Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2369274 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2685 Online: 25 de Outubro de 2010, 14:54 »
@worm83, eu estou tentando no .34  >:(

@galactus eu já tentei com o menuconfig também.

@HQxriven, meu HD novo ta chegando. Ai vou deixar o HD novos com dados pessoas (/home) e o meu atual de 160BG somente para loucuras e insanidades  ;D
Acho que já tomei de uns dias pra cá uns 8 kernel panic e deixei o gnome doido inúmeras vezes.

Agora eu to afim de achar uma config ideal para Folding Home. Vi que usando 100hz e no-prempt tenho um desempenho melhor. Não instalo nenhum driver de vídeo, agora estou atraz de remover o máximo de "lixo" do kernel pelo menuconfig. Agora to vendo se é melhor usar BFS ou CFS. Usar o CFQ ou BFQ tanto faz, o F@H não usa quase nada do disco.

Offline buli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2686 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:02 »
Pessoal, sempre acompanho as novidades deste tópico, mas sempre fico na dúvida sobre postar por que não sou usuário do Ubuntu.

Agora estou experimentando com o 2.6.36 no Debian Lenny. Gostaria saber se tem aí alguem usando o 36, afim de experimentar e trocar idéias.

Aqui vão os patches que estou usando:

Kernel do kernel.org no link:
http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.36.tar.bz2

BFS: 2.6.36-sched-bfs-357-1.patch no link:
http://ck.kolivas.org/patches/bfs/2.6.36/2.6.36-sched-bfs-357-1.patch

Nota: No site de Kolivas tinha outros dois patches:

2.6.36-sched-bfs-357.patch
bfs357-worker_fix.patch

Porém, o 2.6.36-sched-bfs-357-1 é como si fosse aqueles dois juntos.

CK-1: Peguei o broken-out no link:
http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/people/ck/patches/2.6/2.6.35/2.6.35-ck1/2.6.35-ck1-broken-out.tar.bz2

e apliquei todos os patches, exceto:

2.6.36-sched-bfs-357.patch -> porque já tinha aplicado antes.
ck1-version.patch -> porque uso outro esquema de versão.

Notem que patchset do CK para a série 36 inclui um patch novo:

mm-decrease_default_dirty_ratio.patch

que faz isso mesmo, ou seja, reduz o dirty_ratio do valor default de 20 para o novo valor 5.

Isso ai é o básico. Tengo outros patches.

Uma coisa que gostaria saber é se vocês usam alguma série de testes padronizados, para poder comparar resultados da melhor maneira possível.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 22:05 por buli »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2687 Online: 26 de Outubro de 2010, 00:04 »
Citar
mas sempre fico na dúvida sobre postar por que não sou usuário do Ubuntu.

Vc contribuiu muito para o omnislash buli!! Mesmo não sendo usuário do ubuntu sempre me deu uma ajuda nos patches!!

Já falei e falarei novamente, o omnislash não avançaria sem a ajuda da galera e sem a sua ajuda!!

Citar
que faz isso mesmo, ou seja, reduz o dirty_ratio do valor default de 20 para o novo valor 5.

Será que para compensar a falta de cache alteraram de forma melhor a latência?? Vou dar uma olhada depois...

Citar
Isso ai é o básico. Tengo outros patches.

Isso eu sabia... Vc é o senhor dos patches!! Consegue portar patches que eu considero muito complicados e me ajuda bastante!!  :D
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2688 Online: 26 de Outubro de 2010, 00:16 »
rapaz, buli... Brigadão!  ;D ;D ;D

vou aqui me acabar de encher o kernel de patchs que julgo bons para mim como o "cpufreq-bfs_tweaks.patch"

Vou estudar melhor tudo isso.  ;D :D

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2689 Online: 26 de Outubro de 2010, 01:28 »
Uma coisa que gostaria saber é se vocês usam alguma série de testes padronizados, para poder comparar resultados da melhor maneira possível.

O que eu faço para testar é apenas usar o sistema. Em um dos testes que fiz, o mouse travava com o virtualbox. Ainda não testei com esse kernel, mas é apenas questão de tempo. Seria interessante algum aplicativo para medir o tempo de carregamento de programas.
Porem ai tbm entra a questão de hardware que difere de um user para o outro.

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2690 Online: 26 de Outubro de 2010, 21:16 »
Então, após algum tempo usando o omni .34 posso fazer algumas considerações.
Como tinha postado em um comentário anterior o desempenho dele apresentou uma melhora perceptível, contudo o uso de memória se comparado com o kernel original é maior. Também notei que utilizando o omni eu tive alguns travamentos quando desconectava minha internet 3g (modem sony ericsson md300) e travava geral só enfiando o dedo e desligando. Utilizando o kernel generic não ocorreu isso. Ainda não tive coragem de compilar um kernel para a máquina só utilizei os debs disponibilizados pelo HQx (mão na roda com certeza). Também acompanhei que não existe uma "receita pronta" para todo e qualquer hardware, mas gostaria de saber se vocês tem algumas indicações para a compilação para um:
Notebook acer aspire 5050-3371
Proc: Turion64, MK-36, 512k cache L2
Video ATI Xpress 1100
1gb de ram 667mhz
hd 80 gb hitachi
SO LinuxMint 9
Antecipo já os agradecimentos a toda e qualquer ajuda.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2691 Online: 26 de Outubro de 2010, 21:49 »
cara, é aquele negócio, podemos falar algumas dicas para o processador, como não usar prempt e sim o voluntary, 300hz, ondemand para um maior aproveitamento da bateria, remover drivers que você não usa. Agora como você mencionou não existe formula pronto, você vai ter que compilar algumas vezes o kernel pra ver qual config encaixa melhor na tua máquina.

Quando ao modem 3G, procura no google patchs para ele, não deve ser difícil de achar

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2692 Online: 26 de Outubro de 2010, 23:31 »
Alguém ja fez algum teste com sistema 32 e 64 bits na mesma maquina usando o omnislah? Tem uma diferença no desempenho?

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2693 Online: 26 de Outubro de 2010, 23:44 »
Desculpa eu ta enchendo o saco aqui [:p]
.
Mas o que seria esse ureadahead?
E qual a utilidade de habilitar o Debug Filesystem?

O ureadahead serve para acelerar a inicialização do sistema, ele é responsável por iniciar serviços em paralelo para tornar a inicialização mais rápida!  Ele faz uso do Tracers que por sua vez faz uso do Debug Filesystem! Sem isso ele não funciona! O Debug filesystem é um sistema de arquivos que funciona na ram coletando dados do sistema para saber o que está acontecendo! Passou o cartão?   

Resolvi compliar o 2.6.36 e então resolvi também dar uma passadinha aqui  :D
Como vou compilar o kernel do Ubuntu Natty, será que ele já vem com esse patch?
Até então eu achava que o ureadahead era um pacote.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2694 Online: 26 de Outubro de 2010, 23:50 »
Desculpa eu ta enchendo o saco aqui [:p]
.
Mas o que seria esse ureadahead?
E qual a utilidade de habilitar o Debug Filesystem?

O ureadahead serve para acelerar a inicialização do sistema, ele é responsável por iniciar serviços em paralelo para tornar a inicialização mais rápida!  Ele faz uso do Tracers que por sua vez faz uso do Debug Filesystem! Sem isso ele não funciona! O Debug filesystem é um sistema de arquivos que funciona na ram coletando dados do sistema para saber o que está acontecendo! Passou o cartão?   

Resolvi compliar o 2.6.36 e então resolvi também dar uma passadinha aqui  :D
Como vou compilar o kernel do Ubuntu Natty, será que ele já vem com esse patch?
Até então eu achava que o ureadahead era um pacote.


o kernel padrão do ubuntu sempre vem com o patch do ureadahead incluso.

O problema é que o programa ureadahead precisa de uma entrada no kernel para funcionar, e essa entrada não existe no kernel vanilla, somente no kernel do ubuntu, por isso a tentativa de anexar esse patch. Com o galactus deu certo, agora comigo......

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2695 Online: 27 de Outubro de 2010, 01:12 »
Uma coisa que gostaria saber é se vocês usam alguma série de testes padronizados, para poder comparar resultados da melhor maneira possível.

O que eu faço para testar é apenas usar o sistema. Em um dos testes que fiz, o mouse travava com o virtualbox. Ainda não testei com esse kernel, mas é apenas questão de tempo. Seria interessante algum aplicativo para medir o tempo de carregamento de programas.
Porem ai tbm entra a questão de hardware que difere de um user para o outro.


Se você já viu algum dos meus vídeo já viu meu "padrão" de testes!  Também anoto os tempos de boot e presto atenção em questões subjetivas como fluidez do sistema e a maneira que ele se comporta em geral.

Se vocês querem padronizar os testes, tem o Hardinfo que possui 6 testes de Benchmarks, infelizmente quase todos de processador!   Então ia valer muito mais a força bruta do processador do que outros aspectos de uso do sistema!  Ainda vale lembrar do que é mais importante pra você!  É ter um sistema ultra rápido e que funciona com poucas aplicações ao mesmo tempo? Ou um sistema não tão rápido mas que resiste bem a muita carga sobre o sistema sem travar? Daí seus testes mudam de figura também!

Agora, tem o Phoronix Test Suite!  Mas eu não consegui usar aquilo! Tem que instalar uma carrada de dependências pra fazê-lo funcionar!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2696 Online: 27 de Outubro de 2010, 01:16 »
Alguém ja fez algum teste com sistema 32 e 64 bits na mesma maquina usando o omnislah? Tem uma diferença no desempenho?

Tem diferença sim!  Com o 64bits ele aproveita muito melhor o cache!  Abertura e carregamento de fotos e vídeos são mais rápidos no 64bits!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2697 Online: 27 de Outubro de 2010, 04:48 »
Citar
Então, após algum tempo usando o omni .34 posso fazer algumas considerações.
Como tinha postado em um comentário anterior o desempenho dele apresentou uma melhora perceptível, contudo o uso de memória se comparado com o kernel original é maior. Também notei que utilizando o omni eu tive alguns travamentos quando desconectava minha internet 3g (modem sony ericsson md300) e travava geral só enfiando o dedo e desligando. Utilizando o kernel generic não ocorreu isso. Ainda não tive coragem de compilar um kernel para a máquina só utilizei os debs disponibilizados pelo HQx (mão na roda com certeza). Também acompanhei que não existe uma "receita pronta" para todo e qualquer hardware, mas gostaria de saber se vocês tem algumas indicações para a compilação para um:
Notebook acer aspire 5050-3371
Proc: Turion64, MK-36, 512k cache L2
Video ATI Xpress 1100
1gb de ram 667mhz
hd 80 gb hitachi
SO LinuxMint 9
Antecipo já os agradecimentos a toda e qualquer ajuda.

Modem 3g e o omnislash batem de frente mesmo... Possivelmente o kernel padrão tem algum patch que desconhecemos ou é um bug do próprio 2.6.34.

Em relação a configuração eu te pergunto:

O que vc procura??

1 - Maior autonomia da bateria

2 - Maior performance com autonomia média

No caso 1 vc teria que provavelmente tirar o BFQ e fazer alguns testes colocando o hz em 100 e sem prempt.

No caso 2 vc teria que utilizar o omnislash e testar várias configs (aí é osso)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2698 Online: 27 de Outubro de 2010, 10:04 »
Em relação a configuração eu te pergunto:

O que vc procura??

1 - Maior autonomia da bateria

2 - Maior performance com autonomia média

No caso 1 vc teria que provavelmente tirar o BFQ e fazer alguns testes colocando o hz em 100 e sem prempt.

No caso 2 vc teria que utilizar o omnislash e testar várias configs (aí é osso)
[/quote]

Na verdade não ligo muito para autonomia uso ele praticamente sempre na tomada, o que busco é o máximo de performance possível. Para isso vi que vou ter que colocar a mão na massa e tentar compilar nele mesmo =S. Já aproveitando a deixa, existe aqui no fórum algum "tuto" para os primeiros passos para quem desejar compilar seu próprio kernel?
E desde já agradeço pelas respostas e informações.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2699 Online: 27 de Outubro de 2010, 10:19 »