Autor Tópico: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?  (Lida 22902 vezes)

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
[Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Online: 30 de MAR?O de 2008, 23:43 »
Entendidos de plantão,

O assunto que lhes apresento é seqüência deste.

Meu Ubuntu está rodando lindamente. Inclusive, estou me sentindo meio que em casa com os efeitos visuais extras, que me lembram os do Mac OS X com o qual estou habituado.

Minha única dificuldade até o momento está sendo com o som. O Ubuntu se recusa a reconhecer minha placa, uma Creative Soundblaster.

Como posso resolver isso?

Obrigado de antemão pelas dicas.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 14:08 por Todaro »

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2008, 00:22 »
Entendidos de plantão,

O assunto que lhes apresento é seqüência deste.

Meu Ubuntu está rodando lindamente. Inclusive, estou me sentindo meio que em casa com os efeitos visuais extras, que me lembram os do Mac OS X com o qual estou habituado.

Minha única dificuldade até o momento está sendo com o som. O Ubuntu se recusa a reconhecer minha placa, uma Creative Soundblaster.

Como posso resolver isso?

Obrigado de antemão pelas dicas.

E aí, amigo! Uma busca no Google com certeza vai te dar a resposta para seu problema, mas para que você possa fazê-la com mais precisão, coloque o resultado do comando

Código: [Selecionar]
lspci | grep -i audio
e, se possível, informe o modelo de sua placa. Dessa forma posso tentar te dar uma luz.

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2008, 00:42 »
Oi, Alex.

A resposta ao comando deu o seguinte:

Código: [Selecionar]
04:04.0 Multimedia audio controller: Ensoniq 5880 AudioPCI (rev 02)
80:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VIA High Definition Audio Controller (rev 10)

Só que isso não se refere à minha placa de som, e sim ao som onboard, que não me interessa.

Não sei ao certo o modelo exato de minha placa de som, pois é meio antiga e não tenho documentação dela. Sei que é uma Creative Soundblaster.

Acho que vou ter que sair do Ubuntu e entrar no Windows para ver se o Gerenciador de Hardware dele me diz alguma coisa.

Obrigado e um abraço!

Offline Feldsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2008, 01:01 »
se for uma SoundBlaster tente fazer isso:

Código: [Selecionar]
modprobe sb io=0x220 irq=5 dma=1 dma16=5 mpu_io=0x388

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #4 Online: 31 de MAR?O de 2008, 01:16 »
Haha!

Saí do Ubuntu para entrar no Windows para ver detalhes de minha placa no Gerenciador de Hardware. Obtive o seguinte:



Quando voltei ao Ubuntu, o som passou a funcionar.

Não entendi nada...

Feldsm, ainda devo executar o comando sugerido por você?

Se isso ajudar, minhas preferências de som estão assim:



Obrigado e um abraço!

Offline Feldsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #5 Online: 31 de MAR?O de 2008, 01:27 »
Bom se esta funcionando o som nao precisa executar o comando  ;D

edite o post e coloque como resolvido

te mas

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #6 Online: 31 de MAR?O de 2008, 01:49 »
Bom se esta funcionando o som nao precisa executar o comando  ;D

edite o post e coloque como resolvido

te mas

Não tão rápido! Todaro, desligue o PC e entre no Ubuntu. Veja se o som está funcionando. Se estiver, faça o que o Feldsm disse.

Oi, Alex.

A resposta ao comando deu o seguinte:

Código: [Selecionar]
04:04.0 Multimedia audio controller: Ensoniq 5880 AudioPCI (rev 02)
80:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VIA High Definition Audio Controller (rev 10)

Só que isso não se refere à minha placa de som, e sim ao som onboard, que não me interessa.

A primeira linha se refere à placa offboard, e a segunda à onboard.

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #7 Online: 31 de MAR?O de 2008, 07:28 »
Não tão rápido! Todaro, desligue o PC e entre no Ubuntu. Veja se o som está funcionando. Se estiver, faça o que o Feldsm disse.

Não está. Parece que o problema é intermitente.

E o comando sugerido pelo Feldsm deu a segunte resposta:

Código: [Selecionar]
FATAL: Module sb not found.
A diferença é que, nas minhas Preferências de Som, na linha Dispositivo do Mixador de Trilhas Padrão agora aparece "Ensoniq AudioPCI (Alsa mixer)"

Continuo sem entender nada...

Qualquer ajuda é bem-vinda.  ;D
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2008, 07:31 por Todaro »

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #8 Online: 31 de MAR?O de 2008, 07:48 »
Não tão rápido! Todaro, desligue o PC e entre no Ubuntu. Veja se o som está funcionando. Se estiver, faça o que o Feldsm disse.

Não está. Parece que o problema é intermitente.

Eu já tive problemas intermitentes com áudio, por isso eu perguntei. No meu caso, bastava eu entrar no Windows, reiniciar e entrar no Ubuntu pro som funcionar. Bastante esquisito, não? Esse problema "se consertou" na atualização da versão 6.10 para a 7.04. Bom, vamos tentar resolvê-lo, então. O comando a seguir retorna alguma coisa?

Código: [Selecionar]
lsmod | grep 1371
Se não, manda a saída do comando

Código: [Selecionar]
lsmod
EDITADO:

Se possível, rode os comandos mencionados com o som funcionando e não funcionando, para efeitos de comparação.
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2008, 08:04 por alexmatos »

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #9 Online: 31 de MAR?O de 2008, 08:42 »
Eu já tive problemas intermitentes com áudio, por isso eu perguntei. No meu caso, bastava eu entrar no Windows, reiniciar e entrar no Ubuntu pro som funcionar. Bastante esquisito, não? Esse problema "se consertou" na atualização da versão 6.10 para a 7.04. Bom, vamos tentar resolvê-lo, então. O comando a seguir retorna alguma coisa?

Código: [Selecionar]
lsmod | grep 1371

Eis a resposta:

Código: [Selecionar]
snd_ens1371            31392  0
gameport               18704  1 snd_ens1371
snd_ac97_codec        122200  1 snd_ens1371
snd_rawmidi            29824  2 snd_ens1371,snd_seq_midi
snd_pcm                94344  4 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_hda_intel,snd_pcm_oss
snd                    69288  13 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_seq_oss,snd_rawmidi,snd_seq,snd_hda_intel,snd_seq_device,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_timer

Citar
Se possível, rode os comandos mencionados com o som funcionando e não funcionando, para efeitos de comparação.

Até o momento não funcionou mais, não importa o que eu tenha feito (tipo entrar e sair do Windows, por exemplo).

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #10 Online: 31 de MAR?O de 2008, 11:27 »
Eu já tive problemas intermitentes com áudio, por isso eu perguntei. No meu caso, bastava eu entrar no Windows, reiniciar e entrar no Ubuntu pro som funcionar. Bastante esquisito, não? Esse problema "se consertou" na atualização da versão 6.10 para a 7.04. Bom, vamos tentar resolvê-lo, então. O comando a seguir retorna alguma coisa?

Código: [Selecionar]
lsmod | grep 1371

Eis a resposta:

Código: [Selecionar]
snd_ens1371            31392  0
gameport               18704  1 snd_ens1371
snd_ac97_codec        122200  1 snd_ens1371
snd_rawmidi            29824  2 snd_ens1371,snd_seq_midi
snd_pcm                94344  4 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_hda_intel,snd_pcm_oss
snd                    69288  13 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_seq_oss,snd_rawmidi,snd_seq,snd_hda_intel,snd_seq_device,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_timer

Citar
Se possível, rode os comandos mencionados com o som funcionando e não funcionando, para efeitos de comparação.

Até o momento não funcionou mais, não importa o que eu tenha feito (tipo entrar e sair do Windows, por exemplo).

Tenta fazer o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo rmmod -f snd_ens1371
e em seguida

Código: [Selecionar]
sudo modprobe snd_ens1371
Teste se o som funciona assim.

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #11 Online: 31 de MAR?O de 2008, 11:39 »
Tenta fazer o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo rmmod -f snd_ens1371

Pediu senha, forneci.

Citar
e em seguida

Código: [Selecionar]
sudo modprobe snd_ens1371

No momento que entrei o comando, as caixas deram um estalo. Mas, depois disso, nada de som...  :-[

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #12 Online: 31 de MAR?O de 2008, 12:15 »
Espere!

Tive um palpite que deu certo: depois de emitir o comando que você sugeriu, eu deveria reiniciar a máquina. O som através da placa offboard parece estar estar funcionando normalmente após duas reinicializações.

Então, devo-lhe um muito obrigado!  ;D

Agora, me conte: onde é que posso buscar conhecimento sobre esses comandos via terminal e o que eles fazem?

Por que será que isso não pode ser feito via interface gráfica?

Um abraço!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #13 Online: 31 de MAR?O de 2008, 13:25 »
Espere!

Tive um palpite que deu certo: depois de emitir o comando que você sugeriu, eu deveria reiniciar a máquina. O som através da placa offboard parece estar estar funcionando normalmente após duas reinicializações.

Então, devo-lhe um muito obrigado!  ;D

Não posso dar certeza que o som vá funcionar a partir de agora. Depois, se puder, teste desligar o computador e ligar de novo e ver se o som funciona. Se funcionar, beleza! Se não, volte aqui que a gente tenta outras coisas.


Agora, me conte: onde é que posso buscar conhecimento sobre esses comandos via terminal e o que eles fazem?

O terminal no Linux é muito poderoso e permite que você altere configurações bastante específicas no seu sistema. Recomendo a quem tiver interesse aprender um pouco sobre ele. Conhecimento nunca é demais! Aqui no fórum há um tópico dedicado a esse aprendizado:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,7950.0.html

Eu recomendo o primeiro link apontado no tópico, já que foi através dele que eu iniciei na linha de comando:

http://www.guiadohardware.net/guias/12/

Recomendo também a leitura da documentação oficial, que andei dando uma olhada e me parece estar muito boa (parabéns, Arlei!)

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos


Por que será que isso não pode ser feito via interface gráfica?

Os comandos que eu te passei são bastante específicos. Eles removem e adicionam (respectivamente) módulos carregados pelo kernel (o coração do sistema) -- nesse caso o módulo é o snd_ens1371, que diz respeito à sua placa de som. Como eu sabia que esse era o módulo carregado pelo sistema para fazer sua placa de som funcionar? Simples, procurei por "Ensoniq 5880 AudioPCI (rev 02) ubuntu" no Google e achei.

Respondendo a sua pergunta, você não encontra isso em interface gráfica (pelo menos eu não sei de nenhum programa com esse propósito) pois, além de ser um procedimento avançado de configuração, não é algo que você use com frequência (só usa quando tem algum problema, e depois que resolve, não usa mais).

Como já mencionei acima, a linha de comando é muito poderosa, e, depois que você se acostuma, até mais fácil e rápido que abrir um programa e dar alguns cliques.

Só pra complementar, aqui no fórum você costuma ver as solução em linha de comando, pois normalmente é muito mais rápido escrever um comando do que um procedimento do tipo "Clique lá, vá na aba tal, selecione a caixa tal".
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2008, 13:34 por alexmatos »

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #14 Online: 31 de MAR?O de 2008, 18:54 »
Não posso dar certeza que o som vá funcionar a partir de agora. Depois, se puder, teste desligar o computador e ligar de novo e ver se o som funciona. Se funcionar, beleza! Se não, volte aqui que a gente tenta outras coisas.

Nem foi preciso esperar uma chance de desligar o computador. Passei o dia todo trabalhando no Windows e agora, quando voltei ao Ubuntu, o som já não funcionava mais de novo... :'(

Aguardo novas dicas.

Obrigado!