Autor Tópico: Migração para o Linux  (Lida 4320 vezes)

Offline Maurício Mendes

• Usuário Ubuntu
  • *
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Migração para o Linux
« Online: 01 de Janeiro de 2008, 02:30 »
Para aqueles que estão lendo agora, feliz ano novo!!

Há alguns dias atrás, mais precisamente no dia 25 de Dezembro, postei minha impressão sobre o linux, eu o tinha instalado em dual com o win xp, mas agora passado alguns meses, e veja que não solucionei todos os problemas, eu não tenho a preocupação de ter telas flutuantes, cubos giroscópicos e outras coisas mais incrementadas, (só por enquanto, hehehehe), a minha preocupação no momento o que mais é urgente para mim é fazer o meu sistema funcionar simples ou seja, o som em perfeito estado, gravador do gnome funcionando ( que eu não consegui no 7.04), assistir filmes em todos os formatos , (também não consegui no 7.04), e gravar filmes  ::) ??? :o >:( >:(,  e o principal fazer com que meu pessoal use o linux mais precisamente o Ubuntu, acontece que eles tinham suas vidas resolvidas no win,  orkut , msm, hotmail, enfim e eu simplesmente, deletei da vida deles o windows, agora vão ter que usar o UBUNTU hahahahahahahahah!!!!!, desculpem o meu extravaso, mas não pude conter-me, mas era algo que eu precisava fazer por eles, para o próprio bem deles, o software livre é o futuro, como já disse no post do dia 25 não tenho nada contra o win, muito pelo contrário, se não fosse por ele eu não estaria aqui dando este depoimento, fiquei muito feliz com esse sistema e quero ficar com ele por muitos anos, espero cumprir o prometido, pois procuro cumprir com a minha palavra, e no mais aprender com esse sistema, olhem na minha assinatura e verão que falo a verdade, deletei o windows da minha máquina e da vida de meus familiares, vou orientá-los da melhor forma que puder para que possam migrar sem medos para o nosso sistema operacional, o UBUNTU.
Um abraço a todos os que são livres, saudações ubuntistas a todos os que não o são e se estiverem lendo este post, sejam ousados e experimentem o novo, pois ele é libertador como a verdade que te transforma, como o conhecimento que quando chega até você converte-se em poder, sim senhoras e senhores conhecimento é poder, e aqui neste fórum quem possui o poder transmite até os que não o tem para que sejam parte dessa corrente poderosa e disseminadora do software livre. Então o sejamos!!!
Meu post do dia 25  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29833.0.html

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Migração para o Linux
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2008, 16:21 »
Mas é isso aí mesmo, chefia, tem é que experimentar "outras áreas" também, mas o lance do Windows ser algo assim meio que "demoníaco" não é nem o fato dele ser fácil de usar e de piratear, mas o qto ele é vulnerável às sacanagens que nego inventa por aí e, pior ainda, a índole da M$ ser tão baixa que ela lança no mercado um sistema aparentemente inacabado (diga-se Windows Vista), onde a M$, no seu papel de "direcionadora de mercado", em vez de tratar as coisas junto aos fabricantes (de soft e hard), ela mesmo lança seus padrões e os outros que se virem pra acompanhar a tendência.

Eu mesmo fui (e ainda sou...) usuário de Windows desde o 3.11 (Windows For Workgroups) e vi que a coisa começou a pegar no 95, piorou no 98, melhorou no W2000 e voltou a ficar braba no XP, que depois ficou estável no SP2 e agora somos brindados com esse "vírus de 6GB" que é o Vista. Um visual bonito, cheio de guéri-guéri mas com as mesmas (e outras piores) vulnerabilidades dos seus antecessores só pra dizer que lança uma versão a cada dois ou três anos.

Mas o engraçado é que, qdo descobrem falhas de segurança no Windows, nego bota a boca no trombone dizendo que o sistema é isso e aquilo, mas pelo menos, bem ou mal, as correções são lançadas depois. Isso deveria acontecer no Linux também que, com certeza, tem as suas falhas de segurança mas tratam o assunto meio que na surdina, no sapatinho, talvez pra não passar a impressão de que não seria um sistema tão seguro assim, cujas falhas estariam sempre sendo "corrigidas" e sem alarde bastando fazer um apt-get dist-upgrade sem dar ao usuário a chance de saber o que poderia estar realmente acontecendo com o sistema. Quem experimentar o Mandriva E acompanhar a instalação do mesmo vai saber do que eu estou falando...

Mas, é óbvio, eu prefiro um Linux todo desconfigurado e aberto do que um Windows totalmente "atualizado", hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Maurício Mendes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2008, 12:04 »
Talvez meu caro velox256, o nosso sistema seja vulnerável, pois não existe nada inexpugnável, mas ele é bem melhor do que o windows, no sentido segurança, o que vou tratar de fazer na minha máquina que no momento encontra-se sem nenhum firewal ou anti-virus acionado, já abri diversos sites inclusive o orkut do meu sobrinho (eu não tenho ainda,hehehe) e tem uns vídeos do you tube nele que possuem virus, abri e fica um aquivo.exe no desktop e até agora não senti nada de diferente, talvez por eu ser um completo ignorante no sentido segurança no linux, o que depois dessa nossa conversa, vou procurar ler, informar-me para preparar minha máquina para futuros ataques.
Cara voce me deixou agora preocupado, no que diz à segurança!!!!
De qualquer forma, abraçei o linux e não largo mais, a propósito já leu sobre o Ubuntu Ultimate 1.4?  Não então leia http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23510.msg131122.html#msg131122
E um feliz ano novo para você!!!

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2008, 23:15 »
Calmae, chefe, não quis deixá-lo preocupado, como eu disse lá em cima, prefiro um Linux todo aberto e desconfigurado do que um Windows todo atualizado, hehehe... O que eu quiz dizer também é que deveria haver uma transparência maior no que diz respeito às eventuais vulnerabilidades que o sistema possua e, diferentemente do Windows, onde nego mete a boca no trombone, no Linux é na surdina, mas eu acho que é pq tais vulnerabilidades são tão escassas que as notícias de erros só chegam praticamente muito depois de tais erros já terem sido corrigidos.
Instalo Linux (Ubuntu e Debian Etch) "quase" profissionalmente e em todas as dezenas de instalações que já fiz praticamente só vou nos clientes para instalar um periférico ou coisa do tipo, e olha que as máquinas, tirando as de escritórios, estão nas mãos de adolescentes daqueles bem lambões e que só vivem entrando em sites de sacanagem pura ou de crackers, além de, por mais que tentem, não conseguem abrir ou executar os anexos de mails ou links fajutos de Orkut e tudo mais.

Eu, na minha máquina, é sem anti-vírus e sem firewall, sem anti-spyware e também entro em sites beeeeeeeem cabeludos e até hj nenhum problema de soft ou navegador, hehehe...

Talvez meu caro velox256, o nosso sistema seja vulnerável, pois não existe nada inexpugnável, mas ele é bem melhor do que o windows, no sentido segurança, o que vou tratar de fazer na minha máquina que no momento encontra-se sem nenhum firewal ou anti-virus acionado, já abri diversos sites inclusive o orkut do meu sobrinho (eu não tenho ainda,hehehe) e tem uns vídeos do you tube nele que possuem virus, abri e fica um aquivo.exe no desktop e até agora não senti nada de diferente, talvez por eu ser um completo ignorante no sentido segurança no linux, o que depois dessa nossa conversa, vou procurar ler, informar-me para preparar minha máquina para futuros ataques.
Cara voce me deixou agora preocupado, no que diz à segurança!!!!
De qualquer forma, abraçei o linux e não largo mais, a propósito já leu sobre o Ubuntu Ultimate 1.4?  Não então leia http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23510.msg131122.html#msg131122
E um feliz ano novo para você!!!
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Maurício Mendes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2008, 13:41 »
Ah bom, me desculpe a paranóia, coisas ainda de ex-usuário win, pois ainda o uso no serviço, mas você já tinha lido sobre o Ubuntu Ultimate 1.4? Achei interessante, leia aí.  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23510.msg131122.html#msg131122

Abraços,

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2008, 12:46 »
Já tinha visto já, mas sinceramente gosto de deixar a minha máquina com as coisas que costumo usar, fazer eu mesmo a costumização dela. Depois de uma instalação e atualização básica, eu ripo fora tudo que não uso, como tecnologia assistiva, bluethooth, vídeos demonstrativos e softs desnecessários, também desabilito vários serviços inúteis (pelo menos pra mim) pra ganhar velocidade e desempenho do sistema e do disco, deixando uma instalação bem enxuta.
Como uso mais o meu Ubuntu no dia a dia pra Internet e multimídia, me falaram pra instalar o Medibuntu (ou algo assim...) mas, como eu disse, gosto de eu mesmo customizar o meu sistema, a onda do Linux é essa, fuçar o bagulho até dar zebra e tentar recuperar o sistema, é o mesmo aprendizado que se tem no Windows, só que no Windows os defeitos aparecem "naturalmente" e, no Linux, tem que se fazer uma cagada maior pra que apareça alguma coisa.

Acabei de instalar o Gutsy em 3 máquinas com tudo sem fio (internet, rede, mouse, teclado) e tudo funcionou bunitinhu sem precisar instalar ou configurar nada (exceto a rede sem fio devido aos protocolos de encriptação e tal, coisa fácil), já atualizadas e com tudo funcionando, pô, quero mais o quê? E ainda ganhei "beijinho" das usuárias (além do óbvio dim-dim...) já que as livrei de WPA, vírus, worms, scripts safados e, melhor ainda, estão com um sistema anti-lambão, hehehehe...

Eu quero mais é que o pessoal da ABES se exploda!

Ah bom, me desculpe a paranóia, coisas ainda de ex-usuário win, pois ainda o uso no serviço, mas você já tinha lido sobre o Ubuntu Ultimate 1.4? Achei interessante, leia aí.  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23510.msg131122.html#msg131122

Abraços,

Offline Maurício Mendes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2008, 21:26 »
Calma velox256!!!!
Entendo os seus motivos por ficar indignado com o pessoal da associação, mas o  importante é que você, está em um mundo livre do monopolismo, e o que é melhor, ganhando beijinhos das clientes, seu safado sortudo!!!
Bom cara ao contrário de você que conhece bem o sistema, eu estou engatinhando, inclusive estou a mais ou menos seis mêses lutando para configurar o som, gravador do gnome,e baixar os codecs necessários para gravação dos filmes (ainda não consegui baixar o software ideal) :o :o :o, já que deletei o windows do hd, tenho que correr para deixar o computador menos complicado para meus filhos usarem, e estou me lascando, mas está sendo satisfatório porque só agora é que está começando a entrar na minha cabeça, os comandos básicos do linux. Mas estamos aí, na área, se derrubar é penalti, com direito à expulsão, mas rapaz o melhor de tudo aqui é o fórum, todo mundo ajuda mesmo os mais novatos, quando não com uma palavra de incentivo para que tu não desistir, e sempre, sempre tem alguém para ajudar, por isso é que eu estou aqui.