Autor Tópico: Novo site sobre programas que funcionam em Linux  (Lida 10113 vezes)

Offline BIGBRUNO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Online: 06 de Fevereiro de 2006, 22:53 »
Está sendo lançado o site www.programaslinux.com.br

Convido todos a participarem na criação de artigos para o site, espero a colaboração de vocês, pois creio que uma das distribuições que irá interagir melhor com o site é o Ubuntu com sua extensa lista de programas no Synaptic, segue a notícia que estou enviando para os sites de notícia sobre Linux.


Gerenciadores de pacotes como o APT são muito eficientes, porém para a maioria dos usuários é difícil escolher qual programa instalar, pensando em preencher essa brecha foi criado esse novo site, por ele poderemos ver informações e fotos dos programas tornando fácil a escolha, após decidir basta utilizar o gerenciador de pacotes da sua distribuição para efetuar a instalação.

É um site que terá o conteúdo criado por usuários, sendo assim o lançamento é apenas para a base do site, conto com a colaboração de todos para participar da elaboração de conteúdo.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:17 »
Cara cada dia masi perco fé na comunidade linux, ao invez de ajudarem os portais que existem criam outros para concorrer. Comunidade é um ajudando o outro até onde eu sei. E de boa, isso parece mais propaganda do que noticia. Pena usar espaço do forum para isso.
Ahhh 2 comentarios..

1- Não tenho site algum, por isso não estou defendendo nada meu
2- Faz tempo que tu não da a cara por aqui né... e quando faz o site aparece tua ultima mensagem é de 07/07/2005 ... hummmmmm e é noticia e não marketing
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:28 »
É que a maior parte desses sites, embora dependam de colaboradores, não são exatamente "comunidades", são iniciativas pessoais e sempre têm seus proprietários, com suas filosofias, necessidades, etc... E isso basta para justificar qualquer outra iniciativa paralela. Enquanto usuário, eu quero é ver cada vez mais opções de resultados aparecendo no Google, mas enquanto defensor dos princípios do software livre, eu realmente gostaria de conhecer comunidades (especificamente em pt/pt_BR), no sentido mais profundo da palavra, dedicadas a esses mesmos tópicos que as iniciativas pessoais vêm abordando.

Abração!
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:40 »
Depois da edição do n3t0 eu não sabia se comentava ou editava a minha... rs

Citação de: "n3t0"
(...)E de boa, isso parece mais propaganda do que noticia. Pena usar espaço do forum para isso.
Ahhh 2 comentarios..

1- Não tenho site algum, por isso não estou defendendo nada meu
2- Faz tempo que tu não da a cara por aqui né... e quando faz o site aparece tua ultima mensagem é de 07/07/2005 ... hummmmmm e é noticia e não marketing


Notícia ou marketing, segundo o próprio espírito de comunidade, a divulgação deveria ser *automática*, tipo uma coisa "web ring", mesmo. Afinal, a colaboração se dá de muitas formas, e um "outro site", um "outro programa", um "outro forum", podem ser extremamente úteis quando se abandona a idéia de "concorrêcia". Tipo: "não encontrou o que procurava? Tente essas outras excelentes fontes". Aliás, como banda e hospedagem podem ser obstáculos tão grandes quanto os egos dos "donos" dos sites, dividir o peso pode realmente ser de muita ajuda.
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline BIGBRUNO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:49 »
Somente um detalhe, não conheço nenhum site nacional com esse objetivo.

Podem apresentar os links dos sites que tem o mesmo foco?

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:51 »
Se entrasse mais no forum ia conhecer www.tuxresources.org e www.tuxresources.org/stats.php pra ter uma ideia das visistas.. Ta vendo existe site desses
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Eu só conheço um (excelente):
« Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:53 »
http://tuxresources.org/

Eu nunca instalo nada sem antes olhar ali (só acho complicado o esquema de sugestões, mas já estou com uma listinha pra postar lá).

Abração!

P.S.: também já me cadastrei no seu site... :P
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Yuran

  • Visitante
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 23:57 »
Uma dica, em vez de discutirmos de forma agressiva sobre esses temas, nao fazemos propostas e sugestoes, do tipo: que tal criarmos um unico portal de downloads e dicas de linux ligada á comunidade do Ubuntu, centralizada, organizada, comunitaria e dedicada totalmente as necessidades da nossa Distro e dos usuarios.
Fica a sugestao, e da minha parte terao apoio!

Offline BIGBRUNO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 00:02 »
O foco pode ser um pouco parecido, mas so um pouco.

O Tux Resources parece mais a parte de Linux da Superdownloads.

O Programas Linux é para artigos mais detalhados sobre programas.

Veja uma comparação:
http://tuxresources.org/portal/modules/mydownloads/singlefile.php?cid=54&lid=589

http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=134

Cada site tem seu ponto.

Fiz o Programas Linux independente do www.biglinux.com.br justamente para ser útil a mais pessoas e não somente aos usuários do Big Linux.

Aliás a equipe Ubuntu podia apenas ajudar o Debian e naõ criar uma nova Distro, assim como centenas de outras distros e sites, mas faz parte da liberdade ser assim...

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 00:05 »
Ainda acho igual e propaganda.. mas não to afim de fazer isso virar um flame enorme.. é oque acho e boa.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Sim, Bruno...
« Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 00:08 »
E por conta dessas pequenas diferenças de conceito é que eu sempre vou apoiar a diversidade que leva a unidade.

Yuran: muito bacana a sua postura, e a sua idéia pode ser bem trabalhada, discutida e, quem sabe, com muito trabalho ela vira realidade. Pelo menos eu estou disposto a debater o assunto.

Abração!
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 00:38 »
Olá a todos.

Bom... como todos aqui que me conhecem sabem, eu sou o administrador la da Tux Resources. Só gostaria de ressaltar alguns equivocos cometidos ao longo deste post.
Em primeiro lugar, não houve nenhum equivoco quanto a isto que vou comentar agora, e sim a outros pontos descritos mais abaixo, mas gostaria de deixar claro que a Tux Resources não é um projeto que possua filosofia proprietária. Atualmente são 2 administradores e 4 moderadores que estão lá, e possuimos um canal de IRC para reuniões democráticas. Todas as sugestões enviadas pelo link "contato" são levadas para a mesa de debate para que seja discutida a viabilidade ou não, tanto é que inúmeras sugestões já foram atendidas desde a criação do portal. As que não foram atendidas ou foi por impossibilidade em nosso sistema ou por não condizer com a proposta do site.
Também quero ressalvar que existe um link "Sugerir Programa" que está ali para todas as contribuições enviadas pela comunidade. Todos os programas que os usuários sugerem (e graças a Deus estão sugerindo muito) são moderados SIM, mas para correção de erros de português, concordância, descrição e informações, e em seguida repassados para a página. Nosso portal é democrático ao ponto de criar um grande concurso de logotipos e oferecer uma bela premiação (quem lembra sabe do que estou falando) ao criador da melhor logo. Até nossa logo foi criada pela comunidade.

Dito isso gostaria de me atentar a algumas informações que podem passar por desapercebidas.
Em primeiro lugar, foi dito que a Tux Resources está mais para Super Downloads do que para outro tipo de site. Gostaria de dizer que tudo que descrevi até aqui, é a maior diferença do Tux Resources para o SuperDownloads. Quando criamos o portal, ele foi criado com o intuito de manter a comunidade ativa, enviando novos programas, comentando, votando nos melhores e assim modelando o portal.

Outro ponto é que na Tux Resources existe uma sessão para Reviews (revisões) de programas. É uma sessão nova que ainda está sendo populada, portando o link que foi colocado como comparação não condiz com a verdade. O link correto para comparação poderia ser este:
http://tuxresources.org/portal/modules/sections/index.php?op=viewarticle&artid=5


Para terminar gostaria de dizer que apoio o projeto do Bruno. Mesmo ele criando um portal que seja em parte semelhante ao Tux Resources, ele está no total direito dele e inclusive se puder contribuirei com seu projeto. O Tux Resources é um portal democrático, e para provar cito a nossa sessão de "Links" que está populada de endereços para outros sites de downloads, ou seja... quem não encontrou aqui pode encontrar lá.


Um forte abraço a todos e só queria fazer estas observações. Desculpem se consideraram este meu post de alguma forma marketing, mas não foi a intenção. Só queria esclarecer o ponto pois recebi inúmeras mensagens agora a pouco no MSN de usuários aqui no forum mandando o link deste post com comentários picantes e coisas do tipo.

Offline Fagner Patricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • http://fagnerpatricio.blogspot.com/
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 20:33 »
Concordo com o LedStyle e apoio o Bruno, em vez de termos um site excelente ( http://tuxresources.org/ ) porque não dois ( http://tuxresources.org/ e http://www.programaslinux.com.br/ ) se é a liverdade que o mundo Linux prega, então todos temos liberdade de criar, valeu mesmo Bruno você teve iniciativa de contribuir com alguma coisa para o mundo do software livre, agora o que enche o saco é quem critica a iniciativa do outros, vejam só, SOMOS LIVRES, fazemos o que queremos, se alguém não gosta para que criticar você é livre para escolher o que quer :)
Viva o mundo Livre!!!

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 20:44 »
Galera, eu tava evitando entrar nessa discussão, li a opinião de todos vocês e acho o seguinte:
Somos todos livres para criar o que quisermos, como diz o Fagner. A iniciativa de criar um portal para ajudar a comunidade é ótima. O que eu penso é que a TuxResources já está aí há um bom tempo e já acumulou bastante força nesta caminhada. Claro que ela pode crescer ainda muito mais, e acredito que o apoio do BIGBRUNO lá seria fantástico. Para que criar dois projetos com objetivos muito semelhantes em separado se podemos juntar as forças nos dois?
Não vou entrar em detalhes quanto ao ego de criar um novo site (até porque isso já foi discutido em forma de distro) ou ao fato do BIGBRUNO não postar aqui há mais de meio ano.
Acho a iniciativa válida, mas poderia ser melhor aproveitada no caso de uma união dos dois portais.
Espero não ter ofendido ninguém e a minha intenção não foi criar polêmica ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

DoNnInHa

  • Visitante
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 00:59 »
Dou o apoio necessario ao PROGRAMAS LINUX.
Criticar não leva a nada. É uma otima iniciativa, qse não existe sites assim com uma lista especifica e categorizada de programas linux.
Vou tentar ajudar e espero que dê certo. E vai dar  :)
Abraços e sorte aí ;**

See Ya!