Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2356864 vezes)

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3030 Online: 06 de Janeiro de 2011, 11:53 »
Então galera, eu instalei o kernel q eu compilei no meu pc. Bom já senti uma diferença... Acho q falta mais conhecimento meu pra melhorar a performance dele.

Queria tira rumas duvidas...

Meu processador é o i3m330. Coloquei como Core 2 Duo/New Xeon (em uma opção onde estava marcado ix86). Isso melhora ou diminui a performance?

Eu deixei muitos módulos da nvidia/ati/amd... esses módulos eu num uso, acho q tirando eles melhora mais?

Quando tentei compilar coloquei o modulo da realtek 8187se como built-in, ai deu erro. Essa opção built-in funciona pra q exatamente?

A falta de uma Ram em dual channel faz a difrença tbm né? (devo colocar mais pra frente)

Sente diferença na velocidade do sistema o sistema ser 32bits para o 64?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------EDIT
fiz uns testes, e ele rodou 3 videos 1080p sem engasgar... antes engasgava no segundo já... enfim, acho q dá pra melhorar...


« Última modificação: 06 de Janeiro de 2011, 13:07 por brottor »
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3031 Online: 06 de Janeiro de 2011, 14:01 »
se você não usa nada da amd/ati/nvidia pode tirar

Se usar 32bit marca pentium II, se usar 64bit marca pentium 4.

Dual Channel é muito bom, obrigado. (EU não tenho =( )

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3032 Online: 06 de Janeiro de 2011, 14:11 »
se você não usa nada da amd/ati/nvidia pode tirar

Se usar 32bit marca pentium II, se usar 64bit marca pentium 4.

Dual Channel é muito bom, obrigado. (EU não tenho =( )



pois é eu devo colocar dual channel quando acabar a garantia do note! heheh

Eu achei q como o i3 é mais atual deveria marcar c2d... quando recompilar ele dinovo marco pentiumII! vlw
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3033 Online: 06 de Janeiro de 2011, 14:23 »
se você não usa nada da amd/ati/nvidia pode tirar

Se usar 32bit marca pentium II, se usar 64bit marca pentium 4.

Dual Channel é muito bom, obrigado. (EU não tenho =( )

Fiquei curioso.  ??? Porque Pentium 4 se tenho um processador superior ???

Dual Channel é muito bom, obrigado. (EU tenho ^_^ )
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2011, 14:25 por havocz »
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3034 Online: 06 de Janeiro de 2011, 14:51 »
se você não usa nada da amd/ati/nvidia pode tirar

Se usar 32bit marca pentium II, se usar 64bit marca pentium 4.

Dual Channel é muito bom, obrigado. (EU não tenho =( )

Fiquei curioso.  ??? Porque Pentium 4 se tenho um processador superior ???

Dual Channel é muito bom, obrigado. (EU tenho ^_^ )

No GCC 4.5 talvez compense marcar o C2D. Segundo o HQ as instruções que vem no C2D são muito novas e potentes, com o GCC 4.5 ele sabe lhe dar melhor com essas instruções.

Nos novos Sandy Bridge da Intel e Bulldozer da AMD, as instruções AVX foram introduzidas no GCC 4.4 e no kernel linux desde o 2.6.30
Não que isso venha ao caso, mas é interessante saber que já estão disponíveis BEM antes de sairem os processadores.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3035 Online: 06 de Janeiro de 2011, 16:45 »
Citar
No GCC 4.5 talvez compense marcar o C2D. Segundo o HQ as instruções que vem no C2D são muito novas e potentes, com o GCC 4.5 ele sabe lhe dar melhor com essas instruções.

Nos novos Sandy Bridge da Intel e Bulldozer da AMD, as instruções AVX foram introduzidas no GCC 4.4 e no kernel linux desde o 2.6.30
Não que isso venha ao caso, mas é interessante saber que já estão disponíveis BEM antes de sairem os processadores.

Com certeza!! A complexidade do código (e a qualidade) é o que atrapalha a performance.

Quando escolhemos um processador diferente no menu config estamos praticamente falando para ele beneficiar determinado processador.

Porém as vezes o feitiço vira contra o feiticeiro... e esse benefício não surge.

O 4.5 está melhor que o 4.4 nesse ponto, mas utilizando um processador antigo no meuconfig vc consegue bons benefícios!!

No meu K8 se eu utilizar K8 eu veja uma perda da performance o que não ocorre se eu utilizar PentiumII!! (mas claro isso é comigo)... Outros processadores farão diferente e outros K8 superiores possivelmente...

Obrigado Gunss pelo comentário!!

Não sei se perceberam... Ultrapassamos 3000 respostas, 3 anos de tópico, mais de 250 mil visitas e falamos sobre KERNEL voltado ao Ubuntu

Vcs fazem esse tópico ser divertido!! Meus parabéns a todos pela ajuda!!

Obrigado a todos!!

Hqx
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2011, 16:50 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3036 Online: 06 de Janeiro de 2011, 17:10 »
Citar
No GCC 4.5 talvez compense marcar o C2D. Segundo o HQ as instruções que vem no C2D são muito novas e potentes, com o GCC 4.5 ele sabe lhe dar melhor com essas instruções.

Nos novos Sandy Bridge da Intel e Bulldozer da AMD, as instruções AVX foram introduzidas no GCC 4.4 e no kernel linux desde o 2.6.30
Não que isso venha ao caso, mas é interessante saber que já estão disponíveis BEM antes de sairem os processadores.

Com certeza!! A complexidade do código (e a qualidade) é o que atrapalha a performance.

Quando escolhemos um processador diferente no menu config estamos praticamente falando para ele beneficiar determinado processador.

Porém as vezes o feitiço vira contra o feiticeiro... e esse benefício não surge.

O 4.5 está melhor que o 4.4 nesse ponto, mas utilizando um processador antigo no meuconfig vc consegue bons benefícios!!

No meu K8 se eu utilizar K8 eu veja uma perda da performance o que não ocorre se eu utilizar PentiumII!! (mas claro isso é comigo)... Outros processadores farão diferente e outros K8 superiores possivelmente...

Obrigado Gunss pelo comentário!!

Não sei se perceberam... Ultrapassamos 3000 respostas, 3 anos de tópico, mais de 250 mil visitas e falamos sobre KERNEL voltado ao Ubuntu

Vcs fazem esse tópico ser divertido!! Meus parabéns a todos pela ajuda!!

Obrigado a todos!!

Hqx


Parabéns pra tu! q teve a iniciativa de criar o tópico e mostrar q podemos fazer voar o ubuntu!
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3037 Online: 06 de Janeiro de 2011, 19:50 »
Compilei o Kernel do Ubuntu Natty no Lucid, mas não consegui de jeito nenhum instalar o driver da placa ATI.

Vocês sabem se a dica do GCC também funciona no Lucid?

Existe um módulo que se monta em /sys/kernel/debug chamado vgashwitcheroo que só funciona no Maverick. Compilei o kernel com ele habilitado mas mesmo assim no Lucid não monta. Preciso dele para fazer a saída HDMI funcionar, mas não tenho ideia de como fazer isso, e não queria migrar para o Maverick.


Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3038 Online: 06 de Janeiro de 2011, 20:26 »
Compilei o Kernel do Ubuntu Natty no Lucid, mas não consegui de jeito nenhum instalar o driver da placa ATI.

Vocês sabem se a dica do GCC também funciona no Lucid?

Existe um módulo que se monta em /sys/kernel/debug chamado vgashwitcheroo que só funciona no Maverick. Compilei o kernel com ele habilitado mas mesmo assim no Lucid não monta. Preciso dele para fazer a saída HDMI funcionar, mas não tenho ideia de como fazer isso, e não queria migrar para o Maverick.



olha, o GCC 4.5 só vem no 10.10

Sobre esse módulo vgashwitcheroo, vi que ele é para trocar de VGA durante o uso do sistema correto?
se for vê se isso ajuda
http://linux-hybrid-graphics.blogspot.com/2010/02/howto-install-vgaswitcheroo-for-linux.html

http://asusm51ta-with-linux.blogspot.com/
https://launchpad.net/~hybrid-graphics-linux


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3039 Online: 06 de Janeiro de 2011, 20:48 »
Vocês sabem se a dica do GCC também funciona no Lucid?


Não funciona vampire! Tem que mudar um monte de bibliotecas do Lucid, dá o maior pau! Eu pelo menos não consegui! E outra coisa, não adianta compilar o kernel no Maverick com o GCC 4.5.1 e depois tentar usar no Lucid! Ele quebra o kernel headers! Não instala nem a pau! Diz que precisa das bibliotecas mais novas do Maverick!

Quanto ao GCC e a escolha do processador o lance é complexo e estou lendo sobre o assunto! Quando realmente tiver entendido o motivo de mesmo usando uma versão mais nova do GCC a compilação para o P4 continuar imbatível, eu escrevo!
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2011, 20:51 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3040 Online: 06 de Janeiro de 2011, 22:26 »
Vocês sabem se a dica do GCC também funciona no Lucid?


Não funciona vampire! Tem que mudar um monte de bibliotecas do Lucid, dá o maior pau! Eu pelo menos não consegui! E outra coisa, não adianta compilar o kernel no Maverick com o GCC 4.5.1 e depois tentar usar no Lucid! Ele quebra o kernel headers! Não instala nem a pau! Diz que precisa das bibliotecas mais novas do Maverick!

Quanto ao GCC e a escolha do processador o lance é complexo e estou lendo sobre o assunto! Quando realmente tiver entendido o motivo de mesmo usando uma versão mais nova do GCC a compilação para o P4 continuar imbatível, eu escrevo!

nunca achei uma leitura de nível médio sobre o assunto, sempre que acho algo são os caras mostrando códigos e voando na maionese.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3041 Online: 06 de Janeiro de 2011, 23:20 »
Vocês sabem se a dica do GCC também funciona no Lucid?


Não funciona vampire! Tem que mudar um monte de bibliotecas do Lucid, dá o maior pau! Eu pelo menos não consegui! E outra coisa, não adianta compilar o kernel no Maverick com o GCC 4.5.1 e depois tentar usar no Lucid! Ele quebra o kernel headers! Não instala nem a pau! Diz que precisa das bibliotecas mais novas do Maverick!

Quanto ao GCC e a escolha do processador o lance é complexo e estou lendo sobre o assunto! Quando realmente tiver entendido o motivo de mesmo usando uma versão mais nova do GCC a compilação para o P4 continuar imbatível, eu escrevo!

nunca achei uma leitura de nível médio sobre o assunto, sempre que acho algo são os caras mostrando códigos e voando na maionese.

Extao Gunss, eu também não achava nada que preste, até achar uma resposta de um Canadense que mostrou uma luz no fim do tunel! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3042 Online: 06 de Janeiro de 2011, 23:48 »
Então... também to procurando e nada q preste. Vou trocar o kernel depois por um q tenha o pentium II não o Xeon/C2D

Uma duvida, eu posso compilar o kernel em outro pc né?

ahh só pra frisar... como melhorou o consumo da bateria... agora dura 3h fácil fácil!
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline maiconramones

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3043 Online: 07 de Janeiro de 2011, 07:29 »
Pessoal tem como colocar algo mais específico para ubuntu 10.10? Ta meio tenso ler as mais de 200 páginas....

Ou o procedimento da página 1 é válido para ubuntu 10.10?

Valeu.

Offline jartak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3044 Online: 07 de Janeiro de 2011, 07:38 »
Citar
No GCC 4.5 talvez compense marcar o C2D. Segundo o HQ as instruções que vem no C2D são muito novas e potentes, com o GCC 4.5 ele sabe lhe dar melhor com essas instruções.

Nos novos Sandy Bridge da Intel e Bulldozer da AMD, as instruções AVX foram introduzidas no GCC 4.4 e no kernel linux desde o 2.6.30
Não que isso venha ao caso, mas é interessante saber que já estão disponíveis BEM antes de sairem os processadores.

Com certeza!! A complexidade do código (e a qualidade) é o que atrapalha a performance.

Quando escolhemos um processador diferente no menu config estamos praticamente falando para ele beneficiar determinado processador.

Porém as vezes o feitiço vira contra o feiticeiro... e esse benefício não surge.

O 4.5 está melhor que o 4.4 nesse ponto, mas utilizando um processador antigo no meuconfig vc consegue bons benefícios!!

No meu K8 se eu utilizar K8 eu veja uma perda da performance o que não ocorre se eu utilizar PentiumII!! (mas claro isso é comigo)... Outros processadores farão diferente e outros K8 superiores possivelmente...

Obrigado Gunss pelo comentário!!

Não sei se perceberam... Ultrapassamos 3000 respostas, 3 anos de tópico, mais de 250 mil visitas e falamos sobre KERNEL voltado ao Ubuntu

Vcs fazem esse tópico ser divertido!! Meus parabéns a todos pela ajuda!!

Obrigado a todos!!

Hqx

Deixa ver se eu entendi bem, se eu marcar P4 terei então melhor desempenho?

Obs: estou em 64bits e com GCC 4.4

Ah, e parabéns ae Hqx uma vez mais e a toda comunidade também.

[]z
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, 07:53 por jartak »
Debian Squeeze
Thinkpad Lenovo T400 - Core 2 Duo P8600