Autor Tópico: Alguém conhece o PCMan File Manager?  (Lida 3737 vezes)

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Alguém conhece o PCMan File Manager?
« Online: 07 de Dezembro de 2007, 11:46 »
Pessoal, estava navegando na Internet procurando um substituto mais leve para o Nautilus, e encontrei esta página: http://linuxventanitas.wordpress.com/2007/07/19/pcman-file-manager-otro-administrador-de-archivos/

A página oficial do projeto: http://pcmanfm.sourceforge.net/intro.html

Alguém já testou? Fiquei curioso, parece que ele é um bom substituto pra deixar meu Gnome mais leve ainda (ja desativei varios serviços, estou usando Gnome com Openbox, agora vou tentar mais essa dica).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Nossile

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Alguém conhece o PCMan File Manager?
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:41 »
Já usei ele, é simples, rápido e eficiente. agora que estou com uma maquina melhor nem lembrava dele mais, mas deu vontade de baixar ele agora.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2007, 18:43 »
Pois é, to usando ele. Realmente é mais rápido que o Nautilus. E praticamente com as mesmas funções.

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:13 »
Pois é, to usando ele. Realmente é mais rápido que o Nautilus. E praticamente com as mesmas funções.

Andei lendo sobre ele após ver o tópico. Parece ser muito bom, tendo inclusive abas.

Vou testar. Valeu a dica!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Piras

• Visitante
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2007, 01:56 »
Já usei ele, é simples, rápido e eficiente. agora que estou com uma maquina melhor nem lembrava dele mais, mas deu vontade de baixar ele agora.

Concordo em tudo com a avaliação do Nossile: lembro-me de tê-lo usado quando usei uma derivative coreana do nosso Ubuntu e ele me pareceu muito atraente também. Não sei se vale a pena substituir o Nautilus ou o Thunar por ele, salvo, é claro, se a pessoa tiver grandes limitações de espaço ou um computador mais antigo. Mas o certo é que ele combina muito bem com gerenciadores leves, especialmente em GTK2. Com o Openbox, por exemplo, ele deve ficar realmente bom!

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2007, 11:31 »
Alguem sabe o procedimento de substituir o nautilus pelo PCMan? Se achar na net um tutorial, favor postar aqui.

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2007, 11:56 »
Bem, mesmo não descobrindo ainda como substituir o nautilus pelo pcman, ainda quero estimular vocês a usá-lo

Segue uma screenshot do mesmo (olhem como é idêntico ao Nautilus, mas muito mais leve):

Uma análise do mesmo:

Há muitos gerenciadores de arquivos por aí. Muitos têm dois painéis, outros têm a visão clássica de uma área de pastas e uma árvore. Mas isso nem é o mais importante. Mais importante é que ele suporte dispositivos automaticamente, de maneira integrada ao Hal, e que permita associar aplicações a formatos de arquivos, além de oferecer uma boa navegabilidade e questões básicas como arrastar e soltar.

Geralmente vimos tais recursos nos gerenciadores de arquivos oficiais de desktops, como o Nautilus, Thunar e Konqueror. Mas isso não significa que não haja opções.

O PCManFM, sugerido por Marcelo Ulianov, realmente surpreendeu por oferecer tudo isso e ser mais leve que os já citados.

A grande vantagem de ele ser integrado ao Hal é que podemos utilizá-lo como gerenciador de dispositivos também: basta abrí-lo sempre que precisar acessar um pendrive, ou desmontar um. Ele detecta pendrives instantaneamente, criando um ícone de dispositivo no painel lateral.

Recursos oferecidos, de acordo com o site do projeto, em tradução livre:

Extremamente rápido;
Pode ser iniciado em um segundo em uma máquina normal;
Uso de abas (como firefox);
Suporte a arrastar e soltar;
Arquivos podem ser arrastados através das abas;
Lê diretórios enormes em um tempo razoável;
Suporte a associação de arquivos (aplicativo padrão);
Suporte básico a miniaturas;
Suporte a marcadores;
Manipula arquivos com codificação não Unicode de maneira correta;
Provê visão de ícones e visão detalhada;
Compatível com padrões (segue o FreeDesktop.org);
Interface limpa e amigável (GTK+ 2, ou seja, dá pra usar o tema Gtkstep, apresentado aqui anteriormente, que inclusive é o que estou utilizando no screenshot que ilustra este post);
Já está traduzido para Português também (nota minha).

Fonte: http://wmaker.cyaneus.net/node/22

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2007, 18:23 »
Acho que achei a solução para trocar o nautilus pelo pcmanfm mas ainda não testei.

Entre no gerenciador de arquivos como root, procure a pasta /usr/share/applications/ e dentro dela existirão 4 arquivos a serem editados.

Os arquivos são:

Código: [Selecionar]
nautilus-computer.desktop
nautilus.desktop
nautilus-folder-handler.desktop
nautilus-home.desktop

Abra os mesmos com seu editor de textos favoritos, procure pela linha Exec= e troque nautilus por pcmanfm.

Vou testar essa dica depois, mas quem puder ver...
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2007, 20:45 por samuelbh »

Offline Blau_Araujo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
PCMan File Manager 0.3.5.4 beta
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2008, 00:18 »
Retomando o tópico para dizer que foi publicada ontem (25/01) no GnomeFiles o PCManFM 0.3.5.4 beta! Muitas correções e otimizações e um aviso do autor: "o projeto não está morto!" :)

Para quem já usa ou quer experimentar, tem um "deb" para o Gutsy aqui.

Abração!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: PCMan File Manager 0.3.5.4 beta
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2008, 13:00 »
Retomando o tópico para dizer que foi publicada ontem (25/01) no GnomeFiles o PCManFM 0.3.5.4 beta! Muitas correções e otimizações e um aviso do autor: "o projeto não está morto!" :)

Para quem já usa ou quer experimentar, tem um "deb" para o Gutsy aqui.

Abração!

Muito boa notícia enac! Pena que estou usando o Ubuntu 7.04 no meu PC.

Offline rld.rodrigo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2008, 19:21 »
galera tentei usar a dica do samuelbh, só que não funcionou, alguem descobriu como substituir o nautilus pelo pcman ?
obrigado.

Offline El Deablo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • revolution free
    • Ver perfil
    • Revolutions Free
« Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2008, 03:49 »
galera tentei usar a dica do samuelbh, só que não funcionou, alguem descobriu como substituir o nautilus pelo pcman ?
obrigado.

Para substituir o Nautilus pelo PC Man dê um ALT+F2 e execute :

gksu gedit /usr/share/applications/nautilus-computer.desktop

procure por :

Exec=nautilus --no-desktop computer:

e troque por :

Exec=gksu pcmanfm /

Repita a mesma operação com o arquivo /usr/share/applications/nautilus-folder-handler.desktop, mas dessa vez procure por :

nautilus --no-desktop %U

e troque por :

Exec=pcmanfm %U

Com os bugs do Nautilus, você pode ficar tranqüilo que o PC Man substitui-o com muitas vantagens. Inclusive se você não usa GNOME ou possui computador com configurações mais modestas, vai gostar de saber que esse gerenciador de arquivos é peso-leve.

Fonte : http://hamacker.wordpress.com/2008/07/09/nautilus-e-um-lerdo-uma-tartaruga-manca/
Pentium Dual-Core 2,50 GHz ;3 GB RAM ;2 HDS 500GB + 1 320GB ;ATI Radeon HD 4600 Series  1GB