Por favor, pode-nos explicar este dilema passo-a-passo?
Para explicar a novatos que não tem intimidade com o Ubuntu como eu, essa informação que você deu está muito pobre e sem referências. Então, o problema não está inteiramente resolvido.
1° - Onde arruma esses "possíveis" repositórios Backports que aqui na minha lista do sources.list não existe ou não dá referência? você pode explicar que lista é essa? tentei fazer esses passos e deu erro.
É pra acrescentar algum link externo? Qual link é? Qual o procedimento?
2° - Existe linux-backports-modules-generic no Synapitc, mas não adianta instalar porque ele requisita outro arquivo que não existe no sistema para baixar em lugar nenhum, o tal linux-backports-modules-2.6.20-16-generic, na qual todos os links para download estão quebrados
(ai que raiva disso)
3° - Se deu certo pra você, então explique a configuração que fez para teu microfone pegar.
Desabafo: Não existe neste fórum NENHUMA referência ou link para dizer este grande dilema dos microfones não pegarem em Ubuntu: uns conseguem resolver apenas com configuração no ALSA o que já fiz a risca e sem sucesso, outros (como eu) não conseguimos fazer o microfone pegar nem mesmo com ALSA configurado.
(Eu disse, TODO CONFIGURADO)
E pra finalizar, todas as formas que tentam explicar é quase sempre uma gambiarra, ta na cara que é um bug! Mas é incrível que não há uma página centralizada onde as pessoas possam se informar com problemas no microfone que mesmo ativo (sim, ele funciona, dá som na caixa com microfonia e tudo que se pode ter), não é reconhecido...