Autor Tópico: Não consigo alterar permissões  (Lida 8057 vezes)

Offline sbamer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Não consigo alterar permissões
« Online: 16 de Maio de 2008, 14:56 »
Vou dizer claramente o q está acontecendo

Eu tenho duas partições windows q o Ubuntu reconhece, mas quero torná-la restrita só para o root. os outros usuários quero q possam lê-la, mas n fazer alterações, como faço isso?

Ah, eu já tentei através do desktop modificar ao clicar com o botão direito do mouse em cima do volume, mas dizia q eu n tinha permissão de fazer essa alteração, mesmo logado com o root...

Tentei o comando chown no console, n sei mais ou q fazer

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2008, 15:00 »
@sbamer

Onde é montad a partição? Vamos supor que seja montada em /media/windows; então você deve fazer:

Código: [Selecionar]
chmod 770 /media/windows
Detalhe: a partição tem que estar desmontada para fazer isso, OK?!

Explicando melhor o comando acima, permite apenas ao usuário root e membros do grupo root permissões de leitura, escrita e execução.

Sds,

Danpos

Offline sbamer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2008, 15:03 »
AH!! Tem q desmontar o volume?

Fiquei com medo de fazer isso, n sabia as consequências, tipo, onde uso esse comando?

Offline sbamer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2008, 15:09 »
Aconteceu o pior agora, apareceu q não foi possível desmontar o volume

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2008, 15:17 »
Aconteceu o pior agora, apareceu q não foi possível desmontar o volume

Pois está em uso...Para contornar isso, dê o boot com um livecd do Ubuntu e faça isso... :)

Sds,

Danpos.

Offline sbamer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2008, 14:47 »
Tipo, agora eu vi q o Ubuntu n desmontou pq disse q só o root tem a permissão...

Ok, como eu só consigo entrar no terminal com o root, tem algum comando q desmonte o volume?

OU tem como andar livremente com o root no ubuntu?

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2008, 14:50 »
No terminal digite:

Código: [Selecionar]
sudo su
entre com a sua senha de usuário e então terá acesso ao 'root shell'.

Sds,

Danpos.

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2008, 14:58 »
Tipo, agora eu vi q o Ubuntu n desmontou pq disse q só o root tem a permissão...

Ok, como eu só consigo entrar no terminal com o root, tem algum comando q desmonte o volume?

OU tem como andar livremente com o root no ubuntu?

para desmontar você precisa saber qual é o dispositivo que representa esta partição. Atenção que não é o /media/windows, pois este representa apenas o local onde vai ser montada a partição. O dispositivo é algo assim: /dev/sda? ou /dev/hda?

Se fosse, por exemplo, o /dev/sda1 que representa a partição windows para desmontar você faria assim:

$ sudo umount /dev/sda1

ou

$ sudo su
# umount /dev/sda1

OBS: os simbolos $ e # não são para serem digitados só estão dizendo que o terminal está aberto como usuário comum ($) e no outro caso o terminal está aberto como root (#)
« Última modificação: 17 de Maio de 2008, 15:02 por alarcon »

Offline Danilo M.C. Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Me Desculpe
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2008, 15:04 »
Me desculpe, mas gostaria de saber como faço para encaminhar mensagens no FORUM do UBUNTU

Offline sbamer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2008, 15:11 »
Deu certo, esse último, valeu cara...

Mas depois usando aquele comando  "chmod 770 /media/windows"

n deu certo, e eu tentei com o /media/... e com o /dev/...

alarcon

  • Visitante
Re: Me Desculpe
« Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2008, 15:18 »
Me desculpe, mas gostaria de saber como faço para encaminhar mensagens no FORUM do UBUNTU

o que você quer dizer com "encaminhar mensagens no FORUM do UBUNTU" ?

Está se referindo as mensagens pessoais, conhecidas por mp, é isso?
« Última modificação: 17 de Maio de 2008, 15:21 por alarcon »

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2008, 15:33 »
Já respondi para ele alarcon duas dúvidas...via mp.

Bem, de mp pelo jeito ele já conhece.


valeu.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2008, 16:39 »
@alarcon

Visando apenas ao esclarecimento: quando falei no meu primeiro post de resposta em /media/windows foi uma suposição de que este ponto de montagem foi definido no /etc/fstab para alguma partição windows (fat32/ntfs/etc) do HD do colega. Olhando a continuação no tópico ficou claro para mim que isso não se aplica ao caso em questão, talvez a partição widows tenha sido montada através do HAL ou em outro ponto de montagem. Enfim, tendo a partição sido definida em /etc/fstab não é necessário fazer a chamada do comando umount diretamente endereçado ao dispositivo, mas sim pelo ponto de montagem (o que é mais interessante do que ficar lembrando qual dispositivo está associado a qual partição). E quanto às permissões, as mesmas são definidas no ponto de montagem, pois é onde é montado o sistema de arquivos relativos ao dispositivo (partição) de interesse.

Obviamente eu sei que você sabe bem disso, apenas estou respondendo para que fique claro que não passei uma 'má informação'. :)

Cordialmente,

Danpos.

alarcon

  • Visitante
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2008, 17:54 »
@alarcon

Visando apenas ao esclarecimento: quando falei no meu primeiro post de resposta em /media/windows foi uma suposição de que este ponto de montagem foi definido no /etc/fstab para alguma partição windows (fat32/ntfs/etc) do HD do colega. Olhando a continuação no tópico ficou claro para mim que isso não se aplica ao caso em questão, talvez a partição widows tenha sido montada através do HAL ou em outro ponto de montagem. Enfim, tendo a partição sido definida em /etc/fstab não é necessário fazer a chamada do comando umount diretamente endereçado ao dispositivo, mas sim pelo ponto de montagem (o que é mais interessante do que ficar lembrando qual dispositivo está associado a qual partição). E quanto às permissões, as mesmas são definidas no ponto de montagem, pois é onde é montado o sistema de arquivos relativos ao dispositivo (partição) de interesse.

Obviamente eu sei que você sabe bem disso, apenas estou respondendo para que fique claro que não passei uma 'má informação'. :)

Cordialmente,

Danpos.

Caro danpos em momento nenhum estava me referindo a você pois até coloquei como citação o sbamer  e sempre pensei que o /media/windows fosse realmente o ponto de montagem que o sbamer utilizava para sua partição windows.

Sempre pensei que o /media ou o /mnt era só o lugar para se jogar (montar) os dispositivos, no caso as partições, e pelo uso comum do comando umount ele se refere ao device (umount [-dflnrv] dir | device [...]) o que é mais natural para mim. Admiro o linux por isso sempre tem outras maneiras de se fazer as coisas e estou sempre aprendendo.

Não vejo problema nenhum em dizer que estava equivocado e que você tem razão quando diz que se pode desmontar também pelo /media/windows ( seguindo o exemplo).

Abraços
Alarcon
« Última modificação: 17 de Maio de 2008, 17:56 por alarcon »

Offline sbamer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar permissões
« Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2008, 22:38 »
O comando chmod n está dando certo mesmo...

Tentei o chown também, n sei se usei certo, escrevi assim, no chown, com as partições desmontadas
Código: [Selecionar]
chown -R root /dev/sda1