelo menos opção no repositório de backport deveria ter. Texlive é outro exemplo de soft super desatualizado.
Alguns desses bugs já reportei ou marquei como "este bug também me afeta" no Launchpad. Parece bobo alguns bugs, mas quando vc junta tudo, acho que o usuário sai perdendo na experiência com o sistema. Tem muitos outros, que não lembro. Para uma versão LTS, to achando muito bugada.