Autor Tópico: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!  (Lida 77247 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #30 Online: 01 de Novembro de 2007, 00:45 »
Pois a minhas partições todas se desapareceram até o gravador de DVD's, a drive de disquetes e zip... só não saiu a partição /...

Isto é problema no seu /etc/fstab, ou então formatou mesmo as outras partições. Faça uma pesquisa por fstab, que você consegue achar a solução para o seu problema, assim suas partições (e drives de DVD, disquete e ZIP) não irão "se desaparecer" novamente.

É bem provável que seu problema realmente não se encaixa neste tópico.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 00:47 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #31 Online: 01 de Novembro de 2007, 09:22 »
se isso é um erro do fabricante então TODAS as distribuições linux podem dar esse problema?  :'(

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #32 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:00 »
Pois a minhas partições todas se desapareceram até o gravador de DVD's, a drive de disquetes e zip... só não saiu a partição /...

Isto é problema no seu /etc/fstab, ou então formatou mesmo as outras partições. Faça uma pesquisa por fstab, que você consegue achar a solução para o seu problema, assim suas partições (e drives de DVD, disquete e ZIP) não irão "se desaparecer" novamente.

É bem provável que seu problema realmente não se encaixa neste tópico.

Pois isso aconteceu apos eu reiniciar o meu computador...tanto no ubuntu studio como no linux mint... no linux mint já está resolvido...

Offline _Seven_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #33 Online: 01 de Novembro de 2007, 11:17 »
Bom nao sou um expert em linux mas penso que nao é o ubuntu que esta fazendo isso aos HDD nao, acho que, se a culpa parte do software, entao a culpa será do kernel uma vez que é o kernel que faz a interface entre o hardware e a distro! No caso, sempre que o ubuntu quer se relacionar com o hardware ele tem de passar sempre pelo kernel e é o kernel que faz uma gestao de energia do pc ou notebook! Na minha opiniao acho que estao a atirar as culpas para o ubuntu sem razao...e mesmo assim os mais entendidos dizem que a culpa é dos fabricantes de HDD. A minha experiencia nao relata nada disso, mais uma vez digo que o topico que gerou essa polemica foi criado em 2006-09-09 o ubuntu 6.10 nem tinha saido! Uso o ubuntu a mais de um ano, desde a 6.10 num disco antigo de apenas 40 gigas e nada aconteceu!!
Lembrem-se que é o kernel que faz funcionar todo o hardware do computador nao a distro! E todos os valores que veem para a poupança de energia sao valores por defeito!

Bom mas eu gosto de ser cauteloso e aconcelho toda a gente a executar num terminal o comando ' man hdparm '  e vem la toda a documentcao importante acerca do assunto e ha maneiras de fazer com que haja uma maior proteccao do HDD. Mesmo nao tendo problemas ate agora, o que nao quer dizer que nao venha a ter, eu segui um script que faz sempre que o ubuntu inicia ele corre o comando: hdparm -B 255 que como esta no manual do comando hdparm faz uma poupança do disco.

nome do ficheiro : 99-hdd-fx.sh

#!/bin/sh
hdparm -B 255 /dev/sda

e copiei este script para:
/etc/acpi/suspend.d/
/etc/acpi/resume.d/
/etc/acpi/start.d/

o "99" no nome do ficheiro parece ser importante la estar o resto voce pode mudar. Nao pode mudar, como é obvio a extensao ".sh"

tambem alterei o seguinte no ficheiro /etc/laptop-mode/laptop-mode.conf,

CONTROL_HD_POWERMGMT=1

que estava a 0 por defeito.

valew galera ;)
By Seven

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #34 Online: 01 de Novembro de 2007, 12:23 »
Bom como eu disse em outro topico, o hd do notebook do meu irmao estrago duas vezes soh esse ano, ele usa Xubuntu desde a versao 6.06 e eu uso ubuntu desde essa versao também no meu notebook HP Pavilion dv6110 e no meu notebook ateh agora nao tive problema algum, meu irmao deu azar de se deparar com esse "bug", hj vou verificar com ele se o pessoal da HP troco a marca do hd pois ele uso a garantia para trocar o hd as duas vezes em q estrago, o not dava boot e quando deveria aparecer o grub dava uma msg q agora nao lembro e nao sai mais dali, nao adiantava fazer nada, o hd tinha ido pro espaço. O not do meu irmao eh um HP Pavilion ze2000 entao quem tiver esse not ou o hd do not for igual ao desse tem grande chance de ter problemas rodando o ubuntu.
Eu fiz o teste aqui no meu e ateh agora o valor nao mudou:
 sudo smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count
193 Load_Cycle_Count        0x0032   100   100   000    Old_age   Always       -       16340

Jah esta a 16340 ah uns 10min, espero que meu hd nao sofra desse mal se nao vou trocar de distro mesmo nao querendo :(
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #35 Online: 01 de Novembro de 2007, 16:25 »
Pessoal ainda estou com medo desse “bug”, estou com algumas duvidas e gostaria de saber se ainda eh seguro usar ubuntu ou qualquer outro linux em notebooks.
Se eu usar o notebook na tomada eu não corro esse risco de detonar o hd?
Ou soh corro o risco quando uso ele na bateria?
Se uso ele na bateria o script laptop-mode eh executado certo?
A parâmetro dentro desse script CONTROL_HD_POWERMGMT=0 significa que o sistema não vai controlar a energia do hd certo?
Se eu troco o 0 pelo 1 o linux junto com a ACPID vai passar a controlar a energia do hd certo?
O ubuntu jah não possui um script para controlar a energia do hd quando a opção CONTROL_HD_POWERMGMT=0 e alterada para 1?
Se o ubuntu não possui tal script para controlar a energia do hd como saber qual o melhor script para o meu hd?
E aonde posso encontrar um script especifico para cada modelo de hd?

To bem preocupado pois vi a angustia do meu irmão em perder 2 hd por causa dessa m... toda que jah não sei se eh bug do linux ou eh burrice do pessoal que fez a bios e os controlador do hd.
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline _Seven_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #36 Online: 01 de Novembro de 2007, 18:35 »
vamos acabar de uma vez por todas com isto...aqui esta a soluçao...

http://ubuntudemon.wordpress.com/

By Seven

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #37 Online: 01 de Novembro de 2007, 19:13 »
Seria bom traduzir o texto desse blog, mas jah ajuda, pra quem sabe claro, agora se tratando de um assunto serio desses e ver um topico desses cheio de discussão sobre o quanto o ubuntu eh bugado e isso e aquilo e nada de util para a solução do problema veos que em casos extremos desses o pessoal nao esta totalmente preparado pra ajudar uns aos outros, soh sabem discutir e trocar palavras uns contra os outros nao chegando a lugar algum e deixando quem quer resolver o problema a mercê de informações vagas e sem sentido.
Infelizmente esse topico nao vai ajudar no problema e sim deixar quem tem e uso ubuntu mais indiguinado ainda com a comunidade e o sistema pois ninguem ajuda, pelo contrario soh estao denegrindo a imagem de um otimo sistema q eh o ubuntu.
Se eu conseguir mais informações sobre esse "bug" eu postarei aqui. Meu irmao, leigo em informatica vai tirar o ubuntu do not dele mesmo eu defendendo o sistema, como teremos garantias de que nossos notebooks estaram sendo bem usados e mantidos por um sistema que jah mostro nao ser capaz de controlar o hardware devidamente? pelo o que entendi isso eh culpa da BIOS ou do proprio hd mas o sistema nao tem o papel de controlar o hardware e fazer ele funcionar a contento?
Desculpe se falei algo errado ou fui equivocado em algo, mas fiquei indiguinado com esse topico e o problema esta por ai e vai afetar mais pessoas assim como afeto meu irmao que instalo o ubuntu porque EU recomendei ah ele e ele uso e gosto e "pago caro" por isso, se nao fosse a garantia ele teria gastando uma fortuna por causa de um sistema e de falta de informação sobre tal bug.
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline antoniocassol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #38 Online: 01 de Novembro de 2007, 21:53 »
Bom pessoal, eu comprei um Notebook que veio com o Windows, entao resolvi colocar tambem o Ubuntu, pq foi o único em que consegui configurar o Wireless, passado um tempo eu retirei o Windows e fiquei apenas com o Ubuntu. Devido algumas necessidades (profissionais, pois a empresa possui um programa que so roda no Windows) pensei em colocar novamente o Windows e para a minha surpresa o meu notebook nao consegue mais instalar, ele trava na instalação.
Apos ler noticias que o Ubuntu danifica o HD, considentemente ou nao, o meu HD esta com muitos problemas, sera que o Ubuntu realmente danifica HD?
Eu particularmente achei uma das melhores distribuições, só que terei que comprar um HD novo e estou pensando muito se irei reinstalar o Ubuntu, pois se isso for real, logo irei ter um novo HD danificado?
O meu notebook tem aproximadamente 2 anos e o ubuntu eu instalei faz aproximadamente 1 ano.

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #39 Online: 01 de Novembro de 2007, 22:01 »
Te recomendo a fazer os testes desse site http://planeta.ubuntubrasil.org//post/2529
pois aqui tu soh vai ver os caras defendendo o ubuntu e nao vao te dar dica ou solução, tem q garimpar na net, eu fiz os testes e fui atrás e vi que meu notebook nao sobre desse mal e uso ubuntu jah faz + ou - 1 agora meu irmao nao teve a mesma sorte e detono DOIS hd com o ubuntu nesse ano mesmo, sorte dele que tava na garantia.

Uma pergunta que quero fazer mas espero nao receber respostas de fanboys eh o seguinte, esse problema do ubuntu acontece em
outras distribuições?
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline antoniocassol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #40 Online: 01 de Novembro de 2007, 22:10 »
Fiz o teste
smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count

valor do load-cycle-coun nao para de aumentar isso significa que o  meu HD esta indo para o pau?
Alguem pode me responder.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #41 Online: 01 de Novembro de 2007, 22:12 »
antoniocassol acho que você tem que fazer os ajustes. Mas ainda bem que consegue testar, e eu que nem isto. Rodei sem o grep e olha:

Citar
# smartctl -a /dev/sda
smartctl version 5.36 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

Device: ATA      HTS421212H9AT00  Version: HA4O
Serial number:       HKA440ALGR6VJF
Device type: disk
Local Time is: Thu Nov  1 22:10:19 2007 BRST
Device does not support SMART

Error Counter logging not supported

[GLTSD (Global Logging Target Save Disable) set. Enable Save with '-S on']
Device does not support Self Test logging

Acho que vou desistir....
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #42 Online: 01 de Novembro de 2007, 22:45 »

Acho que vou desistir....


 ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???

Ei, pode parar de falar derma, cara! O Cristiano que eu conheço não desiste não, hein?  ;) Quer uma mão? Se precisar implemento aqui só pra te dar uma força, cumpadi  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline JG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Crazy in the coconut!
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #43 Online: 01 de Novembro de 2007, 22:52 »
antoniocassol acho que você tem que fazer os ajustes. Mas ainda bem que consegue testar, e eu que nem isto. Rodei sem o grep e olha:

Citar
# smartctl -a /dev/sda
smartctl version 5.36 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

Device: ATA      HTS421212H9AT00  Version: HA4O
Serial number:       HKA440ALGR6VJF
Device type: disk
Local Time is: Thu Nov  1 22:10:19 2007 BRST
Device does not support SMART

Error Counter logging not supported

[GLTSD (Global Logging Target Save Disable) set. Enable Save with '-S on']
Device does not support Self Test logging

Acho que vou desistir....

Fala clcampos, beleza?

O comando certo é esse:  smartctl -a /dev/aqui coloca-se as letras que correspondem ao seu HD (no meu caso é hda) | grep Load_Cycle_Count

Sacou? ;)

Ah, uma dúvida: no meu note, o comando resultou em 27 mil e uns quebrados. Após reiniciar esse valor subiu pra 28000, mas não se alterou. Pergunta: é normal alterar, mesmo que não seja em poucos minutos? Ou o valor deve permanecer estático sempre?

Abraços!
HP Pavilion ze2410BR
Mobile sempron 1.8 - 40Gb - 1Gb RAM - Radeon Xpress200M
Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #44 Online: 01 de Novembro de 2007, 23:03 »
Tô editando para colocar os acentos que não consegui colocar quando usava o LiveCD.


Sem acentos, teclado nao esta devidamente configurado.



Bom, tive a idéia de usar o LiveCD do Gusty e tentar fazer o teste.

Bem, o teste funcionou com o LiveCD do Gutsy, porque não funciona com o Feisty instalado no PC?

Ai foi interessante, a cada vez que rodei o teste o número aumentou em 1, não interessando o tempo entre as vezes que rodei, ou seja, se rodar com 1 segundo de diferença aumenta um, se rodasse com 10 minutos de diferença também aumenta em 1.

Então presumo que se não rodar não cresce... hehehe... Será que tenho problema?

Vou deixar os logs que rodei abaixo:

Citar
# smartctl -a sda | grep Load
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -
# smartctl -a sda | grep Load
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8190
# smartctl -a sda | grep Load
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8191
# smartctl -a sda | grep Load
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8192
# smartctl -a sda | grep Load
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8193
# smartctl -a sda | grep Load
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8194
# smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8195

Aqui fiz o script teste_hd.sh simplesmente para passar hora e resultado do comando

# ./teste_hd.sh
Sex Nov  2 00:36:17 UTC 2007
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8196
# ./teste_hd.sh
Sex Nov  2 00:37:19 UTC 2007
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8197
# ./teste_hd.sh
Sex Nov  2 00:38:03 UTC 2007
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8198
# ./teste_hd.sh
Sex Nov  2 00:44:08 UTC 2007
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8199
# ./teste_hd.sh
Sex Nov  2 00:44:11 UTC 2007
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8200
# ./teste_hd.sh
Sex Nov  2 00:44:12 UTC 2007
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8201
# ./teste_hd.sh
Sex Nov  2 00:55:40 UTC 2007
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8201
# ./teste_hd.sh
Sex Nov  2 01:01:26 UTC 2007
193 Load_Cycle_Count        0x0012   100   100   000    Old_age   Always       -       8202

Bem, com isto peco ajuda dos membros do fórum, e pergunto... e ai tenho problema???
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 23:33 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!