Autor Tópico: Ubuntu 8.04 travando  (Lida 4162 vezes)

Offline Sergio Nogueira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Ubuntu 8.04 travando
« Online: 03 de Maio de 2008, 06:46 »
Não sei se já criaram algo semelhante, procurei mas não vi nada referente a versão 8.04, peço desculpas desde já, sou novo no fórum e novo no linux.

É o seguinte, instalei o Ubuntu em meu pc, tenho um compaq v4000, processador Intel pentium (R) M, 1,70 ghz, com 1 giga de Ram, instalei o ubuntu, criei o swap de 1 giga o ubuntu esta sozinho no pc,em uma partiçaão de 43 gigas.

Bom, infelizmente o sistema se mostra instável trava direto, na maioria das vezes travadas rápidas, principalmente o firefox (talvez pq o utilize mais), mas algumas vezes tem que reiniciar, outro programa problemático é o Pidgin, principalmente quando recebo mensagens com ícones, lembra um flood, trava o programa completamente.

Uma coisa que percebi, abrindo o monitor de sistema vejo que a ram está sempre em níveis bons e o swap nem é utilizado praticamente,mas o hd está quase sempre no limite

No começo pensei que fosse um problema devido a aplicações gráficas, desabilitei toda frescura e fiquei só com o essencial, mas não melhorou, eu não baixei o compiz também.

Gostaria de saber se existe alguma atualização, algum pacote que eu possa baixar que me ajude, pois eu não conheço quase nada de linux, toda ajuda será bem vinda.

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 travando
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2008, 07:32 »
Checklist básico!!! (espero que eu lembre de tudo)

Qual placa de vídeo???

Driver restrito ou driver instalado??

A parte 3d está habilitada (o glxgears funciona)??

Desinstalou os resquícios dos drivers anteriores antes de instalar um novo driver (caso tenha instalado alguma coisa)??

Poste o seu xorg.conf???

Existe algum processo que esteja roubando recursos (use o htop)???

OFF: Espero que não seja por culpa do kernel...
« Última modificação: 03 de Maio de 2008, 07:34 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Sergio Nogueira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2008, 11:50 »
Obrigado pela ajuda, tentarei responder

"Checklist básico!!! (espero que eu lembre de tudo)

"Qual placa de vídeo???"

pesquisei de achei um comando Ispci, que segundo eles dão este tipo de informaçao, o que saiu foi

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 915GM/PM/GMS/910GML Express Processor to DRAM Controller (rev 04)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 04)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) PCI Express Port 1 (rev 04)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #1 (rev 04)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #2 (rev 04)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #3 (rev 04)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #4 (rev 04)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB2 EHCI Controller (rev 04)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev d4)
00:1e.2 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Audio Controller (rev 04)
00:1e.3 Modem: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Modem Controller (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) LPC Interface Bridge (rev 04)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) IDE Controller (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) SMBus Controller (rev 04)
06:05.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG Network Connection (rev 05)
06:06.0 CardBus bridge: Texas Instruments PCIxx21/x515 Cardbus Controller
06:06.2 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments OHCI Compliant IEEE 1394 Host Controller
06:06.3 Mass storage controller: Texas Instruments PCIxx21 Integrated FlashMedia Controller
06:06.4 SD Host controller: Texas Instruments PCI6411/6421/6611/6621/7411/7421/7611/7621 Secure Digital Controller
06:07.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

"Driver restrito ou driver instalado??"

Sei lá, tem em sistema - administraçao -  drivers de hardware, quando vou la diz que não há driver proprietários instalados

"A parte 3d está habilitada (o glxgears funciona)??"

funciona, ao menos di o comando e surgiram tres catracas rodando normalmente

"Desinstalou os resquícios dos drivers anteriores antes de instalar um novo driver (caso tenha instalado alguma coisa)??"

Se vc se refere a drivers de som, video etc, nao instalei nada, a nao ser pluguins

"Poste o seu xorg.conf???"

dei o comando /etc/X11/xorg.conf  e sai que a permissao é negada,
Existe algum processo que esteja roubando recursos (use o htop)Hein?

O firefox toma muitos recursos, o vlc, que abri para ver um dvd também, tornou impossivel ver o dvd

Desculpe se as informaçoes que dei não foram as que vc pediu

Eu não conheço NADA de linux, mas agrade´co qualquer ajuda

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2008, 12:34 »
"Poste o seu xorg.conf???"

dei o comando /etc/X11/xorg.conf  e sai que a permissao é negada,

cat /etc/X11/xorg.conf

Existe algum processo que esteja roubando recursos (use o htop)Hein?

O firefox toma muitos recursos, o vlc, que abri para ver um dvd também, tornou impossivel ver o dvd

sudo apt-get install htop

Aí quando estiverem acontecendo uns travamentos vc abre o programa e tira um screenshot para mim ou até vc mesmo verá quais estão sugando recursos e se o processador e a memória estão sendo muito usados??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Sergio Nogueira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2008, 12:48 »
Aqui está o que vc pediu

sergio@sergio-laptop:~$ cat /etc/X11/xorg.conf
# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "us"
   Option      "XkbOptions"   "lv3:ralt_switch"
   Option      "XkbVariant"   "intl"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Configured Mouse"
   Driver      "mouse"
   Option      "CorePointer"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Synaptics Touchpad"
   Driver      "synaptics"
   Option      "SendCoreEvents"   "true"
   Option      "Device"      "/dev/psaux"
   Option      "Protocol"      "auto-dev"
   Option      "HorizEdgeScroll"   "0"
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

Section "ServerLayout"
   Identifier   "Default Layout"
   Screen      "Default Screen"
   InputDevice   "Synaptics Touchpad"
EndSection
sergio@sergio-laptop:~$

Obrigado pela atençao dsde já

gricwb

• Visitante
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2008, 12:55 »
Uma coisa que percebi, abrindo o monitor de sistema vejo que a ram está sempre em níveis bons e o swap nem é utilizado praticamente,mas o hd está quase sempre no limite

Só uma coisa, quando vc disse "hd está qua sempre no limite", vc quis dizer cpu  e naum hd certo? No monitor do sistema.
Se for esse o caso abra  a aba processos, e mande ordenar por % CPU, veja qual processo está comendo processamento. Tive um problema parecido onde o no monitor não mostrava qual processo estava ocupando tanto meu processador, mas com o comando "top" no terminal tive o retorno doque estava ocupando o processador e pude resolver problema rapidamente.

Boa Sorte!

Abraços! 

Offline Sergio Nogueira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2008, 13:13 »
gricwb

Os processos que mais tomam recursos são
Firefox 94 mb!!!!
e depois
Gnome system monitor
Pulse audio
Vlc
Compyz real

Cada um deles com uma media de 7 megas

Obrigado

Offline Sergio Nogueira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2008, 13:14 »
Ah sim, era CPU mesmo

gricwb

• Visitante
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2008, 15:03 »
Sérgio, tente observar os elementos nas paginas que vc esta visualizando no Firefox, por exemplo, se vc abre 2 ou 3 videos no youtube ao mesmo tempo, são 3 players flash rodando ao mesmo tempo, isto já é suficiente pra levar um processador razoavel ao nivel de processamento alto. Baners em flash em algumas paginas as vezes também tem este efeito. O Firefox mesmo, exibindo paginas normais sem mtos desses elementos naum é nada pesado.

Offline Sergio Nogueira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2008, 15:58 »
Esta é aparte mais incrivel, imagine eu com 5 abas abertas, meu email yahoo, google, mais duas paginas com textos apenas epoucas imagens, mesmo o pc parado, sem eu mexer em nada, trava de repente, eu estou tocando violao e olhando o pc,alem do firefox tenho o clone do msn para linux, pingin aberto, e só.

Já reinstalei o sistema pensando que eu tinha dado pouco espaço para swap, mas mesmo com 1 giga ele sobrecarrega

Obrigado

gricwb

• Visitante
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2008, 16:20 »
Esta é aparte mais incrivel, imagine eu com 5 abas abertas, meu email yahoo, google, mais duas paginas com textos apenas epoucas imagens, mesmo o pc parado, sem eu mexer em nada, trava de repente, eu estou tocando violao e olhando o pc,alem do firefox tenho o clone do msn para linux, pingin aberto, e só.

Já reinstalei o sistema pensando que eu tinha dado pouco espaço para swap, mas mesmo com 1 giga ele sobrecarrega

Obrigado

Amigo, só pra deixar claro, sobrecarrega o cpu certo? não a memoria?
Faça o seguinte, quando vc perceber que esta tudo lento ai, uso do cpu mto alto, entre no terminal, digite top, cole aqui oq retorna, ok?

Offline Sergio Nogueira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2008, 17:22 »
Sim, de cpu mesmo, a memŕia está legal

Offline Sergio Nogueira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2008, 18:17 »
gricwb

Lhe mandei uma mensagem com os dados que vc pediu, devia ter postado aqui, mas tive um momento de bobeira rsrsrs

Offline Sergio Nogueira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 04 de Maio de 2008, 11:58 »
Aliás, uma pergunta

Os porblemas que estou tendo não poderiam ser devido ao fato de que a versao 8.04 é nova? Uma versao mais antiga do ubuntu poderia ser melhor?

gricwb

• Visitante
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2008, 09:17 »
Aliás, uma pergunta

Os porblemas que estou tendo não poderiam ser devido ao fato de que a versao 8.04 é nova? Uma versao mais antiga do ubuntu poderia ser melhor?

vale a pena testar.