Autor Tópico: Ubuntu 8.04 (hardy ... )  (Lida 208651 vezes)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #90 Online: 26 de MAR?O de 2008, 20:49 »
Eu estou "de molho" em casa hoje (gripe) e aproveitei para usar e abusar do Hardy a tarde inteira.

Só reiniciei o Sistema por conta dos updates que eu já relatei aqui e comecei a checar o consumo de RAM com mais freqüência.

Tenho 1 GB de RAM e o Gutsy e o  Feisty usavam mais de 900 MB, incluindo  buffers e cache, com pouco mais de uma hora de "uptime".

Vejam aqui o Hardy (com o Firefox aberto):

Código: [Selecionar]
andre@ubuntu:~$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          1010        746        264          0         28        479
-/+ buffers/cache:        238        772
Swap:          298          0        298
andre@ubuntu:~$ uptime
 20:47:25 up  1:43,  2 users,  load average: 0.19, 0.43, 0.45
andre@ubuntu:~$

Melhora significativa.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #91 Online: 26 de MAR?O de 2008, 20:58 »
Eu tenho um notebook dell inspiron 1525 com 2gb de ram:

Código: [Selecionar]
maudy@deathstar:~$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          2017       1030        986          0         41        582
-/+ buffers/cache:        406       1610
Swap:         1537          0       1537
maudy@deathstar:~$

Tá bom né?

Offline cbarbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Problemas com o Firefox 3.0b4
« Resposta #92 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:02 »
Com o Hardy instalado limpo, o Firefox 3.0b4 funciona normalmente. Entretanto, depois que instalei meus programas favoritos, codecs, fontes e plugins, este Firefox deixou de funcionar corretamente. Ao carregar uma página os textos não aparecem e as imagens carregam distorcidas. Isto só está acontecendo com o Firefox 3.0. Com o Firefox 2.0.12 tudo funciona corretamente.

Alguém está passando por este mesmo problema? Alguém sabe alguma solução? É que desejo usar o Firefox 3.0, porque este está consumindo menos memória, carregando as páginas bem mais rápido e alguns recursos novos bem legais.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #93 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:04 »
Eu tenho um notebook dell inspiron 1525 com 2gb de ram:

Código: [Selecionar]
maudy@deathstar:~$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          2017       1030        986          0         41        582
-/+ buffers/cache:        406       1610
Swap:         1537          0       1537
maudy@deathstar:~$

Tá bom né?

Eu comparei com as versões anteriores e verifiquei uma menor demanda por RAM no Hardy.

No seu caso há muita memória disponível e verificar ou não a melhora vai depender da mesma comparação.

Por outro lado, tendo quase 1 GB de memória absolutamente livre (o "free" da primeira linha), vc certamente não vai sentir perda de desempenho em nenhum aplicativo que venha a rodar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #94 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:06 »
opa... assim fico mais feliz.
mas posso assegurar que o hardy é a versão Ubuntu mais perfeita que já vi.
num deu crash e erro até agora... e os erros que pitaram foram meleca minha! hauahua

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Firefox 3.0b4
« Resposta #95 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:10 »
Com o Hardy instalado limpo, o Firefox 3.0b4 funciona normalmente. Entretanto, depois que instalei meus programas favoritos, codecs, fontes e plugins, este Firefox deixou de funcionar corretamente. Ao carregar uma página os textos não aparecem e as imagens carregam distorcidas. Isto só está acontecendo com o Firefox 3.0. Com o Firefox 2.0.12 tudo funciona corretamente.

Alguém está passando por este mesmo problema? Alguém sabe alguma solução? É que desejo usar o Firefox 3.0, porque este está consumindo menos memória, carregando as páginas bem mais rápido e alguns recursos novos bem legais.

Depois que me livrei de uma extensão cosmética, que disponibilizava uma barra de progresso estilo Safari, não tive mais problemas de travamento com FF B4.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline cbarbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Truque para instalar em português
« Resposta #96 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:12 »
Quando eu fui instalar o Hardy, tive o mesmo problema já relatado aqui, de a instalação usando o português como idioma padrão não acontecer. Porém, realizei uma tentativa que deu certo comigo e, quem sabe, pode dar certo com quem tentar repetir.

Como a instalação escolhendo o português como padrão era interrompida abruptamente no meio do caminho durante a escolha do teclado padrão, fiz a opção por tudo em inglês e fui em frente. Quando cheguei na última ponto que exigia a confirmação do usuário para que ocorresse e formatação das partições e, em seguida, a instalação, fui clicando em voltar até chegar no ponto onde podia escolher novamente o idioma. Troquei o idioma para ptBr, o teclado para abnt2 e fui em frente, sem o bug entrar em ação. Com isso consegui uma instalação convencional para o nosso idioma sem precisar fazer ajustes depois.
Se deu certo comigo, quem sabe pode dar certo com mais alguém? Não custa tentar.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #97 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:17 »
Na boa... eu escolhi a versão inglesa e só irei mudar a linguagem quando sair a versão final.
Sem pressa porque ainda muitos bugs podem ser consertados.
E depois, mudar de linguagem é coisa fácil.

Abs!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #98 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:32 »
Na boa... eu escolhi a versão inglesa e só irei mudar a linguagem quando sair a versão final.
Sem pressa porque ainda muitos bugs podem ser consertados.
E depois, mudar de linguagem é coisa fácil.

Abs!

O mais complicado é mudar o teclado, mas já expliquei isso neste tópico (está na primeira página).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #99 Online: 26 de MAR?O de 2008, 21:46 »
Gente eu até to feliz que o uso de RAM caiu no 8.04, mas sei não heim.

Olhem abaixo meu Feisty depois de praticamente duas horas de uso, 3 Firefox 3.0 abertos (totalizando 42 abas), terminal, uma janela do pidgin aberta, compiz-fusion habilitado, e etc.

Citar
$ free
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:       2066556    1262644     803912          0      46436     565184
-/+ buffers/cache:     651024    1415532
Swap:       522072          0     522072
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #100 Online: 26 de MAR?O de 2008, 22:51 »
No meu caso, acho que o consumo diminuiu comparando com o Gutsy e o Feisty, testando em duas máquinas com 1 GB de RAM e pouca memória swap.

Comparando com o Fedora 8/Gnome e o PCLinuxOS/KDE 3, que estiveram na mesma máquina em períodos distintos, também não posso dizer que o Hardy seja pesado ou "guloso" por RAM.

E um dos motivos disso talvez seja o Firefox 3 B4, cujos testes vêm mostrando menor consumo de RAM do que na versão 2.

Mas de uma coisa eu tenho certeza: o Gnome "emagreceu" pela primeira vez entre versões.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline yportimd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Bruno Tsubouchi Yporti
    • Ver perfil
    • Yporti M.D.
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #101 Online: 26 de MAR?O de 2008, 23:39 »
Estou usando o Hardy e gostei do desempenho, apesar de ter instalado a partir do sistema básico, logo, ele está bem mais enxuto. Usando o driver opensource da placa ati, o sistema inicia consumindo 110mb reais (fora buffers e cache), o que considero bastante bom. Achei o novo nautilus um pouco mais pesado que o anterior, principalmente depois de algum tempo de uso, mas nada que inviabilize seu uso.

Estou usando o Hardy num laptop com 480Mb de Ram disponíveis ao sistema e não senti problema algum ao operar programas mais pesados ao menos tempo, como o OpenOffice e Firefox, a swap está intocada. Espero que essa versão cumpra mesmo as espectativas em relação à estabilidade.

Até mais!
Bruno Tsubouchi Yporti
http://yportimd.wordpress.com/

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #102 Online: 26 de MAR?O de 2008, 23:57 »
Screen do meu Hardy Heron já sem o papel-de-parede galinha d'angola (horroroso) que vem por padrão.

Eu disse que não ia mexer no visual, mas ficar olhando a "galinha" foi demais. No resto, ícones, compiz, engine (human, ainda) etc., tudo padrão e funcionando bem até agora.

Temos de reportar o bug da galinha então, hehehehe

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #103 Online: 27 de MAR?O de 2008, 00:03 »
Como é a questão do gosto né... Eu não to usando, mas baixei o papel de parede do hardy e usei por um tempo, achando bem bonito.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #104 Online: 27 de MAR?O de 2008, 22:47 »
Foram 30 updates hoje, incluindo o blkid que não funciona mais (não dá saída de texto no terminal) conforme descobri ajudando num tópico sobre montagem de HD no Xubuntu 8.04.

Fora isso, tudo bem.
:: Linux Registered User nº 439378 ::