Autor Tópico: Rede wireless aparece mais não conecta  (Lida 71039 vezes)

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #15 Online: 25 de Abril de 2008, 01:08 »
Caros colegas,

Como disse anteriormente, o wireless do meu computador funciona com o Insigne Linux e com o Ubuntu 8.04, pelo LiveCD, não. Pelo resultado do comando "sudo cat /proc/net/wireless", parece que o Ubuntu não reconheceu a placa, pelo que se vê abaixo. Pelo comando "lspci", vê-se que a minha placa wireless é "Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI". Consultando o Insigne, verifiquei que o drive utilizado pela placa é "ndiswrapper", que inclusive existe no Ubuntu. O meu modem wireless é da marca Belkin.
   
Pergunto então. Posso fazer funcionar o wireless pelo LiveCD, ou vou ter que instalar primeiro o Ubuntu? Se eu instalar o "ndiswrapper", terei que desistalar algum drive ou pacote, e qual?


Quando você trabalha com o LiveCD você está trabalhando em memória RAM (volátil), ou seja, nada fixa e no próximo boot a configuração que você fizer irá se perder.  Não sei dizer se é possível no Ubuntu fazer ele salvar alguma configuração no HD para recuperar a tempo de boot.  Portanto, creio que o melhor é instalar.  Sugiro uma partição de testes ou um HD alternativo para praticar.

Confirme sua placa de rede com o comando abaixo.  Deve dar o mesmo resultado.

Digite:

Código: [Selecionar]
sudo lspci -v | grep Network

Copie e cole na resposta para tentarmos te ajudar.

Outra coisa:  o notebook tem uma luz indicadora que acende quando o sistema operacional aciona o hardware respectivo.  Se você desligar o notebook e ligar novamente sem que entre no Windows pois senão ele vai acionar o hardware e vai mascarar os resultados.  Pergunto.  Se fizer isso a lâmpada indicadora aparece acesa?  Talvez não.



« Última modificação: 25 de Abril de 2008, 01:12 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline badder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #16 Online: 25 de Abril de 2008, 20:02 »
Olá amigos também tive problemas quando instalei o ubuntu hardy (8.04), não conseguia conectar em redes sem fio, tenho um notebook com uma placa wireless Intel PRO/Wireless 3945ABG, resolvi fazendo da seguinte forma:

$ sudo modprobe -r iwl3945
$ sudo modprobe iwl3945
$ sudo ifconfig wlan0 up

entra na pasta /etc/modprobe.d/
crie um arquivo de nome iwl3945 e adiciona o seguinte conteúdo:
alias wlan0 iwl3945
options iwl3945 disable_hw_scan=1

Então reboota, espero que ajude.


Offline comequieto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #17 Online: 26 de Abril de 2008, 12:33 »
É,, o trem aqui tá difícil...

Instalei a versão final do 8.04.. tá a mesma coisa... só o meu Ç que tá normal agora!

Fiz o que o Badder falou e não funcionou,,,, e se eu colocar o ipw3945??? Como faço pra mudar???

Offline AFF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #18 Online: 26 de Abril de 2008, 19:05 »

PConfirme sua placa de rede com o comando abaixo.  Deve dar o mesmo resultado.

Digite:

Código: [Selecionar]
sudo lspci -v | grep Network

Copie e cole na resposta para tentarmos te ajudar.

Outra coisa:  o notebook tem uma luz indicadora que acende quando o sistema operacional aciona o hardware respectivo.  Se você desligar o notebook e ligar novamente sem que entre no Windows pois senão ele vai acionar o hardware e vai mascarar os resultados.  Pergunto.  Se fizer isso a lâmpada indicadora aparece acesa?  Talvez não.

Eu de volta.

Instalei o Ubuntu 8.04 no notebook. Não houve o reconhecimento da placa wireless. Digitei o comando sudo lspci -v | grep Network e o obtive a seguinte resposta:
 
ubuntu@ubuntu:~$ sudo lspc -v | grep Network
sudo: lspc: command not found
ubuntu@ubuntu:~$ sudo lspci -v | grep Network
03:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI (rev 01)
ubuntu@ubuntu:~$

Inciei o operecional com a luz indicadora do wireless desligada e ele não a acionou.

Um abraço.




[/quote]

Offline comequieto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #19 Online: 26 de Abril de 2008, 23:16 »
O meu lspci deu isso aqui:

Código: [Selecionar]
thyago@thyago-notes:~$ sudo lspci -v | grep Network
[sudo] password for thyago:
06:00.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 3945ABG Network Connection (rev 02)
08:08.0 Ethernet controller: Intel Corporation PRO/100 VE Network Connection (rev 01)

Tá ficando chato ter que usar cabo pra conectar,,, e eu não me rebaixo ao windows nem a pau!!

Ps: o led do wireless tá acesso sim,, nunca desligo ele..

Offline AFF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #20 Online: 28 de Abril de 2008, 22:53 »
Pessoal,

Consegui fazer funcionar a placa Broadcom Corporation BCM94311MCG wlan mini-PCI (rev 01) do meu laptop. Não sei descrever com exatidão o que fiz pra fazer funcionar, mas posso dizer que estou usando o Ubuntu 8.04 64b e os drives b43-fweutter e ndiswrapper.

Acontece que depois disso e SO está instável, está travando frequentemente, e, o que acho mais grave, não está executando o Firestarter e outros aplicativos de sistema, tal como o Synaptic. Alguém pode me ajudar nisso?

Um abraço

Offline dglisb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #21 Online: 29 de Abril de 2008, 00:54 »
Estou com esse mesmo problema aqui em casa, sou iniciante em Linux instalei o Ubuntu 8.04. Ele acha a rede conecta, mas nao consigo acessar a rede, ou a internet...

Modelo da Placa RTL8187 e o Roteador é um D-Link 524

Desde ja agradeco a ajuda..

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #22 Online: 29 de Abril de 2008, 01:18 »
Estou com esse mesmo problema aqui em casa, sou iniciante em Linux instalei o Ubuntu 8.04. Ele acha a rede conecta, mas nao consigo acessar a rede, ou a internet...

Modelo da Placa RTL8187 e o Roteador é um D-Link 524

Desde ja agradeco a ajuda..

A configuração da rede wireless precisa:

a) ssid (nome da rede)
b) protocolo (wpa, wpa2, wpa-tkip-psk, wep)
c) chave de acesso

d) parametros de rede que pode ser dhcp.

É preciso observar a faixa da rede que está configurado no roteador para as máquinas que irão acessar.  Se o gateway for 192.168.1.1  então as máquinas terão que ser 192.168.1.x  (sendo x de 2 ate 100, se assim estiver configurado no roteador).

Usando IP fixo poderia ser:

IP 192.168.1.50
Netmask 252.255.255.0
Gateway 192.168.1.1
DNS 192.168.1.1

Normalmente quando existe conexão com a rede wireless é necessário verificar o DNS.  Veja o conteúdo do arquivo /etc/resolv.conf

Esse arquivo contém vários parâmetros e um dos que fazem a navegação na internet são aqueles que começam:

nameserver IP-numero

Bem isso é uma visão geral que pode te dar pistas a seguir.  Pelo menos seria por aí que eu começaria.

Abração
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline dglisb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #23 Online: 29 de Abril de 2008, 01:36 »
Quand inicio o computador, ele conecta sozinha a minha rede, com ssid certo o protocolo eu coloquei certo e o chave tbm...
Ela é DHCP

No roteador o meu ip foi conigurado automaticamente como 192.168.0.135.

### BEGIN INFO
#
# Modified_by:  NetworkManager
# Process:      /usr/bin/NetworkManager
# Process_id:   5062
#
### END INFO



nameserver 200.204.0.10
nameserver 192.168.0.1

Valeu...
« Última modificação: 29 de Abril de 2008, 01:53 por dglisb »

Offline Paco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #24 Online: 29 de Abril de 2008, 23:11 »
Pessoal,

Estou com o mesmo problema ou parecido, estou tentando conectar um note com ubuntu 8.04 a uma rede wireless utilizando WEP. Dei uma olhada em uns foruns pela net e o pessoal aponta a versao do kernel do ubuntu 8.04 como sendo o problema. Tentei com WPA e pegou normal, alguem sabe de alguma coisa sobre isso? Quando saira a proxima versao de kernel do ubuntu?

[]

Offline dglisb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #25 Online: 30 de Abril de 2008, 02:20 »
analisando melhor percebi que a rede conecta, mas por por um pequeno periodo, assim que eu logo a rede eu consigo trafegar nela por uns 30 seg, depois ela nao responde mais, muito estranho isso né...

Fiz um teste e instalei o mandriva para ver se era o Ubuntu e ocorreu a mesma coisa, sera que alguem saberio oque isso pode ser???

ABcos

Offline comequieto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #26 Online: 30 de Abril de 2008, 09:19 »
Estou pensando seriamente em voltar para o 7.04,,

Notebook sem wireless não presta!!

Offline dglisb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #27 Online: 01 de Maio de 2008, 12:42 »
Resolvi fazer outro teste hj, levar meu computador na casa do meu amigo onde fica o roteador wireless, e la a navegação ficou normal, ao que pude constatar que o prblema deve ser do sinal.

Mas mesmo assim a duvida, pq consigo trafegar com o windows normal e no linux so consigo trafegar dados por uns 30 seg, tem algum outro software de gerenciamento de wireless em que eu possa usar melhor que o padro do Ubuntu??

Valeu

Offline Paco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #28 Online: 01 de Maio de 2008, 17:33 »
dglisb,

Que tipo de segurança vc utilizou na casa do seu amigo? WPA ou WEP? esses 30 segundos de conexao foi utilizando qual delas?

abraço
Paco

Offline dglisb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Rede wireless aparece mais não conecta
« Resposta #29 Online: 02 de Maio de 2008, 10:47 »
Utilizo a chave de seguranca WEP, esses 30 segs de conexao foi utilizando a conexao WEP..
Mas tentei tbm tirando a chave de seguranca, e ficou a mesma coisa....