Uai, mas no ubuntu comandos são em um último caso ou melhor quase nunca se precisará deles se também não tentar mexer em nada que não seja de seus repositórios oficiais e pelo Synaptic, Central de Programas do Ubuntu você também apenas irá ler telas de instalação ou me passou algo despercebido?
T+
Sim, realmente são em último caso. O problema é que esse "último caso" é praticamente toda hora. O "Synaptic" e a "Central de Programas do Ubuntu" esses sim são ótimos recursos para os usuários. Nisso eu acho que o Ubuntu supera o Windows. Como nosso colega garfo disse:
mas no ubuntu comandos são em um último caso ou melhor quase nunca se precisará deles
Aham, tá bom.
Façam um teste: removam o terminal (acho que dá pra removê-lo pela Central de Programas), e tentem ficar pelo menos um mês sem ele. Também não vale usar ctrl + alt + fx, e nem usar o terminal do live-cd. Fiquem 1 mês sem terminal e vamos ver se ele não é necessário, quase obrigatório, no Ubuntu (e no Linux em geral).
O terminal é necessário na maior parte do tempo e isso incomoda muito. No meu ponto de vista, o Ubuntu está com a faca e o queijo na mão para superar o Windows. Se o foco do Ubuntu mudar para a praticidade e para os usuários básicos, com certeza os usuários do Windows vão passar a usar o Ubuntu, porque ele vai oferecer facilidade como o Windows (ou mais, dependendo dessa mudança...
), custos financeiro e de hardware reduzidos e segurança muito maior. Ai sim, o Ubuntu realmente será "Linux para seres humanos". Outra coisa em que o Ubuntu deve investir cada vez mais é a oferta de softwares compatíveis, porque há usuários que não migram para o Ubuntu porque ele não dá suporte a um software de que esse usuário necessita muito e, quando tem a opção do software dentro do Linux, muitas vezes, não consegue oferecer todos os recursos que o software do Windows.
Eu, por muitas vezes, instalei o Ubuntu no meu micro mas houve muitas situações que tive que recorrer ao Windows devido a questão da falta de praticidade e da falta de software compatível de que eu precisava muito. Enfim, não sei se consegui expressar claramente para vocês entenderem, mas é isso: o Ubuntu tem que considerar todas as pessoas como os "seres humanos" e não apenas os usuários avançados de informática. Não adianta insistir, pois ninguém vai querer ficar aprendendo comandos de terminal, isso é fato; ainda mais em pleno século XXI, um tempo em que toda a tecnologia investe em interatividade e facilidade de uso nos softwares. Todo mundo quer uma tecnologia que facilite o dia a dia e o papel da tecnologia é esse. É isso que eu penso.