Autor Tópico: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu? (Resolvido)  (Lida 24024 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
   Pessoal, estou prestes a adquirir um notebook da HP, o modelo citado no título. Tem as seguintes características:

Citar
Processador:
- AMD Sempron 3500 + 1.86GHz

Memória:
- 512MB DDR2 667MHz com suporte para Dual Channel, expansível até 2GB

Unidade Óptica:
- Drive DVD±RW e CD - RW Combo Drive (Double Layer)

Unidade de Disco Rígido:
- (HD) Disco Rígido 80GB (5.400 RPM SATA 150)

Redes sem fio:
- WLAN 802.11 b / g

Tela (Monitor):
- 15.4" WXGA TFT de alta definição Widescreen com Tecnologia BrightView (1280 x 800)

Comunicação:
- 10 / 100 Ethernet LAN (RJ - 45 Conector)

Cachê:
- 512KB L2 Cache

Vídeo:
- Gráfico NVIDIA GeForce Go 6150

Som:
- Áudio 16 - bit Sound Blaster Pro - compatible audio; Altec Lansing® speakers internos; AC audio link

Chipset:
- nVidia C51M (North Bridge) e MCP51 (South Bridge)

Modem:
- 56K de alta velocidade

Baterias:
- 6 células de lítio - íon

Bus do Sistema:
- Até 1600MHz em bus de sistema no modo AC / DC 25 watt

Teclado:
- Padrão Português ABNT2 (Compatível Windows).

Mouse:
- TouchPad com barra de rolagem

Dimensões:
- (L / A / P) 160x354x423 mm

Adaptador Força (Energia):
- A / C 65W AC adapter

Interface:
- 2 USB 2.0., 1 headphone - out, 1 microphone - in, 1 VGA (15 - pin), 1 RJ - 11 (modem), 1 RJ - 45 (LAN), 1 S - Video - out, 1 base de expansão.

Slots de expansão:
- 1 slot para ExpressCard / 54 (admite ExpressCard / 34)
Código do Produto: 5898
Categoria: Notebook
Marca: HP - Hewlett Packard- Notebooks em até 6x no cartão de crédito sem juros

Fonte dos dados: Digimer (loja onde vou comprar a máquina).

   Já pesquisei aqui no fórum, e apesar de não ter ninguém que tenha falado diretamente sobre o note, alguns dos componentes do hardware dele já formam comentados aqui, alguns problemas mas geralmente resolvidos... e aí, alguém conhece a máquina? Recomenda pra usar com o Ubuntu (ele vem com o FreeDos)? Grande abraço, Gláuber.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2007, 17:20 por glaubergoncalves »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2007, 22:36 »
você já viu este PC da Dell?

Notebook LatitudeTM D520

Sistema Base
Processador Intel® Celeron M 520 Single Core? (1.60GHz, 1MB L2 Cache, 533MHz FSB) - BRH6627

DESTAQUES DESTE PRODUTO
Grátis 1GB de memória
Grátis HD 120GB
Grátis Gravador de DVD

Placa de Vídeo
Placa de vídeo Intel®  GMA 950 (até 224MB compartilhado)

Rede sem fio (wireless)
Intel®  PRO/Wireless 3945 WLAN (802.11a/g) cartão miniPCI

em 10x no site da Dell?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2007, 23:14 »
você já viu este PC da Dell?

Notebook LatitudeTM D520
   Boa opção Cristiano, bate parelho com o Presario. Estou com necessidade um tanto imediata na aquisição, talvez não possa esperar pela encomenda do site, pretendo estar com a máquina no máximo dos máximos até esta sexta. Mas tentarei procurar por esse modelo nas lojas pra fazer um comparativo frente-a-frente das duas máquinas, apesar de configurações distintas (HP Sempron+Nvidia x Dell Celeron+Intel), me parecem ter desempenho semelhante, além do preço. Valeu a dica. ;)

P.S.: pena que nossos Dell's ainda não vêm com o Ubuntu... quando será que teremos essa opção?

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2007, 23:26 »
P.S.: pena que nossos Dell's ainda não vêm com o Ubuntu... quando será que teremos essa opção?

li em algum lugar que a Canonical vai se fixar no Brasil, amigo. Mas não é informação oficial não  8) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2007, 23:32 »
li em algum lugar que a Canonical vai se fixar no Brasil, amigo. Mas não é informação oficial não  8) [ ]s
   Mas bah! Bota a fonte desse "algum lugar" aí, se for fato é uma notícia e tanto!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2007, 23:36 »
li em algum lugar que a Canonical vai se fixar no Brasil, amigo. Mas não é informação oficial não  8) [ ]s
   Mas bah! Bota a fonte desse "algum lugar" aí, se for fato é uma notícia e tanto!

heheh o RC2006 já pôs, veja: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28230.msg162844.html#msg162844

topico duplicado = puxão de orelha  :D  :D

abraços, glauber  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2007, 23:53 »
   Muito bom se isso se concretizar... não tinha visto o tópico do RC2006, valeu Eunir! ;)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2007, 23:59 »
ok, grande glauber  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2007, 01:48 »
Nesse link há um depoimento que colhi na net de alguém que se deu muito bem com um outro modelo de compaq presario:

Rodando o Mandriva 2007 no Compaq Presario SG3110BR do sogro
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28288.msg163376.html#msg163376

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2007, 21:51 »
   Bom galera, já tá encomendado, foi o Presario mesmo, pego na sexta. Ele vem com o FreeDos, a primeira coisa que vou fazer é instalar o Ubuntu. Não sei se mantenho o FreeDos pra brincar um pouco ou se libero o espaço duma vez pro Ubuntu, vamos ver... Teu post foi um alento Gabriel, espero que o Ubuntu seja feliz neste note também! Assim que tiver tempo tento postar uma análise aqui (talvez demore, tempo é que menos tenho tido ultimamente ;D). Grande abraço, Gláuber.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2007, 23:26 »
boa sorte com a compra, amigo glauber. torço pra dar certo  ;)

forte abraço
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2007, 10:34 »
Glauber,

Demorei, mas cheguei. Eu tenho um HP Compaq Presario v6210br com as configurações praticamente iguais às suas e ele funciona muito bem com o Ubuntu 7.04.

Com o 7.10, porém, tive alguns problemas que me fizeram voltar para o 7.04. Aconselho que você nem saia dele, já que é um problema dessa versão com notebooks Hp e Compaq (veja este post no fórum gringo).

No mais, aconselho que você instale a wireless via ndiswrapper. Qualquer coisa que precisar, me dá um toque por MP e eu te passo meu MSN/Jabber. Abraço!

EDITADO:
Quase esqueci! Você vai precisar adicionar a opção "noapic" pra dar boot no LiveCD do 7.04 e "noapic nolapic" pro LiveCD do 7.10

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:44 »
   Valeu Alex. No final o note ainda não chegou na loja, pego amanhã. Realmente, dei uma conferida no fórum gringo e lá o pessoal tá meio frustrado com o suporte ao Gutsy de notes da HP, será que tá tão bruta a situação mesmo? Vou testar e tentar configurar da melhor forma possível o Gutsy no meu portátil, mas se depois de todos os esforços não for possível deixá-lo redondinho como está no meu desk, tô pensando em tornar o note minha "plataforma de testes" para outras distros Linux, já testei o Fedora no livecd e achei muito bom, e tenho uma imensa curiosidade em testar o Arch Linux, uma distro da qual só ouço falar bem, além de ser leve, o que vai em conta para um notebook. Mas antes de tudo isso quero fazer o Ubuntu funcionar!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2007, 08:05 »
Realmente, dei uma conferida no fórum gringo e lá o pessoal tá meio frustrado com o suporte ao Gutsy de notes da HP, será que tá tão bruta a situação mesmo?

A coisa não tá tão ruim, não. Eu consegui deixar ele redondo, com excessão da wireless. Ou eu usava via bcm43xx-fwcutter e a conexão caía toda hora, ou eu usava ndiswrapper (que eu tive que compilar direto do fonte) e não podia conectar a reder encriptadas com WPA (que é o caso da minha rede). Como eu só uso internet via wireless, acabei optando por voltar para o 7.04. Se você não usa wireless ou não se importa de ficar desconectando de 5 em 5 minutos, vai de Gutsy, mesmo! Fiz um tópico com algumas dicas de instalação do Ubuntu no modelo do meu notebook que pode ser útil pra você. Tem dicas tanto para o Feisty quanto para o Gutsy. Aqui vai o link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28455.0.html

(...) e tenho uma imensa curiosidade em testar o Arch Linux, uma distro da qual só ouço falar bem, além de ser leve, o que vai em conta para um notebook.

O Arch Linux é a distro que eu uso no desktop. Realmente, é muito legal, muito mais leve, uma ótima experiência. Uma pena que tive problemas com ela no meu notebook. Ocorriam travamentos ocasionais (sem motivo aparente) e, depois de umas 3 semanas insistindo, resolvi ir para o Ubuntu para o bem do meu hardware. Quem sabe numa versão futura eu não volte? O problema é que no Ubuntu as coisas são tão mais fáceis e rápidas que dá até preguiça de voltar pra terra do "faça você mesmo".

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2007, 14:47 »
O problema é que no Ubuntu as coisas são tão mais fáceis e rápidas que dá até preguiça de voltar pra terra do "faça você mesmo".

nossa, o problema disso é q a gente vai esquecendo as coisas, com o tempo rsrs

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)