Autor Tópico: Cadê a senha de root???????  (Lida 16903 vezes)

Offline Vinicius a Imortal Soul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Cadê a senha de root???????
« Online: 29 de Outubro de 2007, 22:07 »
Pessoal, estou acostumado com a instalação de outras distros de Linux, que pedem a configuração de uma senha de root. O Ubuntu não pede, e quando presciso configurar algo essencial, como os serviços do sistema, o Ubuntu me pede a senha, e não importa que senha eu tente, não consigo acessar as configurações. Peço socorro, por que já tentei de tudo.
Entendam que não quero Ativar ou desativar o SUDO, mais sim abilitar uma senha root, como fiz em outras distros que usei

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2007, 22:11 »
O Ubuntu, por questões de segurança, deixa o root desabilitado. Para suprir isto você pode usar o sudo no ambiente caracter, e o gksudo no ambiente gráfico. Mais detalhes:

Como usar e porquê ser Sudoer
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline w00t3d

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2007, 02:46 »
tente usar

sudo passwd root

vai pedir pra digitar uma senha root
ai vc conseguirá utilizar o usuário
=)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2007, 03:56 »
O Ubuntu, por questões de segurança, deixa o root desabilitado. Para suprir isto você pode usar o sudo no ambiente caracter, e o gksudo no ambiente gráfico. Mais detalhes:

Como usar e porquê ser Sudoer

Eu já tinha lido prós e contras à política do Ubuntu de desabilitar a conta do root, mas nunca tinha lido algo (o link deixado pelo clcampos) que, embora sucinto, explicasse tão bem a motivação da nossa Distro.

Deixo os meus parabéns ao autor e recomendo a leitura.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2007, 10:30 »
O Ubuntu, por questões de segurança, deixa o root desabilitado. Para suprir isto você pode usar o sudo no ambiente caracter, e o gksudo no ambiente gráfico. Mais detalhes:

Como usar e porquê ser Sudoer

Eu já tinha lido prós e contras à política do Ubuntu de desabilitar a conta do root, mas nunca tinha lido algo (o link deixado pelo clcampos) que, embora sucinto, explicasse tão bem a motivação da nossa Distro.

Deixo os meus parabéns ao autor e recomendo a leitura.

pinduvoz eu (quando comecei a usar o Ubuntu) não gostava do sudo, e sempre ativava o root, até que fui convencido por membros de uma lista que participo (membros estes que são os "Mestres" por lá, pois sabem mesmo muito mais que a grande maioria) a não usar mais, depois de ouvir muitos prós e contras sobre isto (muito mais prós do que contras claro).

Sei que hoje comprei a idéia, sou defensor dela e sempre passo para frente o mote que eles usam quando vão falar para ninguém usar o root:

"Não use o Santo nome do root em vão!!!"

hehehe... Inclusive ninguém tomaria o trabalho de fazer tudo isto se não fosse para melhoria da segurança do sistema, e hoje vamos e venhamos, segurança é um dos temas (se não for o maior) mais importantes na área de informática.

Para finalizar eu uso o link acima e passo para todos, e descobri ele por intermédio do grande Arlei!

Valeu Arlei!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2007, 14:46 »
Cristiano, eu passei um tempo (cerca de um mês) com Debian aqui (Etch, com upgrade para Lenny) e acabei me acostumando com o comando "su". Estava, então, pensando em habilitar o root quando percebi que  posso perfeitamente substituí-lo  por "sudo su" e usar o terminal como no Debian.

Em suma, ainda não habilitei o root em nenhuma instalação do Ubuntu e não pretendo fazê-lo.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

arlei

  • Visitante
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2007, 16:44 »
Para finalizar eu uso o link acima e passo para todos, e descobri ele por intermédio do grande Arlei!

Valeu Arlei!

Que isso Cristiano, obrigado a vc pela sua importante e sempre preciosa contribuição aqui no fórum.

[]'s
Arlei

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2007, 18:11 »
Só tem uma coisa que me deixa confuso e desconfiado. Dizem que esse sudo é para deixar o ubuntu mais seguro. Pode até ser, mas fico indignado quando entro no modo seguro e não pede senha nenhuma e ainda deixa startar o modo gráfico como root.

Como pode ser seguro se tem um jeito de eu entrar em qualquer ubuntu instalado no planeta sem senha nenhuma?
só consegui resolver isso dando uma senha para o root e assim abilitando sua conta. Achei isso muito mais seguro que permitir alguem entrar no meu pc pelo modo notebook e pc.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2007, 23:22 »
Só tem uma coisa que me deixa confuso e desconfiado. Dizem que esse sudo é para deixar o ubuntu mais seguro. Pode até ser, mas fico indignado quando entro no modo seguro e não pede senha nenhuma e ainda deixa startar o modo gráfico como root.

Como pode ser seguro se tem um jeito de eu entrar em qualquer ubuntu instalado no planeta sem senha nenhuma?
só consegui resolver isso dando uma senha para o root e assim abilitando sua conta. Achei isso muito mais seguro que permitir alguem entrar no meu pc pelo modo notebook e pc.

marcos_vargens nenhum sistema é seguro se você tem acesso ao teclado (ou seja, esta diante do computador). A dita segurança do Ubuntu não é assim, com você tentando quebrá-la diante do computador, mas de um programa malicioso tentando fazer algo de errado, ou um vírus, ou alguém de fora (via rede, ou internet) tentando invadir seu sistema.

Imagine que aqui você não tem seu sistema "quebrado" apenas porque recebeu um email.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2007, 23:24 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2007, 11:54 »
Só tem uma coisa que me deixa confuso e desconfiado. Dizem que esse sudo é para deixar o ubuntu mais seguro. Pode até ser, mas fico indignado quando entro no modo seguro e não pede senha nenhuma e ainda deixa startar o modo gráfico como root.

Como pode ser seguro se tem um jeito de eu entrar em qualquer ubuntu instalado no planeta sem senha nenhuma?
só consegui resolver isso dando uma senha para o root e assim abilitando sua conta. Achei isso muito mais seguro que permitir alguem entrar no meu pc pelo modo notebook e pc.

marcos_vargens nenhum sistema é seguro se você tem acesso ao teclado (ou seja, esta diante do computador). A dita segurança do Ubuntu não é assim, com você tentando quebrá-la diante do computador, mas de um programa malicioso tentando fazer algo de errado, ou um vírus, ou alguém de fora (via rede, ou internet) tentando invadir seu sistema.

Imagine que aqui você não tem seu sistema "quebrado" apenas porque recebeu um email.

Blz. Eu sei disso, e não critico isso. Mas convenhamos que vc não resolve um problema criando outro.
De que adianta criar um usuário no modo grafico com senha se eu consigo sem senha entrar no pc. em? Deixava tudo sem senha de usuário e só pedia para o sudo então. Da na mesma.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2007, 12:04 »
Blz. Eu sei disso, e não critico isso. Mas convenhamos que vc não resolve um problema criando outro.
De que adianta criar um usuário no modo grafico com senha se eu consigo sem senha entrar no pc. em? Deixava tudo sem senha de usuário e só pedia para o sudo então. Da na mesma.

Mas você não entendeu. A não existência da senha de root não muda isto.

Tenho uma máquina com slack, não tem GRUB, não tem LILO (o não ter aqui é que não existe acesso a ele, como você tem por default no Ubuntu), ou seja, não tenho como entrar no modo Recovery Mode e mudo a senha do root quando eu quiser, mesmo sem saber ela. Esta máquina é minha porta de entrada para toda minha rede, e nem por isto é menos segura, porque ninguém que queira fazer algo de errado tem acesso a ela.

Como já disse antes, desde que você tenha acesso ao teclado entrar no sistema não é difícil, e isto em qualquer um dos sistemas que usei até hoje, existindo sudo ou não, sendo Linux ou não.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 12:06 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2007, 12:16 »
Blz. Eu sei disso, e não critico isso. Mas convenhamos que vc não resolve um problema criando outro.
De que adianta criar um usuário no modo grafico com senha se eu consigo sem senha entrar no pc. em? Deixava tudo sem senha de usuário e só pedia para o sudo então. Da na mesma.

Mas você não entendeu. A não existência da senha de root não muda isto.

Tenho uma máquina com slack, não tem GRUB, não tem LILO (o não ter aqui é que não existe acesso a ele, como você tem por default no Ubuntu), ou seja, não tenho como entrar no modo Recovery Mode e mudo a senha do root quando eu quiser, mesmo sem saber ela. Esta máquina é minha porta de entrada para toda minha rede, e nem por isto é menos segura, porque ninguém que queira fazer algo de errado tem acesso a ela.

Como já disse antes, desde que você tenha acesso ao teclado entrar no sistema não é difícil, e isto em qualquer um dos sistemas que usei até hoje, existindo sudo ou não, sendo Linux ou não.

vc que não entendeu. Em um escritório por exemplo alguem normal só vai ter acesso se entrar com meu usuário e senha para alterar algo ou bisbilhotar por exemplo. Ja no ubuntu basta escolher modo seguro e digitar statX pronto tem acesso a tudo sem nem um minimo de esforço. Até meu primo de 12 anos consegue fazer isso. O windows por exemplo ele não tem como fazer isso. Ou pede a senha do usuário ou a do administrador. Pra mim não faz sentido.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2007, 12:19 »
vc que não entendeu. Em um escritório por exemplo alguem normal só vai ter acesso se entrar com meu usuário e senha para alterar algo ou bisbilhotar por exemplo. Ja no ubuntu basta escolher modo seguro e digitar statX pronto tem acesso a tudo sem nem um minimo de esforço. Até meu primo de 12 anos consegue fazer isso. O windows por exemplo ele não tem como fazer isso. Ou pede a senha do usuário ou a do administrador. Pra mim não faz sentido.

Bem, no windows ele não consegue porque não sabe. E quanto a isto basta tirar a opção Recovery Mode do menu do GRUB, ou colocar senha no GRUB, ou deixar com tempo para escolha igual a zero.

A diferença aqui é que você tem um grande poder de configuração para deixar como você quiser.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2007, 13:16 »
vc que não entendeu. Em um escritório por exemplo alguem normal só vai ter acesso se entrar com meu usuário e senha para alterar algo ou bisbilhotar por exemplo. Ja no ubuntu basta escolher modo seguro e digitar statX pronto tem acesso a tudo sem nem um minimo de esforço. Até meu primo de 12 anos consegue fazer isso. O windows por exemplo ele não tem como fazer isso. Ou pede a senha do usuário ou a do administrador. Pra mim não faz sentido.

Bem, no windows ele não consegue porque não sabe. E quanto a isto basta tirar a opção Recovery Mode do menu do GRUB, ou colocar senha no GRUB, ou deixar com tempo para escolha igual a zero.

A diferença aqui é que você tem um grande poder de configuração para deixar como você quiser.

Esse é o problema dos tecnicos em informatica quase em geral (não que estou dizendo que vc é um mas pensa exatamente como um). O Ubuntu tem uma proposta de ser fácil. Feito para usuários simples que não tem conhecimento de comandos do terminal e etc. O Grub é parte desse conjunto que a distribuição monta e fornece com a sua proposta.
Nós todos sabemos que o linux é sem duvida um dos sistemas operacionais mais configuráveis, confiáveis e com várias opções de distribuição e etc.
O que questiono é justamente essa brecha deixada por eles. Ei sei que se eu quiser posso por senha no Grub e inclusive no root como eu fiz. Tirar a opção recovery não ajuda quem da suporte portanto não faria sentido tira-la. Mas nós temos que pensar no usuário comum que usa o sistema. Ele não sabe fazer essas coisas. Ele usa o que deram para ele usar, e usa ubuntu justamente porque disseram para ele que éra facil e seguro. E se deram uma porta sem fechadura e não avisaram, ele nem vai desconfiar. Aí é que está a minha critica. Para mim um sistema que pede senha para se fazer tudo que um administrador precisa fazer e não pede para entrar no modo recovery está errado e nada me convence do contrário.
Essa no momento é a unica reclamação que tenho do ubuntu que ao meu ver, apesar da versão nova estar me fazendo voltar a versão anterior. Ainda é o mais facil e seguro de se usar. Tirando essa brecha.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Cadê a senha de root???????
« Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2007, 13:41 »
Bem como um profissional de informática só posso responder pensando como um, graças a Deus.

Eu acho que em uma empresa são os profissionais da área que devem pensar estes problemas (claro que cabe aos usuários levantarem eles também), e com certeza cabe a eles cuidar dele da melhor forma possível. Eu, particularmente, deixo em meu PC a opção Recovery Mode no GRUB, isto porque facilita minha vida as vezes, mas de forma alguma necessito dela para manutenção,  até porque existe o LiveCD, não só do Ubuntu, como de várias outras distribuições.

Agora em uma casa, e para usuários comuns, onde ele (o Ubuntu) "tem uma proposta de ser fácil. Feito para usuários simples que não tem conhecimento de comandos do terminal e etc" (palavras suas), então não vai fazer a menor diferença ter ou não o modo Recovery Mode, pois ninguém lá vai estar pensando nesta possibilidade de uso (afinal elas " não tem conhecimento de comandos do terminal"), e muito menos saberá que pode entrar lá, levantar o ambiente gráfico e ter controle da máquina, que também é aberto durante o próprio modo Recovery Mode (sem o X), já que todos os dados estão ali.

Bem, mas a pessoa pode pesquisar, e pesquisando pode aprender, claro!!!! Como não pensei nisto?!?!?!?

Mas ai neste caso, se a pessoa tem mesmo esta intenção, não adianta  o seu PC ter a opção Recovery Mode, não ter, ter outra distro Linux, ter windows, não adianta nada, só mesmo o fato de não deixá-la ter acesso ao PC diretamente que te trará alguma segurança.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 13:46 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!