Não consigo alterar permissões

Iniciado por sbamer, 16 de Maio de 2008, 14:56

tópico anterior - próximo tópico

sbamer

Vou dizer claramente o q está acontecendo

Eu tenho duas partições windows q o Ubuntu reconhece, mas quero torná-la restrita só para o root. os outros usuários quero q possam lê-la, mas n fazer alterações, como faço isso?

Ah, eu já tentei através do desktop modificar ao clicar com o botão direito do mouse em cima do volume, mas dizia q eu n tinha permissão de fazer essa alteração, mesmo logado com o root...

Tentei o comando chown no console, n sei mais ou q fazer

danpos

@sbamer

Onde é montad a partição? Vamos supor que seja montada em /media/windows; então você deve fazer:

chmod 770 /media/windows

Detalhe: a partição tem que estar desmontada para fazer isso, OK?!

Explicando melhor o comando acima, permite apenas ao usuário root e membros do grupo root permissões de leitura, escrita e execução.

Sds,

Danpos

sbamer

AH!! Tem q desmontar o volume?

Fiquei com medo de fazer isso, n sabia as consequências, tipo, onde uso esse comando?

sbamer

Aconteceu o pior agora, apareceu q não foi possível desmontar o volume

danpos

Citação de: sbamer online 16 de Maio de 2008, 15:09
Aconteceu o pior agora, apareceu q não foi possível desmontar o volume

Pois está em uso...Para contornar isso, dê o boot com um livecd do Ubuntu e faça isso... :)

Sds,

Danpos.

sbamer

Tipo, agora eu vi q o Ubuntu n desmontou pq disse q só o root tem a permissão...

Ok, como eu só consigo entrar no terminal com o root, tem algum comando q desmonte o volume?

OU tem como andar livremente com o root no ubuntu?

danpos

No terminal digite:

sudo su

entre com a sua senha de usuário e então terá acesso ao 'root shell'.

Sds,

Danpos.

alarcon

Citação de: sbamer online 17 de Maio de 2008, 14:47
Tipo, agora eu vi q o Ubuntu n desmontou pq disse q só o root tem a permissão...

Ok, como eu só consigo entrar no terminal com o root, tem algum comando q desmonte o volume?

OU tem como andar livremente com o root no ubuntu?

para desmontar você precisa saber qual é o dispositivo que representa esta partição. Atenção que não é o /media/windows, pois este representa apenas o local onde vai ser montada a partição. O dispositivo é algo assim: /dev/sda? ou /dev/hda?

Se fosse, por exemplo, o /dev/sda1 que representa a partição windows para desmontar você faria assim:

$ sudo umount /dev/sda1

ou

$ sudo su
# umount /dev/sda1

OBS: os simbolos $ e # não são para serem digitados só estão dizendo que o terminal está aberto como usuário comum ($) e no outro caso o terminal está aberto como root (#)

Danilo M.C. Oliveira

Me desculpe, mas gostaria de saber como faço para encaminhar mensagens no FORUM do UBUNTU

sbamer

Deu certo, esse último, valeu cara...

Mas depois usando aquele comando  "chmod 770 /media/windows"

n deu certo, e eu tentei com o /media/... e com o /dev/...

alarcon

Citação de: Danilo M.C. Oliveira online 17 de Maio de 2008, 15:04
Me desculpe, mas gostaria de saber como faço para encaminhar mensagens no FORUM do UBUNTU

o que você quer dizer com "encaminhar mensagens no FORUM do UBUNTU" ?

Está se referindo as mensagens pessoais, conhecidas por mp, é isso?

fabiovalinhos

Já respondi para ele alarcon duas dúvidas...via mp.

Bem, de mp pelo jeito ele já conhece.

valeu.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

danpos

@alarcon

Visando apenas ao esclarecimento: quando falei no meu primeiro post de resposta em /media/windows foi uma suposição de que este ponto de montagem foi definido no /etc/fstab para alguma partição windows (fat32/ntfs/etc) do HD do colega. Olhando a continuação no tópico ficou claro para mim que isso não se aplica ao caso em questão, talvez a partição widows tenha sido montada através do HAL ou em outro ponto de montagem. Enfim, tendo a partição sido definida em /etc/fstab não é necessário fazer a chamada do comando umount diretamente endereçado ao dispositivo, mas sim pelo ponto de montagem (o que é mais interessante do que ficar lembrando qual dispositivo está associado a qual partição). E quanto às permissões, as mesmas são definidas no ponto de montagem, pois é onde é montado o sistema de arquivos relativos ao dispositivo (partição) de interesse.

Obviamente eu sei que você sabe bem disso, apenas estou respondendo para que fique claro que não passei uma 'má informação'. :)

Cordialmente,

Danpos.

alarcon

Citação de: danpos online 17 de Maio de 2008, 16:39
@alarcon

Visando apenas ao esclarecimento: quando falei no meu primeiro post de resposta em /media/windows foi uma suposição de que este ponto de montagem foi definido no /etc/fstab para alguma partição windows (fat32/ntfs/etc) do HD do colega. Olhando a continuação no tópico ficou claro para mim que isso não se aplica ao caso em questão, talvez a partição widows tenha sido montada através do HAL ou em outro ponto de montagem. Enfim, tendo a partição sido definida em /etc/fstab não é necessário fazer a chamada do comando umount diretamente endereçado ao dispositivo, mas sim pelo ponto de montagem (o que é mais interessante do que ficar lembrando qual dispositivo está associado a qual partição). E quanto às permissões, as mesmas são definidas no ponto de montagem, pois é onde é montado o sistema de arquivos relativos ao dispositivo (partição) de interesse.

Obviamente eu sei que você sabe bem disso, apenas estou respondendo para que fique claro que não passei uma 'má informação'. :)

Cordialmente,

Danpos.

Caro danpos em momento nenhum estava me referindo a você pois até coloquei como citação o sbamer  e sempre pensei que o /media/windows fosse realmente o ponto de montagem que o sbamer utilizava para sua partição windows.

Sempre pensei que o /media ou o /mnt era só o lugar para se jogar (montar) os dispositivos, no caso as partições, e pelo uso comum do comando umount ele se refere ao device (umount [-dflnrv] dir | device [...]) o que é mais natural para mim. Admiro o linux por isso sempre tem outras maneiras de se fazer as coisas e estou sempre aprendendo.

Não vejo problema nenhum em dizer que estava equivocado e que você tem razão quando diz que se pode desmontar também pelo /media/windows ( seguindo o exemplo).

Abraços
Alarcon

sbamer

O comando chmod n está dando certo mesmo...

Tentei o chown também, n sei se usei certo, escrevi assim, no chown, com as partições desmontadaschown -R root /dev/sda1