Autor Tópico: Novo site sobre programas que funcionam em Linux  (Lida 10112 vezes)

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 01:04 »
Quando distribuiram o código-fonte do Linux, criaram um monte de distros que ajudou a descentralizar a comunidade (até hoje). pra que reinventar a roda (sei que todos tem liberdade de expressão), mas seria possivel o desenvolvimento conjunto com outros sites e melhoraria a integração com o Linux  :wink:


Ubuntu User Nº:

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 11:38 »
Nick, eu acho importante que aqui todos dêem suas opiniões, mas eu só te peço que seja um pouco mais ponderado ao postar. Eu mesmo tenho que repensar muitas vezes antes de postar tentando não ofender ninguém, mas mesmo assim acontece de ofender. Essa sua mensagem é digna de um início de flames eternos :P
Fica meu apelo para os outros usuários não darem continuação a isso ou infelizmente será mais um tópico trancado.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #17 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 12:08 »
bom, eu faça a seguinte analise, acho que mais um portal sobre programas Linux é bem vinda, porem há uma situação que faz toda a diferença, afinal entraram para competir ou para somar? eu participo da vcomunidade Blender e para mim a há 3 portais, Blender Brasil, Procedural e 3DZine, e o legal é que estas comunidades se ajudam trocando informações, formando uma imensa comunidade, bom ai que está a questão, afinal vão querem caçar uns aos outros ou caçar juntos?

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #18 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 21:44 »
minha opinião:

todo mundo aqui sabe q eu não sou fã de redundancias, ou "reinvenção da roda".
ultimamente, estou revendo meus conceitos sobre liberdade e tudo o mais, entao respeito a opção das pessoas criarem distros iguais, sites semelhantes e outras coisas do gênero.

no entanto, apesar de respeitar, ainda sou contra. acho isso um certo desperdício de trabalho e tempo, além de confundir muito. possuimos essa mesma redundancia em sites de downloads (como exemplo) dedicados a Windows, e o que acontece? normalmente temos que entrar em dois ou tres sites diferentes para achar o que queremos (eu mesmo, no trabalho, quando preciso de alguma coisa, acesso ou www.superdownloads.com.br ou www.majorgeeks.com, e, mesmo assim, muita coisa eu tenho que googlar).

a mesma coisa ja esta acontecendo com o linux. vc vai encontrar, vamos supor em tres distros diferentes, uma criada em base na outra (para melhorias), alguma coisa que gostamos e outras tres q odiamos. essa coisa que gostamos em cada uma dessas distros normalmente é a tal "melhoria" que foi motivo para criação da distro. as tres coisas que ficaram ruins foram melhorias da outra distro q por alguma razão foram removidas. eles poderiam se unir e fazer uma uber distro? poderiam, mas e fazer os desenvolvedores entenderem isso?

qual é a principal razão da Microssoft possuir um SO ruim e pouco desenvolvido? ela está sozinha. qual é a razão da Apple possuir tao pouca participação no mercado? ela está sozinha. qual é a maior força do Linux? o conceito de comunidade. duas cabeças pensam melhor q uma, e quanto mais cabeças melhor. infelizmente, é muito dificil fazer com que uma comunidade mundial trabalhe junta. todos querem ser estrelinhas brilhando (isso ja foi falado na questão das distros). as pessoas dizem que o Linux evoluiu muito nesses últimos tempos, mas poderia ter evoluido ainda mais, se não fosse esse conceito de desunião coletiva, todo mundo querendo criar uma coisa nova, gerando assim trocentas Microsofts e Apples, mas sem nem metade do poder de fogo delas. se nao fossem coisas estupidas, como guerrinhas KDExGnome, usuarios experientes atacando distros voltadas para novatos e vice-versa, o Linux teria evoluido muito mais.

e isso nos faz chegar ao seu site. vc tem todo o direito de criar um site com downloads para linux, vc na verdade tem o direito de fazer o que quiser. todos nós temos que respeitar isso.
agora, raciocine friamente: ja existe um site com a mesma proposta que o seu. pode ser que o seu site vá possuir material que o site ja em existencia nao tenha. e pode ser que o site em existencia va possuir material que o seu nao tenha. não seria muito mais facil e menos trabalhoso para vc auxiliar esse site ja em existencia do que criar um novo? nao seria um menor desperdicio de tempo propor as melhorias que vc tem em mente para esse site ja em andamento? normalmente os lideres desse tipo de projeto tem a mente aberta, e aceitam sugestões que visem a melhoria do projeto num âmbito geral (caso fosse o contrario, essas pessoas nem deveriam criar projetos na área de software livre).

na minha opinião, após um certo tempo de discussão com amigos, as únicas razões reais para nao apoiar um projeto existente e criar um novo seriam:

- os lideres do projeto nao aceitam sugestões.

- sua idéia e o projeto existente possuem um escopo totalmente diferente

- suas idéias de mudanças mudariam totalmente o projeto, tirando-o de sua base original.

- suas idéias de mudança vão contra a filosofia original do projeto (existe uma pequena diferença entre essa e a de cima)

- não existe maneira de implantar suas idéias como um recurso extra oficial, sem depender do projeto original.


vou tomar por exemplo o caso do Ubuntu.

todos argumentam q, se eu sou contra reinvençao da roda, o Ubuntu deveria auxiliar o Debian, e nao criar uma nova distro. bem, vamos aos pontos:

- a idéia do Ubuntu é criar uma distro "automágica", própria para usuarios iniciantes ou que nao queiram se estressar com o sistema.

- as distros que já possuem essa mesma idéia, num âmbito mundial, normalmente nao usam o recurso mais automágico da história do Linux: o Aptitude (desculpem, mas o kurumin e o kalango nao sao conhecidos em âmbito mundial)

- implementar o Aptitude nessas distros é impossivel (todas distros "grandes" e conhecidas no mundo inteiro voltadas para usuarios domésticos usam pacotes RPM)

- o Ubuntu nao poderia apresentar uma melhoria para o Debian, porque eel nao traz nenhuma melhoria significativa e aparente ao ja excelente projeto Debian (que conta ja com trocentos colaboradores que poderiam muito bem ter criado susas próprias distros), ele é uma tunagem do Debian para uma maquina desktop. e aplicar isso no Debian iria alterar muito o projeto, tirando-o de sua base.

- um desktop doméstico nao é exatamente o alvo do Debian. o manifesto Debian prevê uma distro funcional, robusta, segura e estavel. isso significa que é extremamente raro vc encontrar a versao mais nova de algum aplicativo nos repositórios stable do Debian. isso é incompativel com um ambiente desktop, no qual o usuário sempre quer a última versao disponivel de qualquer coisa, que normalmente traz melhoras e funcionalidades (quem aqui ja está com o firefox 1.5 levanta a mão!). para adquirir pacotes mais recentes, o usuario deve escolher os repositórios unstable. além de usuarios novatos nao saberem/terem preguiça de fazer isso, a simples mençao de alguma coisa "instavel" assusta eles.

- mesmo que fosse criado, com o apoio da Canonical, um repositório extra, com aplicativos usados por usuarios domésticos, com a versao mais recente deles, e com um nome menos assustador que "unstable" para o Debian, ainda assim esbarrariamos no primeiro problema (o instalador do debian ja direciona para os repositórios stable, usuarios novos nao saberiam direciona-lo para o repositório novo, além de surgirem aquelas tipicas reclamações de "isso é muito complicado", e coisa e tal), e teriamos outro: o instalador do debian nos joga numa tela preta com um cursor piscando. depois o usuario tem q instalar os pacotes, incluindo modo grafico, etc, etc. esse ambiente nao é propicio, nem para novatos e nem para pessoas q só querem instalar o ssitema e usar, que são o público alvo do ubuntu.

- para resolver esses problemas, seria criado entao um instalador, que ja fosse configurado para baixar pacotes desse repositório extra, e que ja lançasse o usuario num ambiente grafico configurado para sua maquina.

e foi exatamente o que o Ubuntu fez. se, para resolver esse problemas, seria necessario criar outro instalador e outro repositório, eles o fizeram. e isso é uma nova distro, ora bolas.

e, como o ubuntu e o Debian sao iguais em sua essencia, melhorias em um sao facilmente aproveitadas pelo outro. só que seus publicos alvo sao diferentes.


agora, pense no seu projeto: ele é incompativel com o tuxresources? o publico alvo ou o objetivo do site é diferente? se qualquer uma das respostas for "sim", crie o site novo sem medo de ser feliz. se ambas forem "não", talvez fosse melhor pensar se nao seria mais vantajoso para vc e para a comunidade em geral unir forças com o projeto ja em andamento...


é isso aí, perdão pelo extenso post, é q eu divago, e tenho q dar trocentas voltas pra chegar no ponto que eu quero. postei isso só pra expressar minha real opinião sobre essa "reinvenção da roda" que domina a comunidade hoje em dia...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #19 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 22:00 »
so falo uma coisa supermouse !!


SOHHH !



brincadera eu li , e concordo e discordo em am algums pontos, eu na acho que a canonical ta certo em usa o debian como base por ser estavel ( nao que as outras nao sejam) , eu acho certo o debian ser o SR. Estavel , por isso que o ubuntu foi feito pra ser o Desktop , pq o debian eh mais complicado pra fazer ele funciona do jeito que cada pessoa quer , com o ubuntu eh mais rapido, estavel e voltado Totalmente pro desktop , o debian nao eh voltado pra desktop , ele pode ser usado sem problemas , mais nao eh voltado



sei la vo para de digita e  i pro bar da facu !

bom nao sei se repararam mais minhas ideias sao bem confusas, eu vo escrvendo sem pensa !
abrcos !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 22:21 »
Citação de: "Supermouse"
vou tomar por exemplo o caso do Ubuntu.
todos argumentam q, se eu sou contra reinvençao da roda, o Ubuntu deveria auxiliar o Debian, e nao criar uma nova distro.


Vê-se que você deve ser novo nas comunidades de Software Livre. Historicamente a comunidade Debian é a mais fechada que tem. Em geral em fórums de Debian você pergunta algo os caras mandam você ir pro Google na lata.
O Ubuntu é o oposto do Debian principalmente na filosofia.

E o Ubuntu é um Debian facilitado sim... ta certo... Mas ai está um forte ponto: Outro público alvo. O Debian não alcançaria o usuário do Windows Xuxa Park tão facilmente assim, principalmente pelo fato de posuir uma comunidade meio fechada com vários "panelinhas".

Acho legal tua idéia mas acho que vc pegou o exemplo errado principalmente postando onde vc postou hehehehe.

Desculpe se ofendi algum membro da comunidade Debian... eu considero uma ótima distro (usei por MUUUUITO o Debian Sarge aqui) e sei que existem membros MUITO bem intencionados, alguns que inclusive me ajudaram, mas eu sofri na pele com muitos usuários do Debian que não estavam nem ai pra novos "membros".

Grande abraço Supermouse!

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #21 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 22:31 »
Supermouse, concordo em gênero, número e grau com o que você disse. Única coisa é que a Microsoft não tem um SO pouco desenvolvido e tampouco está sozinha, tanto é que existem diversas acusações de monopólio e possui o sistema mais popular do mundo (por enquanto). Porém, essa discussão a gente deixa pra depois, qualquer coisa: MP :D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 09:26 »
Led, vc me interpretou mal... eu odeio q ME INTERPRETEM MAL!!!! HUAAAAAAARRRGGHHHH!!!! HULK ESMAGA!!!!!!!!!


reparem q, no meu post, eu apresentei apenas contra argumentos a aquilo q sempre me dizem, q é "o Ubuntu devia ajudar o Debian".

eu sei q a comunidade Debian é bem fechada, e q eles nao gostam de mudanças... e foi exatamente o q eu falei. vc nao leu todo meu post ou leu e nao entendeu pq eu normalmente escrevo as coisas de modo confuso?



e, Lassard, qdo eu comentei q a Microsoft está sozinha, eu me referi ao suporte da comunidade. cada distro linux, e o linux em si, possui uma enorme comunidade voltada ao desenvolvimento e melhoria desse. desde leigos em programação q detectam e reportam bugs, auxiliam novatos e coisas do gêneo, até o pessoal mais entendido q corrige esses bugs praticamente em tempo real, desenvolve melhorias, etc...

a Microsoft não tem esse tipo de coisa. vc nao ve os usuarios do windows em fóruns, discutindo bugs e melhorias com o próprio pessoal da Microsoft. e nao tem como outras pessoas fazerem isso, porque o código deles é fechado...
quanto a nao ser um sistema atrasado, vc nunca viu um Mac assim de perto, não é? praticamente TODAS "grande evoluções" q o Windows Vista vai trazer ja existem no Mac a exatamente 6 anos. e uma outra grande evolução q vai ter no IE7 ja existe no firefox a anos também. e só nao existia no Mac pq eles eram trouxas o suficiente para usarem IE no Mac, mas qdo foi criado o Safari (bem antes do IE7), adivinha só? NAVEGAÇÃO POR ABAS!!!!
em resumo, a história da Microsoft sempe foi um copiar e colar, por isso eles posuem um SO atrasado.
eles esperam outros sistemas criarem as coisas, para depois incorpora-las no Windows, como "grandes inovações da Microsoft". o público leigo em geral, composto em sua grande maioria por usuários (a pior raça do mundo), lógicamente, como só conhece o "uindous", engole como se a Microsoft realmente fosse a criadora desses recursos...

mas, isso nao vem bem ao ponto do tópico... eu postei para esclarecer o desentendimento do Led, q inclusive xingou minha mãe no post dele, e ja aproveitei pra dizer pq eu acho q a M$ tá sozinha...



mas eu juro, q se nao fosse essa droga de câmbio, e as malditas abusivas taxas de importação, eu ia ter uns 3 micros da Apple, e ia começar a fazer propaganda...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline TIGOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 19:08 »
Temos também o www.superdownloads.com.br que faz um tempo que mantém uma versão do site para usuários de Linux...

Não é lá tão bom quanto sites mais conhecidos de apps pra linux.. mas já é um começo ....


T+

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Novo site sobre programas que funcionam em Linux
« Resposta #24 Online: 02 de MAR?O de 2006, 19:20 »
vixi....., este tá grande mesmo, não tive paciência de ler tudo não.

São tantos fiolósofos.... :P

Bincadeira pessoal!

Offline josevitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
  • Advogado - SC
    • Ver perfil
    • Ubuntu Floripa
Centralizar é a solução
« Resposta #25 Online: 29 de MAR?O de 2006, 11:16 »
Pois bem, quanto mais sites no google melhor?? Discordo.

Sou usuário linux a pouco mais de 3 meses e os sites do google não me ajudaram em nada. Todo programador, viciado ou expert que tem blog também posta aqui.
Sempre retorno aqui.. Todos citam este forum. De dica a tutorial, há sempre um link linuxval.org a disposição. É MUITO mais fácil pesquisar num único lugar.

FALO ISSO COMO LEIGO QUE SOU. E acrescento:

Meu desktop é o único do meu escritório (5 máquinas) a usar linux. Estamos para espandir (15 máquinas) e advinha qual será o OS escolhido???? No meu ramo temos de usar tudo registrado, em conformidade com a lei.

ACREDITEM, tenho aqui REGISTRADO 2 cópias do XP home, 1 do 2000 e outra do 98. Fora o Norton Internet Sewcurity 2005 em todas as máquinas.

Com a minha máquina fiz aqula conhecida economia de R$2000,00 em softwares.

Não só pela gratuidade mas pela facilidade com que obtenho informações voto pela centralização das informações.

Não dá pra ficar buscando soluções em sites orientais.. quanto mais publicações em português num mesmo lugar, melhor e mais fácil será convencer empresários e usuários simples a mudarem para cá.

É isso ae!!

José Vitor Lopes e Silva
Floripa/SC - G & R Advocacia
José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui