Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2377678 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3600 Online: 24 de MAR?O de 2011, 16:31 »

Pessoal, vocês acham possível usar um Lentium 4 de 11 anos atrás com desempenho em um sistema operacional Moderno?

E eu que achava o meu Atom um "caroço de azeitona" ....   


Aguardem um novo vídeo!



Pentium 4 não tem isso tudo. Há 11 anos, "quem bombava" era o Pentium III.
Vou aguardar o vídeo, pois também estou fazendo uns testes num K6 II aqui.

.38.1 já? BFQ?
Que venham as compilações!

Tá aqui o Clube do Hardware e a Wikipedia que não me deixam mentir:

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1122

http://en.wikipedia.org/wiki/Pentium_4

No caso eu tenho aqui um Pentium 4 de 1.5GHz Willamette, ou seja, os da primeira geração do P4 lançados em Novembro de 2000! Pode ser que não tivéssemos eles aqui ainda no Brasil, mas que já estava em produção já estava!

Vou fazer o vídeo hoje e tentar upar hoje também!

Um K6-II?  Putz, se já achei o P4 osso duro de roer! Imagina um K6-II.  Os Pentium III dessa mesma época eram melhores que os primeiros P4!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3601 Online: 24 de MAR?O de 2011, 23:30 »
Citar
HQ, que carga você tá colocando aí nos seus testes?

Crysis 1, Epsxe, Virtualbox e o amarok

Citar
Agora, você está testando sem o BFS né?

Com o BFS...

Estou começando a achar que o problema está acontecendo por causa da nvidia implicando com o kernel da série 2.6.38!

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3602 Online: 25 de MAR?O de 2011, 01:10 »
Citar
HQ, que carga você tá colocando aí nos seus testes?

Crysis 1, Epsxe, Virtualbox e o amarok

Citar
Agora, você está testando sem o BFS né?

Com o BFS...

Estou começando a achar que o problema está acontecendo por causa da nvidia implicando com o kernel da série 2.6.38!



Crysis 1 no Virtual Box?????? Roda bem? Essa ai fiquei curioso viu =)
Compilando kernel com BFS...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3603 Online: 25 de MAR?O de 2011, 05:23 »
Citar
Crysis 1 no Virtual Box?Hein??? Roda bem? Essa ai fiquei curioso viu =)

Olha... nunca vi coisa mais pesada que isso! É muito pesado mesmo!

É justamente esse peso que me ajuda a achar os lags e nem o omnislash 2.6.34 passa no teste eu tenho que tunar muito manualmente para rodar legal!

Então isso faz do Crysis uma ótima ferramenta para sobrecarregar!

EDIT 1 - Brincando com os patches do buli!

Show mano Valeu!
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2011, 08:14 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3604 Online: 25 de MAR?O de 2011, 13:59 »
Citar
Crysis 1 no Virtual Box?Hein??? Roda bem? Essa ai fiquei curioso viu =)

Olha... nunca vi coisa mais pesada que isso! É muito pesado mesmo!

É justamente esse peso que me ajuda a achar os lags e nem o omnislash 2.6.34 passa no teste eu tenho que tunar muito manualmente para rodar legal!

Então isso faz do Crysis uma ótima ferramenta para sobrecarregar!

EDIT 1 - Brincando com os patches do buli!

Show mano Valeu!

To aqui na maior torcida.
Quem sabe o HQX nos passa como rodar o Crysis no virtualbox.
To afim de testar no meu e7500 c/ 4 gigas.
O pessoal do Liquorix lançou a sua compilação do 38, que eu já instalei.
Mas eu não faço uso pesado, então por enquanto sem problemas.
Mas ainda acho o 37 com o patch1 do colivas melhor, mas menos fluído...
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3605 Online: 25 de MAR?O de 2011, 15:07 »
Citar
Quem sabe o HQX nos passa como rodar o Crysis no virtualbox.

Eu usei o Wine... Virtualbox com Crysis seria ultra pesado mas não sei é possível!

Só no Windows já é pesado! Ele é ótimo pra testar os lags!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3606 Online: 25 de MAR?O de 2011, 15:23 »
Ola no playonlinux, em manage wine versions ha uma versao especifica para rodar o Crysis versao 1.3.10-Crysis quem quiser testar.......
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3607 Online: 26 de MAR?O de 2011, 07:56 »
Como já havia dito aqui vai mais um vídeo, dessa vez o desafio era bem diferente!

O Hardware:

Pentium 4 1.5Ghz com 384MB de RAM, sendo 64MB para o Vídeo Onboard Matrox! É isso mesmo, Matrox!
HD de 20GB!  Placa mãe Fujitsu com Chipset Intel 845, e todo o restante do hardware, com exceção da "potente" placa de vídeo Matrox, eram Intel!
Portanto uma máquina com 10 anos de idade! Sua Bios é de 2001! Com isso ele consegue ter um poder de processamento ainda pior que um Atom moderno!  Se fosse um Pentium III com 500Mhz a menos da mesma écpoca, era melhor!   

O uso da máquina:

Essa máquina é usada em um projeto de inclusão digital!  Seu principal uso vai ser o de acesso a internet e uso do Office! Antes havia instalado o Ubuntu 8.04 LTS nela. Instalação padrão que meu amigo fez nela. Estava uma lesma!  Sofrível o desempenho! Perguntei pra ele se tinha prazo para entregar a máquina!  Ele disse que não! O serviço seria "de grátis"!  Então pedi pra ele para "tunar"  a mesma!  Com isso passei para o Ubuntu 10.04! Com o 8.04 as coisas eram tão "antigas" que não havia as opções de tunagem no GCC e outras coisas do sistema! Agora o pessoal vai poder usar um sistema e  Navegador modernos e ouvir música ao mesmo tempo com o Office sem travar o sistema!

Fiz questão de mostrar as diferenças no "peso" das aplicações! Ficou fácil de mostrar o limite da máquina né! Estou usando o Gnome por exigência da coordenadora!  Portanto, poderia fica melhor se usasse o LXDE ou uma versão Box da vida!

A compilação foi feita a "dedo" usando o Omnislash 2.6.34 - 1.4.4 + BFS + CFQ + 300Mhz + Preempt + Ondemand!  Sistema de arquivos JFS tunado e foram usadas as opções do Gentoo no Makefile do kernel!

Fotos da máquina em questão, notem o excelente estado de conservação da mesma:


Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

O vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=OCevVWiZCks

Era isso!

Agora fico no aguardo do K6-II do vampire!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3608 Online: 26 de MAR?O de 2011, 09:39 »
Muito bom, galactus, parabéns!
O bichinho chorou para abrir aquela quantidade de arquivos (naturalmente por causa da quantidade de memória) mas mesmo assim conseguiu, sem usar muita swap.
Fico muito feliz em ver esses testes.

Quanto ao meu, já falei dele por aqui. Tentei tunar uma vez:
http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?f=34&t=8611&hilit=slitaz

Vou tentar de novo, agora com o conhecimento acumulado sobre as otimizações do kernel.

Uma pergunta: por que usou 300 Hz? 1000 ia fazer o processador ficar "estressado"?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3609 Online: 26 de MAR?O de 2011, 09:46 »
 :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Vc tirou leite de pedra!

Eu nem achava que uma máquina dessa ia rodar o Gnome assim! Eu esperava muito mais delays! Mas muito mesmo!!

E esse processador deve ter quase 10 anos! 10 anos!!

Vc nem imagina o quanto um vídeo desse me ajuda! (Valeu mesmo!)

Parabéns pela otimização!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3610 Online: 26 de MAR?O de 2011, 10:10 »
Muito bom, galactus, parabéns!
O bichinho chorou para abrir aquela quantidade de arquivos (naturalmente por causa da quantidade de memória) mas mesmo assim conseguiu, sem usar muita swap.
Fico muito feliz em ver esses testes.

Quanto ao meu, já falei dele por aqui. Tentei tunar uma vez:
http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?f=34&t=8611&hilit=slitaz

Vou tentar de novo, agora com o conhecimento acumulado sobre as otimizações do kernel.

Uma pergunta: por que usou 300 Hz? 1000 ia fazer o processador ficar "estressado"?


Obrigado vampire!

1000Mhz?  Nesse pobre coitado!?  ;D

Rapaz eu ia era fritar o bichinho!  :P

Agora sem bricadeira, 1000Mhz é demais para esse processador mais o kernel do HQ! Ele não teria como executar tantos processos ao mesmo tempo!  Ia ser muito delay como o HQ falou!

Como essa máquina vai ser usada por quem ainda está "catando milho", preferi usar 300Mhz pois teria o melhor dos dois mundos com essa configuração em questão!  Não ficaria lento demais e também conseguiria fazer várias coisas ao mesmo tempo!

Eu fiz teste antes, só com essas opções que resumo logo acima, o fato da gente ficar fazendo um monte de testes ajuda também!  Eu consegui navegar com o Chrome, ouvir música no Rhytmbox, usar o Writer e fazer transferência de arquivos do Pen Drive para o PC sem lag na música ou na navegação! 

Duas coisas ajudam demais nisso, a compilação a dedo, ativando todo o hardware dele dentro do kernel, eu não sabia, mas tá lá a opção de acelelaração dessa placa Matrox dentro do Kernel! E as opções do Gentoo ativando as instruções do processador mais o cache dele!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3611 Online: 26 de MAR?O de 2011, 10:21 »
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Vc tirou leite de pedra!

Eu nem achava que uma máquina dessa ia rodar o Gnome assim! Eu esperava muito mais delays! Mas muito mesmo!!

E esse processador deve ter quase 10 anos! 10 anos!!

Vc nem imagina o quanto um vídeo desse me ajuda! (Valeu mesmo!)

Parabéns pela otimização!

Hqx

Poxa, muito obrigado HQ!  Que bom poder ajudar com esses vídeos!

Essa foi osso duro de roer mesmo!  Quando eu soube que teria que usar Gnome com essa configuração....

Mas também fiquei surpreso com o resultado!  Parece que o PC levou um upgrade de Hardware!

Sério mesmo!  Eu deveria ter gravado ele antes! Acho que vou começar a fazer isso, assim vai ficar claro o antes e depois das modificações!

E é isso mesmo HQ, é uma máquina com 10 anos de idade rodando um sistema moderno com desempenho! Alguém se arrisca a instalar o Windows 7 nisso?   ;D ;D ;D

Eu já falei para o meu amigo fazer um remaster desse sistema!  Acho que a dona vai querer o mesmo para as outras 3 máquinas dessa que ela tem no laboratório dela!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3612 Online: 26 de MAR?O de 2011, 10:37 »
Outra coisa que esqueci de perguntar: por que CFQ e não BFQ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3613 Online: 26 de MAR?O de 2011, 11:32 »
Outra coisa que esqueci de perguntar: por que CFQ e não BFQ?


CFQ nesses casos é fundamental!  Como o próprio nome dele diz, ele procura tratar todos os processos por igual! Numa máquina como essa onde o limite dela é muito baixo, é muito pior usar um agendador que dá preferência a algumas coisas em detrimento a outras!  Com o CFQ ele não se "estressa" seja lá qual for a carga! São todos iguais! Com o BFQ ele iria largar alguém na mão para resolver esse processo que mais "grita"!   Como a CPU não ajuda, logo-logo o processo que ele largou na mão é que iria "gritar" mais!  O resultado é previsível, em pouco tempo todos estariam "gritando" e ele ficaria atolado = travamento!


Essa dupla, CFQ + JFS para máquinas do arco da velha é excelente! O problema é que o CFQ aumenta a latência! Isso em máquinas "porrudas" é um atraso!

Espero ter esclarecido mais que complicado!  ;)
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3614 Online: 26 de MAR?O de 2011, 12:30 »
Galera, para "nós" que gostamos de compilações, não seria bom abrir um tópico com uma "passo a passo" do que alterar nos makefile etc.
Pois aqui já tem muitaaaa pagina e acabamos ficando perdido com tanta informação e não sabemos direito o que fazer (além do normal).
Se algum de vocês pudessem fazer este imenso favor, pleaseeeeeee.
Tenho lido que as coisas evoluíram muito aqui, então gostaria de acompanhar melhor, mas estou que nem cego em tiroteio.