Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2350948 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #585 Online: 23 de MAR?O de 2008, 15:16 »
Citar
Como modulo da o mesmo erro.

Se dá o mesmo problema e o omnislash 3 compila ele como módulo perfeitamente, logo alguma configuração retirada por vc é necessária pelo squashfs...

Resumindo: Vc otimizou demais...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #586 Online: 23 de MAR?O de 2008, 21:24 »
Deu erro tentando baixar no windows e no Ubuntu, com o IE, Firefox e o Opera. Só consegui baixar do Blog de um cara no seu Blog.

To usando a versão 3.0 aqui. Sem suas configurações do systcl. Até agora tudo bem.  Depois tento com sua configuração.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #587 Online: 24 de MAR?O de 2008, 14:54 »
Novos links para a versão omnislash 3 e só conferir no blog...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Kubuntu 7.10 - Upload do source omni 3 pronto!!!
« Resposta #588 Online: 24 de MAR?O de 2008, 17:22 »
Eu mudei alguns parâmetros como os abaixo e a máquina ficou neurótica, hehehe, maneiro essa de fazer experiências, e tem uns "Zé Pela" que dizem que é besteira tentar aumentar a performance da máquina tirando ou colocando isso pq "o desenvolvedor quer"... Consumo de memória em 15% de média e uso da CPU sem fazer nada em torno de 3% e 5%. Vai dar até pena mudar pro Heron qdo ele sair, hehehe...

Citar
kernel.sched_min_granularity_ns = 40000000
vm.vfs_cache_pressure = 40
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #589 Online: 24 de MAR?O de 2008, 23:31 »
Citar
Eu mudei alguns parâmetros como os abaixo e a máquina ficou neurótica, hehehe, maneiro essa de fazer experiências, e tem uns "Zé Pela" que dizem que é besteira tentar aumentar a performance da máquina tirando ou colocando isso pq "o desenvolvedor quer"... Consumo de memória em 15% de média e uso da CPU sem fazer nada em torno de 3% e 5%. Vai dar até pena mudar pro Heron qdo ele sair, hehehe...

Aqui a velocidade desse kernel é surpreendente, cada dia testo uma configuração diferente...

Tem muito desenvolvedor que faz um kernel genérico é quer que ele dê alta performance... aí não dá...

E eles nem explicam sobre o sysctl (que significa system control) que dá a habilidade de customizar diversas partes do kernel... (pq o usuário não pode saber isso???)

Alguns chegam até a desativar certos parâmetros do kernel para que o usuário não possa mexer.

Espero que eu tenha tempo para fazer um omnislash para o Heron...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #590 Online: 25 de MAR?O de 2008, 01:03 »
Baixei o Source. Me responda duas dúvidas, HQX:

1- O arquivo linux-wlan-ng.tar.bz2 faz parte do source? ele estava na minha /usr/src e não sei de onde veio isso;
2- É pra deixar em 1000HZ mesmo?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #591 Online: 25 de MAR?O de 2008, 01:47 »
Só para constar e tirar minha dúvida também!  :D

As configurações agressivas do arquivo sysctl (como as feitas para esses Kerneis customizados do HQx), não gostam nem um pouco de Máquinas virtuais em uso com o Kernel Generic. Eu sei que o HQ já tinha avisado sobre o Swap. Mas acho que isso pode ajudar, por isso o relato. Lembrando que isso acontece quando estou usando o VirtualBox!

No meu caso que tenho 1GB de RAM, parece haver uma barreira em torno dos 650-690MB. Se meu sistema chega neste consumo, ele começa a fechar as aplicações do Ubuntu, ou nem abre a aplicação. E na máquina virtual ele acusa "baixa" quantidade de RAM e pede para eu fechar outra aplicação para poder rodar alguma coisa dentro da máquina virtual, enquanto isso ele pausa a máquina virtual.

O mais interessante é que ele usa apenas 33MB da Swap (não passa disso), e nem com reza brava ocupa os outros 350-310 MB de RAM ainda livres.

Ainda não tentei forçar o uso de RAM para mais de 700MB, apenas com o Ubuntu rodando sozinho, só para ver se ele faz a mesma coisa.  Mas vou tentar!  ;D
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #592 Online: 25 de MAR?O de 2008, 06:24 »
Citar
Baixei o Source. Me responda duas dúvidas, HQX:

1- O arquivo linux-wlan-ng.tar.bz2 faz parte do source? ele estava na minha /usr/src e não sei de onde veio isso;
2- É pra deixar em 1000HZ mesmo?

1 - Não...
2 - Sim dessa vez pode esse kernel tem coisas do sidux.

Citar
As configurações agressivas do arquivo sysctl (como as feitas para esses Kerneis customizados do HQx), não gostam nem um pouco de Máquinas virtuais em uso com o Kernel Generic. Eu sei que o HQ já tinha avisado sobre o Swap. Mas acho que isso pode ajudar, por isso o relato. Lembrando que isso acontece quando estou usando o VirtualBox!

No meu caso que tenho 1GB de RAM, parece haver uma barreira em torno dos 650-690MB. Se meu sistema chega neste consumo, ele começa a fechar as aplicações do Ubuntu, ou nem abre a aplicação. E na máquina virtual ele acusa "baixa" quantidade de RAM e pede para eu fechar outra aplicação para poder rodar alguma coisa dentro da máquina virtual, enquanto isso ele pausa a máquina virtual.

O mais interessante é que ele usa apenas 33MB da Swap (não passa disso), e nem com reza brava ocupa os outros 350-310 MB de RAM ainda livres.

Ainda não tentei forçar o uso de RAM para mais de 700MB, apenas com o Ubuntu rodando sozinho, só para ver se ele faz a mesma coisa.  Mas vou tentar!

Isso é problema das configurações usadas no sysctl. Sem elas o kernel é simplesmente um kernel otimizado mas que obedece parte do comportamento dos sistemas linux com uma configuração interna diferente.

O vm.mapped = 95 vai usar a swap em apenas 5% dos casos é só diminuir o valor que ele usa mais. Como a minha memória é suficiente para os aplicativos que uso eu deixo em 95.

o vm.overcommit_memory e vm.overcommit_ratio com os valores que citei não vão deixar que o Virtualbox aloque uma parte da memória para ele... assim como também não deixa para o sistema, por isso que ele reclama da falta de memória.

Só mais uma coisa... que versão do Virtualbox vc está usando???

Configurações que estou usando o momento (sempre tem alguém que pergunta):
## Omnislash 3 otimização
#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 3
vm.dirty_ratio = 40
#Diminuir granularidade que aumenta a performance
kernel.sched_min_granularity_ns = 20000000
#Melhora de performance
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
#Percentagem de uso da memória ram antes de usar a swap
vm.mapped = 95
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
vm.vfs_cache_pressure = 40
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2008, 07:14 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #593 Online: 25 de MAR?O de 2008, 12:35 »
Estou usando a versão 1.5.6 já baixada do site da SUN.

Esses erros só aconteceram depois de usar as configurações mais agressivas no arquivo sysctl.

Obrigado pela explicação Hqx.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #594 Online: 25 de MAR?O de 2008, 13:12 »
Citar
Estou usando a versão 1.5.6 já baixada do site da SUN.

Esses erros só aconteceram depois de usar as configurações mais agressivas no arquivo sysctl.

Eu tentei usar essa versão mas não consegui como vc instalou e colocou funcionando???
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #595 Online: 25 de MAR?O de 2008, 13:39 »
Citar
Estou usando a versão 1.5.6 já baixada do site da SUN.

Esses erros só aconteceram depois de usar as configurações mais agressivas no arquivo sysctl.

Eu tentei usar essa versão mas não consegui como vc instalou e colocou funcionando???

Fácil, fui até o site de Downloads da SUN: https://cds.sun.com/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/CDS-CDS_SMI-Site/en_US/-/USD/ViewProductDetail-Start?ProductRef=innotek-1.5.6-G-F@CDS-CDS_SMI

Aí você pode pegar a lista de repositório da SUN para o VirtualBox, no meu caso para o Gutsy:

Código: [Selecionar]
deb http://www.virtualbox.org/debian gutsy non-free
Eu até aceitei o contrato da SUN para usar o VirtualBox, mas no fim vi que não precisava, lembrando que não usei o VirtualBox OSE!

Daí foi só atualizar a lista de repositórios que já apareceu a atualização. Na hora da instalação ele pergunta se você quer ou não "purgar" módulos da versão antiga (eu tinha a 1.5.4 antes), ele recomenda que sim. Foi o que eu fiz! Pronto! VirtualBox 1.5.6 bombando aqui.

Há sim, sempre uso ele com o Kernel Generic, não tentei usar com seu Kernel Customizado.

Espero ter ajudado!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline roterfuchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • "Amo meu PC... por isso só uso Linux!
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #596 Online: 25 de MAR?O de 2008, 14:14 »
Blz Hqx! andei meio ocupado ultimamente, mas estou de volta :D, voltando ao assunto remasterização com teu kernel, uma duvida, você adicionou suporte ao lzma ou aplicou ele no modulo squashfs ao kernel?

[]'s

Marcio Riccardo
Der Rotfuchs - Echte Füchse (Vulpini)
Ubuntu 9.04 Ubuntu Jaunty Jackalope

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #597 Online: 26 de MAR?O de 2008, 06:55 »
A 1.5.6 não quiz compilar aqui... Vou tentar novamente depois...

Citar
Blz Hqx! andei meio ocupado ultimamente, mas estou de volta Contente, voltando ao assunto remasterização com teu kernel, uma duvida, você adicionou suporte ao lzma ou aplicou ele no modulo squashfs ao kernel?

[]'s

É só o squashfs pq na época (do meu primeiro kernel) tinha uns bugs no lzma e agora só tem patches para a versão 24... se vc souber algo na versão 23 me avisa!!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline roterfuchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • "Amo meu PC... por isso só uso Linux!
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #598 Online: 26 de MAR?O de 2008, 15:23 »
Citar

É só o squashfs pq na época (do meu primeiro kernel) tinha uns bugs no lzma e agora só tem patches para a versão 24... se vc souber algo na versão 23 me avisa!!!

Blz pode deixar, mas acho que é até bom não utiliza-lo até estar completamente compatível com squashfs, ele anda causando problemas no boot em livecds e no squashfs-tools, bom naquele dia que tentei criar o livecd eu estava com ele compilado em meu sistema pode ter sido isso que deu errado, vou tentar novamente sem ele pra ver.

Squashfs e Lzma
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/177634
https://lists.ubuntu.com/archives/kernel-team/2008-March/002201.html

Hqx Obrigadão por disponibilizar as fontes do kernel, vou baixar hoje...vlw mesmo

[] 's
Marcio Riccardo
Der Rotfuchs - Echte Füchse (Vulpini)
Ubuntu 9.04 Ubuntu Jaunty Jackalope

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Links sem divisão de arquivos!!!
« Resposta #599 Online: 26 de MAR?O de 2008, 16:27 »
Links sem divisão de arquivos... Atendendo a pedidos...

linux-image-2.6.23-omnislash3-v1.1_i686_i386.deb

http://www.adrive.com/public/3c69458d91c87be698108582ef7584824b02bf710cd83a8b0706475eefd7fc3a.html

md5sum linux-image-2.6.23-omnislash3-v1.1_i686_i386.deb
1835e563b144cd23905b591bdb867a7c linux-image-2.6.23-omnislash3-v1.1_i686_i386.deb

linux-headers-2.6.23-omnislash3-v1.1_i686_i386.deb

http://www.adrive.com/public/2a214cea6d1003cf06e20c08bd45fe8ddca5251746da17d06943c3664ca6f21f.html

md5sum linux-headers-2.6.23-omnislash3-v1.1_i686_i386.deb
e59912499c85db90bb6920479102fbab linux-headers-2.6.23-omnislash3-v1.1_i686_i386.deb

linux-source-2.6.23-omnislash3-v1.1_i686_all.deb

http://www.adrive.com/public/513f5c719dea595605a6c0e52f459588dd53ba658b80722ae1f18524c78c7545.html

md5sum linux-source-2.6.23-omnislash3-v1.1_i686_all.deb
166cabd8ca75187b5bb149155c6d495b  linux-source-2.6.23-omnislash3-v1.1_i686_all.deb
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2008, 16:29 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois