Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2377361 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2820 Online: 23 de Novembro de 2010, 18:46 »
Eu estou tentado a testar essa dica no meu 10.04, o que vc achou? Galactus vale a pena usar aqui no kernel padrao 2.6.32.26 core2 duo note?

Platão meu amigo, não testei esse patch milagroso com o Kernel padrão do Ubuntu! Só com o Omnislash!

Talvez seja por isso também que esse patch não tenha funcionado a contento nas minhas máquinas! Já que em termos de velocidade ele não ajuda em nada o Omnislash sem forçar o sistema! Já o kernel do Ubuntu que é  lento pra burro, pode dar muita diferença!

Não testei com o kernel do Ubuntu porque não me acostumo mais com ele! É muito lento!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2821 Online: 23 de Novembro de 2010, 19:48 »
Testei essa dica http://blog.coderepository.net/2010/11/19/otimizando-o-kernel-de-seu-desktop-linux/
nos dois notes que eu tenho o a) core i3 330M com 4gb de ram e hd de 500gb, Mint 9 KDE 64b  e b) AMD Turion 64 Mk-36, 1gb ram hd 80, Mint Gnome 32b.

No "A" houve um pequeno aumento de performance tanto no kernel omni como no padrão do mint 2.6.32-25. Os aplicativos abriam mais rapidamente o carregamento do login também. Rodando audio (songbird). video (gnomeplayer) abrindo o broffice e o firefox nada travou ficou tudo de boa.

No "B" houve um aumento de performance também mas menor do que no "a", fazendo o mesmo teste citado acima, teve alguns momentos em que  a música deu uma pequena travada e a imagem do vídeo também.

Não realizei teste prolongado e também não fiz anotações sobre o consumo de memória ou load averange. Não entendo muito de compilações estou visitando o fórum para aprender sobre isso, mas acredito que compilando o kernel com atualizações para o próprio hardware pode se obter resultados melhores.

Assim, para o note foi interessante a melhora em razão de os programas abrirem mais rápido e também em razão de eu não ser um usuário que usa múltiplas tarefas pesadas. Já para a máquina "B" talvez essa alteração possa gerar problema ao executar múltiplas tarefas eis que como relatado houve umas travadas e com o omni (puro) apesar de a resposta não ser tão rápida os travamentos não ocorriam.

Acho que é essa a contribuição que posso dar.

Offline VonNaturAustreVe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2822 Online: 28 de Novembro de 2010, 10:57 »
Senhores, estou dando por encerrado os testes do "patch milagroso" sem compilação! 

Removi o patch do BubleBee e do i7! 

No BubleBee ficou logo claro que não dava pra usar! No i7 ele se mostra a que veio com o uso prolongado do sistema! 

Aumenta o consumo de RAM, carrega a parte gráfica quando você chama aplicações que demandam muito do disco rígido (começou a aparecer lags nas bordas das janelas das aplicações), aumenta a latência do sistema quando você não força o seu PC! 

De novo, novamente, outra vez, o Kolivas tinha razão!  Esse Patch só serve mesmo para quem for maluco de usar o seu PC como na foto que postei do meu sistema todo carregado!  No dia a dia ele acaba é atrapalhando!

Ao contrário do omnislash e do kernel ck que na primeira atualização de programas, deixa o sistema uma b####, e tem que ficar iniciando no kernel padrão frequentemete pra voltar ao normal,

já tem quase 1 semana que usei esse patch milagroso (sem compilação) e não tive problema nenhum até agora, deixei o note ligado por 2 dias (baixando torrent e jogando urbanterror) e continua a mesma coisa, sempre rápido e sem problemas, é uma maravilha esse script, pra quem ainda não testou, aqui vai o link da dica:

http://blog.coderepository.net/2010/11/19/otimizando-o-kernel-de-seu-desktop-linux/

OBS: VALE A PENA VIU!




Fiz testes com este método e não senti diferença alguma, mesmos depois de algum tempo usando o eclipse e dezenas de scripts em python e algumas compilações, não senti nenhuma mudança perceptível com a utilização deste método, começo a questionar se este patch e realmente eficiente como dizem.


[]'s
Visitem meu blog :)

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2823 Online: 28 de Novembro de 2010, 13:18 »
Olha só, testei no BubleBee

Eu jurava que era BumbleBee meu caro Optimus, digo, Galactus...
Só para zoar um pouco...

Bom domingo à todos!
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2824 Online: 29 de Novembro de 2010, 22:43 »
HQX, coloque o link da compilação no primeiro post, por favor. Eu estava procurando e acabei não encontrando.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2825 Online: 30 de Novembro de 2010, 00:41 »
Olha só, testei no BubleBee

Eu jurava que era BumbleBee meu caro Optimus, digo, Galactus...
Só para zoar um pouco...

Bom domingo à todos!
;D ;D ;D

Por isso mesmo, o Bumblebee é do Optimus! O BubleBee é meu!  ;)
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2826 Online: 30 de Novembro de 2010, 19:28 »
BubleBee com processador Atom Galactus!!

Galactus testei um Atom aqui e sinceramente é uma droga com windows 7 e fica aceitável com windows Xp.

Agora o seu...  :o :o :o :o :o :o :o :o :o é coisa de outro mundo. Sem sacanagem tá quase um i5 750 (falo isso pois usei ele pra testar para ver o leite de pedra que vc tirou...)

Eu tenho que tirar o chapéu pra vc... vc fez mágica mesmo!!

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2827 Online: 30 de Novembro de 2010, 21:57 »
HQX, o omnislash comporta-se bem no OpenSuse? To com um PC mais forte por enquanto e quero testar o omnislash no OpenSuse em uma máquina virtual.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2828 Online: 30 de Novembro de 2010, 22:07 »
Não Gunss o xorg do Opensuse detona boa parte do benefício do omnislash. O interessante é vc usar um kernel acima do 2.6.35 e torcer para não ver o bug chato que eu sempre falo.

Só os omnislashs em desenvolvimento (e cheio de bugs) que funcionam com performance melhor...

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2829 Online: 30 de Novembro de 2010, 23:01 »
Não Gunss o xorg do Opensuse detona boa parte do benefício do omnislash. O interessante é vc usar um kernel acima do 2.6.35 e torcer para não ver o bug chato que eu sempre falo.

Só os omnislashs em desenvolvimento (e cheio de bugs) que funcionam com performance melhor...



opa, obrigado. Essa semana tento com o 2.6.36


fato curioso. Olhando o zen-kernel para o 2.6.36 vi que consigo habilitar todas as opções para compilar o kernel com o suporte ao ureadahead. Sacanagem fazer isso no zen e não no omnislash hein

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2830 Online: 30 de Novembro de 2010, 23:47 »
Galera, vcs sabem se é possível compilar um kernel em 32 bits estando no 64 bits?

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2831 Online: 01 de Dezembro de 2010, 00:01 »
Galera, vcs sabem se é possível compilar um kernel em 32 bits estando no 64 bits?


eu li que pode sim. Você só precisa dos packages que dão compatibilidade ao x86, o ia32-libs.

Agora o que não dá é tentar compilar 64bit estando em um sistema 32bit. Disso aprendi da forma dificil

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2832 Online: 01 de Dezembro de 2010, 01:01 »
Galera, vcs sabem se é possível compilar um kernel em 32 bits estando no 64 bits?


eu li que pode sim. Você só precisa dos packages que dão compatibilidade ao x86, o ia32-libs.

Agora o que não dá é tentar compilar 64bit estando em um sistema 32bit. Disso aprendi da forma dificil

Sim, o contrário eu já sabia que não dava.

Eu já tenho essas bibliotecas instaladas, mas qual seria o comando para compilar em 32?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2833 Online: 01 de Dezembro de 2010, 08:18 »
BubleBee com processador Atom Galactus!!

Galactus testei um Atom aqui e sinceramente é uma droga com windows 7 e fica aceitável com windows Xp.

Agora o seu...  :o :o :o :o :o :o :o :o :o é coisa de outro mundo. Sem sacanagem tá quase um i5 750 (falo isso pois usei ele pra testar para ver o leite de pedra que vc tirou...)

Eu tenho que tirar o chapéu pra vc... vc fez mágica mesmo!!

Grande Hq, rapaz foi osso mesmo tirar leite dessa pedra! Na verdade foi um pouco da minha energia cósmica dentro desse caroço de azeitona, digo, o processador Atom  Galactus! Heheheheheh

O pessoal não acredita mesmo que é apenas um Atom!  Mas é isso que dá muita satisfação em usar Linux!  A gente consegue tirar o máximo do seu hardware, claro que dá serviço as vezes, mas consegue!

Na verdade é um conjunto de fatores que somados dão esse resultado!  Seu Kernel compilado a dedo, o sistema de arquivos tunado mais apropriado para ele e o gerenciador de janelas mais leve! Claro que se usasse um ambiente  gráfico "Box" da vida, o resultado seria melhor, mas não teria as facilidades do Gnome.  O Atom dual core com HT também ajuda muito, pode não parecer, mas ajuda pra burro!  Já testou os Atom monocore ou até mesmo os Dual Core sem HT desses Netbooks da Acer, da Asus e outras marcas?  Nossa, só o XPzão pra tocar essa bagaça!  Eles se arrastam com o 7!  É só começar a abrir um monte de abas do navegador! Dá dó!

Obrigado pelos comentários e tenha um bom dia!

Quando vamos ver uma nova versão "alpha" do Omnislash?  

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2010, 08:26 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2834 Online: 01 de Dezembro de 2010, 12:54 »
Meu queridos, hehe.
Estou agora com o Kubuntu 10.04.1 LTS e já não pretendo sair dele tão cedo, e queria dar um gás nele, por isso resolvi compilar o omnislash porém está dando este erro


Citar
root@buke:/usr/src/linux# cp /usr/src/linux-2.6.34/configx86-64 .config && make xconfig
  HOSTCC  scripts/basic/fixdep
  HOSTCC  scripts/basic/docproc
  HOSTCC  scripts/basic/hash
  CHECK   qt
  HOSTCC  scripts/kconfig/conf.o
scripts/kconfig/conf.c: In function ‘conf_askvalue’:
scripts/kconfig/conf.c:105: warning: ignoring return value of ‘fgets’, declared with attribute warn_unused_result
scripts/kconfig/conf.c: In function ‘conf_choice’:
scripts/kconfig/conf.c:307: warning: ignoring return value of ‘fgets’, declared with attribute warn_unused_result
sed < scripts/kconfig/lkc_proto.h > scripts/kconfig/lkc_defs.h 's/P(\([^,]*\),.*/#define \1 (\*\1_p)/'
  HOSTCC  scripts/kconfig/kconfig_load.o
  HOSTCC  scripts/kconfig/kxgettext.o
  SHIPPED scripts/kconfig/zconf.tab.c
  SHIPPED scripts/kconfig/lex.zconf.c
  SHIPPED scripts/kconfig/zconf.hash.c
  HOSTCC  scripts/kconfig/zconf.tab.o
/usr/bin/moc -i scripts/kconfig/qconf.h -o scripts/kconfig/qconf.moc
  HOSTCXX scripts/kconfig/qconf.o
  HOSTLD  scripts/kconfig/qconf
scripts/kconfig/qconf arch/x86/Kconfig
No protocol specified
qconf: cannot connect to X server :0.0
make[1]: ** [xconfig] Erro 1
make: ** [xconfig] Erro 2


Ó e agora quem poderá me ajudar??, hehehe