Autor Tópico: Core 2 Duo é 64 bits?  (Lida 5660 vezes)

Offline matheusgiavarotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • mesmo quando novo já é tudo
    • Ver perfil
    • BLOG
Core 2 Duo é 64 bits?
« Online: 14 de Maio de 2008, 03:38 »
Bom, devo parecer meio besta perguntando algo assim, mas o Processador da Intel core 2 duo é 64 bits? Se sim devo instalar uma outra versão do linux no meu note? Acontece que eu tenho o Ubuntu 7.10 gutsy no mu computador de mesa (um pentium IV) e sem dó instalei o mesmo CD no meu novo note um Core 2 duo de 1,5 ghz. Fiz muito errado?

Abs. mat
« Última modificação: 15 de Maio de 2008, 10:36 por matheusgiavarotti »

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2008, 05:52 »
De errado não fez, mas o core2duo é 64bits.



Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2008, 10:10 »
Errado não está, mas vc utilizando um sistema de 32bits em um processador de 64bits, vc não estará utilizando a capacidade total de processamento dele...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2008, 10:23 »
Favor adequar o título do tópico as Regras de Utilização do Fórum.

Título não pode estar inteiro em caixa alta (todo em maiúsculo).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2008, 12:42 »
De errado não fez nada e ainda digo que acertou muito.
Também possuo um C2D em casa e tenho a versão de 32bits instalada. A "perde de desempenho" (não vi nenhuma até agora) é compensada pelo suporte prestado na comunidade.

Sim, todo processador multicore é no mínimo 64bits (somam-se as capacidades de processamento de um single-core que já é de 32bits)
Não estou dizendo que um quad-core é 128bits pois não conheço direito pra afirmar isso, se for, a regra vale para todos os multi-core então.
Estou falando de um dual-core e suas variantes, dual core, core2duo, pentium D, etc...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Core 2 Duo é 64 bits?
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2008, 12:59 »
quotem-me para que o titulo fique minusculo se ele não mudar @_@

sim,ele é.porém um sistema 64 bits sofre com  a falta de drivers e programas e a diferença não é la muita coisa...
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2008, 13:21 »

Sim, todo processador multicore é no mínimo 64bits (somam-se as capacidades de processamento de um single-core que já é de 32bits)
Não estou dizendo que um quad-core é 128bits pois não conheço direito pra afirmar isso, se for, a regra vale para todos os multi-core então.
Estou falando de um dual-core e suas variantes, dual core, core2duo, pentium D, etc...


Acho que tu via jou um pouco bred81, o fato de um processador ser ou não 64 bits não tem relação com o número de cores, não ha "soma de bits". Poderia muito bem existir um monocore 64 bits ou um octocore 32 bits.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2008, 13:37 »
Sabia que ia acontecer isso.
Eu sei que foi o que eu disse, mas, não foi o que eu quis dizer.
Vou tentar explicar:
Eu sei que não há soma de bits, até porque, não se divide 1 processo para 2 núcleos.
A principal diferença de um dual-core para um single-core é que ele lê 1 processo a mais a cada ciclo. Ou seja, enquanto o single lê o processo A, o dual lê o A + o processo B.

O que eu quis dizer foi:
Com a leitura "dupla", você têm 2 núcleos de 32bits trabalhando separadamente (somando, dão 64bits), mas continuam sendo 2 núcleos cada um com 32bits.

Se você tiver 2 daul-core, terá não 1 processador de 128, mas dois de 64 bits.

O que faz o dual-core ser reconhecido como 64 eu não sei, por isso, fiz uma "regra" (muito genérica) e para leigos, acho que a explicação dada de 32 + 32 = 64 funciona a curto prazo.

Exemplificando o que eu disse, somado com o Nossile disse, o processador quad-core é de 64bits.
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 13:41 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2008, 14:47 »
"O que eu quis dizer foi:
Com a leitura "dupla", você têm 2 núcleos de 32bits trabalhando separadamente (somando, dão 64bits), mas continuam sendo 2 núcleos cada um com 32bits."


Não, isso não existe, dois núcleos 32 bits continuam sendo e trabalhando como um processador 32 bits

Processadores 32 bits podem fazer cálculos com números inteiros até 4,294,967,296, enquanto processadores 64 bits  podem fazer até 18,446,744,073,709,552,000.

Com 32 bits pode-se endereçar até 4 Gigabytes de memória, e com 64 bits até 16 Exabytes.

Essas características dos processadores 64 bits não podem ser obitidas com "32 bits + 32bits"
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 14:48 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2008, 14:52 »
Sabia que ia acontecer isso.
Eu sei que foi o que eu disse, mas, não foi o que eu quis dizer.
Vou tentar explicar:
Eu sei que não há soma de bits, até porque, não se divide 1 processo para 2 núcleos.
A principal diferença de um dual-core para um single-core é que ele lê 1 processo a mais a cada ciclo. Ou seja, enquanto o single lê o processo A, o dual lê o A + o processo B.

O que eu quis dizer foi:
Com a leitura "dupla", você têm 2 núcleos de 32bits trabalhando separadamente (somando, dão 64bits), mas continuam sendo 2 núcleos cada um com 32bits.

Se você tiver 2 daul-core, terá não 1 processador de 128, mas dois de 64 bits.

O que faz o dual-core ser reconhecido como 64 eu não sei, por isso, fiz uma "regra" (muito genérica) e para leigos, acho que a explicação dada de 32 + 32 = 64 funciona a curto prazo.

Exemplificando o que eu disse, somado com o Nossile disse, o processador quad-core é de 64bits.

Isso mesmo, cada nucleo suporta ATÉ 64 bits, só um salva ao que vc disse, não existe perda de performance em usar um sistema 32 bits em processadores 64 bits o que não acontece é que vc acaba não utilizando a capacidade total que ele permite, explicando melhor:
o processador 32 bits "lê" instruções de 32 em 32 bits, um processador com 64bits "lê" de 64 em 64, se vc enviar instruções de 32 bits em um processador de 64, ele terá uma "folga" de 32 bits em CADA leitura ou seja em cada Hert.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2008, 15:05 »
Galera vocês não entenderam bem o conceito. Um processador não trabalha (ou "lê" como vocês estão dizendo) com instruções de 32 bits em 32 bits ou 64 bits em 64 bits, são as instruções que são de 32 ou 64, sendo as instruções 32 bits cálculos com números inteiros até 4,294,967,296 e as instruções 64 bits cálculos com números inteiros até 18,446,744,073,709,552,000.


Ser ou não 32 ou 64 bits não tem absolutamente nada haver com o número de núcleos.

Dependendo da arquitetura do processador, o uso de sistemas operacionais de 32 bits em processadores 64 bits terão a mesma performance que em processadores 32 bits. Já sistemas operacionais 64 bits (incluindo que os programas usados tambemsão 64 bit) em processadore 64 bit poderão ter performace maior.
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 15:12 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2008, 19:31 »
Galera vocês não entenderam bem o conceito. Um processador não trabalha (ou "lê" como vocês estão dizendo) com instruções de 32 bits em 32 bits ou 64 bits em 64 bits, são as instruções que são de 32 ou 64, sendo as instruções 32 bits cálculos com números inteiros até 4,294,967,296 e as instruções 64 bits cálculos com números inteiros até 18,446,744,073,709,552,000.


Ser ou não 32 ou 64 bits não tem absolutamente nada haver com o número de núcleos.

Dependendo da arquitetura do processador, o uso de sistemas operacionais de 32 bits em processadores 64 bits terão a mesma performance que em processadores 32 bits. Já sistemas operacionais 64 bits (incluindo que os programas usados tambemsão 64 bit) em processadore 64 bit poderão ter performace maior.

Não sabia que era assim que as coisas eram "feitas"
Muito obrigado pelo esclarecimento!

Sabia que ia acontecer isso.
Eu sei que foi o que eu disse, mas, não foi o que eu quis dizer.
Vou tentar explicar:
Eu sei que não há soma de bits, até porque, não se divide 1 processo para 2 núcleos.
A principal diferença de um dual-core para um single-core é que ele lê 1 processo a mais a cada ciclo. Ou seja, enquanto o single lê o processo A, o dual lê o A + o processo B.

O que eu quis dizer foi:
Com a leitura "dupla", você têm 2 núcleos de 32bits trabalhando separadamente (somando, dão 64bits), mas continuam sendo 2 núcleos cada um com 32bits.

Se você tiver 2 daul-core, terá não 1 processador de 128, mas dois de 64 bits.

O que faz o dual-core ser reconhecido como 64 eu não sei, por isso, fiz uma "regra" (muito genérica) e para leigos, acho que a explicação dada de 32 + 32 = 64 funciona a curto prazo.

Exemplificando o que eu disse, somado com o Nossile disse, o processador quad-core é de 64bits.

Isso mesmo, cada nucleo suporta ATÉ 64 bits, só um salva ao que vc disse, não existe perda de performance em usar um sistema 32 bits em processadores 64 bits o que não acontece é que vc acaba não utilizando a capacidade total que ele permite, explicando melhor:
o processador 32 bits "lê" instruções de 32 em 32 bits, um processador com 64bits "lê" de 64 em 64, se vc enviar instruções de 32 bits em um processador de 64, ele terá uma "folga" de 32 bits em CADA leitura ou seja em cada Hert.
Com relação a perda de perfomance, eu penso o seguinte: Se não estou aproveitando o máximo, estou perdendo
=)
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline matheusgiavarotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • mesmo quando novo já é tudo
    • Ver perfil
    • BLOG
Re: Core 2 Duo é 64 bits?
« Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2008, 10:38 »
Obrigado pelas explicações. Acho que vou ficar com meu gutsy 7.10 mesmo.

matheus

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2008, 10:56 »

Com relação a perda de perfomance, eu penso o seguinte: Se não estou aproveitando o máximo, estou perdendo
=)

Pense numa coisa, você compra um carro que dá 200km/h e só tem estradas para dar 50km/h, claro que sai perdendo... mas vai deixar de comprar o carro?



Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: CORE 2 DUO É 64 BITS?
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2008, 17:13 »

Com relação a perda de perfomance, eu penso o seguinte: Se não estou aproveitando o máximo, estou perdendo
=)

Pense numa coisa, você compra um carro que dá 200km/h e só tem estradas para dar 50km/h, claro que sai perdendo... mas vai deixar de comprar o carro?
Perguntou pra pessoa errada, obviamente compraria uma mais barato (odeio carros)
Mas vou te dar um exemplo que estou vivenciando:
Estou em dúvida entre a placa de vídeo 9600gt e a HD3870, uma custa R$100 a mais que a outra aqui no Rio, e eu posso pagar essa diferença.
A HD3870 vem com muito mais atributos, memória mais forte, clock maior, mas, pelos 100 a menos, to começando a achar que vou levar a 9600gt, simplismente porque não vou utilizar tudo da placa...
Para exemplificar melhor, estou começando a achar que gastei d+ no meu C2D E4500 enquanto podia ter pego um pentium 4 ht de 4ghz...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...