Então galera, para compartilhar com vocês o que venho conversando com o HQ sobre os Kerneis Omnislash!
Essa última versão Omnislash1 com Real Time é surpeendentemente rápida! Mas buga o som em algumas configurações!
Tenho testado esses kerneis em 4 configurações diferentes.
Bugou o som do Meu notebook Toshiba de um modo que tive que reinstalar o Ubuntu! Aproveitei e tasquei o Karmic Koala 64bits no Notebook! Mas ainda não fiz o teste com o Omnislash1 + RT.
Até agora os resultados mais impressionantes tem sido com o meu PC de casa. Fantástico! Nunca tive um Ubuntu tão rápido na vida! Aguardem novidades quanto ao meu PC de casa!
Vinha utilizando o Omnislash1 + RT no Frank do consultório! O Frank é como chamo meu velhinho Atlhon XP 2400 com 756MB mais placa mãe PCSheetos!
Após várias compilações no Frank, alterei os MHz entre 100 até 1000, fiz compilação 686 ou específica para Atlhons XP. Enfim, fiz o que pude para diferenciar as coisas. A conclusão que cheguei é que o Omnislash1 + RT é demais para o Frank quando se tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Se for para ficar fazendo uma coisa de cada vez tudo bem. Mesmo assim, ao se escutar música e tentar alterar o papel de parede do Gnome, a música pode desde ficar pulando até travar dependendo das opções usadas na compilação! Definitivamente 1000MHz para máquinas antigas mononucleares é demais!!! Isso o próprio HQx já havia me dito!
Depois fiz outro teste bastante interessante. Tirei o Ubuntu 9.04 32bits do Frank e instalei o Mandriva Power Pack 2009! Isso mesmo, mais uma distro peso pesado! Como já era esperado, o Mandriva ficou muito mais lento que o Ubuntu com o Omnislash1 + RT! Contudo, o kernel do Mandriva 2009 ( um 2.6.27-34 com otimizações do CFQ - segundo os comentários do próprio repositório do Mandriva) não trava e nem da LAG algum seja lá o que eu faço com ele no KDE 4!!!!
Ou seja, o kernel do Mandriva é otimizado para aceitar muitas requisições em detrimento do desempenho! Em quanto que o Omnislash1 + RT, previlegia acima de tudo o desempenho, em detrimento das requisições!
Para um usuário que não entende nada, é melhor usar um kernel como o do mandriva, que você sabe que é lento mas não trava e nem dá lag para nada, do que um super rápido mas que começa a travar ou dar lag conforme você começa fazer mais coisas com o sistema operacional!
Quero deixar claro que não se trata de uma crítica! Mas do que pude constatar com o uso das 4 máquinas! Perguntando aos amigos e parentes! É muito chato você abrir um programa de música e ela ficar pulando ou travar enquanto o sistema abre outra aplicação!
Isso não acontece em máquinas de, digamos assim, configurações "Tora" ! Apenas em máquinas de configurações mais modestas. Mas isso era para ser esperado! Não tem novidade nisso, para quem está acostumado com a parte técnica da coisa!
Fica aqui minha sugestão HQx, dar uma pesquisada no Kernel do Mandriva!