Autor Tópico: JAVA não funciona no UBUNTU 8.04  (Lida 5996 vezes)

Offline Anderson Abreu

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
JAVA não funciona no UBUNTU 8.04
« Online: 05 de Maio de 2008, 11:35 »
Olá Pessoal!

Instalei o UBUNTU 8.04 e o JAVA não funciona nem por decreto, na versão anterior era tudo belezinha. Preciso do JAVA pra entrar em meu email do trabalho.
Alguém pode me dizer como faço isso funcionar? Está instalado mas não funciona.

Desde já grato.

Anderson Abreu

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: JAVA não funciona no UBUNTU 8.04
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2008, 12:18 »
Olá Pessoal!

Instalei o UBUNTU 8.04 e o JAVA não funciona nem por decreto, na versão anterior era tudo belezinha. Preciso do JAVA pra entrar em meu email do trabalho.
Alguém pode me dizer como faço isso funcionar? Está instalado mas não funciona.

Desde já grato.

Anderson Abreu

Seria problema do JAVA ou do Firefox 3 Beta 5 que vem no Ubuntu Hardy Heron?  Tente, pelo Synaptic, instalar o Firefox2 que la se encontra disponível e tentar os plug-ins (java e flash) para ver se você consegue.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline rafalinux

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Paciência é a lição mais difícil de se aprender
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2008, 21:43 »
Instala a versão 5.0 que funciona.

Primeiro remova a versão 6 e depois instale a 5.

apt-get install sun-java5-jre

Estou usando o firefox 3 Beta 5 e funcionou! Antes não funcionava com a 6.

Até logo!
Linux user# 431877

Offline Floyd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2008, 21:08 »
É só seguir o tutorial desta página que não tem erro: http://www.java.com/pt_BR/download/help/5000010500.xml#download

[]s.
Sentir-se bem é o que basta.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2008, 21:22 »

Tente, pelo Synaptic, instalar o Firefox2 que la se encontra disponível e tentar os plug-ins (java e flash) para ver se você consegue.

Csat,
acho que esta sua dica pode interessar a muitos: eu mesmo ainda não mudei para o 8.04 porque não quero perder as funcionalidades do FF 2.0.0.14 que uso ( especialmente o Java). Você poderia nos dar mais detalhes do procedimento? Basta reinstalar a versão 2 sobre a 3beta5 após a atualização, ou é preciso removê-la primeiro? Como ficam bookmarks e etc?

Um abraço, e obrigado desde já!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2008, 21:47 »

Tente, pelo Synaptic, instalar o Firefox2 que la se encontra disponível e tentar os plug-ins (java e flash) para ver se você consegue.

Csat,
acho que esta sua dica pode interessar a muitos: eu mesmo ainda não mudei para o 8.04 porque não quero perder as funcionalidades do FF 2.0.0.14 que uso ( especialmente o Java). Você poderia nos dar mais detalhes do procedimento? Basta reinstalar a versão 2 sobre a 3beta5 após a atualização, ou é preciso removê-la primeiro? Como ficam bookmarks e etc?

Um abraço, e obrigado desde já!

VB5

Olá, VB5

Eu primeiro salvei os bookmarks em um arquivo, depois fui no Synaptic e removi o Firefox 3 e, em seguida, instalei usando o mesmo utilitário Synaptic, o Firefox 2.    Depois fui no atalho (administração ou preferencia, não lembro)  e indiquei que queria o default o Firefox 2 pois no meu teclado tem uma das teclas que chama o browser.  Recuperei o bookmarks.html em seguida.

A "dica" do colega rafalinux para mim não deu muito certo em outra instalação que tenho no notebook.  Existe um site financeiro que mostra as cotações da bolsa e o gráfico.  As cotações aparecem, mas o gráfico não.  Essa janela usa o JAVA e no caso do Ubuntu 8.04 Firefox 3 funciona pela metade, ou seja, somente os números aparecem, menos o gráfico de barras.

Csat (Ubuntu 8.04)

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2008, 22:41 »
Olá, VB5

Eu primeiro salvei os bookmarks em um arquivo, depois fui no Synaptic e removi o Firefox 3 e, em seguida, instalei usando o mesmo utilitário Synaptic, o Firefox 2.    Depois fui no atalho (administração ou preferencia, não lembro)  e indiquei que queria o default o Firefox 2 pois no meu teclado tem uma das teclas que chama o browser.  Recuperei o bookmarks.html em seguida.

A "dica" do colega rafalinux para mim não deu muito certo em outra instalação que tenho no notebook.  Existe um site financeiro que mostra as cotações da bolsa e o gráfico.  As cotações aparecem, mas o gráfico não.  Essa janela usa o JAVA e no caso do Ubuntu 8.04 Firefox 3 funciona pela metade, ou seja, somente os números aparecem, menos o gráfico de barras.

Muito obrigado, Csat!... acho que esta seria uma solução muito boa enquanto esses pequenos problemas com o FF3 não são resolvidos; vou testar em uma das máquinas lá do trabalho e ver no que dá. Assim que tiver algo mais definido posto uma resposta. Valeu!...

( ),
VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

alarcon

• Visitante
« Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2008, 09:13 »
A questão do java vocês não resolvem seguindo isto que já falei aqui?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34433.msg205299.html#msg205299

pois o problema pode ser pelo java que o Ubuntu instala e pelo pacote icedtea-gcjwebplugin.

No link informo como proceder. No caso não há necessidade de remover o Firefox 3 beta 5, pois o problemas é com o java instalado e este pacote aí.
« Última modificação: 12 de Maio de 2008, 20:32 por alarcon »

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2008, 19:27 »
A questão do java você não resolvem seguindo isto que já felei aqui?

pois o problema pode ser pelo java que o Ubuntu instala e pelo pacote icedtea-gcjwebplugin.

No link informo como proceder. No caso não há necessidade de remover o Firefox 3 beta 5, pois o problemas é com o java instalado e este pacote aí.

Vou testar, Alarcon.  Muito grato pela ajuda.  Particularmente acho o JAVA essencial para qualquer instalação e não consigo aceitar que ninguem tenha visto isso durante a fase Alfa e Beta do Ubuntu Hardy Heron de forma a que não houvesse necessidade de ajustes externos.  Algumas distribuições, pelo menos, esses aspectos do Java estão resolvidos e funcionam a contento.

Abração.
Csat (Ubuntu 8.04)

alarcon

• Visitante
« Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2008, 20:37 »
Na verdade o java instalado pelo pacote ubuntu-restricted-extras é esse:

java-6-openjdk

E o plugin java que vem instalado no Firefox é o icedtea-gcjwebplugin que não funciona em determinados sites que possuem o recurso java. Não adianta só insatlar o java-6-sun tem primeiro que remover o plugin icedtea-gcjwebplugin e só depois instalar o java-6-sun.

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2008, 18:15 »
A questão do java vocês não resolvem seguindo isto que já falei aqui?

Alarcon

Desinstalei e reinstalei novamente o Ubuntu 8.04.  Instalei, automaticamente, o Adobe Flash plugin ao encontrar uma página que necessitava.  Em seguida segui a recomendação sua acima e testei na página financeira que antes não funcionava.  Resultado:  sucesso absoluto.  Tantos os indicadores quanto o gráfico são apresentados corretamente.

Agradeço-lhe a sugestão.

Incluido hoje 14/05/2008.  Testado com sucesso somente no Ubuntu 8.04 32 bits.  No de 64 bits ainda não consegui fazer funcionar cm o JAVA nem com o openJDK o gráfico financeiro.
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 21:43 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)