Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2354656 vezes)

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #570 Online: 21 de MAR?O de 2008, 11:38 »
hqxriven,quando sai o source do omnislash3?se precisares de ajuda é so dizeres,ah e consegui reduzir o tempo de boot(25s) atraves do comando profile,a principio não dava mas depois andei a ver e faltava o pacote readahead:
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2008, 11:30 por gatohumano »

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #571 Online: 21 de MAR?O de 2008, 11:47 »
Pessoal baixei o Debian e posso dizer que foi uma agradável surpresa. Fiquei me perguntando pq nunca me interessei em instalar ele. O consumo de mem ram é minimo, coisa de 140mb com firefox aberto. Imagina se eu compilar!! Pois é, também  a resposta do sistema é muito melhor do que o Mint mesmo compilado. Acho que neste fim-de-semana esarei compilando e posto o resultado. ;D

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Consumo de ram do novo omnislash depois de 7 horas...
« Resposta #572 Online: 21 de MAR?O de 2008, 15:36 »
Demorei um tempão mas organizei o tópico, espero que facilite para o pessoal...

Em breve mais dicas do Kde...

Consegui!!!

Depois de 7 horas só 78 de ram usados!!!



Configuração do sysctl.conf usadas...

## Omnislash 3 otimização
#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 10
vm.dirty_ratio = 1
#Diminuir granularidade que aumenta a performance
kernel.sched_min_granularity_ns = 20000000
#Melhora de performance
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
#Percentagem de uso da memória ram antes de usar a swap
vm.mapped = 95
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
vm.vfs_cache_pressure = 10000

Citar
Ontem com a saida do omnislash 3 ganhei coragem e instalei o kernel
primeiro desinstalei o driver ati do kernel generic depois reiniciei o computador e desde logo tive um problema já nao iniciava o interface grafico entao pelo recovery mode iinstalei o seu kernel
arranco pelo kernel omnislash e tinha o mesmo problema que o outro nem arrancava a parte grafica, entao entrei no recovery mode e fiz envy -t, para iniciar o envy em modo de texto, tentei instalar o driver ati mas ocorreu um problema
depois disso dpkg- reconfigure xserver-xorg e ficou bom mas não tinha 3d, entao instalei pelo envy mas deu um 2 erros( apareceram tao rapido que nao deu tempo para tomar nota) a dizer que nao encontraram o modulo flgrx.ko no kernel omnislash e a outra dizia tambem algo paracido
Reiniciei o meu computador e depois de passar a tela de login parecia que ia ficar bom mas derrepente tudo ficou branco a unica coisa que conseguia fazer era rodar o cubo e rodava muito mal
Entrei no kernel generic e quando ele tava ligando parou a meio introduziu o modulo flgrx (sem eu dar qualquer comando) e estava tudo como tava antes
Por isso eu axo Hqx que o seu kernel novo nao dá para placas ATI mas fico á espera de mais alguem que tenha placa ATI para saber se con seguiu
um coisa notei o consumo inicial de memoria desceu de 350 para 200

Já tentou usar os patches do sabayon desinstalando antes pelo envy, trocando no xorg para vesa e fazendo os procedimentos do tópico principal???

Sempre uso uma base semelhante em todos os kernels e vários usuários já instalaram ATI nele...

Citar
hqxriven,quando sai o source do omnislash3?se precisares de ajuda é so dizeres,ah e consegui reduzir o tempo de boot(27s) atraves do comando profile,a principio não dava mas depois andei a ver e faltava o pacote readahead:

Estou tentando... a net discada é que está enrolando e o server do divshare também... 44 MB a 2 KB dói...
Estou upando (ainda) o source em formato deb que foi gerado junto com o image e o headers do omnislash 3.

O readahead usa uma lista do que deve ser carregado... e fica mais rápido quando ele é usado... É claro que o profile atualiza a lista.

Citar
Pessoal baixei o Debian e posso dizer que foi uma agradável surpresa. Fiquei me perguntando pq nunca me interessei em instalar ele. O consumo de mem ram é minimo, coisa de 140mb com firefox aberto. Imagina se eu compilar!! Pois é, também  a resposta do sistema é muito melhor do que o Mint mesmo compilado. Acho que neste fim-de-semana esarei compilando e posto o resultado.

Kernel do debian é enxuto!!! Kernel do mint e do gutsy são cheio de coisas... (algumas nem eram mais para estar, mas deixa isso para lá)

Hqx
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2008, 16:01 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Consumo de ram depois de 20 horas do kernel omnislash!!
« Resposta #573 Online: 22 de MAR?O de 2008, 06:05 »
Consegui 2!!!

Depois de 20 horas só 92 de ram usados!!!



Configuração do sysctl.conf usadas...

## Omnislash 3 otimização
#Diminuir resquícios na memória, em certas máquinas é melhor colocar o dirty ratio maior como 30...
vm.dirty_background_ratio = 10
vm.dirty_ratio = 30
#Diminuir granularidade que aumenta a performance
kernel.sched_min_granularity_ns = 20000000
#Melhora de performance
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
#Percentagem de uso da memória ram antes de usar a swap
vm.mapped = 95
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
vm.vfs_cache_pressure = 10000

Já vi filmes, naveguei com o firefox, escutei músicas, abri o open office, enfim... usei e abusei ;D Felizmente o consumo de ram desse kernel que tem hz em 1000  :o :o :o :o Latência baixa (PREEMPT)  :o :o :o e é compilado para Pentium3  :o :o é baixo que nem o de 300 hz sem latência baixa e a performance em NENHUM momento diminuiu tanto que estou todo esse tempo com a máquina ligada.

Quanto ao source hoje ou amanhã eu termino o upload.

EDIT 1 - O modem sm56 continua rápido...



Até agora eu já me desconectei várias vezes e conectei (de propósito) e a conexão sempre ficou estável.

Em breve vou passar algumas dicas para otimizar a net discada e banda larga.
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2008, 06:13 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #574 Online: 22 de MAR?O de 2008, 09:05 »
Me aventurei a instalar o kernel tunado pra ver como é que ficaria aqui, mas eu acho que melhorou só um pouquinho o gerenciamento de memória, pois antes da instalação do kernel o uso de memória ficava sempre em uns 19% a 25%, sendo que a média era de 22% mesmo com a máquina ligada um tempão depois de rodar uma pá de bagulho e sem rodar mais nada. Agora, ao fim do boot, o consumo chega a apenas 11%-14% com o Compiz ativado e a média de consumo de memória em torno de 15%. Pelo que vi, agora a memória é liberada qdo se fecha as aplicações, coisa que não acontecia antes.
Tive que desinstalar e instalar de novo minha placa de vídeo (nVidia sem os drivers restritos ativados) e tudo ficou 'bunitinhu', o som funciona e tudo mais.

Gostaria de saber se há alguma otimização extra pra esse kernel, já que só instalei o dito cujo e não fiz mais nada na máquina. Esse Ubuntu-Gnome (de testes) está numa Gigabyte VM 900 com Celeron 420 1.6Ghz e 1GB de RAM DDR2 667 e consegue 45-50 FPS de conversão pelo Avidemux de um vídeo AVI de duas horas para DVD. Antes ia só até 35 FPS.
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2008, 09:11 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Upload do source omni 3 pronto!!!
« Resposta #575 Online: 22 de MAR?O de 2008, 10:26 »
Citar
Gostaria de saber se há alguma otimização extra pra esse kernel, já que só instalei o dito cujo e não fiz mais nada na máquina. Esse Ubuntu-Gnome (de testes) está numa Gigabyte VM 900 com Celeron 420 1.6Ghz e 1GB de RAM DDR2 667 e consegue 45-50 FPS de conversão pelo Avidemux de um vídeo AVI de duas horas para DVD. Antes ia só até 35 FPS.

Aí depende de vc... O arquivo /etc/sysctl.conf serve para otimizar várias coisas no kernel... muitas delas eu podia ter colocado um valor no kernel, mas aí com diferentes hardwares não seria o ideal. Por isso deixo isso por conta do usuário.

Por exemplo (parte específica do kernel 23):

kernel.sched_min_granularity_ns = 20000000 (esse aqui eu mudei era 40000000)
kernel.sched_latency_ns = 40000000 (padrão do kernel 23)
kernel.sched_wakeup_granularity_ns = 2000000 (padrão do kernel 23)
kernel.sched_batch_wakeup_granularity_ns = 25000000 (padrão do kernel 23)
kernel.sched_stat_granularity_ns = 0 (padrão do kernel 23)

Esses valores podem ser alterados para aumentar ou dimnuir a latência e a granularidade do kernel, quanto menor o valor mais rápido fica, mais aumenta o processamento e o uso da memória, se alterados um pouco (nada radical pelo amor de DEUS preste atenção aos zeros) podem melhorar bem a performance.

vm.vfs_cache_pressure = 10000

Esse parâmetro em algumas máquinas ele funciona melhor com um valor entre 40 a 60 e em outros com um valor acima de 10000 (aqui com 10000 os programas abrem quase que instantaneamente.

O meu "time amarok" por exemplo:

real    0m2.308s
user    0m0.110s
sys     0m0.021s

Na segunda vez:

real    0m1.907s
user    0m0.103s
sys     0m0.025s

Na terceira vez:

real    0m1.767s
user    0m0.104s
sys     0m0.024s

Antes era uns 4 segundos para abrir... Esse kernel como é de baixa latência e tem hz em 1000 como no Sidux tem uma velocidade maior que o normal...

Vc também pode alterar as prioridades de execução do Avidemux...

Se ele é executado como seu usuário
sudo renice -5 -u nomedoseuusuário

Assim tudo que for aberto como seu usuário será aberto com prioridade 15 ao invés de 20 e isso deve melhorar um pouco

Acho interessante retardar o hal para deixar o sistema um pouco mais fluido.
sudo renice 5 -u haldaemon

Outro ponto é o porcentagem de sujeira na ram...

vm.dirty_background_ratio = 10
vm.dirty_ratio = 30

Aumentar o dirty ratio pode melhorar a performance porém deixar mais resquícios acumulados...

Existem ainda outros... lembrando que sempre que colocar algum parâmetro deve executar o comando sudo sysctl -p para carregar e dependendo do caso dar um boot para carregar as novas configurações...

Upload do source do omnislash 3 pronto, em breve coloco os links e atualizo o tópico...
Hqx
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2008, 00:21 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #576 Online: 23 de MAR?O de 2008, 00:28 »
Compilei e deu erro, não dá boot .Fiz tudo o que manda o wiki do Debian, mas o boot para com a mensagem wayiting root ... e fica nisso. O que pode ser? Meu meu.Ist está assim:

Citação:
## ## End Default Options ##

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.23
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.23 root=/dev/sda1 ro
initrd /boot/initrd.img-2.6.23
savedefault

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.23 (single-user mode)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.23 root=/dev/sda1 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.23
savedefault

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18-6-686
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.18-6-686 root=/dev/sda1 ro
initrd /boot/initrd.img-2.6.18-6-686
savedefault

title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18-6-686 (single-user mode)
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.18-6-686 root=/dev/sda1 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.18-6-686
savedefault

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #577 Online: 23 de MAR?O de 2008, 02:17 »
Hq meu caro, não consigo baixar a terceira parte do novo Kernel versão 3.0!  Dá para fazer outro upload?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #578 Online: 23 de MAR?O de 2008, 02:51 »
Hq meu caro, não consigo baixar a terceira parte do novo Kernel versão 3.0!  Dá para fazer outro upload?


De certeza que não da?aqui deu bem,não teras o link errado?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #579 Online: 23 de MAR?O de 2008, 07:26 »
Citar
Hq meu caro, não consigo baixar a terceira parte do novo Kernel versão 3.0!  Dá para fazer outro upload?

Aqui está funcionando o xac a terceira parte...


No debian etch é diferente servo...

Talvez esse artigo te ajude...

http://www.guiadohardware.net/dicas/kernel-sidux-kurumin7.html

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-f/48

« Última modificação: 23 de MAR?O de 2008, 07:34 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #580 Online: 23 de MAR?O de 2008, 09:29 »
Código: [Selecionar]
Já tentou usar os patches do sabayon desinstalando antes pelo envy, trocando no xorg para vesa e fazendo os procedimentos do tópico principal???

Sempre uso uma base semelhante em todos os kernels e vários usuários já instalaram ATI nele...

Talvez eu seja muito burro mas nao consegui instalar o driver ati nem com patch nem sem patch, de tanto fuçar até fiquei sem xorg e depois nem no kernel omni nem no kernel generic
soluçao: Ubuntu 8.04 beta mas tambem não tá facil de instalar o driver ATI
maldita a hora que nao troquei minha placa por um nvidia

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #581 Online: 23 de MAR?O de 2008, 10:32 »
continuo com o tal erro a compilar com o squashfs activado,sera que tenho de activar alguma outra opção também?é que se usar o .config original dos debs compila ate ao fim e não da erro.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #582 Online: 23 de MAR?O de 2008, 10:40 »
Squashfs tem que ser compilado como módulo não no kernel...

"SquashFS
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

SquashFS é um sistema de arquivos somente leitura para Linux. É software livre, disponível sob a licença GPL. É implementado como um módulo do kernel através do VFS. Teoricamente, ele suporta arquivos de até 2^64 bytes (16 EiB)."

Se compilar ele no kernel aí dá problemas... (pelo menos comigo dá)

Se quiser testar... http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=63835 para fazer o download do squashfs 3.3 e depois pegue um kernel 2.6.23.17 e veja se consegue compilar sem ser módulo...

Citar
Talvez eu seja muito burro mas nao consegui instalar o driver ati nem com patch nem sem patch, de tanto fuçar até fiquei sem xorg e depois nem no kernel omni nem no kernel generic
soluçao: Ubuntu 8.04 beta mas tambem não tá facil de instalar o driver ATI
maldita a hora que nao troquei minha placa por um nvidia

Buuro vc não é... Burra é a ATI que não faz drivers tão bem para o linux como a nvidia.

Nvidia funciona com o envy, compilando, criando deb é muito mais fácil...

No 8.04 no kernel 24 é uma pauleira para instalar ATI. Até agora nem eu sei...

No 23 vc teria que ao instalar o ubuntu colocar no xorg.conf em vesa aí salvava e dava o boot e depois seguia o tópico adicionando o patch.
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2008, 10:58 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #583 Online: 23 de MAR?O de 2008, 11:24 »
Como modulo da o mesmo erro.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #584 Online: 23 de MAR?O de 2008, 14:01 »
quando comprar o meu laptop vou voltar a tentar instalar seu kernel, mas nao cair na besteira de comprar um laptop com ati, a partir de agora só nvidia
entretanto já instalei as drives aqui no ubuntu 8.04 mas nem sei bem como fiz (fucei até as drives ficarem bem instaladas)
É impressionante, os unicos problemas que tenho no linux é tudo culpa da ATI espero que eles deem mais atençao á comunidade linux