Bem, bem...
A boa notícia é que eu tomei coragem e instalei o seu kernel.
A má notícia é que eu não deveria ter tomado coragem e instalado seu kernel!

Quando o sistema iniciava, antes de começar a carregar qualquer coisa, dava um erro que foi fornecido o número do modo errado... Teclar enter para exibir os números possíveis ou espaço para continuar. (se houver necessidade eu anoto no próximo boot e transcrevo aqui).
Tá, dei espaço... mas não consegui instalar o driver de vídeo... e o driver VESA na minha incrível GF2 é tão bom que nem dava pra usar direito...
Pra placas mais antigas o driver não é o 100.xxx [xxx=não lembro], mas sim o driver legacy, na versão 96.xxx.
Baixei... fui instalar. Não dava! Dizia que tinha q baixar uma coisa lá pra minha versão do kernel, e depois não encontrava. Daí mandava sair. u.u
Desisti. Fui pro kernel original. Adivinha? Mesma mensagem de erro dizendo do número do modo... Espaço de novo. E olha que legal, o meu kernel inicia com o compiz cagado e em 1600x1200! Sendo que no meu monitor de 17" isso significa que a imagem fica rolando pelo monitor (que só suporta até 1280x1024).
E o pau que eu tomei pra conseguir consertar isso? Iniciante né... fui me meter de mexer no xorg.conf.
Agora tá ok, to rodando aqui no metacity com a resolução certa. O fusion não tá fazendo a decoração das janelas [sem borda] e não possibilita que o Avant Window Navigator funcione; fica só uma barra branca embaixo da tela. O resto dos efeitos, como gelatina, transparência, etc, tá tudo ok. Não testei todos né, mas alguns estão funcionando.
Pra terminar a beleza, nem o Emesene nem o aMSN tão funcionando. O Emesene conecta mas depois trava. O aMSN trava durante a conexão. [EDIT3]eu tenho duas contas de msn. uma abre no Emesene, a outra trava. e a que tem mais contatos no total [menos contatos online] é a que abre sem travar[/EDIT3]
Ah sim... depois que o susto passou, minha primeira reação foi desinstalar o compiz e os pacotes relacionados... fui ao synaptic e marquei tudo pra reinstalação. Clico no aplicar e o Synaptic fecha ¬¬ Aconteceu duas vezes. Depois da segunda eu desisti e mandei um apt-get remove com o nome dos pacotes que a busca do synaptic localizava.
Depois mandei instalar tudo de novo pelo synaptic. Mas continuou dando o mesmo erro.
Agora mandei fazer remoção completa, e vou instalar de novo. Vamos ver no que dá... ou se não dá. [EDIT] não funcionou.. mesma coisa u.u [/EDIT]
nota: o pacote compiz-compcomm-plugins-main não pode ser instalado porque tá com dependências não resolvidas... é assim mesmo?
[EDIT2]O Amarok também não funciona u.u Eu abro ele, mas o processo fica lá, nem memória ele ocupa direito.. (912kb)
E eu to achando o pc mais lerdo que o normal. Frequentemente o processador vai a 100%.. e antes com o compiz não era assim (será que é por causa do meebo na versão beta do opera 9.5?[/EDIT2]
por favor, me acudam >_<