É só para teste. O do Ubuntu esta aqui e é o que uso normalmente, principalmente quando o note está só na bateria!
Esqueci de te dizer que voltei à velha mania de botar a partição root como jfs e ele realmente é bem mais rápido que o ext4 e um pouco , bem pouco mais que o ext3. É a impressão que eu tenho né!
Qual a configuração do Notebook?
É um HP 510C! Ele tem um processador Centrino de 2.13 (Pentium4). míseros 512 Mb de RAM, chipset intel 915, wifi, um hd de 60 ide 5.400 dividio entre ubuntu e windows xp (são 6 partições no total, 3 para cada um)...
Como uso essa config a uns 2 anos, tirando o processador que era um Celeron 1.4 (fiz o up eu mesmo) posso dizer que comparando do ubuntu 7.04 para o 10.10, ficou muito mais pesado. Tanto que o XP se beneficiou do upgrade, mas como o ubuntu engordou mais que baleia, só faz diferença com o kernel omnislash ou o vanilla com o patch do Colivas.
E não tive nenhuma diferença de funcionalidade, já que com o 7.04 tudo funcionava, até wifi. Verdade que o vídeo era meio instável (melhorou no 7.10) mas nada assim de preocupante ou alarmante.
A Canonical precisa rever muita coisa. KDE & GNOME idem....
Agora entendi! Sem dúvida nenhuma, o JFS vai ser o sistema de arquivos mais rápido para o seu Notebook! Ainda mais se você tunar o JFS! Ele é ideal para máquinas antigas com apenas um processador e sem HT!
Quanto ao peso dos sistemas modernos....
Ubuntu, Mandriva, OpenSuse, Windows 7, Vista, são todos transatlânticos!
Como eles tem que servir a qualquer tipo de usuário, eles carregam de tudo! Isso os torna grandes e lentos! E a mesma coisa dos Ambientes gráficos que você falou (KDE e Gnome).
A verdade é que o código vem sendo mal escrito desde que memória e processador deixaram de ser caros! Os desenvolvedores apostam na força bruta do conjunto memória + processador! Um exemplo mesmo é o JFS! Ele foi feito para máquinas com poucos recursos, quando você coloca ele em um PC com recursos, o JFS "atrasa" tudo!
Você pode sair modificando qualquer um dos sistemas operacionais listados acima,para deixá-los mais leve. Mas se quiser leveza mesmo, só partindo para distros tipo faça você mesmo e sair da dupla KDE/Gnome!
HQ, como prometido aqui vai o Vídeo do novo 1.4.4 com CFQ!
http://www.youtube.com/watch?v=80mc7_0JeYcDesculpa a câmera torta! É difícil gravar e operar teclado + mouse ao mesmo tempo!