Autor Tópico: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu? (Resolvido)  (Lida 24047 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2007, 22:06 »
   Bah galera, o fórum ficou fora do ar aqui por quase 2 dias, num momento bem crucial pra mim e minha nova máquina... mas enfim, voltou. :)

   Situação atual: Testei algumas distros: Ubuntu 7.10, 7.04 e 6.06, Kurumin 7, Fedora 7, e o Arch. O Ubuntu 7.04 e 6.06 e o Fedora 7 não saíram do boot do livecd, mesmo com os parâmetros supracitados pelo Alex. O Kurumin no livecd foi perfeito, detectou e configurou tudo, tudo mesmo, muito bom, usei apenas o parâmetro no apic, então instalei. Depois de instalado não passou da tela de login... :'( O Arch travou muito na instalação, e no final não consegui passar da parte onde ele dá o upgrade nos pacotes. O Gutsy, por mais críticas que receba, foi a única que consegui instalar e é a distro que está atualmente lá. Mas nem tudo são flores: o som está com um problema de loop, cada coisa que reproduzo trava no início e fica se repetindo indefinidamente; não consigo fazer a GeForce Go onboard funcionar com o driver proprietário, o que significa que estou sem 3d, e por fim, o gerenciamento de energia está desativado, creio que pelos mesmos motivos que deve ser desativado no livecd. Pelo menos tenho acesso a internet (via ethernet, e o wireless à princípio está detectado, só não tenho como testar) e alguns dos aplicativos que mais preciso como o OpenOffice. Já é algo...

   Pesquisando um pouco, ví que possivelmente os problemas, especialmente relacionados ao gerenciamento de energia, podem estar relacionados à um bug na bios do notebook. Seria necessário atualizar o firmware, mas por enquanto não há atualização disponível. O que estou fazendo agora é baixar o Mandriva, distro que em alguns casos acompanha os notes da série, e é o sistema operacional referido no manual de instruções dele (o que até achei positivo, visto que a maioria dos manuais partem do princípio que se usa Windows). Estou baixando o Mandriva Linux One 2008, embora tenha ciência de que o ideal seria o 2007, que é o que eventualmente acompanha o modelo (no caso, o meu veio com o FreeDos). Agora é aguardar, instalar e ver o que vai acontecer. Se tudo der certo com o Mandriva, vou levando com ele até ter um pouco mais de tempo pra me dedicar à configuração do SO, e estudar formas de colocar o Ubuntu lá, de repente o 8.04 seja mais digerível para este modelo de note!

O problema é que no Ubuntu as coisas são tão mais fáceis e rápidas que dá até preguiça de voltar pra terra do "faça você mesmo".

nossa, o problema disso é q a gente vai esquecendo as coisas, com o tempo rsrs

[ ]s
   Pois é... mexer no instalador do Arch me trouxe reminiscências! ;D Grande abraço, Gláuber.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2007, 22:56 »
Pesquisando um pouco, ví que possivelmente os problemas, especialmente relacionados ao gerenciamento de energia, podem estar relacionados à um bug na bios do notebook.

amigo glauber, vc tentou procurar alguma forma de saber se liberaram upgrades para a bios do teu note, alem da que vem de fabrica?

boa sorte, cara  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:07 »
Pesquisando um pouco, ví que possivelmente os problemas, especialmente relacionados ao gerenciamento de energia, podem estar relacionados à um bug na bios do notebook.

amigo glauber, vc tentou procurar alguma forma de saber se liberaram upgrades para a bios do teu note, alem da que vem de fabrica?

boa sorte, cara  ;) [ ]s
   Sim, fui no site da HP, no setor de atualização de drivers e firmware. O campo do modelo do meu note está vazio, e no fórum do Mandriva o pessoal também comenta que por enquanto não há essa atualização... vou ficar cuidando, mas tenho um certo receio em atualizar BIOS, se der algo errado meu note vira um tijolo. :P Vou fazer o possível pra resolver isso em nível de SO. []'s

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2007, 18:13 »
Glauber, você tentou dar boot no Feisty usando "noapic"? Tenta com isso:

Código: [Selecionar]
noapic nolapic nosmp
e me diz se deu boot. Tenho quase certeza que o Feisty não vai estar bugado no seu notebook, se você conseguir instalar.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 18:14 por alexmatos »

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2007, 23:47 »
Glauber, você tentou dar boot no Feisty usando "noapic"? Tenta com isso:

Código: [Selecionar]
noapic nolapic nosmp
e me diz se deu boot. Tenho quase certeza que o Feisty não vai estar bugado no seu notebook, se você conseguir instalar.
   Alex, eu consegui, mas com o Feisty 64! Não tinha me dado conta que meu note usa um processador de 64 bits, e quando percebi que era resolvi testar o live do Feisty 64 que tenho aqui. Por enquanto os resultados são animadores: o bug do som sumiu, o gerenciamento de bateria está ativo (pelo menos o indicador de carga da bateria, que no Gutsy nem sonhava em aparecer hehe), embora o hibernar ainda não fucione, mas creio já ter a solução pra isso, testo na seqüência. Meus próximos passos são a instalação dos drivers proprietários e plugins (pelo que leio no fórum java e flash vai ficar meio complicado), mas estou animado com a boa aceitação do note ao Feisty 64. Usei apenas o "noapic" pra bootar. Vou tentando instalar o resto e posto os resultados aqui! Grande abraço, Gláuber.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #20 Online: 27 de Novembro de 2007, 00:02 »
Glauber, você tentou dar boot no Feisty usando "noapic"? Tenta com isso:

Código: [Selecionar]
noapic nolapic nosmp
e me diz se deu boot. Tenho quase certeza que o Feisty não vai estar bugado no seu notebook, se você conseguir instalar.
   Alex, eu consegui, mas com o Feisty 64! Não tinha me dado conta que meu note usa um processador de 64 bits, e quando percebi que era resolvi testar o live do Feisty 64 que tenho aqui.

Ué... então será que o meu processador (que tem, pelo menos, as mesmas especificações) também é de 64 bits? Será que o Feisty 64 iria bem com ele? Boa coisa a se testar um dia... na 8.04, quem sabe, que eu espero que tenha um suporte melhor à notebooks da HP.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #21 Online: 27 de Novembro de 2007, 00:12 »
Ué... então será que o meu processador (que tem, pelo menos, as mesmas especificações) também é de 64 bits? Será que o Feisty 64 iria bem com ele? Boa coisa a se testar um dia... na 8.04, quem sabe, que eu espero que tenha um suporte melhor à notebooks da HP.

   Pode verificar isso dando um lshw no terminal, dá pra ver a informação do processador já no segundo ítem cpu, onde mostra se ele tem 32 ou 64 bits em width. Pelo menos a Wikipédia confirma que o Sempron Mobile 3500+ tem 64 bits, e o Ubuntu 64 tá fumegando aqui! ;D

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #22 Online: 27 de Novembro de 2007, 00:18 »
Ué... então será que o meu processador (que tem, pelo menos, as mesmas especificações) também é de 64 bits? Será que o Feisty 64 iria bem com ele? Boa coisa a se testar um dia... na 8.04, quem sabe, que eu espero que tenha um suporte melhor à notebooks da HP.

   Pode verificar isso dando um lshw no terminal, dá pra ver a informação do processador já no segundo ítem cpu, onde mostra se ele tem 32 ou 64 bits em width. Pelo menos a Wikipédia confirma que o Sempron Mobile 3500+ tem 64 bits, e o Ubuntu 64 tá fumegando aqui! ;D

Vou verificar isso sim! Depois volto aqui.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #23 Online: 27 de Novembro de 2007, 00:37 »
   Alex, vi teu tópico sobre a instalação do 6210, só posso agradecer. Vai ser um guia para meus próximos passos com a máquina, embora o meu seja o 6225 acho que muita coisa se equivale. Não adianta cara, distro com comunidade forte não tem como ficar na mão, fico na ânsia pra testar outras distros mas não dá a menor vontade de sair daqui... ;D

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #24 Online: 27 de Novembro de 2007, 02:58 »
   Alex, vi teu tópico sobre a instalação do 6210, só posso agradecer. Vai ser um guia para meus próximos passos com a máquina, embora o meu seja o 6225 acho que muita coisa se equivale.

Glauber, espero que o tópico seja útil para você. Estou pensando em fazer algumas alterações nele para abranger outros modelos (pequenas observações em partes estratégicas). Se você tiver alguma dica pra acrescentar lá, será muito bem-vinda. A idéia é atualizar a dica a cada nova versão para auxiliar os companheiros do fórum com notebooks HP.

Não adianta cara, distro com comunidade forte não tem como ficar na mão, fico na ânsia pra testar outras distros mas não dá a menor vontade de sair daqui... ;D

Você tem razão! Usei somente o Arch Linux por um tempo e senti muita falta disso. O Ubuntu tem mais colaboração. O Arch é muito "cada um por si". Eu sentia que não conseguia contribuir com a comunidade. De volta ao Ubuntu (no notebook, pelo menos) voltei ao fórum tentando fazer minha parte. Me sinto motivado a agir dessa forma, pois sinto que é uma troca. Não adianta! O Ubuntu sempre vai ter um lugar especial reservado no meu computador.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #25 Online: 01 de Dezembro de 2007, 17:19 »
   Bom, depois de alguns dias configurando, o note está cada vez mais redondo com o Ubuntu...

O que consegui:
  • instalar o Feisty 64, apenas com o parâmetro "noapic" no livecd;
  • habilitar aceleração 3D e wireless, seguindo o excelente tuto do Alex;
  • o gerenciamento de energia parece estar bem funcional: medidor de carga, suspender, hibernar, desligar tela... tudo funciona por padrão no Feisty 64, apenas o controle automático de brilho não funciona. Tive problemas com isso em distros de 32 bits;
  • sobre a questão 32 x 64 bits, vários problemas que experimentei no Gutsy 32 inexistem no Feisty 64, como o bug do som em loop, a falta dos recursos de gerenciamento de energia supra-citados, e também não consegui instalar os drivers proprietários da Nvidia de forma satisfatória lá, mas admito que não tentei muito...
  • o flash instalou tranquilo no Firefox 64 através do nspluginwrapper. Por um momento, não sei bem porque, ele deixou de funcionar, mas reinstalei e ficou ok;
  • botões multimídia, recursos do touchpad, ethernet... tudo funcionando por padrão, sem configuração adicional;
  • O bug na BIOS, que era mencionado no boot de todas as distros 32 bits que testei, não aparece no Feisty 64.
O que não consegui
  • Apesar de ter Java instalado e funcionando no sistema, não foi possível usar o plugin no Firefox 64. Pra tal, eu teria que instalar a versão 32 bits do navegador. Mas como não uso muito Java, preferi manter a versão 64;
  • o controle automático de brilho não funciona, embora eu consiga fazer o ajuste manual tranqüilamente;
  • alguns jogos, quando em tela cheia, excedem o limite inferior do monitor, ainda não sei como resolver isso;
  • tive grandes baixas numa das coisas que mais gostava de fazer no pc pra descontrair: alguns de meus emuladores de videogames clássicos não tem versão para a arquitetura de 64 bits. Perdi o Zsnes e o Mupen64, felizmente mantive o Stella, mas tá com aquele problema de exceder o tamanho do monitor em tela-cheia. O Open Arena também não funciona por algum motivo que não descobri ainda, embora eu tenha conseguido instalar e chego a entrar nas telas iniciais do jogo.

   Por enquanto é isso, agradeço quem participou do tópico e deu uma força, o note tá ficando redondinho mesmo. Alex, teus tutos foram de grande valia, novamente agradeço. Grande abraço, Gláuber.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Compaq Presario v6225br: vai bem com o Ubuntu?
« Resposta #26 Online: 01 de Dezembro de 2007, 17:30 »
   Bom, depois de alguns dias configurando, o note está cada vez mais redondo com o Ubuntu...

O que consegui:
  • instalar o Feisty 64, apenas com o parâmetro "noapic" no livecd;
  • habilitar aceleração 3D e wireless, seguindo o excelente tuto do Alex;
  • o gerenciamento de energia parece estar bem funcional: medidor de carga, suspender, hibernar, desligar tela... tudo funciona por padrão no Feisty 64, apenas o controle automático de brilho não funciona. Tive problemas com isso em distros de 32 bits;
  • sobre a questão 32 x 64 bits, vários problemas que experimentei no Gutsy 32 inexistem no Feisty 64, como o bug do som em loop, a falta dos recursos de gerenciamento de energia supra-citados, e também não consegui instalar os drivers proprietários da Nvidia de forma satisfatória lá, mas admito que não tentei muito...
  • o flash instalou tranquilo no Firefox 64 através do nspluginwrapper. Por um momento, não sei bem porque, ele deixou de funcionar, mas reinstalei e ficou ok;
  • botões multimídia, recursos do touchpad, ethernet... tudo funcionando por padrão, sem configuração adicional;
  • O bug na BIOS, que era mencionado no boot de todas as distros 32 bits que testei, não aparece no Feisty 64.
O que não consegui
  • Apesar de ter Java instalado e funcionando no sistema, não foi possível usar o plugin no Firefox 64. Pra tal, eu teria que instalar a versão 32 bits do navegador. Mas como não uso muito Java, preferi manter a versão 64;
  • o controle automático de brilho não funciona, embora eu consiga fazer o ajuste manual tranqüilamente;
  • alguns jogos, quando em tela cheia, excedem o limite inferior do monitor, ainda não sei como resolver isso;
  • tive grandes baixas numa das coisas que mais gostava de fazer no pc pra descontrair: alguns de meus emuladores de videogames clássicos não tem versão para a arquitetura de 64 bits. Perdi o Zsnes e o Mupen64, felizmente mantive o Stella, mas tá com aquele problema de exceder o tamanho do monitor em tela-cheia. O Open Arena também não funciona por algum motivo que não descobri ainda, embora eu tenha conseguido instalar e chego a entrar nas telas iniciais do jogo.

   Por enquanto é isso, agradeço quem participou do tópico e deu uma força, o note tá ficando redondinho mesmo. Alex, teus tutos foram de grande valia, novamente agradeço. Grande abraço, Gláuber.

Gláuber, fico feliz que as dicas tenham funcionado bem para você! Pretendo manter aquele tópico para versões futuras do Ubuntu, por isso, conto com sua contribuição! Vou precisar saber como andam as coisas aí no 64 bits. De repente eu também me aventure por essas bandas, mas só futuramente, porque a situação aqui tá boa demais! Tudo redondinho! É isso aí! Um abraço!