Eu uso uma ATI 9200, nao tive problemas na imagem dela, quanto a aceleraçao 3d tentem fazer do seguinte modo, comigo funcionou ( leiam primeiro com atenção e executem depois por sua conta e risco ):
1. Atualize seu sistema e ao inves de usar drivers obtidos externamente instale os componentes que o proprio ubuntu disponibiliza atraves do synaptic: xorg-driver-fglrx.
2. Apos a atualização do sistema reiniciem o computador, reiniciem novamente apos a instalção do driver, apos entrar no sistema digite: crtl + alt +f1 voce ira para o teminal sem ambiente grafico, logue-se e digite: sudo fglrxconfig, responda atentamente as questoes que se segue.
3. Terminado esse passo digite: crtl + alt +f7 para retornar ao ambiente grafico, reinicie o sistema e apos logar-se novamente siga os passos descritos na Ajuda>>ubuntu5.10 starter guide>>hardware>>questao 3
4. questao importante: segui literalmente os passos da questao 3 e nao obtive sucesso na aceleração 3d, porem notei o seguinte quando entrava no painel de controle da ati, o meu dispositivo aparecia como pci e no meu caso era agp, no topico 3 da questao 3 , a ajuda nos leva a manter desativada a opção "UseInternalAGPGART" , o que fiz foi o seguinte sendo minha placa agp ao inves de manter desativada essa opçãp eu a ativei durante o nosso passo n.0 2, entao testei com o cube, que antes começava com 29 fps e cai ate 4 ou 5 fps, configurado corretamente obtive pico de 262 fps, entao verifiquei no cedega e tudo foi aprovado nos testes, entao aconselho que primeiro verifiquem o tipo da conexão da placa de video e se utilizem dessas informações que postei e tentem configurar sua placa corretamente.
Ps: Nao sei como a ajuda nao trata desse topico com mais cuidado, mas podem notar o que citei no passo n.0 4, comigo funcionou beleza fazendo assim, nao sei se eh regra geral para configurar, por isso tenham bom senso e deem uma pesquisada adicional no google sobre como procederem.
Obs: algumas vezes (comigo sempre), apos a instalação dos drivers da Ati, meu teclado se desconfigura ao reiniciar, se isso acontecer com voces tentem como eu fiz para regularizar edite o arquivo xorg.conf na seção "input device", substiutindo o modelo que la consta por "abnt2" e "br", aconselho tambem procurar solucoes no google, por que inexplicavelmente esse procedimento nao funcionou todas as vezes comigo (quem sabe o porque :evil: ).
Isso eh tudo e boa sorte!!!