Autor Tópico: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?  (Lida 23005 vezes)

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #15 Online: 31 de MAR?O de 2008, 20:31 »
Haha!

Saí do Ubuntu para entrar no Windows para ver detalhes de minha placa no Gerenciador de Hardware...Quando voltei ao Ubuntu, o som passou a funcionar.
Não entendi nada...


Todaro,

Veja se isso ajuda.
Eu tenho uma placa de som onboard da VIA Technogies que viva dando conflito com a minha placa de som principal.
Era um saco. Eu nunca sabia ao iniciar o computador qual das duas ia ser carregada pelo sistema. Ora o computador iniciava com uma, ora com a outra.
Mesmo depois que eu desabilitei a placa onboard na Bios, ela continuava sendo iniciada pelo sistema.
A solução que eu encontrei eu postei neste tópico.
É bem simples.
Vc pretende usar a placa onboard para alguma coisa? Caso a resposta seja negativa, basta colocá-la na lista negra. A lista negra é uma lista de módulos que não são carregados pelo sistema, apesar de estarem configurados para tal.
É assim:
Primeiro localiza o módulo da sua placa. Parece que o pessoal já achou pra vc. Provavelmente é esse: snd_ens1371. Se não for, avisa que a gente te ajuda a achar.
Depois, abre a lista negra:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklistAcrescenta estas linhas no final do arquivo:
Código: [Selecionar]
# módulo da placa de som integrada
blacklist snd_ens1371
e reinicia o sistema.
Caso vc queira voltar a usar sua placa de som integrada ou se algo der errado, é só abrir novamente a lista negra e apagar as linhas que vc acrescentou.

Abs

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #16 Online: 31 de MAR?O de 2008, 20:32 »
Eu tinha exatamente o mesmo problema, e resolvi com o seguinte post: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,32218.0.html

A idéia é colocar o módulo da placa onboard na "lista negra".

Abraços!

EDIT:

Ôpa! É exatamente a mesma coisa da dica do Vítor! ;D

Mais abraços!

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #17 Online: 31 de MAR?O de 2008, 23:05 »
Amigos Vitor e Vinícius,

Sou-lhes muito grato pela gentil atenção. Todavia, lamento informar que ainda não deu certo.

Eu estava no Windows quando li a resposta de vocês. Entrei no Ubuntu para pôr sua sugestão em prática. Nessa inicialização, a placa offboard foi reconhecida normalmente, tanto que as caixas tocaram o som de abertura do Ubuntu.

Então fui colocar o módulo da minha placa na lista negra, conforme suas instruções. Duas reinicializações depois, nada. Parece que o Ubuntu tem vontade própria e só reconhece a placa quando quer.  :-\

Um abraço!


Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #18 Online: 31 de MAR?O de 2008, 23:45 »
A ajuda dos amigos foi de grande valia, mas o módulo a ser colocado na lista negra não deve ser o snd_ens1371, pois ele é o módulo referente à placa OFFBOARD! As informações da placa onboard foram obtidas com o comando lspci, lembra?

Citar
80:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VIA High Definition Audio Controller (rev 10)

Faz o seguinte, dá o comando a seguir no terminal:

Código: [Selecionar]
lsmod | grep -i via
Esse comando vai retornar o módulo que você deve pôr na lista negra. Vou chutar que deve ser algo como snd_via.

Obs.: eu tenho placa onboard da VIA em casa, mas infelizmente não estou em lá e nem no Linux, então não tenho como descobrir pra você.


Acho que agora o problema vai ser resolvido, hein? Eu tinha me esquecido da possibilidade de conflito de módulos. Tenta aí e se tiver dúvida, volta aqui que eu vou ficar logado.

Offline Feldsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #19 Online: 01 de Abril de 2008, 01:49 »
Se nao me engano tem o modconf para manipulaçao de modulos, e so procura no synaptic
« Última modificação: 01 de Abril de 2008, 01:56 por Feldsm »

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #20 Online: 01 de Abril de 2008, 14:58 »
A ajuda dos amigos foi de grande valia, mas o módulo a ser colocado na lista negra não deve ser o snd_ens1371, pois ele é o módulo referente à placa OFFBOARD! As informações da placa onboard foram obtidas com o comando lspci, lembra?

Citar
80:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VIA High Definition Audio Controller (rev 10)

Faz o seguinte, dá o comando a seguir no terminal:

Código: [Selecionar]
lsmod | grep -i via
Esse comando vai retornar o módulo que você deve pôr na lista negra. Vou chutar que deve ser algo como snd_via.

Resposta do comando:

Código: [Selecionar]
sata_via               14596  2
via_rhine              28936  0
mii                     7424  1 via_rhine
libata                138928  2 sata_via,ata_generic
via82cxxx              11268  0 [permanent]
ide_core              141200  2 ide_cd,via82cxxx

Dá pra me ajudar a traduzir isso em língua de pobre?  ;)

Feldsm, vou experimentar sua dica posteriormente.

Muito obrigado aos dois.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #21 Online: 01 de Abril de 2008, 15:03 »
Isso aí foi com o som funcionando ou não? Estranho, aparentemente não tem o módulo referente à placa de som onboard. Estou em casa e aqui o módulo é o snd_via82xx.

Me dá a resposta do comando

Código: [Selecionar]
lsmod | grep snd
com o som NÃO funcionando.

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #22 Online: 01 de Abril de 2008, 15:09 »
Isso aí foi com o som funcionando ou não?

Não funcionando.

Citar
Me dá a resposta do comando

Código: [Selecionar]
lsmod | grep snd
com o som NÃO funcionando.

Com o som não funcionando:

Código: [Selecionar]
snd_ens1371            31392  0
gameport               18704  1 snd_ens1371
snd_ac97_codec        122200  1 snd_ens1371
ac97_bus                4096  1 snd_ac97_codec
snd_seq_dummy           5380  0
snd_seq_oss            36864  0
snd_hda_intel         337192  1
snd_seq_midi           11008  0
snd_rawmidi            29824  2 snd_ens1371,snd_seq_midi
snd_pcm_oss            50048  0
snd_mixer_oss          20096  1 snd_pcm_oss
snd_seq_midi_event      9984  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_pcm                94344  4 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_hda_intel,snd_pcm_oss
snd_seq                62496  6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_timer              27272  2 snd_pcm,snd_seq
snd_seq_device         10260  5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
snd                    69288  13 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_seq_oss,snd_hda_intel,snd_rawmidi,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
soundcore              10272  1 snd
snd_page_alloc         12560  2 snd_hda_intel,snd_pcm

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2008, 15:13 »
Isso aí foi com o som funcionando ou não?

Não funcionando.

Citar
Me dá a resposta do comando

Código: [Selecionar]
lsmod | grep snd
com o som NÃO funcionando.

Com o som não funcionando:

Código: [Selecionar]
snd_ens1371            31392  0
gameport               18704  1 snd_ens1371
snd_ac97_codec        122200  1 snd_ens1371
ac97_bus                4096  1 snd_ac97_codec
snd_seq_dummy           5380  0
snd_seq_oss            36864  0
snd_hda_intel         337192  1
snd_seq_midi           11008  0
snd_rawmidi            29824  2 snd_ens1371,snd_seq_midi
snd_pcm_oss            50048  0
snd_mixer_oss          20096  1 snd_pcm_oss
snd_seq_midi_event      9984  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_pcm                94344  4 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_hda_intel,snd_pcm_oss
snd_seq                62496  6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_timer              27272  2 snd_pcm,snd_seq
snd_seq_device         10260  5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
snd                    69288  13 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_seq_oss,snd_hda_intel,snd_rawmidi,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
soundcore              10272  1 snd
snd_page_alloc         12560  2 snd_hda_intel,snd_pcm

Faça um teste:

Código: [Selecionar]
sudo rmmod -f snd_hda_intel
e veja se o som funciona.

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2008, 15:21 »
Acho que no lsmod deveria aparecer o módulo snd_via82xx.
Vc fez quando o som NÃO estava funcionando. Se não funcionava, talvez o kernel não tenha carregado o módulo. E aí ele não aparece no lsmod.
Tenta reiniciar e dar um lsmod puro e procura o snd_via82xx.

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #25 Online: 01 de Abril de 2008, 15:29 »
Acho que no lsmod deveria aparecer o módulo snd_via82xx.
Vc fez quando o som NÃO estava funcionando. Se não funcionava, talvez o kernel não tenha carregado o módulo. E aí ele não aparece no lsmod.
Tenta reiniciar e dar um lsmod puro e procura o snd_via82xx.

Vitor, achei um via82cxxx sem "snd_". A linha dele está assim:

Código: [Selecionar]
via82cxxx              11268  0 [permanent]
Alex:

Citar
Faça um teste:

Código: [Selecionar]
sudo rmmod -f snd_hda_intel
e veja se o som funciona.

Reiniciei a máquina quatro vezes depois de emitir o comando. Nas duas primeiras o som funcionou, depois não funcionou mais.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #26 Online: 01 de Abril de 2008, 15:32 »
Acho que no lsmod deveria aparecer o módulo snd_via82xx.
Vc fez quando o som NÃO estava funcionando. Se não funcionava, talvez o kernel não tenha carregado o módulo. E aí ele não aparece no lsmod.
Tenta reiniciar e dar um lsmod puro e procura o snd_via82xx.

Minha teoria é oposta à sua, vítor. O módulo snd_ens1371 é o módulo da placa OFFBOARD. O suposto módulo snd_via82xx é o módulo da placa ONBOARD. Se os dois forem carregados ao mesmo tempo, acontece o conflito. Se o da placa ONBOARD não for carregado, o som deveria funcionar.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #27 Online: 01 de Abril de 2008, 15:39 »
Citar
Faça um teste:

Código: [Selecionar]
sudo rmmod -f snd_hda_intel
e veja se o som funciona.

Reiniciei a máquina quatro vezes depois de emitir o comando. Nas duas primeiras o som funcionou, depois não funcionou mais.

Todaro, tenho que te explicar. Não adianta você reiniciar, porque o comando rmmod remove o módulo somente até a próxima reinicialização. Eu só pedi para você rodá-lo para testar. Faz o seguinte, adiciona o módulo snd_hda_intel à lista negra. Sabe como, né?

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #28 Online: 01 de Abril de 2008, 15:46 »
Minha teoria é oposta à sua, vítor. O módulo snd_ens1371 é o módulo da placa OFFBOARD. O suposto módulo snd_via82xx é o módulo da placa ONBOARD. Se os dois forem carregados ao mesmo tempo, acontece o conflito. Se o da placa ONBOARD não for carregado, o som deveria funcionar.

Não sei se entendi bem, mas acho que concordo. Entretanto, nesse caso o módulo da placa onboard não aparece no lsmod. Foi isso que eu quis dizer.

Todaro, acho estranho. No meu lsmod aparecem a snd_via82xx e a via82cxxx. Eu coloquei a snd_via82xx na lista negra e o conflito acabou. Vc deu o lsmod puro que eu te falei? Em todo caso, tenta colocar snd_via82xx na lista negra (daquele jeito que eu falei acima), reinicia e vê se resolve. Não esquece de tirar da lista negra o que tinha sido colocado por vc antes.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #29 Online: 01 de Abril de 2008, 15:52 »
Minha teoria é oposta à sua, vítor. O módulo snd_ens1371 é o módulo da placa OFFBOARD. O suposto módulo snd_via82xx é o módulo da placa ONBOARD. Se os dois forem carregados ao mesmo tempo, acontece o conflito. Se o da placa ONBOARD não for carregado, o som deveria funcionar.

Não sei se entendi bem, mas acho que concordo. Entretanto, nesse caso o módulo da placa onboard não aparece no lsmod. Foi isso que eu quis dizer.

Todaro, acho estranho. No meu lsmod aparecem a snd_via82xx e a via82cxxx. Eu coloquei a snd_via82xx na lista negra e o conflito acabou. Vc deu o lsmod puro que eu te falei? Em todo caso, tenta colocar snd_via82xx na lista negra (daquele jeito que eu falei acima), reinicia e vê se resolve. Não esquece de tirar da lista negra o que tinha sido colocado por vc antes.

vítor, você notou que o módulo snd_hda_intel está carregado? Que eu saiba, ele não deveria estar carregado. Será que não é ele o responsável pelo conflito?