Autor Tópico: ATI 9250 - fica tudo branco!  (Lida 4790 vezes)

Offline henrique_guidi

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
ATI 9250 - fica tudo branco!
« Online: 14 de Janeiro de 2006, 13:03 »
Instalando o driver da ATI segundo o tutorial: http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=423584 mas a imagem fica branca, alem de nos teste do Cedega ficar vermelho (desativado) a aceleração 3D... alguem sabe oque há de errado?
Eu segui a risca o tutorial e instalei certinho os .deb fomados...

Vlw

shooks

• Visitante
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2006, 00:39 »
kra, to com o mesmo problema que vc, nao tinha encontrado nas buscas...

também tenho uma radeon 9250 e a tela fica extremamente clara... não consigo ler direito as coisas!!

como faço pra configurar brilho contraste gama?

obrigado!

ps. se puderem deletar o outro tópico, agradeço também.

Offline henrique_guidi

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2006, 08:02 »
Então.. se instalar tudo terá o redículo Ati Control no menu de Aplicações. Por ele vc poderá controlar a intensidade das cores.
Mas eu nunca consegui dexar como é inicialmente, sem o driver. E sempre que reinicio, volta a ficar branco.
Porcaria de driver...

Continuo esperando solução, por hora eu volto pro windows para jogar  :cry:

grato.

Offline dookie

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2006, 15:54 »
Eu não posso te afirmar, mas....
O painel da ATI (que concordo que é uma porcaria) escreve no famoso arquivo xorg.conf
Eu não sei como ou porque.. mas nessa parte de intensidade e cores, ele funciona na hora.. mas qualquer outra opção que tenha que reiniciar o Xorg, é perdida porque ele não grava no arquivo.
Isso acontece porque o arquivo não tem permissão para escrita, para os usuários.
Dai você tem duas saídas para o problema:
 - mudar as permissões do arquivo... # sudo chmod +777 /etc/X11/xorg.conf
 - executar o painel como root... # sudo fire???? eu nao lembro o nome.. mas é algo assim.. firepainelconfig.. fireglconfig...

Dai salve as configurações e tente reiniciar...
Me avise se deu certo.

Offline henrique_guidi

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2006, 18:13 »
vlw pela ajuda Dookie mas acho que isso apenas taparia o buraco... não consegui nunca deixar as cores corretas no painel. Apenas colocava num tom aceitavel para poder mexer no firefox e procurar a solução...
Agora to usando sem a aceleração (driver genérico) para usar o resto do linux.
Mas assim que eu achar algo de somado a sua informação me ajude a solucionar o problema posto aqui... até lá... ME AJUDEM  :)

shooks

• Visitante
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2006, 18:48 »
fiz caca aqui mas consegui ver o menuzinho tosco... parece que eh bugado, pq o padrao eh 1.00 do gama, mas se vc vai em 0.10 nao muda muita coisa, soh 0.12 que fica legivel as parada.... mas uma porcaria ainda =(
tah bugado pq o slider nao funciona direito...

Offline henrique_guidi

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 08:08 »
Ontem instalei o Drake Dapper para ver se conseguia um 3D sem tela clara.... mas nada. Se ativo o FGLRX a tela fica clara. E mesmo quando diminuo o gamma na marra usando o fglrx_xgamma -g 0.33 (acho, não to no linux agora para ver) se eu abro o fgl_glgears (também nao lembro se é assim) para mostrar a janela com um cubo com textura de rodas detadas girando, o gamma volta a ficar branco na hora  :cry:  (nesta tentativa não instalei o driver da ATI, o driver não dá suporte ao Drake Dapper)

Eu já vi uns tópicos gringos de pessoas reclamendo disso mas não achei a solução. Galera não dexem de tentar ajudar a nós usuários da ATI Radeon 9250 (e acho que algumas outras variação da ATI deve dar isso também)

vlw

Yuran

• Visitante
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 10:18 »
Eu uso uma ATI 9200, nao tive problemas na imagem dela, quanto a aceleraçao 3d tentem fazer do seguinte modo, comigo funcionou ( leiam primeiro com atenção e executem depois por sua conta e risco ):

1. Atualize seu sistema e ao inves de usar drivers obtidos externamente instale os componentes que o proprio ubuntu disponibiliza atraves do synaptic: xorg-driver-fglrx.

2. Apos a atualização do sistema reiniciem o computador, reiniciem novamente apos a instalção do driver, apos entrar no sistema digite:   crtl + alt +f1   voce ira para o teminal sem ambiente grafico, logue-se e digite:   sudo fglrxconfig, responda atentamente as questoes que se segue.

3. Terminado esse passo digite:   crtl + alt +f7  para retornar ao ambiente grafico, reinicie o sistema e apos logar-se novamente siga os passos descritos na Ajuda>>ubuntu5.10 starter guide>>hardware>>questao 3

4. questao importante: segui literalmente os passos da questao 3 e nao obtive sucesso na aceleração 3d, porem notei o seguinte quando entrava no painel de controle da ati, o meu dispositivo aparecia como pci e no meu caso era agp, no topico 3 da questao 3 , a ajuda nos leva a manter desativada a opção "UseInternalAGPGART" , o que fiz foi o seguinte sendo minha placa agp ao inves de manter desativada essa opçãp eu a ativei durante o nosso passo n.0 2, entao testei com o cube, que antes começava com 29 fps e cai ate 4 ou 5 fps, configurado corretamente obtive pico de 262 fps, entao verifiquei no cedega e tudo foi aprovado nos testes, entao aconselho que primeiro verifiquem o tipo da conexão da placa de video e se utilizem dessas informações que postei e tentem configurar sua placa corretamente.

Ps: Nao sei como a ajuda nao trata desse topico com mais cuidado, mas podem notar o que citei no passo n.0 4, comigo funcionou beleza fazendo assim, nao sei se eh regra geral para configurar, por isso tenham bom senso e deem uma pesquisada adicional no google sobre como procederem.

Obs: algumas vezes (comigo sempre), apos a instalação dos drivers da Ati, meu teclado se desconfigura ao reiniciar, se isso acontecer com voces tentem como eu fiz para regularizar edite o arquivo xorg.conf na seção "input device", substiutindo o modelo que la consta por "abnt2" e "br", aconselho tambem procurar solucoes no google, por que inexplicavelmente esse procedimento nao funcionou todas as vezes comigo (quem sabe o porque :evil: ).

Isso eh tudo e boa sorte!!!

Offline henrique_guidi

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 11:52 »
Valeu pela ajuda, isso aumenta em muito meus conhecimento sobre a instalação do driver e principalmente.. sua otimização....
Porém o problema não é o 3d.. isso roda numa boa.... o problema mesmo é que a tela fica muito clara (muito mesmo!) se eu fico com o driver 3D  :x
Vo até ver se sae o claro no screenshot e posto aqui....

mas, vlw a ajuda mesmo!

Offline henrique_guidi

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2006, 18:05 »
Pessoal, ainda continuo sem jogar no linux por ter a tela branca qndo ponho o 3D ativo.
Se alguem souber, continuo procurando soluções!
Tenho uma ATI Radeon 9250
e qndo instalo os driver 3D da ATI (e eles são instalado corretamentes e funcionam) a tela fica muito branca, qse não vejo nada!
Uso o Ubuntu Drake Dapper agora mas este problema vem do 5.10 já.
Eu já joguei Q3 e CS1.6 nele, mas depois de alguma atualização do 5.10 (e até agora) o problema começou!!!!

Me ajudem!

Offline Ukko

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: ATI 9250 - fica tudo branco!
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2007, 00:09 »
Alguem ja descobriu o problema? Tenho o mesmo problema com a minha radeon 9200se
AMD Athlon XP, 2000 MHz (15 x 133) 2400+
1024 MB (PC3200 DDR SDRAM) (Dual Channel)
Abit NF7-S2(G)
SAMSUNG SP0802N (80 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
GeCube RADEON 9200 SE Game Buster (128 MB)
Edifier R102
SMS Revolution IV 1000VA

Offline henrique_guidi

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2007, 07:39 »
Alguem ja descobriu o problema? Tenho o mesmo problema com a minha radeon 9200se

No Ubuntu 6.10 isso não ocorre mais.... acho q foi um problema em algum arquivo. Suspeito de ser problema na versão do arquivo libGL.so

Offline robsonba

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2008, 22:17 »
como instalar essa placa no ubuntu 8.04? Já tentei o envy ng e nada!