Autor Tópico: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?  (Lida 3733 vezes)

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Online: 20 de Novembro de 2007, 01:30 »
 ???
Caros colegas do forum,
Desculpe-me pela pergunta de iniciante, mas sou usuário do kurumin 7.0 e gostaria de experimentar (para instalar no meu pc) o ubuntu 7.10 ou o kubuntu 7.10. A pergunta: Por que kubuntu? É porque gosto muito  do kde e não sei se me acostumaria com o gnome. Todavia, ouvi alguns comentários que o kubuntu falha e outros que não instala em português, mas não sei se procedem os comentários. Peço-lhes uma ajuda no sentido qual é melhor para instalar sem conflito na máquina? Vale a pena o kubuntu direto? Ou primeiro instala o ubuntu e depois baixa o kde? Por favor, ajudem-me com a sua experiência e conhecimento no assunto. Boa noite. Um abraço.

PS: pesquisei antes no forum, mas não encontrei nenhum tópico direto sobre isso e sim alguns comentários em outros tópicos.
 :)
« Última modificação: 20 de Novembro de 2007, 09:00 por carioca »
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu our kubuntu direto?
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2007, 02:42 »
Citar
Todavia, ouvi alguns comentários que o kubuntu falha e outros que não instala em português, mas não sei se procedem os comentários.

Não, não procedem. O Kubuntu instala sim em português. E logicamente, pode falhar também, como qualquer outra distro.

Citar
Vale a pena o kubuntu direto? Ou primeiro instala o ubuntu e depois baixa o kde?

Sem dúvidas a melhor opção é baixar o Kubuntu direto.

Instalar o Ubuntu depois instalar o KDE por cima cria uma série de pequenos problemas no sistema, além da enorme quatidade de bibliotecas desnecessárias que serão instaladas e deixarão o sistema mais pesado.   

As críticas que fazem quando ao Kubuntu, é que seu concorrentes como o Madriva ou openSuse, com KDE, são mais bem trabalhados que o Kubuntu.

Caso você não fique satisfeito com o Kubuntu eu já te sugiro que teste estas outras duas distros.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2007, 03:00 por gabriel0085 »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu our kubuntu direto?
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2007, 02:53 »
Amigo, eu também gosto do KDE (mas não desgosto do Gnome) e, o que para mim é uma grande vantagem, ele está mais leve e rápido do que o Gnome 2.18 em diante.

Só não dou sorte com o Kubuntu. Toda vez que sai uma nova versão vou direto nele (é o primeiro que eu baixo), instalo e tenho dor-de-cabeça (com os anteriores não lembro o que aconteceu; com o 7.04 foi o driver da Nvidia, que sismava em quebrar o X; e com o 7.10 não consegui configurar meu teclado, e ele é "padrão").

Como não tenho paciência de ficar quebrando a cabeça por mais de um ou dois dias e não gosto de distros baseadas em .rpm (Open Suse, PCLinuxOS e Mandriva, todos com KDE, não me deram problema de configuração), acabo instalando o Ubuntu da mesma versão.

Então, para responder sua pergunta: não acho que valha a pena instalar o Ubuntu e depois o KDE, pois o sistema ficaria mais pesado do que com o Ubuntu puro. Vá de Kubuntu, pois para vc. pode dar certo (eu sei que deu para muita gente).

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2007, 09:46 »
Não vá nem de Ubuntu+KDE nem de Kubuntu. O Ubuntu ainda não é bem integrado com o KDE. Se você realmente faz muita questão de usar KDE, vá de Kubuntu, mas lembre-se: ele perde muito em qualidade em relação ao seu irmão Ubuntu.

Uma ótima distro também baseada no debian unstable (como Ubuntu, e talvez Kurumin, mas desta não estou certo) é o Sidux, e usa KDE por padrão. E é um KDE muito bem feito e polido.

Fora isso: por que não dá uma chance aos gnomos?
Citar
não sei se me acostumaria com o gnome
Acostuma, sim. Qualquer pessoa interessada que usa KDE mais que alguns meses se acostuma rapidamente com o gnome e vice-versa.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2007, 09:48 por celsofaf »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline DimeDesign

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntusaurus Iniciantis
    • Ver perfil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2007, 10:20 »
Você já tem o Ubuntu intalado?

Veja como eu fiz:
Instalei o Ubuntu normalmente (gnome)
Coloquei o compiz-fusion, fiz todas as as atualizações.
Depois de instalado, fui no synaptic e instalei o kde desktop.
Fiz as atualizações e deixei tudo em português br.

Na inicialização, tem como escolher qual sessão você deseja inclusive deixar uma como padrão (gnome ou kde).

Mas já te aviso, que fica uma bagunça dos diabos, pois no Gnome tem as "coisas" do KDE e vice versa. Os menus ficam confusos.
Você tem que ir "mexendo" até ficar do seu gosto.

Mas eu gostei. Aqui está tudo ok.  Não experimentei nenhuma travada ou bug nos últimos 15 ou 20 dias, desde que fiz esta loucura!

Você pode ainda optar pelo OpenSuse 10.3 ou LinuxMint-Cassandra (já experimentei os dois em outros computadores e achei muito legal).

Lembrando que utilizo o 7.04, pois não consegui fazer o 7.10 funcionar com minha placa de vídeo.

Espero ter ajudado.

Abraço

DimeDesign
- Tentando evoluir para Ubuntusaurus Rex -
Semprom 3000+ ECS 741 - 1.5 gb - Barracuda 80 gb -X1650pro 512mb/128bits - - DVD LG - SBLive+ - LCD 17".

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2007, 10:50 »
 :)

Não amigo, eu nunca vi o ubuntu ou kubuntu em nenhum pc porque eu uso o kurumin e tenho vontade de instalar o ubuntu ou kubuntu. Acho que vou começar com o ubuntu mesmo.  Mas eu uso o kurumin 7.0 que consegui instalar há umas 3 semanas e aprendi muita coisa sobre linux nesse pouco tempo. Eu baixei a imagem vou colocar no cd. Pode ser dvd? O cd ou dvd dá boot sozinho? Obrigado pelas dicas.Um abraço.

PS: se você tiver alguma dica como colocar a imagem no cd ou dvd também lhe agradeço.
 :)

Você já tem o Ubuntu intalado?

Veja como eu fiz:
Instalei o Ubuntu normalmente (gnome)
Coloquei o compiz-fusion, fiz todas as as atualizações.
Depois de instalado, fui no synaptic e instalei o kde desktop.
Fiz as atualizações e deixei tudo em português br.

Na inicialização, tem como escolher qual sessão você deseja inclusive deixar uma como padrão (gnome ou kde).

Mas já te aviso, que fica uma bagunça dos diabos, pois no Gnome tem as "coisas" do KDE e vice versa. Os menus ficam confusos.
Você tem que ir "mexendo" até ficar do seu gosto.

Mas eu gostei. Aqui está tudo ok.  Não experimentei nenhuma travada ou bug nos últimos 15 ou 20 dias, desde que fiz esta loucura!

Você pode ainda optar pelo OpenSuse 10.3 ou LinuxMint-Cassandra (já experimentei os dois em outros computadores e achei muito legal).

Lembrando que utilizo o 7.04, pois não consegui fazer o 7.10 funcionar com minha placa de vídeo.

Espero ter ajudado.

Abraço

DimeDesign

« Última modificação: 20 de Novembro de 2007, 10:53 por carioca »
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2007, 11:26 »
Citar
PS: se você tiver alguma dica como colocar a imagem no cd ou dvd também lhe agradeço.

Já que você usa o Kurumin, para gravar CDs você deve utilizar o programa K3B e procurar a opção "gravar imagem ISO de CD".


Não arraste a imagem ISO usando a opção "gravar CD de dados" pois não irá funcionar

Offline DimeDesign

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntusaurus Iniciantis
    • Ver perfil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2007, 11:27 »
Amigo Carioca, seja bem vindo ao mundo Linux!

Eu também sou novo neste mundo, mas você está no lugar certo, aqui eu tirei todas as minhas dúvidas pois tem muita gente do bem aqui que vai ter ajudar muito mais do que eu, pois são verdadeiros "feras". Sempre que você precisar de ajuda tenho certeza que você vai encontrar aqui. Eu já usei o Kurumin por um tempão quando eu estava sem HD.  
Vejamos se consigo te ajudar:
Pelo pouco que sei acho melhor se você puder, baixar em DVD, de qualquer forma depois de instalado você vai ter que fazer update, pois o dvd não tem todos os pacotes.
Tanto faz cd ou dvd os dois dão boots, você inicia o Ubuntu, testa a vontade sem precisar instalar como no Kurumin, claro que fica um pouco lento mas antes de instalar você pode tirar todas as dúvidas.
Aconselho a instalar, vai fundo que você vai gostar tenho certeza.
O ambiente gráfico padrão do Ubuntu é o Gnome, diferente do Kurumin, mas alguns minutos "mexendo" você vai ver que é muito fácil e gostoso de utilizar.

Quanto a gravação, você baixa o ISO da versão que desejar e grava normalmente com seu programa preferido.
Você vai gravar no Kurimin? Eu nunca gravei nele por isso não sei como posso te ajudar.

Vou indicar alguns links abaixo que você deveria visitar antes e fazer a instalação, leia com calma e pergunte sempre que tiver dúvidas:
Instalação: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19226.0.html
Deixando o sistema todo em português: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21018.0.html
Pesquisa avançada aqui do forum: http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=search

Com disse eu também sou novo na área, mas sempre que puder ajudar eu estou a disposição, e se não puder ajudar também não quero atrapalhar pois tem membros aqui no forum que sabem tudo e certamente vão te dar uma força.

Desejo muita sorte para você, garanto que vai gostar muito do Ubuntu.
Pergunte o quanto quiser, o pessoal aqui tem prazer em ajudar.

Abraços

DimeDesign


- Tentando evoluir para Ubuntusaurus Rex -
Semprom 3000+ ECS 741 - 1.5 gb - Barracuda 80 gb -X1650pro 512mb/128bits - - DVD LG - SBLive+ - LCD 17".

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:11 »
 :)
Obrigado, excelentes tutoriais. Eu estou tentando instalar o ubuntu 7.10. Que tipo de instalação eu seleciono? A assistida é a mais fácil. Obrigado.
  ;)
« Última modificação: 20 de Novembro de 2007, 13:57 por carioca »
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2007, 17:29 »
Boa sorte aí carioca, tem muita coisa sobre instalação aqui no fórum, dá uma olhada:   http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19226.0.html

Offline DimeDesign

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntusaurus Iniciantis
    • Ver perfil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2007, 22:08 »
Eu não sei como você deseja instalar, se seu hd está particionado, se você vai usar o disco inteiro.

A instalação manual é onde você faz as escolhas mais específicas. Escolhe tamanho da partição.

Se for usar o disco inteiro é fácil, basta seguir as telas. Na instalação manual você também verá as telas de ajuda. Está tudo em português. Basta ter calma e ler que você verá que é bem fácil.
No link que passei, sobre instalação você tem exemplos de particionamento.

Tavez seja uma boa você nos passar a configuração de seu computador e de que maneira você deseja instalar (total, dual boot, etc).

Ps. Eu não estava em casa a tarde por isso não respondi antes.

Até mais
- Tentando evoluir para Ubuntusaurus Rex -
Semprom 3000+ ECS 741 - 1.5 gb - Barracuda 80 gb -X1650pro 512mb/128bits - - DVD LG - SBLive+ - LCD 17".

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: É melhor instalar o kde no ubuntu ou kubuntu direto?
« Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2007, 13:29 »
Você já tem o Ubuntu intalado?

Veja como eu fiz:
Instalei o Ubuntu normalmente (gnome)
Coloquei o compiz-fusion, fiz todas as as atualizações.
Depois de instalado, fui no synaptic e instalei o kde desktop.
Fiz as atualizações e deixei tudo em português br.

Na inicialização, tem como escolher qual sessão você deseja inclusive deixar uma como padrão (gnome ou kde).

Mas já te aviso, que fica uma bagunça dos diabos, pois no Gnome tem as "coisas" do KDE e vice versa. Os menus ficam confusos.
Você tem que ir "mexendo" até ficar do seu gosto.

Mas eu gostei. Aqui está tudo ok.  Não experimentei nenhuma travada ou bug nos últimos 15 ou 20 dias, desde que fiz esta loucura!

Você pode ainda optar pelo OpenSuse 10.3 ou LinuxMint-Cassandra (já experimentei os dois em outros computadores e achei muito legal).

Lembrando que utilizo o 7.04, pois não consegui fazer o 7.10 funcionar com minha placa de vídeo.

Espero ter ajudado.

Abraço

DimeDesign




sessão kde no gnome (ou kubuntu no ubuntu)

É verdade! Fica uma bagunça danada! Há algum tempo eu já havia testado o Enlightment, como não achei lá essas coisas, simplesmente desinstalei - e tudo bem, foi tudo desinstalado automaticamente. Mas com o kubuntu-desktop, quando fui desinstalar (por conta da bagunça e pela fato de que meu mplayer deixar de funcionar >:( ), o synaptic retirou apenas o pacote kubuntu-desktop e deixou tudo o mais que havia instalado... Tive que desinstalar na mão vários programas que pra mim não têm serventia, pois há versões gnome.

Portanto, não recomendo que instalem o kubuntu-desktop no seu ubuntu! Se quiserem, instalem em uma outra partição.

Abraços,


Jamiro.