Autor Tópico: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!  (Lida 77820 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #45 Online: 01 de Novembro de 2007, 23:04 »
Tô editando para colocar os acentos que não consegui colocar quando usava o LiveCD.


Fala clcampos, beleza?

O comando certo é esse:  smartctl -a /dev/aqui coloca-se as letras que correspondem ao seu HD (no meu caso é hda) | grep Load_Cycle_Count

Sacou? ;)

Ah, uma dúvida: no meu note, o comando resultou em 27 mil e uns quebrados. Após reiniciar esse valor subiu pra 28000, mas não se alterou. Pergunta: é normal alterar, mesmo que não seja em poucos minutos? Ou o valor deve permanecer estático sempre?

Abraços!

JG valeu mesmo a ajuda, mas no meu caso é mesmo sda.

De uma olhada na mensagem anterior... eu consegui fazer funcionar com o LiveCD (não sei porque não consigo com o sistema instalado).
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 23:31 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #46 Online: 01 de Novembro de 2007, 23:06 »
Estou nesse exacto momento mexendo no notebook do meu irmão um HP Pavilion ze2000 que jah foi para a garantia 2 vezes por causa de hd danificado, e assim que ligo ele me espanto com o que vejo, vou para o console e digito o comando sudo smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count e me retorna 3194 e após uns 5 min esse valor esta em 3202 ai corro pra fazer as alterações para corrigir esse problema aparentemente do hd do notebook, e faço isso:
Aqui esta a forma como eu corrigi definitivamente o problema:

1) crie um arquivo com o nome “99-hdd-spin-fix.sh”. É importante que o nome comece com “99″.
2)tenha certeza que ele contenha apenas as duas linhas abaixo, corrija isto caso seu disco seja PATA HDD:

#!/bin/sh
hdparm -B 255 /dev/sda

3) copie esse arquivo para 3 locais, ou crie links simbólicos:
/etc/acpi/suspend.d/
/etc/acpi/resume.d/
/etc/acpi/start.d/

Bom com isso feito o problema foi solucionado, os load cycle nao aumentam mais, mas mesmo assim acho que meu irmao vai tirar o xubuntu do notebook dele, mesmo eu tendo "corrigido" o problema, ele fico traumatizado com isso.
Eh estranho que um sistema como o linux permita que isso aconteça com o hardware, será que eh difícil detectar esse mal dos hd's e aplicar um script para evitar isso na execução do sistema? outras distribuições fazem isso? corrigem esse problema? ou eh tudo q nem o ubuntu que deixa esse tipo de coisa passar?

O que reparei também eh que quando desligo o meu not e o do meu irmao e ligo novamente o numero aumenta em 1, creio que isso seja normal nao? afinal ele desligo e ligo.

Detalhe, o comando sudo smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count tem que ser executado com SUDO!
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #47 Online: 01 de Novembro de 2007, 23:29 »

Acho que vou desistir....


 ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???

Ei, pode parar de falar derma, cara! O Cristiano que eu conheço não desiste não, hein?  ;) Quer uma mão? Se precisar implemento aqui só pra te dar uma força, cumpadi  ;) [ ]s

Eunir esse negócio de levar puxão de orelha aqui tá ficando normal, mas de um Dino é duro heim... heheheh...

Rapaz acabou que no final eu não desisti, veja aqui, mas vou te falar que não sei se isto que eu fiz deu um resultado válido ou não... sério... to meio que voando, e mesmo sem saber o que fazer.

Porque esta coisa não funciona do Feisty? huahua...

Acho que vou desistir... hehehehehe
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #48 Online: 01 de Novembro de 2007, 23:35 »
Porque esta coisa não funciona do Feisty? huahua...

Acho que vou desistir... hehehehehe

heheheh mas vc achou uma solução pelo gutsy, logo vc nao desistiu de achar uma solução  ;) aí sim é o Cristiano que conheço hehehehehe

vlw, mestre, precisando de algo dá o grito  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #49 Online: 02 de Novembro de 2007, 09:20 »
Esta é a polemica do momento.
De uma olhada....

http://planeta.ubuntubrasil.org//post/2529



Explicação dada graças as dicas do Guto Carvalho, no Planeta Ubuntu Brasil.

Ñ tá adiantando querem ficar queimando o filme do Ubuntu.  ;D O bicho é bom demais!



Mangueira q ñ dá manga ñ se joga pedra...
Ubuntu ta dando muita manga....

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline _Seven_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #50 Online: 02 de Novembro de 2007, 13:05 »
Cara comunidade...voces nao estao vendo o verdadeiro problema...O PROBLEMA NAO RESIDE NO UBUNTU! e passo a explicar o porque...meus caros, o ubuntu por defeito nao toca em nada na gestao de energia nos HDD isso entao é feito pelo software da bios. Agora se o fabricante do seu pc prefere aumentar e autonomia do seu notebook mas consigo diminuir a vida do HDD isso é problema deles! Alias, daqui se ve uma relaçao, é uma boa propaganda dizer que o notebook dura mais tempo e ao mesmo tempo levar o consumidor a comprar mais HDDs. Mas isto é apenas opiniao minha.
Amigos o problema reside de que o APM, software que regula o gestao de energia consumida, quando é activado ele faz com de uma forma muito agressiva no disco mas mais uma vez digo que isto vem do problema da BIOS porque o ubuntu nao mexe em nada disso!! O ubuntu tem um laptop-mode que quando se instala esta desactivado, daí deixa ao criterio da BIOS fazer a gestao de energia! O windows por exemplo mexe nos valores da bios fazendo uma acçao bem agressiva no disco e ninguem se queixa!! Agora como eu ja postei a pouco, usando o comando hdparm -B 255 ajuda a que isto nao aconteça mas o problema continua na sua BIOS.

Caro Ralph o seu irmao pode ter tido o problema que ja vinha de origem tal como acontece em muito outros notebooks! NAo é o primeiro caso nem sera o ultimo, muito gente que usa windows tambem danificou o HDD em pouco tempo e nao foi por isso que muda de OS. Existe uma relacao entre a poupanca de energia e durabilidade do HDD mas esta relacao é feita pela BIOS se o OS nao alterar nada, como é o caso do Ubuntu.

Ja agora Ralph esse sua solucao eu ja tinha postado aqui neste topico, ela nao resolve o problema de vez apenas ajuda!
By Seven

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #51 Online: 02 de Novembro de 2007, 18:38 »
 Talvez vocês achem isso um off-topic mas é mais um desabafo.

 Gerei um tópico com o mesmo assunto ontem. Agradeço por terem me respondido, mas já foram me mandando pesquisar... Relacionado a este problema do HD, não consegui chegar a este tópico... Talvez pelo título não mostrar às claras de q se tratava... Fiquei meio chateado pois postei um problema tentando ajudar a comunidade e só porque não consegui encontrar dessa forma com a ferramenta de busca do site já foram trancando meu tópico sem me dar direito à resposta, nem explicações.

 Gosto muito do fórum e do pessoal aqui, mas por causa disso deixarei de abrir tópicos para não correr o risco de duplicar porque não consegui achar. Como se eu não tivesse procurado pelo assunto... Acontece que não encontrou por todas as palavras chave q coloquei. Isso já aconteceu diversas vezes comigo com outros assuntos... Como eu estava mais pensando no quanto o problema poderia ser grave para a comunidade achei melhor postar mesmo sem achar sobre o assunto. Me senti idiota...

 Bem, um abraço a todos e até mais.
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #52 Online: 02 de Novembro de 2007, 20:21 »
Walkir, seu tópico foi trancado porque temos regras de que um tema a ser debatido deve ser centralizado num só tópico. Estou vendo que, apesar de queixas, você conseguiu encontrar o local certo para fazer suas mensagens sobre o assunto.
Fica tranquilo, pode continuar abrir tópicos desde que dentro das nossas regras.
Eu mesmo, já coloquei um tópico duplicado e, quando, alertado por um dos nossos membros, tranquei-o.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22824.0.html

Leia também as regras de utilização do fórum
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22077.0.html
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #53 Online: 02 de Novembro de 2007, 21:03 »
Eu também fiz isso e ninguem gosta da resposta que te dao porque jah vem te condenando, mas nem do bola, soh acho que esse assunto deveria estar lah aonde eu postei o topico na sessao de notebooks e nao aqui em noticias, noticias eu vejo lah no noticiaslinux.com.br e se eu quiser ver noticia aqui no forum eu vo lah e vejo, mas se quero procurar uma solução vou nos outros topicos e nao no de noticias, noticia e noticia, e nao lugar pra reslver e ajudar com problemas.

Bom voltando ao assunto do topico, o notebook do meu irmao tem esse problema e aplicando as configuraçoes eu "corrigi" o problema, e creio que daqui mais um mes ou dois ele teria que trocar de hd novamente por causa desse problema dos fabricantes de hardware em querer economizar energia e detonar o hardware. Eh bom o pessoal ficar sabendo disso, eu mesmo nao sabia que isso acontecia, muitos vieram aqui com respostas nada aver com o assunto, em fim, sao respostas futeis, que nao ajudao e soh pioram a situação, agora da pra ter uma ideia de como o pessoal trata erros graves como esse e espero nao ter que passar por isso novamente.
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #54 Online: 02 de Novembro de 2007, 21:47 »
noticias eu vejo lah no noticiaslinux.com.br e se eu quiser ver noticia aqui no forum eu vo lah e vejo, mas se quero procurar uma solução vou nos outros topicos e nao no de noticias, noticia e noticia, e nao lugar pra reslver e ajudar com problemas.
Tem razão. O problema é que o tópico começou como uma notícia e com as novas mensagens surgindo, virou um tópico para sessao de notebooks.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #55 Online: 02 de Novembro de 2007, 21:59 »
Tem razão. O problema é que o tópico começou como uma notícia e com as novas mensagens surgindo, virou um tópico para sessao de notebooks.

mas isso é operação de rotina por parte da moderação do forum, nao? nao vejo nada d+, ou estou enganado? abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #56 Online: 02 de Novembro de 2007, 22:34 »
 Bem pessoal, como eu disse era mais um desabafo...

 Mas continuando o off-topic, já que estamos no assunto... O q atrapalha bastante na hora da procura é justamente o fato de se achar muitos tópicos com respostas do tipo: vá pesquisar (não estou reclamando neste quesito quanto ao meu tópico, pois fui respondido pelo clcampos com o link) ou sem nenhuma resposta... Por que já devem existir outros falando do assunto...
 Isso dificulta muito qualquer tipo de pesquisa... E tópicos que mudam muito de assunto também. Então a pessoa ou desiste ou faz mais um tópico repetido.
 Agora me diga: como eu poderia saber que um tópico com o tema: "O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!", que não foi encontrado pela ferramenta de busca, falava do assunto em questão se eu nem sabia que existia??? :o

 Pôxa, deveriam fazer o que o clcampos fez comigo, dá o link pro tópico certo. Assim fica muito mais centralizado. Mas tem muitos até sem resposta ainda! Com coisas muitas vezes importantes. E o pessoal novato fica ouvindo coisas às vezes de bobeira... Sei que tem muito cara sacana que não procura mesmo... Mas se formos sempre nos deixar levar por eles perdermos nossa qualidade e o fórum vai ficar assim, com um monte de tópicos falando do mesmo assunto sem nenhuma resposta por que o pessoal mais velho sabe que já tem tópico relacionado mas os novatos não.

 Desculpa RC2006, vc fez o q tinha de fazer mesmo. Mas acho que o pessoal da moderação deveria tentar discutir uma forma de tirar ou colocar links para tópicos que tratam do mesmo assunto^^

 Foi mal pelo off-topic e pelo desabafo, pessoal. Eu até tava pensando em abrir um tópico pra falar sobre isso a algum tempo. Gosto muito deste fórum e do pessoal daqui e não quero me ver largando o fórum por causa de coisas chatas como essa. Quero mais que a comunidade e o fórum evolua! Se eu puder ajudar de alguma forma pode dizer moderação^^

 Um abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline _Seven_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #57 Online: 03 de Novembro de 2007, 03:47 »
Bom pessoal para tentar acabar definitivamente com este assunto vamos resumir...todas as fabricantes de HDD e as produtoras de notebooks produzem sistemas que tentam economizar a energia consumida, e isso num notebook é uma aspecto muito importante. De tal maneira que certas empresas preferem abdicar do tempo de vida do HDD para fazer com que ele consuma pouca energia (levando tambem a que os consumidores comprem mais discos...) e para alcançar isso os produtores de notebooks fazem uma poupança de energia bastante agressiva o que prejudica bastante o disco! É de lembrar duas coisas:

1. O ubuntu nao alterar absolutamente nada na gestao de energia, ele deixa esse trabalho para a BIOS que ja vem configurada para gerir a energia. Se por acaso as marcas de computadores fazem essa gestao de forma errada isso é culpa delas e azar nosso! Mas lembrem-se nao do ubuntu! Repito, o ubuntu por defeito, nao altera nada na gestao de energia!

2. Para quem usa Windows (numa particao ou outro HDD) e principalmente o Vista é bom ter cuidado com isso porque pelo que ja pesquisei o Vista altera a gestao de energia que a BIOS fornece podendo faze-lo de uma forma muito agressiva. Eu por exemplo, deixei de usar a opcao de economizar bateria no Windows.

Mas para atenuar as coisas é possivel executar o comando sudo hdparm -B 255 que faz com que nao haja qualquer tipo de poupança de energia, o disco é usado no seu maximo! Para isso basta criar um script para correr sempre que o ubuntu inicia e que execute esse comando. Lembrem-se, este comando nao resolve o verdadeiro problema, apenas ajuda! Para informacao do comando devem executar o man hdparm e lerem. Recomendo.

O script deve ser feito do seguinte modo:

1) crie um arquivo com o nome “99-hdd-spin-fix.sh”. É importante que o nome comece com “99″.
2)tenha certeza que ele contenha apenas as duas linhas abaixo, corrija isto caso seu disco seja PATA HDD:

#!/bin/sh
hdparm -B 255 /dev/sda

3) copie esse arquivo para 3 locais
/etc/acpi/suspend.d/
/etc/acpi/resume.d/
/etc/acpi/start.d/

E é o maximo que podem fazer.

Fiquem bem pessoal. valew
By Seven

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #58 Online: 03 de Novembro de 2007, 09:41 »
bacana esse hdparm. particularmente eu nao conhecia, e ele nao vem pré-instalado nas distros by RHL. to baixando agora pra testar. acho que o _Seven_ concluiu bem o assunto  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #59 Online: 03 de Novembro de 2007, 18:22 »
Dizem que isso soh acontece com os hd da marca Hitachi, se nao me engano o do meu irmao nao era Hitachi. Estou testando esse esquema do Load Cycle em um notebook com windows e usei os comandos para ver os load cycle atravez do cygwin e os loas cycles aumentavam a cada segundo, era quase um cronometro, isso usando windows e com o not ligado na tomada, e o hd eh um western digital e esta em 1318241 load cycle, o notebook jah tem uns 3 anos e soh usam windows nele, e ai o que sera afinal que pode ser isso? tem gente que tem muito mais load cycle e ateh hj esta com o hd inteiro, entao porque sera que soh no ubuntu os hd sao destruidos? cada vez mais que leio textos, blogs e etc sobre o assunto fico cada vez mais confuso, soh falam do hdparm -B 255 mas nao sobre o real problema.
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani